Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

“Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura”, é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet, através do ambiente de aprendizagem virtual “CentrodEstudos”.
Acesse : www.centrodestudos.com.br
Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios Curso a Distância - Arquitetura Corporativa
Curso a Distância - Terra Crua Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais
Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações
por J. Osíris Thomaz de Almeida

Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios



O IBDA em parceria com o CENTRODESTUDOS, inicia o oferecimento de cursos de Ensino Aberto e a Distância (EAD), através do sistema de "auto-aprendizado" que é uma modalidade que não tem prazo para iniciar e tampouco para terminar. Você pode começar o curso oferecido nessa modalidade em quaisquer dias e meses e terminá-lo após um dia, após semanas ou meses. Você determina o seu prazo de estudos. Quando houver dúvidas, basta enviar uma mensagem para o instrutor.

Vantagens: flexibilidade de tempo. É mais adequado para pessoas que evitam participação em fórum de discussão e com pouca disponibilidade de tempo para os estudos.

E iniciamos com o curso de EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS " :

EMENTA DO CURSO :

Edifícios Energeticamente Eficientes são aqueles que possuem:

* Conforto ambiental
* Qualidade de ar gerada com menor consumo de energia
* Mínimo impacto ambiental e socioeconômico

Os requisitos acima serão avaliados ainda este ano no processo de etiquetagem de eficiência energética em edifícios da Procel. Primeiramente a etiquetagem será voluntária, tornando-se obrigatória a partir de 2012.

Desse modo, é de fundamental importância que arquitetos e engenheiros civis priorizem o conforto ambiental em seus projetos utilizando para isso ferramentas de simulação, visando obter em seus edifícios uma etiqueta de nível de eficiência A (mais eficiente) nos aspectos envoltória, iluminação e condicionamento de ar, exigências futuras não só do governo e clientes, mas, sobretudo, do planeta.

Portanto, o objetivo deste curso é o de contribuir com a compreensão do conceito de conforto ambiental e da necessidade de integrar no início do projeto ferramentas de simulação de eficiência energética.

Programa do Curso:

1ª aula - Introdução : trata-se de apresentar o curso;

2a aula – Meio Ambiente X Consumo de Energia: aquecimento global = necessidade de mudanças no modo como consumimos e, portanto, no modo como produzimos nossos bens materiais;

3a aula – Edifícios Brasileiros e o Consumo de Energia : edifícios comerciais brasileiros consomem muita energia com condicionamento do ar e com iluminação o que sugere que há um problema a ser resolvido no início do projeto : conforto ambiental = eficiência energética;

4a aula - Políticas Públicas para Eficiência Energética : em função da crise ambiental , sobretudo, da crise de energia que o Brasil enfrentou , o governo brasileiro iniciou um olhar mais atento em relação ao consumo de energia e criou leis promovendo uma política nacional de conservação e uso racional de energia;

5a aula - Regulamentação de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos : Regulamentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia- ENCE que a partir de julho/agosto de 2009 será voluntária mas em 2012 passará a ser obrigatória;

6a aula - Consumo de Energia em Edifícios : diz respeito ao consumo de energia de em edifício, desde a energia incorporada nos materiais que serão utilizadas na obra até a energia consumida para a demolição daquela construção;

7a aula - Conforto Ambiental : a construção do conceito de conforto ambiental e a necessidade de dimensioná-lo de forma adequada logo no início do projeto.

8ª aula – O Projeto de Construção: quais são os documentos necessários para a obtenção da ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia e quais procedimentos devem ser realizados para a elaboração do projeto de construção.

9ª aula - Análise de Programas de Simulação : saber que o desempenho de edificações conta com uma significativa melhora na prática de simulação e uma análise dos programas de simulação nacionais e estrangeiros.

10ª aula: Bibliografia


Coordenação: Emílio Carlos Bortolucci -

Engenheiro Eletricista do Centro de Componentes Semicondutores(CCS) - Unicamp. É graduado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e bacharel em Física pelo Instituto de Física Gleb Watagin, ambos da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp.

Estrutura do Curso:

O curso é organizado em AULAS.

Você poderá imprimir as aulas e estudá-las quando achar mais conveniente.

Em algumas delas você encontrará material complementar disponível para os estudos, como links para textos,vídeos e sugestão de livros.

Carga horária:


O curso requer 1 hora de estudo por dia visando vencer as 40 horas em aproximadamente 8 semanas.

Frequência:

Sua frequência é monitorada toda vez que entrar nas aulas.

Interação:

Há uma Caixa de Mensagens para cada aluno e havendo alguma dúvida você enviará suas mensagens e receberá as instruções do coordenador do curso por intermédio desta caixa.

Avaliação:

Em todas aulas haverá exercícios de avaliação. Você faz o exercício e, automaticamente, ficará sabendo se acertou ou não a resolução das questões propostas.

Certificação:

Sim.

Ao terminar o seu curso, você poderá solicitar a certificação. O certificado é conferido apenas aos participantes que forem aprovados e será enviado via correio. ATENÇÃO: Nele constará a carga horária de 40 h.

Material Didático:

Todo material didático necessário para os estudos está disponível on-line no próprio curso.

Pré-requisitos:

Graduados ou estudantes de Arquitetura e/ou Engenharia Civil ou ainda projetistas da área da construção civil.

Investimento:

VALOR DO CURSO: . R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) INSCREVA-SE JÁ!

Início do curso:

Após dois dias da confirmação do pagamento do boleto bancário, o SitEscola liberará seu acesso as aulas

PARA SUA INSCRIÇÃO : clique IBDA - CENTRODESTUDOS

Comentários

Mais artigos

Curso a distância: Redução do Consumo de Água em Edificações

Como aproveitar os cursos Online

Curso a Distância 2013 : IBDA e CentrodEstudos

Curso EAD: Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

Curso EAD: Terra Crua: Especificações para projetar com blocos e painéis monolíticos

O EAD Corporativo: atual e tendências

A Educação a Distância (EAD) torna-se a cada dia uma grande aliada na atualização profissional.

EAD e o setor da Construção Civil

Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Cursos a distância são a tendência do momento

Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância

Educação a Distância conquista o IBDA