Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Beth Proença Bonilha

5 ideias de decoração artesanal de Natal



Quem cria e faz com suas próprias mãos, faz o melhor mesmo que não seja perfeito, pois deixa na decoração seu toque de personalidade, demonstra seu amor e dedicação aos familiares e amigos.

Decoração é sempre um complemento para reuniões familiares e sociais. Um arranjo floral sobre a mesa de jantar, bexigas na decoração da festa infantil, sempre vão dar alegria à ocasião.

Mas, quando a ocasião é o Natal a decoração precisa ter atenção especial e preparação também. E sempre que possível procure personalizar a decoração com alguma criação feita por você ou pela família.

A primeira sugestão é definir qual o tema, por exemplo: anjos, somente bolas e laços; e a cor predominante para que a decoração não perca sua identidade.

Depois de decidir o tema, verificar entre os enfeites e a decoração do ano anterior o que pode ser aproveitado, evitar desperdícios em qualquer época do ano é muito bem-vindo. Dentre as peças que já possui, separar as que compõem sua ideia principal e verificar se há a possibilidade de reciclar outras peças, com pintura para mudar a cor, cobrindo com tecido ou papel para ficar dentro do padrão estabelecido.

Se ainda precisar de mais material, liste-os e pesquise o mercado para verificar a melhor oferta.

Mãos à obra; darei algumas ideias de peças que podem ser feitas artesanalmente.

1. Guirlanda


Esta peça é típica da época e não pode ficar fora da decoração, algumas ideias são bem práticas e também com utilidade para a ocasião.

Guirlanda de balas: Esta guirlanda é uma ótima opção, pois além de fazer parte da decoração as balas vão sendo pegas da guirlanda sem precisar retirar o papel do lugar. Você sempre terá algo a oferecer aos convidados e as crianças adoram. É só fazer um círculo com arame grosso e com um fio resistente ir amarrando as balas ao aro de arame prendendo pela parte do papel que sobra no embrulho da bala, cubra todo o aro fazendo várias camadas para que a guirlanda fique bem cheia.

2. Bolas de Natal


As bolas podem compor tanto a decoração da árvore ou detalhes da guirlanda como arranjos para mesa. O mercado está cheio de opções, mas nada como dar um toque artesanal preparando as próprias bolas de natal.

Bolas de patchwork: Você vai precisar de bola de isopor, tecido, cola e lantejoulas, alfinete de cabeça, brocal e glitter para o acabamento. Escolha o tamanho das bolas e a estampa do tecido. Corte pequenos retalhos de tamanhos aleatórios e vá colando ao redor da bola de isopor, depois de seca faça o acabamento prendendo as lantejoulas com os alfinetes de cabeça para dar acabamento nas emendas dos retalhos de tecido. Ou se preferir, passe bastante cola e enquanto ainda úmida jogue por toda a bola brocal ou glitter ficará bem colorida e com muito brilho.

3. Cartões de Natal


Os cartões podem ser feitos por membros da família deixando um recado especial para outra pessoa, ou registrando seus agradecimentos e sentimentos quanto à época do Natal.

Cartão artesanal: Prepare retângulos, círculos, triângulos, várias formas geométricas com cartolina, color set ou com papel especial para scrapbook que tem várias estampas e texturas. Faça um pequeno furo coloque um laço e uma argola de fio dourado para pendurar. Peças que os familiares deixem suas mensagens, ou faça você mesma várias frases de esperança e graças ao natal. Para finalizar pode ser feito o contorno com tinta glitter relevo, que dará brilho e acabamento.

4. Luzes


Natal não pode deixar de ter as pequenas luzes coloridas, conhecidas também por pisca-pisca. Estas pequenas lâmpadas são vendidas por metro.

Pisca-pisca decorado: A sugestão é usá-las para revestir objetos como vasos. Decorar o contorno de janelas, portas de entrada, a própria árvore. Mas um toque artesanal pode ser dado se você acrescentar nos espaços entre as pequenas lâmpadas formas recortadas em feltro ou papel. Silhueta de sinos, estrelas, bengalas de doce, Papai Noel, etc. Use sua criatividade e com estas pequenas lâmpadas e formas você pode deixar a entrada de sua casa com um aspecto personalizado e diferente do convencional.

5. Boneco de neve


Quem não gosta dos rechonchudos e brancos bonecos de neve? Mesmo em nosso país onde não temos a neve este é um personagem que compõe a decoração natalina.

Boneco de neve de manta acrílica: A sugestão é espalhar por toda a casa a figura deste belo personagem, você vai precisar de manta acrílica, fácil de encontrar e com preço bem acessível e cola quente. Corte dois círculos de tamanhos diferentes com a manta acrílica, o diâmetro vai depender do tamanho que você vai desejar o boneco, faça um teste e defina os diferentes tamanhos. Alinhave com agulha e linha de costura toda a volta dos círculos, ao puxar a linha o círculo formará uma conchinha encha com algodão fechando o círculo. Assim que tiver as duas bolas, uma maior que a outra, una-as com cola quente e na emenda passe uma fita para representar o cachecol que ele usa. Com pequenos botões escuros ou pequenos círculos de feltro escuro, faça os olhos e os botões da barriga. O nariz pode ser feito com um pequeno cone de papel ou feltro laranja ou vermelho colado com cola quente. Pronto seus bonecos de neve agora podem decorar sua casa, faça de tamanhos diferentes e espalhe por toda casa. Se desejar pode colocar no centro do algodão um chumaço banhado em essência perfumada, para aromatizar o ambiente.

Tudo o que se pode fazer com as próprias mãos e criatividade não precisa necessariamente ficar perfeito, ou mais belo ou igualzinho ao que se viu nas vitrines das lojas, mas deve ter sua personalidade, seu toque especial de amor e carinho. Isso faz com que o simples se torne especial e o que não é perfeito seja o mais belo de todos.


Beth Proença Bonilha, Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Como hobby gosta de artesanato, música e leitura.


Fonte:www.familia.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Dicas para restaurar móveis de madeira

A arte da marmorização

Sugestões para decorar sua casa com artesanato

Como Decorar com Artesanato

Transforme simples garrafas em lindos objetos de decoração.

Objetos artesanais para sala

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

Como fazer garrafas de vidro decoradas

Decoração de cozinha com artesanato

Arte na Decoração. Decore Sua Casa Com Artesanato

A importância do artesanato na decoração de ambientes

5 ideias de decoração artesanal de Natal

Transferência no MDF com thinner

O que é e como fazer a decoupage (ou decoupagem)

O que é patchwork?

Como Decorar com Artesanato

Arte decorativa

A origem do Artesanato