Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Alvenaria estrutural (veja mais 34 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

As vantagens da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos



O desenvolvimento tecnológico na produção dos blocos cerâmicos estruturais e os mais rígidos controles de processos, aliados à constante atualização das normas para projeto, execução e controle da alvenaria estrutural, recentemente unificadas para blocos cerâmicos e de concreto conforme projeto ABNT NBR16868, partes 1, 2 e 3, proporcionam ainda mais a difusão de um dos sistemas construtivos mais antigos da humanidade.


Em um país de extensões continentais como o Brasil, com grande déficit habitacional, a crescente busca pela industrialização ainda esbarra em fatores econômicos e sociais que devem ser analisados com cuidado. Sendo a construção civil uma das maiores geradoras de empregos, vale avaliar no momento, se a construção realmente racionalizada, poderia cumprir seu papel social, mantendo empregos e melhorando a qualificação dos seus operários, preparando-os, para que a tão sonhada industrialização aconteça e possamos atingir patamares de produtividade como nos países mais desenvolvidos.

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, mais econômico que os sistemas construtivos tradicionais. Quando comparado às estruturas de concreto armado, permitem uma redução de custo média de 20% do valor total da obra. Valor extremamente significativo na busca das empresas construtoras em aumentar a sua competitividade no mercado da construção de edifícios e ainda pouco explorado em algumas regiões do país. A economia citada e exaustivamente comprovada está relacionada a:

- Maior velocidade de execução da obra.
- Menor número de insumos.
- Eliminação de formas.
- Redução significativa das espessuras de revestimento.
- Redução dos desperdícios de material e mão de obra.
- Redução do número de especialidades de mão de obra.


O principal conceito estrutural ligado à utilização da alvenaria estrutural é a transmissão de ações através de tensões de compressão, sendo o componente básico da alvenaria o bloco. Quando executadas com blocos cerâmicos, podem proporcionar ainda maior economia de custos e melhor desempenho, devido às características da sua matéria prima conhecida a milênios.

Estas economias estão intimamente relacionadas aos subsistemas Vedações, Estruturas e Revestimentos e serão tanto maiores, proporcionalmente ao quanto estes três subsistemas representarem no custo total da obra. Daí, pode vir, a equivocada interpretação de que o sistema de Alvenaria Estrutural é mais adequado para obras populares. Na verdade, nestas obras, a economia é maior, porque, os custos das vedações, estrutura e revestimentos representam mais no custo final. Nas obras de alto padrão a economia também existirá, na proporção adequada.

No comparativo abaixo, o autor levantou os custos da mesma edificação, executada com 4 tipologias diferentes, adotando a alvenaria estrutural com blocos cerâmicos de 4 pavimentos sobre fundação direta como referência, comparando com a tipologia de alvenaria estrutural com blocos de concreto também de 4 pavimentos sobre fundação direta. Ainda comparou com alvenaria estrutural de blocos de concreto executada sobre pilotis e por fim, comparou com a estrutura convencional de concreto armado.


Considerando o resultado encontrado, e dependendo da representatividade dos subsistemas no custo total, a economia gerada pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural em blocos cerâmicos de 4 pavimentos sobre fundação direta irá variar de 22% a 32% de redução de custos em relação ao custo da tipologia de concreto armado convencional.

Vantagens econômicas

- Menor peso do componente cerâmico (7Kg) em relação ao componente de concreto (12Kg), proporcionando maior produtividade da mão de obra.

- Maior alívio do carregamento nas fundações, proporcionando em média 8% de redução do aço nas fundações.

- Otimização do transporte horizontal e vertical. O mesmo equipamento poderá transportar mais m2 de alvenaria devido ao menor peso do componente cerâmico.

Vantagens técnicas

Rastreabilidade, gravação no bloco que possibilita verificar, nos registros do fabricante, as condições específicas do lote a que pertence o bloco. No caso de obras de maior exigência estrutural com blocos de altas resistências, no caso de extravio de nota fiscal, a resistência pode ser confirmada pelo número do lote de produção.

Conforto térmico e resistência ao fogo, de uma forma bem simplista podemos avaliar o coeficiente de condutibilidade térmica de cada material. Este coeficiente indica a capacidade de uma substância em transmitir calor, expresso por W/m°c. No caso dos blocos cerâmicos é 1,0 (vide os filtros de barro) e no caso dos blocos de concreto 1,74. Todos os ensaios para atendimento a ABNT NBR 15575 estão disponíveis nos respectivos manuais dos fornecedores.

Maior Eficiência – relação das resistências Prisma/blocos. A eficiência, para os blocos cerâmicos de paredes vazadas com resistência de até 10MPa, sempre esteve por volta de 0,5. Hoje com os blocos de paredes maciças e resistências de até 18 MPa, chegamos a eficiências por volta de 0,6 o que diminui a resistência necessária para os blocos em prédios mais altos.

Desempenho acústico, também atendido em relação às normas de desempenho com mudanças na geometria e uso de paredes maciças nos blocos cerâmicos.

A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma técnica empregada na análise dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. A ACV enfoca o ciclo de vida desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição e utilização até o descarte final. No caso dos blocos cerâmicos esta ferramenta mostrou resultados interessantes para ajudar o consumidor na escolha entre os tipos de produtos, tais como:

- As paredes de blocos cerâmicos têm menos impacto nas mudanças climáticas, emitem 50% menos CO2-eq. que paredes com blocos de concreto e 66% menos que as paredes de concreto armado moldadas in loco. A baixa emissão de gases de efeito estufa se dá porque os blocos cerâmicos utilizam fontes de energia renovável em sua fabricação, como o cavaco de madeira e biomassas descartadas por outras indústrias, ajudando a limpar o meio ambiente.

- Causam menor esgotamento de recursos não renováveis, consumindo 43% menos que paredes com blocos de concreto e 63% menos que paredes de concreto armado moldadas in loco.

- Consomem 24% menos água que uma parede construída com blocos de concreto e 7% menos que uma parede de concreto armado moldada no local.




Fonte:blogdaliga.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue













Comentários

Mais artigos

Alvenaria estrutural como solução construtiva

Alvenaria estrutural x concreto armado: descubra as diferenças

As vantagens da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos

Alvenaria autoportante, o que é e para que serve.

Vale a pena utilizar a alvenaria estrutural?

O que é alvenaria de embasamento?

Alvenaria Estrutural Armada

Que cuidados devo tomar ao usar alvenaria estrutural ?

Alvenaria Estrutural: uma solução econômica

Concreto armado vs. alvenaria estrutural: saiba mais sobre essas soluções

Trincas, fissuras, fendas e rachaduras exigem cuidado

Sistema construtivo convencional em alvenaria

Pré-requisitos para atuar com projetos estruturais

Bloco de concreto x bloco cerâmico na alvenaria estrutural

Tipos de Sistemas Construtivos para Casas

Conceitos de Alvenaria Estrutural

Como recuperar obras com problema estrutural?

A banalização da recuperação estrutural!

Diferenças entre alvenaria estrutural e convencional

Alvenaria de Vedação

Transporte do concreto requer cuidados especiais

Alvenaria estrutural: saiba como evitar patologias

Como lidar com as trincas nas edificações

Alvenaria estrutural com blocos de concreto: Como projetar a modulação?

Alvenaria estrutural: vantagens, desvantagens e cuidados.

Alvenaria estrutural de blocos de concreto

Alvenaria estrutural, conheça seus segredos

Porque construir com alvenaria estrutural?

Sistemas estruturais e concepção arquitetônica

Alvenaria estrutural. O que é?

Lajes nervuradas agilizam a construção e beneficiam o meio-ambiente

Procedimentos e cuidados na execução de alvenaria

Alvenaria com tijolos comuns

Tipos de tijolo para alvenaria

O que é alvenaria estrutural?