Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 17 artigos nesta área)

por Arq. Aline Mendes

Terapia de Ambientes



Há muitos anos atrás, recebi por e-mail um pequeno conto que permaneceu em minha memória. Ele falava de um sábio chinês que, quando chamado por seu cliente para indicar o local correto em que deveria ser construída a casa em um grande terreno, passou vários dias tomando chá em meio à mata...

Ao fim desses dias, indicou uma determinada posição ao cliente. Este, curioso, perguntou ao mestre porque havia levado tanto tempo para escolher a posição exata da casa. Ao que o sábio mestre respondeu: eu não estava escolhendo um local para colocar a casa, estava esperando que o terreno me dissesse onde deseja que a casa seja construída.

Acredito que este é um caminho necessário à arquitetura de hoje, após mais de um século de excessiva valorização do mecanicismo e da tecnologia: resgatar esta parcela da arte do desenho que inclui saber escutar os desejos dos lugares, ter a sensibilidade de projetar de maneira receptiva, captando os sentimentos e a vocação dos lugares. Isso é o que permite à arquitetura criar ambientes vivos, qualidade tão necessária ao nosso bem estar e à nossa sanidade física, emocional e mental.

Meu primeiro domínio de internet registrado chamava-se alma.arq.br, um trocadilho com as iniciais de meu nome - Aline Lopes Mendes - mais a palavra Arquitetura, e um reflexo deste desejo de fazer uma arquitetura com alma, com vida.

Após muitos anos de estudos e pesquisas, o caminho encontrado para alcançar este objetivo recebeu o nome de Terapia de Ambientes, que é a união de conhecimentos ancestrais do Ocidente e do Oriente, visando à cura e à harmonização dos ambientes que habitamos. Em sua proposta inicial, a Terapia de Ambientes integra, de maneira dinâmica, o Feng Shui, a Geobiologia e a Arte Zahorí.

Da Geobiologia, ela traz todo o estudo de como os ambientes podem influenciar a saúde das pessoas. Esse estudo inclui o diagnóstico de energias telúricas, tanto do subsolo quanto da superfície do planeta; a pesquisa sobre a salubridade dos materiais de construção, as radiações, insolação, iluminação e ventilação adequadas, propondo soluções e alternativas para resolver estas questões.

Com a Arte Zahorí, tradição espanhola que mescla influências árabes e druidas, a Terapia de Ambientes resgata nossa sensibilidade inata às energias da Terra, ensinando como interpretá-las e interagir com elas, e como aproveitar essas energias, que estão à disposição de todos, para curar os ambientes e os seres.

O Feng Shui Tradicional Chinês, incorporado à Terapia de Ambientes, amplia enormemente as possibilidades de diagnóstico e trabalho com os ambientes. A partir de suas interpretações, baseadas em análises do espaço e do tempo, podemos contar capítulos inteiros da história dos ocupantes de cada imóvel, de uma forma que chega a parecer mágica. O mais importante, porém, é poder ajudar as pessoas a escreverem novos capítulos, que contam histórias de saúde, felicidade e prosperidade.

A Terapia de Ambientes também se propõe a integrar conceitos de ecologia, sustentabilidade, conforto ambiental, geometria sagrada, consciência, entre outros.

Nesta nova seção do Fórum da Construção, estaremos trazendo tanto textos explicativos quanto novidades nos setores de pesquisa, comércio e tecnologia, bibliografia e cursos, que possam contribuir para uma melhor experiência de vida em nossos ambientes construídos.

Comentários

Mais artigos

A psicologia e o feng shui: Como a decoração de sua residência influencia sua vida?

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa

Feng Shui na decoração

O Feng Shui e a Arquitetura

Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração