Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 17 artigos nesta área)

por André Ferreira

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa



O Feng Shui, como provavelmente sabe, é uma arte tradicional chinesa que suporta a arquitetura e atua diretamente na escolha dos móveis para a decoração do seu espaço doméstico.

De acordo com as regras mais básicas desta filosofia, os espaços devem ser organizados de modo a criar-se uma verdadeira harmonia entre o interior e o exterior da casa. O termo Feng Shui, aliás, lembra as palavras “vento” e “água” que, de acordo com a cultura chinesa, equivalem à saúde, felicidade, paz e prosperidade.

Os princípios do Feng Shui têm em consideração a presença de campos magnéticos e energéticos na disposição dos móveis. Cada escolha tem como objetivo criar ambientes acolhedores que são capazes de promover o bem-estar das pessoas que ali vivem. Escolher decorar a própria casa com consciência, seguindo os princípios e os conselhos do Feng Shui permite passar o próprio tempo em lugares agradáveis, confortáveis e arrumados, ideais para momentos de relax e para receber amigos.

Para seu conhecimento, decidi trazer-lhe algumas dicas úteis para decorar a sua casa de forma harmoniosa e equilibrada seguindo as boas regras do Feng Shui.

1 – Decluttering


No Feng Shui, a ordem é a palavra chave do sucesso. Antes de decidir mudar o sofá ou o espelho de lugar livre-se de tudo aquilo que é supérfluo. O excesso de objetos não utilizados ou em desordem, de acordo com o Feng Shui, impede o fluxo de energia positiva e pode criar situações de estagnação e ter um impacto negativo sobre o bem-estar da vida doméstica. O primeiro passo a dar passa por arrumar a casa todos os dias e livrar-se do que não precisa da forma mais ecológica possível.

2 – Cores

Se vai pintar a casa, escolha as cores adequadas. A escolha não deve ser aleatória e deve ser adequada para cada ambiente. Na sala de estar, cores como vermelho ou laranja facilitam a conversa com a sua família ou amigos. O azul e o verde nos quartos promovem sensações como relaxamento e um sono reparador, enquanto o cor-de-rosa estimula o romance e a paixão. O amarelo na cozinha, entretanto, estimula o apetite e fornece energia desde o início do dia.

3 – Sofá e Cama

A disposição dos móveis é um dos princípios básicos do Feng Shui. Na sala, o sofá deve ser posicionado de modo a que esteja virado para a porta de entrada. Assim, quem entra na casa percebe imediatamente a presença de um símbolo de acolhimento e hospitalidade. Além disso, o sofá deve ter o seu encosto perto da parede para dar uma sensação de proteção a quem se vai sentar. A cama, para criar uma situação de maior relax, deve ser posicionada de modo que não se encontre diretamente em frente da porta.

4 – Espelhos

O Feng Shui acredita que os espelhos podem obstruir o fluxo de energia positiva. A presença de um espelho perto da sua cama poderia dificultar o sono. Assim, o ideal seria colocar um espelho no interior das portas do armário ou num corredor fora do quarto.

5 – Janelas

As janelas da casa devem ser grandes o suficiente para permitir a entrada de luz natural para a iluminação dos espaços internos durante o dia. Deve ser dada uma atenção particular às janelas que dão para uma rua movimentada. Tenha ainda atenção que o trânsito dos automóveis não deve perturbar a harmonia da casa. O Feng Shui recomenda proteger as suas janelas com uma cortina de cor clara, que não prejudique a entrada da luz natural.

6 – Cozinha

A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado. A porta nunca deve ser posicionada atrás do cozinheiro, a fim de promover uma sensação de tranquilidade a quem está a cozinhar. O fogão deve ser mantido sempre limpo, a fim de favorecer a abundância e prosperidade. O forno nunca deve ser colocado perto do frigorífico ou da banca. Na cozinha, como em todas as outras divisões, deve-se preferir móveis com formas fluídas e arredondadas.

7 – Materiais

Para a decoração da casa, o Feng Shui aconselha que escolha materiais mais naturais possíveis, como a madeira, a pedra e o metal. Portanto, seria melhor evitar o uso de plásticos. O chão e as janelas de madeira permitem obter uma continuidade, pelo menos do ponto de vista visual, entre os ambientes externos e internos da casa.

8 – Casa de banho


De acordo com o Feng Shui, o banheiro pode ser posicionado em qualquer lugar da casa. Há porém uma recomendação importante: a porta do banheiro não deve se abrir diretamente para a cozinha, de modo a evitar a propagação de germes. Em banheiros deveriam haver sempre uma janela, de modo a permitir uma ventilação adequada e garantir condições de luz que possam permitir sua utilização sem recorrer à energia eléctrica durante o dia.

9 – As Escadas

As escadas no interior da casa devem ser sempre harmoniosas e não muito íngremes. Tenha em atenção que as escadas devem ter os degraus de altura regular e construídos com materiais naturais e resistentes.

10 – Jardim

A horta e o jardim não devem ser entregues ao abandono e descuido. Mesmo as plantas dentro de casa ou no terraço devem receber os cuidados necessários para evitar a presença de folhas secas e a sensação de desarrumação. A presença de áreas do jardim com plantas descuidadas dificulta o fluxo de energia positiva, favorecendo as emoções negativas.



Fonte:publicidademarketing.com




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

A psicologia e o feng shui: Como a decoração de sua residência influencia sua vida?

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa

Feng Shui na decoração

O Feng Shui e a Arquitetura

Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração