Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

“Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura”, é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet, através do ambiente de aprendizagem virtual “CentrodEstudos”.
Acesse : www.centrodestudos.com.br
Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios Curso a Distância - Arquitetura Corporativa
Curso a Distância - Terra Crua Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais
Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações
por Profª Sônia Maria Aranha Rodrigues de Andrade

O EAD Corporativo: atual e tendências



A ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância – lançou o CensoEAD.BR, referente a 2008 e realizado em 2009, apresentando um panorama bastante animador do setor de educação a distância brasileiro.

Segundo a pesquisa, a crise econômica mundial, deflagrada em 2008 com conseqüências em 2009, provocou a queda do investimento em educação presencial feito pelas empresas, em contrapartida, fez com que a educação corporativa a distância crescesse 15%, porque o custo por funcionário no treinamento a distância é comprovadamente um terço mais barato do que o realizado presencialmente, pois utilizam enquanto mídia o e-learning.

Segundo as empresas pesquisadas que já utilizam a educação a distância as principais vantagens são o custo mais baixo e a agilidade de realização mesmo quando precisam contar com a contratação de consultorias ou produtores de conteúdos externos.

O grupo de 32 empresas que participaram da pesquisa destina seus dois mil cursos para seus colaboradores diretos, representando dois terços do público alvo do EAD, um terço restante, refere-se a prestadores de serviços e consumidores de seus produtos. Isso significa que essas empresas se preocupam com sua cadeia produtiva revelando uma mentalidade corporativa mais sistêmica, isto é, reconhecem a importância da formação contínua em todos os elos da rede da qual fazem parte.

O e-learning (ensino/aprendizado realizado cem por cento pela internet) é a mídia mais utilizada no meio corporativo e o treinamento é o tipo de formação mais comum. A satisfação dos participantes dos cursos chega a 89% e a adesão de 70%. Em se tratando de colaboradores diretos 90% dos cursos são destinados ao trabalhador operacional, gerência e supervisão também possuem significativa representatividade. Das empresas pesquisadas 34% já possuem um departamento de educação funcionando de forma autônoma dos setores de recursos humanos.

As empresas alegaram também que os resultados do EAD, se comparados com o treinamento presencial, são obtidos de forma mais rápida e com menor interferência com a produção.

Em função das vantagens do EAD, via internet, sobre os programas de treinamento presencial observou-se nos últimos anos o lançamento de novas unidades de educação corporativa, tais como centro de treinamento ou universidade corporativa. Há atualmente 256 unidades, mas somente em 2008 foram lançadas 41 unidades.

A tendência é de forte crescimento nos próximos anos.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Curso a distância: Redução do Consumo de Água em Edificações

Como aproveitar os cursos Online

Curso a Distância 2013 : IBDA e CentrodEstudos

Curso EAD: Terra Crua: Especificações para projetar com blocos e painéis monolíticos

O EAD Corporativo: atual e tendências

A Educação a Distância (EAD) torna-se a cada dia uma grande aliada na atualização profissional.

EAD e o setor da Construção Civil

Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Cursos a distância são a tendência do momento

Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância

Educação a Distância conquista o IBDA