Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 14 artigos nesta área)

por Aline Wolff da Fontoura

Por que fazer Feng Shui em ambientes?



Técnica de harmonização oriental promete estimular as energias positivas de acordo com a posição dos elementos dentro de determinado local. A harmonia dos ambientes é uma questão que envolve diversos fatores.

Ocasionalmente determinado local ou cômodo da casa ou sala de trabalho apresenta-se de maneira desagradável e carregada, causando mal estar aos que convivem nestes espaços. A filosofa e especialista na Feng Shui Design, Fabiana Souza, explica que muito tem haver com a decoração a disposição dos móveis e objetos no local.


Fabiana explica que o Feng Shui é uma técnica de harmonização oriental que visa estimular as energias positivas dos ambientes para que se possa viver de maneira mais próspera e saudável. Mas descobrir o ponto de equilíbrio energético de cada ambiente é uma tarefa complexa que envolve diversos fatores. Ocasionalmente, determinado cômodo da casa ou local de trabalho pode emanar energias desagradáveis, causando mal-estar, infortúnios e contratempos aos que ali permanecem por mais tempo.

"Muitos aborrecimentos em nossa vida poderiam ser evitados com o uso de uma decoração adequada para cada espaço, conciliando a vontade da Terra com a vontade do Céu", completa.

A técnica milenar do Fung Shui trabalha com os cinco elementos da Natureza – Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira - que, na verdade, são cinco fases de uma mesma energia: “não se trata dos elementos físicos da natureza como a gente conhece, mas de manifestações sutis de uma energia que vai mudando com o passar do tempo”, diz Fabiana.
Segundo a filosofa, a configuração energética dos imóveis varia de acordo com o seu período de construção e a sua localização no espaço. Tempo e Espaço, então, geram um mapa energético personalizado, no qual é possível analisar as relações dos elementos dentro de cada ambiente e prever a probabilidade de um ciclo de acontecimentos se manifestar.

Dessa maneira, potencializamos os ciclos auspiciosos e enfraquecemos os ciclos nocivos, levando em consideração, também, a data de nascimento de cada morador: “Por exemplo, em um lugar onde precisamos estimular o fogo podemos colocar o fogão, a lareira ou a churrasqueira, e onde precisamos estimular a água, podemos utilizar uma fonte ou uma piscina”, afirma.

A especialista também explica que as mudanças do ponto de vista da prosperidade acontecem rapidamente: “após a harmonização, a vida começa a fluir de uma maneira mais desimpedida, simples e eficaz”. Assim, no campo financeiro, podem surgir novas oportunidades de trabalho ou fontes de renda, pois a criatividade e a capacidade de ação dos indivíduos estarão mais favorecidas.

Fabiana ainda salienta a importância do autoconhecimento para que o processo de harmonização do Feng Shui seja completo e profundo: “através da Astrologia Chinesa descobrimos a nossa própria constituição energética, nossas habilidades, a nossa sorte e o nosso destino”.

A prática do Feng Shui Tradicional não está associada a nenhuma religião em especial, embora tenha sofrido a influências das dinastias budistas e taoítas da China Antiga.

Em resumo, o Feng Shui busca a essência do equilíbrio estético sutil na própria Natureza, consagrando a arquitetura humana e promovendo a boa sorte.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

O Feng Shui e a Arquitetura

Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração