Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

“Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura”, é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet, através do ambiente de aprendizagem virtual “CentrodEstudos”.
Acesse : www.centrodestudos.com.br
Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios Curso a Distância - Arquitetura Corporativa
Curso a Distância - Terra Crua Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais
Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações
por Profª Sônia Maria Aranha Rodrigues de Andrade

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância



Desde o inicio desta década os brasileiros encontraram no Ensino Aberto e a Distancia (EAD), via internet, um caminho promissor para atualizar seus conhecimentos profissionais, permanecer no mercado de trabalho e aumentar seus rendimentos por intermédio de programas de progressão funcional.

Nestes últimos anos, contudo, o crescimento foi vertiginoso.

Dados informam que um em cada 75 brasileiros estuda a distância e que haverá um crescimento de 40% desta modalidade de ensino até 2010, segundo levantamento efetuado pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição de 2008.

Entendo que a justificativa deste comportamento, nesses últimos anos, se apóia na atual facilidade de acessos ao computador e a banda larga, maior entendimento das pessoas e das instituições públicas e privadas a respeito das vantagens da educação a distância se confrontado com treinamentos ou estudos presenciais e a flexibilização do tempo e do espaço para aqueles que estudam nesta modalidade de ensino.

Quando iniciamos em 2.000 a oferta de cursos livres a distância, via internet, para profissionais da área educacional, sobretudo para os professores, estávamos introduzindo um novo modo de construir conhecimento pedagógico.Um levantamento que fizemos em 2004 junto a 1.013 participantes dos cursos do SitEscola.com, revelou que 63,88% deles eram da região sudeste contra 36,12% distribuídos em outras regiões do país.

Hoje esses dados não mais correspondem à realidade porque as regiões nordeste e sul,por exemplo, ampliaram significativamente sua presença no ambiente de aprendizagem virtual.

São os professores, sobretudo os da rede pública, que buscam, nesta modalidade de ensino, aumentar o salário, porque os certificados expedidos pelo SitEscola.com são aceitos na Secretarias de Educação dos municípios para a progressão funcional, uma forma bastante barata, rápida e eficiente de construir conhecimento pedagógico e ainda melhorar o nível salarial.

Os cursos de formação continuada nas empresas também estão em ritmo acelerado de crescimento, porque os departamentos de RH encontraram na EAD uma ferramenta para aperfeiçoar, capacitar, suprir deficiências oriundas da educação formal de seus funcionários, além de transmitir informações de modo rápido a respeito de mudanças no cenário econômico, visando aumento da produtividade, sem com isso elevar custos se comparado com treinamentos presenciais.

A área de agronegócios também está se valendo de cursos a distância para melhorar toda a cadeia produtiva.

A Andav – Associação Nacional de Defensivos Agrícolas dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, também com sede em Campinas, preocupada com o uso inadequado de fitossanitários nas lavouras, acionou o SitEscola.com para elaborar dois cursos que objetivavam o uso com segurança de fitossanitários e de equipamentos de proteção individual (E.P.I.).

Os dois cursos certificaram 1.150 alunos atendendo uma demanda importante para defesa do trabalhador rural e do meio ambiente.

Os objetivos expressos com relação à educação em seu estatuto somados aos dados descritos acima justificam a entrada do IBDA -Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura no campo da educação a distância.

Atento as necessidades dos arquitetos, engenheiros civis, design de interiores, especificadores, e de outros profissionais da área da construção civil e em parceria com o SitEscola.com lançamos cursos livres com temáticas atualizadas que beneficiarão profissionais da construção civil de todo o território nacional.

O IBDA acredita que o maior ganho social do EAD é a democratização de acessos para a emissão/recepção de conhecimento, informação e comunicação, razão pela qual, estamos oferecendo aos profissionais os seguintes cursos:

Eficiência Energética em Edifícios

Viabilidade Executiva na Prática da Engenharia de Custos

Muros de Arrimo em Solos Reforçados

Ainda nesse semestre, novos cursos estarão disponíveis:

Marketing para Profissionais: Arquitetos e Engenheiros

Design de Interiores

Acessibilidade - Arquitetura inclusiva

Paisagismo


Aguardem o lançamento que será divulgado no Fórum da Construção, e que sem dúvida, será um instrumento muito importante para a atualização dos profissionais do setor da construção no Brasil.

Comentários

Mais artigos

Curso a distância: Redução do Consumo de Água em Edificações

Como aproveitar os cursos Online

Curso a Distância 2013 : IBDA e CentrodEstudos

Curso EAD: Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

Curso EAD: Terra Crua: Especificações para projetar com blocos e painéis monolíticos

O EAD Corporativo: atual e tendências

A Educação a Distância (EAD) torna-se a cada dia uma grande aliada na atualização profissional.

EAD e o setor da Construção Civil

Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Cursos a distância são a tendência do momento

Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância

Educação a Distância conquista o IBDA