Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 12 artigos nesta área)

por Arq. Aline Mendes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho



O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.

Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa.

Entre os benefícios que podem ser obtidos por profissionais e empresas através do Feng Shui, temos:

- melhor entrosamento da equipe

- maior produtividade

- mais oportunidades para a empresa e para os profissionais

- melhor relacionamento com clientes

- diminuição da inadimplência e mais rapidez no retorno financeiro

- redução de faltas por problemas de saúde

- maior satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho

- mais visibilidade, fama e melhor reputação profissional

- suporte emocional para funcionários e chefes

- rápida solução e prevenção de problemas jurídicos

A aplicação do Feng Shui é possível em variadas fases, desde a implantação, até depois de instalada a empresa. Um profissional qualificado pode auxiliá-lo nas seguintes tarefas:

- escolha do melhor local para sede da empresa, escritório ou loja

- definição, se possível, da melhor posição para a porta de entrada

- distribuição ideal dos setores da empresa, em função de suas características: contabilidade, gerência, reuniões, recursos humanos, etc.

- em estabelecimentos comerciais, a melhor localização para vitrines ou mesas, caixa, contabilidade, estoque, cozinha, etc.

- direcionamento correto do fluxo de energia interno, através da relação entre áreas livres, ocupadas e circulações

- posicionamento e orientação do mobiliário e partir das direções pessoais mais favoráveis

- escolha dos elementos decorativos, materiais e cores adequados ao padrão de energia de cada ambiente

Normalmente os efeitos ligados à prosperidade, dinheiro e novas oportunidade surgem em poucas semanas. Melhoras na saúde principiam a partir de um mês após efetuadas as mudanças.

Alguns exemplos demonstram como o Feng Shui é posto em prática no trabalho e seus efeitos quase imediatos.

Uma empresa possuía, em sua sala de reuniões, uma bela escultura de metal. Durante uma reorganização do espaço a escultura foi retirada desta sala. Seis meses depois, numa consultoria de Feng Shui, foi constatado que aquela área necessitava do elemento metal para evitar demoras no retorno financeiro. Os gerentes ficaram estupefatos, pois seus problemas com captação de recursos e clientes haviam começado exatamente há seis meses.

É importante ressaltar que o metal era indicado para a sala de reuniões desta determinada empresa, não sendo uma cura genérica para problemas financeiros. O Feng Shui, quando corretamente aplicado, pode contribuir grandemente para o crescimento de um negócio.

Outra cliente procurou-me para que a ajudasse a escolher uma sala para a empresa que estava criando. Após longa busca, a sala ideal para a cliente e sua sócia foi encontrada. A instalação foi feita recentemente e o retorno tem sido tão favorável que as profissionais ainda não tiveram tempo de decorar a sala completamente, com tantas oportunidades de trabalho que surgem a cada semana.

No entanto, se você não é o dono da empresa, e não pode implementar o Feng Shui de maneira completa contratando um profissional, existem algumas recomendações gerais que podem ajudar:

- Evite sentar-se diretamente em frente a uma porta. O fluxo de energia aí é muito acelerado e pode causar desde falta de concentração até problemas de saúde. Se não for possível mudar a mesa de local, coloque algum tipo de anteparo entre sua mesa e a porta.

- Evite, também, sentar-se de costas para a entrada da sala. Essa é, logicamente, uma posição vulnerável. Suas costas devem estar sempre protegidas por uma parede, divisória ou mesmo uma grande estante. Pelo mesmo motivo, é desfavorável sentar-se de costas para uma janela. Neste caso, mantenha a cortina sempre fechada atrás de você.

- A posição ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que é possível ver a porta de entrada, sem estar bem em frente à ela.

- Proteja-se de quinas de pilares, paredes e estantes apontando em sua direção. Desvio o fluxo acelerado da energia com a colocação de algum objeto, como uma planta ou uma escultura, entre a quina e você. Ou então mude a posição da mesa.

- Permanecer em baixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A irregularidade de alturas no teto desvia o fluxo de energia para baixo, causando opressão.

- Os ambientes devem ser limpos e bem organizados. O ideal é que recebam luz natural. A luz artificial deve ser clara, porém suave, através de iluminação indireta, e não brilhante como a das lâmpada aparentes. A luz quante é mais favorável para criar uma atmosfera confortante.

- O formato da sala deve ser regular. Formatos irregulares, com quinas e diagonais, devem ser evitados.

- Pesquise a experiência das pessoas que ocuparam a sala antes de você. Se várias tiveram problemas de saúde, financeiros, ou foram afastadas da empresa, a sala pode estar exercendo uma influência negativa. Se foram bem-sucedidas e saíram para ocupar melhores posições, é grande a chance de você também ser beneficiado.

Comentários

Mais artigos

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração