Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 17 artigos nesta área)

por Stela Vecchi

A psicologia e o feng shui: Como a decoração de sua residência influencia sua vida?



Elas refletem nossa maneira de ser, nosso estilo de vida. Passamos a maior parte do tempo em casa ou no trabalho. Não é surpreendente que esses dois ambientes sejam extremamente reveladores.

É isso que temos como objetivo: deixar claro o que é muito importante na composição de nossos ambientes para que a saúde ambiental se reflita em nós e nos auxilie a conquistar estados de espírito cada vez mais positivos.



Claro que o Feng Shui é apenas um instrumento, não um fim. Porém bem utilizado pode prestar ajuda inestimável em nosso processo para a conquista da felicidade.

Através dos tempos, as casas são um sinal do conhecimento de uma época e das características de uma determinada civilização.

Pretendemos evidenciar as relações entre o ser humano e seu habitat, a forma como eles podem nos afetar e como usar esse conhecimento para tornar nossa vida mais agradável.

Sem nos determos muito, vamos analisar a evolução do pensamento arquitetônico moderno e os conhecimentos de Psicologia que mostram como podemos ser afetados pelo meio-ambiente.

A Teoria da Relatividade de Einstein e suas definições de tempo e espaço também nos ajudaram a perceber a interligação que existe entre o ser humano e tudo que o cerca.

Segundo Einstein, "Espaço é a distância entre as coisas”. Essa perspectiva é muito importante para analisarmos os efeitos da colocação dos móveis e objetos nos interiores respeitando a necessidade de vãos livres para a circulação benéfica fluir sem obstáculos, favorecendo nosso bem-estar.

Excesso de coisas, ou mesmo locais entulhados são pontos defeituosos de energia ambiental, emanando de forma nociva e prejudicando de uma forma geral a edificação. Por quê?

Se ao caminharmos por nossa casa ou trabalho “trombamos “com as coisas tendo que nos desviar de nosso trajeto para não esbarrarmos nelas, recebemos uma sensação de dificuldade, obstáculo.Podemos até nos sentir irritados com o fato , mesmo que não percebamos.

Essas pequenas coisas somadas representam para nós um grande desgaste desnecessário, podendo esta energia estar sendo aplicada de forma mais inteligente.

E o que é Espaço em Psicologia?

“Em Psicologia, a percepção do espaço é produzida por dados visuais, auditivos e determinados pelo arquivo pessoal emocional/ cultural do indivíduo.

A percepção do espaço é possível porque os dois olhos captam, cada um, uma imagem óptica diferente; a análise de ambas pelo sistema nervoso central dá origem a uma imagem única, com profundidade.

O espaço perceptivo visual pode ser dividido em:

1. O plano médio aparente que a pessoa vê diante de si;
2. O horizonte aparente ( linha na qual céu e terra parecem encontrar-se);
3. Plano frontal aparente( formado pelos pontos percebidos pelo indivíduo como igualmente distantes dele ou seu ponto de referência no espaço).


Numerosas experiências de psicologia experimental permitiram determinar e especificar esses três planos. – (Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural). “Na elaboração das sensações e dos estímulos recebidos pelo ambiente e como alterar nosso comportamento através dele temos a Teoria do Reforço de Skinner, entre outras evidências de outros estudos.”

“A teoria de Piaget (campo sensoriotônico) nos proporciona uma análise profunda sobre a aquisição da percepção do espaço pela criança, e dos modos de integração das fontes sensoriais que a tornam efetiva.” (Conforme citado na Encicl. Larousse Cultural – Ed. Nova Cultural).

O equilíbrio ambiental proporcionado pelas técnicas utilizadas pelo Feng Shui pode ser um excelente instrumento para ajudar a pessoa a fazer o diagnóstico de suas contradições e do modo como ela trata essas contradições, para assim assumir a responsabilidade por si mesma.

O que é aprendizagem?

Podemos definir como modificação de comportamento conseqüente de uma experiência. Com a motivação , que a precede e a condiciona, estabelece o binômio do ajustamento individual ao meio-ambiente, o que a promove a aspecto fundamental do processo educativo.

Entendido o indivíduo humano como unitário, isto é, indissociável dos componentes somáticos e psíquicos, resulta que os fatores emocionais intervêm na aprendizagem tanto quanto os fatores físicos, intelectivos e outros.

Dentro desse prisma, encontramos uma teoria fundamental da aprendizagem aplicada à modificação do meio ambiente: a da configuração ou Gestalt. Esta teoria salienta a importância da conexão meio-fim na apreensão total da situação problemática, assim abrangida como uma forma ou estrutura unitária: os alemães Wertheimer, Köhler e Kofka foram seus criadores.

Köhler fez descobertas sobre processos elétricos no cérebro, associados com a percepção visual.

A psicologia da Gestalt permite demonstrar a importância de tratar o todo em lugar das partes e provar que nenhuma análise das percepções separadas pode explicar a experiência total.”. (Enciclopédia Barsa – Encyclopaedia Britannica Editores Ltda).

Tem por objetivo mobilizar os recursos do indivíduo para lhe permitir tornar-se uma pessoa integral, não dividida.

Relacionando com a perspectiva do Feng Shui Lógico, para a Escola Gestaltista é indispensável ter em vista a totalidade do fenômeno. Assim,

A humanidade em seu caminho evolutivo atinge estados de consciência que exigem transformações comportamentais.

Viver de acordo com as atuais descobertas científicas, sabendo que somos responsáveis por nossa felicidade e que nossos pensamentos estão criando nossa realidade direciona nosso pensamento para a responsabilidade individual.

No entanto, não é tão simples colocar tudo isso em prática. Na verdade, irá exigir uma consciência alerta, atenta a tudo que pode dificultar ou facilitar esse processo e uma intenção reta, cujo principal anseio é viver plenamente, criando para nós e nossos semelhantes condições físicas e psíquicas favoráveis, criadoras e mantenedoras de uma vida cada vez mais plena.



Fonte:blog.fengshuilogico.com



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

A psicologia e o feng shui: Como a decoração de sua residência influencia sua vida?

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa

Feng Shui na decoração

O Feng Shui e a Arquitetura

Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração