Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Esta área é patrocinada pela Eternit, no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. Além desses produtos, oferece telhas metálicas, soluções para agilização de obras como o painel wall; caixas-d’água de fibrocimento e de polietileno Eterplac, uma placa cimentícia de excelente performance técnica e versatilidade e Louças Sanitárias, uma nova forma para a qualidade que todos já conhecem.
Focada na promoção da sustentabilidade, é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e busca concentrar suas ações sociais e ambientais no público interno, nas comunidades e entidades no entorno de suas unidades.
Veja mais sobre a Eternit na página da empresa em nosso site

Em Coberturas / Sistemas Construtivos (veja mais 49 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Você conhece as vantagens da cobertura metálica?



Para quem trabalha com obras é comum que já tenha observado um número cada vez maior de empreendimentos que estão utilizando o aço em vez de outros tipos de material para construção do telhado.

Essa mudança se deve principalmente às vantagens da cobertura metálica em relação a qualquer outro tipo.


Hoje, muitas obras podem utilizar esse material na hora de construir, mas é preciso estar atento à qualidade de seu fornecedor na hora de adquirir coberturas metálicas, além de verificar as demandas da obra.

Cobertura metálica

Existem diversas técnicas de construção quando falamos em coberturas, no entanto, uma vem se destacando: o uso de coberturas metálicas. Diferente de outros processos, essa técnica é muito mais rápida e dinâmica.

São vários os tipos de aço que podem ser empregados para a fabricação das telhas metálicas. Entre eles estão:

- galvalume — sua composição é uma combinação entre alumínio e zinco;
- galvanizado — fabricado por meio da fusão eletrolítica do zinco e do ferro pela imersão do aço em banhos de zinco;
- alumínio — produzido por reações químicas do minério bauxita.

As telhas podem ser feitas no material natural ou contando com um processo de pré e pós-pintura, melhorando o desempenho estético e aumentando em 10% a vida útil da telha.

Principais vantagens da cobertura metálica

Optar por utilizar uma cobertura metálica em uma edificação pode trazer uma série de vantagens, não apenas durante a construção do empreendimento, mas também após sua entrega. Vamos conferir algumas delas.

1. Racionalização de materiais e mão de obra
A maioria das técnicas de construção são muito dispendiosas e o que costumamos ver são caminhões de entulho saindo do local todos os dias. Isso sem falar no alto número de colaboradores necessários para a construção de coberturas.

As peças para a cobertura metálica, telhas e estrutura, são construídas com uma precisão milimétrica na indústria e encaminhadas para a obra apenas para a instalação, garantindo que não haverá desperdício e serão necessários menos funcionários para realizar a montagem das peças e das telhas.

2. Flexibilidade
Diferentemente de qualquer outra técnica de cobertura, na qual o telhado deve ter um desenho específico para que se adeque à realidade do material, as telhas metálicas podem se adaptar de modo flexível ao projeto.

A fabricação das coberturas metálicas podem ser realizadas de acordo com a demanda do cliente. Os modelos trapezoidais e ondulados podem ser produzidos e entregues com até 12 metros de comprimento cada folha e no modelo de cobertura zipada. As telhas são produzidas a partir de medidas especiais direto na obra, garantindo assim uma melhor adaptação ao projeto.

3. Compatibilidade
Independentemente do tipo de material utilizado para construir a estrutura da edificação, a cobertura metálica poderá ser instalada facilmente em diferentes tipos de base, como madeira e perfil metálico.

4. Menor prazo de execução
Com prazos de entrega cada vez mais apertados e planejamentos que exigem uma maior agilidade da equipe na obra, cumprir a entrega de uma edificação virou um grande desafio.

Dependendo do material escolhido para realizar a cobertura de uma obra, a finalização desse processo pode ser bem demorado. Contudo, ao utilizar as telhas metálicas existe um ganho de agilidade, uma vez que basta fixá-las de modo simples, limpo e rápido.

5. Garantia de qualidade
No mercado, hoje, é possível encontrar fornecedores de telhas metálicas que contam com certificações de qualidade que atestam o produto entregue e garantem que o material suprirá todas as necessidades da obra.

Por conta disso, existe mais segurança de que a construção cumprirá o seu papel e que não haverá nenhum tipo de problema posterior, como a necessidade de substituição.

Para garantir a confiabilidade das coberturas metálicas ofertadas pelo seu fornecedor você pode verificar se ele conta com as certificações de qualidade emitidas pela ABNT exclusivamente para esse fim. São elas a NBR14513 e a NBR14514.

6. Maior área útil
Outra vantagem do uso da cobertura metálica sobre outros tipos de materiais, é a área útil coberta pelas telhas. Uma única peça ou folha pode cobrir vários metros da estrutura.

7. Reaproveitamento
Se, em determinado momento do futuro, a estrutura precisar ser derrubada por qualquer motivo, a cobertura metálica poderá ser retirada e utilizada em outra obra. Isso é possível graças à durabilidade e flexibilidade do material.

8. Facilidade de reposição
Um ponto muito interessante para o cliente da obra e que usufruirá da cobertura depois de instalada é a facilidade de reposição de qualquer uma das folhas que compõe a estrutura.

Caso seja necessária a manutenção, por conta de qualquer evento que venha a danificar uma das telhas, basta retirar a fixação — realizada por parafusos — e instalar uma nova folha no local de forma simples e rápida.

9. Redução de custos
Com a utilização de telhas metálicas em uma determinada obra, espera-se uma redução geral de custos. Não se deve levar em conta apenas o valor investido na aquisição do material de cobertura, mas todos os valores envolvidos.

Por exemplo, ao utilizar telhas metálicas, haverá menos desperdício durante a execução da obra, menor tempo para a entrega e necessidade de menos mão de obra no empreendimento.

Além disso, trata-se de um produto mais leve, o que minimiza a carga sobre as fundações. Ou seja, podem ser gastos menos materiais para a construção das bases e estrutura, o que também se transforma em economia, demonstrando que uma cobertura metálica é um ótimo negócio.

Importância de contratar uma empresa especializada

É possível encontrar coberturas metálicas à venda em diversas empresas de material de construção e essas peças podem ser adquiridas facilmente e empregadas em sua obra.

No entanto, os profissionais de uma loja muitas vezes não têm o treinamento ou o conhecimento adequado sobre essas estruturas para informar-lhe qual o melhor tipo de telha a ser utilizada. Devem ser levados em consideração diversos aspectos da obra, como local onde se encontra, tamanho da obra, tipo de clima, entre outros.

Apenas uma empresa especializada na fabricação e distribuição de telhas metálicas poderá dispor de profissionais com o conhecimento necessário para responder a todos esses questionamentos.


Fonte:blog.regionaltelhas.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue














Comentários

Mais artigos

Quais as vantagens das telhas transparentes?

Conheça as diferenças entre telhado embutido e telhado aparente

6 tipos de forro: escolha o ideal para seu projeto

Cobertura de garagem: o que levar em conta antes de fazer

Sistemas Construtivos Que Você Precisa Conhecer Para Construir Uma Casa

Dicas para conservação das telhas

5 Sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer

Conheça 3 tipos de forro PVC usado em construções

Como economizar na obra: 4 tipos de telhados baratos

Platibanda e beiral: qual é a diferença e como inspirar seu projeto?

Você conhece as vantagens da cobertura metálica?

7 pontos negativos dos telhados embutidos

Cobertura de vidro ou policarbonato: qual é a mais indicada?

Conheças as telhas termo acústicas, principais vantagens e indicações

Como fazer um telhado gastando pouco ou gastando menos?

Diferenças entre os principais sistemas construtivos utilizados

Como consertar telhado com vazamento?

Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais

Quais são as opções para fazer o teto de uma construção?

Ecotelhado, ou telhado verde.

Como Limpar Telhados

Telhado: como deixar a casa mais fresca

Tipos de telhado: qual escolher?

Uma alternativa para sua cobertura: Telhas de concreto

Como projetar um telhado

Evite problemas no telhado

Como posso dimensionar a caixa d'água da minha residência?

Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta

Como pintar telhas de Fibrocimento?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações

Telhados brancos podem esquentar, e não esfriar

O que são placas cimentícias?

A utilização de placa cimentícia em sistemas construtivos. Algumas dicas.

Sistema construtivo pré-fabricado, ou sistema convencional?

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos

Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?

Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.

Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.

Cobertura com Telhas de fibrocimento

Proteção e beleza com telhados

Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Placas cimentícias revitalizam fachadas

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Cobertura estrutural Massimiliano Fuksas