Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

“Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura”, é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet, através do ambiente de aprendizagem virtual “CentrodEstudos”.
Acesse : www.centrodestudos.com.br
Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios Curso a Distância - Arquitetura Corporativa
Curso a Distância - Terra Crua Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais
Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações
por Profª Sônia Maria Aranha Rodrigues de Andrade

Cursos a distância são a tendência do momento



Quem se saiu bem com a atual crise financeira foram às instituições de ensino que oferecem cursos a distância, via internet, cujo foco é a formação continuada e em serviço, sobretudo, de profissionais já graduados, porque as organizações empresariais, na busca de minimizar os custos com treinamento, encontraram na educação a distância (EAD) uma ferramenta para aperfeiçoar, capacitar e/ou suprir deficiências oriundas da educação formal de seus colaboradores, além de transmitir informações de modo rápido a respeito de mudanças no cenário econômico, visando aumento da produtividade dos negócios.

O aumento no número de matrículas de cursos livres e a distância também foi sentido pelo CentrodEstudos. O ano tem sido muito promissor e os resultados do último trimestre dobraram se comparados ao mesmo período do ano passado.

Justificando este comportamento, um estudo efetuado nos Estados Unidos da América concluiu que cada ano adicional de estudo implica em um aumento de produtividade do trabalhador que chega a 8,5% no setor industrial e 13% no setor de serviços (The Economist, sept. 1996, pág. 12).

Além das empresas mencionadas acima, os profissionais liberais, sobretudo, aqueles com idade entre 35 a 50 anos, em tempos de crise econômica, também buscam meios para aperfeiçoar seu conhecimento profissional, visando construir um diferencial para sobreviver no mercado. Neste sentido, cursos livres e a distância são os mais indicados para atualização rápida, flexível e de baixo custo, se comparadas a especializações ou atualizações acadêmicas.

No entanto, quem supõe que aprender a distância, via internet, é mais fácil do que o modo tradicional de ensino se engana, porque embora mais flexível (tempo e espaço), não dispensa um estudo contínuo e aprofundado. Além disso, requer um perfil de estudante que:

- tem vontade de saber mais, portanto, está motivado;
- quer ampliar o seu conhecimento sobre um determinado assunto;
- quer aplicar o conhecimento aprendido a um problema imediato;
- sabe conduzir sua agenda de estudo, porque não precisa da cobrança do professor.

Para aqueles que possuem o perfil acima, a formação contínua virtual, daqui pra frente, fará parte de sua rotina profissional, porque um mundo em crise financeira somada a uma crise ambiental, gera uma enorme demanda de novos conhecimentos exigindo uma rápida resposta de todos os setores da sociedade.






Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Curso a distância: Redução do Consumo de Água em Edificações

Como aproveitar os cursos Online

Curso a Distância 2013 : IBDA e CentrodEstudos

Curso EAD: Terra Crua: Especificações para projetar com blocos e painéis monolíticos

O EAD Corporativo: atual e tendências

A Educação a Distância (EAD) torna-se a cada dia uma grande aliada na atualização profissional.

EAD e o setor da Construção Civil

Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Cursos a distância são a tendência do momento

Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância

Educação a Distância conquista o IBDA