Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Exercício Profissional:

Exigência de titulação acadêmica para contratação de profissionais de mercado: Um enorme equívoco
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Tenho consciência de que as opiniões por mim emitidas nesse artigo são polêmicas.

O Facebook e a formação continuada dos profissionais
por Eng. Ênio Padilha

Eu sou um internauta de primeira hora. Em 1994 já utilizava o "Boletim Eletrônico" da FURB, recurso pré internet que eu compartilhava, por curiosidade tecnológica, com meu amigo Paulo Grunwald, de Rio do Sul.

Principais Dificuldades de um Arquiteto sem Renome ou Iniciante
por Hamilton Salem

São raros os exemplos de Arquitetos profissionais novos que estão preparados para entrar no mercado de trabalho. As dificuldades de um arquiteto iniciante ou sem renome são grandes.

O buraco é mais em cima.
por Eng. Ênio Padilha

Tem alguma coisa errada com essa afirmação de que o marketing é uma coisa capaz de solucionar os problemas mercadológicos dos engenheiros e arquitetos.

Arquiteto ou Engenheiro?
por Jean Tosetto

O mês de dezembro é um dos mais festivos no calendário da cultura ocidental. Com o fim do ano se aproximando, as confraternizações se acentuam nas empresas, no comércio e nas praças públicas, culminando nas ceias natalinas e na celebração do ano novo.

Tempo integral
por Eng. Ênio Padilha

Um colega arquiteto, no interior de Minas Gerais (vamos chamá-lo de Andrade), me manda um e-mail pedindo "um conselho" para resolver seu problema: ele não tem tido muito sucesso na quantidade dos clientes e acredita que seja porque não tem tido tempo para se empenhar em algum tipo de publicidade ou talvez por causa da grande quantidade de profissionais atuando na cidade onde ele mora.

Metáfora futebolística - A preparação física
por Eng. Ênio Padilha

A ideia de transferir um termo do esporte para um campo de significação que não é o seu (a Metáfora Esportiva) é uma coisa muito interessante porque ela (a metáfora) ajuda a dimensionar corretamente um problema que está sob análise.

21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura
por Kevin J. Singh

O que vem a seguir é uma compilação da palestra que proferi em meu último dia de aula. Em vez de recapitular o conteúdo ou aplicar uma prova final, compartilhei com meus alunos uma apresentação intitulada You Finish School and Start to Practice. Nela apresento uma série de declarações seguidas por breves explicações.

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto depois da prestação do serviço
por Eng. Ênio Padilha

Publiquei aqui as duas primeiras partes desta série: as dez coisas que aborrecem os clientes durante a negociação e durante a prestação do serviço.

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a execução do serviço
por Eng. Ênio Padilha

Já publicamos aqui, as "Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço". Agora, a segunda parte (não menos importante).

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço
por Eng. Ênio Padilha

Muitos colegas, infelizmente, comportam-se no mercado como se tivessem o claro objetivo de espantar seus próprios clientes potenciais. Muitas vezes, porém, eles não sabem o que fazem. O que parece óbvio para quem "vê de fora" não parece tão óbvio para quem está vivenciando os fatos.

Indicadores de desempenho nos escritórios de arquitetura e de engenharia
por Eng. Ênio Padilha

O que não pode ser medido não pode ser controlado, e o que não pode ser controlado não pode ser melhorado.

Como ser um engenheiro civil de sucesso.
por Dra. Ana Flávia da Fonseca

Imagine uma vida sem saneamento básico, moradia e transporte? Quando observamos ao redor, verificamos que a maioria das coisas que fazem parte do nosso dia a dia é fruto do trabalho do engenheiro.

Se o seu escritório fosse um time de futebol, em qual divisão ele estaria jogando?
por Eng. Ênio Padilha

Ter um time competitivo, tanto no futebol como no mercado profissional depende de muitos fatores, muitos detalhes. E de muito profissionalismo.

Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade
por J. Osíris Thomaz de Almeida

Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

O buraco é mais em cima.
por Eng. Ênio Padilha

Há muito tempo que essa constatação me incomoda. Na verdade, quem leu meu primeiro livro (Marketing para Engenharia e Arquitetura) deve ter visto, já na primeira edição de 1998, no último capítulo, algo a respeito.

E o que faz o profissional da arquitetura de TI?
por Anderson Milochi

Quando se fala em arquitetura, a primeira palavra que pode vir à mente é: design. Afinal, a arte de desenhar ambientes internos e externos é a especialidade dos arquitetos que utilizam cálculos, noções de espaço, conhecimento tecnológico e boa dose de percepção para organizar tendências e espaços dentro da construção civil.

Conheça o perfil do Engenheiro para o mercado de trabalho
por Prof. Emannuel J. Fernandes

O engenheiro definitivamente é o profissional responsável pelo progresso de nossa sociedade. Não se pode imaginar a vida sem carros, aviões, navios, celulares, computadores, internet… Observem ao redor e verifiquem que a maioria das coisas que utilizamos em nosso dia a dia é fruto de soluções de Engenharia.

Como estar preparado para o primeiro contato com o cliente?
por Eng. Ênio Padilha

O sonho de consumo de 10 em cada 10 engenheiros/arquitetos é não ter de vender o seu serviço. Ter uma fila de clientes ansiosos por nos contratar é o que a gente, no fundo, mais deseja.

A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil do século XXI.
por Redação do Fórum da Construção

A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos.

Qual a importância do arquiteto?
por Arqº André Souza

Sua importância está na habilidade que ele desenvolveu no sentido de criar espaços adequados às várias atividades que os seres humanos realizam ao longo de suas vidas.

Como Se Tornar um Arquiteto
por Redação do Fórum da Construção

Os arquitetos projetam e supervisionam a construção de prédios, casas e outras estruturas usadas como moradia, comércio, abrigo, etc. Eles são profissionais altamente qualificados e que são responsáveis pela segurança e funcionalidade de cada projeto que assumem.

Crise. Segundo Einstein.
por J. Osíris Thomaz de Almeida

Atualmente o assunto que importa, é a crise. E pelo seu lado nefasto, pelo seu lado sombrio. Demissão, preferencialmente de centenas, dá Ibope. Queda nas vendas, também. Não queremos esconder a realidade, mas existem outros lados.

Engenheiro ou arquiteto, qual devo contratar para o projeto de casa
por Redação do Fórum da Construção

Construir uma casa não é uma tarefa simples e muita gente sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé.

Possibilidades na carreira para arquitetos
por Eng. Ênio Padilha

Desde 2009 tenho apresentado um curso de 16 horas sobre GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL (para Arquitetos e Engenheiros), que também é uma aula em curso de pós graduação (que já foi ministrada para mais de 60 turmas).

Por que é tão difícil?
por Eng. Ênio Padilha

Prezado leitor. Hoje a nossa conversa vai ser comprida. Mas eu espero contar com a sua atenção. Especialmente se você for um fornecedor de serviços de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia.

Os 10 mandamentos de marketing para engenheiros e arquitetos
por Eng. Ênio Padilha

O livro "Os pecados do Marketing na Engenharia e na Arquitetura" fala de "pecados". Portanto, "erros""

Quem é o engenheiro civil?
por Engº Paulo de Faria Ávila

A profissão e o profissional constroem, ao longo da história, um auto conceito, uma imagem, uma carapaça, um molde ao qual inevitavelmente há de adequar-se o profissional.

Tempo integral
por Eng. Ênio Padilha

Um colega arquiteto, no interior de Minas Gerais (vamos chamá-lo de Andrade), me manda um e-mail pedindo "um conselho" para resolver seu problema: ele não tem tido muito sucesso na quantidade dos clientes e acredita que seja porque não tem tido tempo para se empenhar em algum tipo de publicidade ou talvez por causa da grande quantidade de profissionais atuando na cidade onde ele mora.

Dicas para desenvolvimento profissional
por Paulo Massuno

Ao observar alguém bem sucedido na carreira, normalmente as pessoas imaginam como ele conseguiu chegar aquela posição de destaque, alguns acham que ele nasceu naquela posição, outros acham que ele tem muita sorte, ou ainda que não teve concorrentes, e outros motivos parecidos.

Cliente e arquiteto: os dois lados da moeda
por Arqª Dorys Daher

Cada caso é um caso. Nada mais verdadeiro quando se trata de decodificar a alma do cliente, esse desconhecido. Uma das perguntas mais freqüentes que ouvi durante toda a minha vida profissional foi: “Como são os outros? São parecidos comigo?”

A delicada relação cliente-arquiteto
por Arqº Edison Ferreira Pratini

Finalmente você decidiu ou conseguiu recursos para realizar o sonho: a construção da sua casa, feita sob medida para as suas necessidades. Mas como ela será? Qual será a distribuição dos ambientes? E a fachada? Que estilo terá? As perguntas vão se acumulando até que você decide procurar um arquiteto. Aquele que será o “seu” arquiteto.

Carta a um calouro (de arquitetura ou de engenharia)
por Eng. Ênio Padilha

Parabéns! Você acabou de ingressar numa carreira muito bonita, cheia de recursos e alternativas. Sim, sua carreira começa agora, no primeiro dia da faculdade e não no dia da formatura, como muita gente pensa.

A Profissão de Arquiteto
por Redação do fórum da Construção

A Arquitetura existe desde que o homem viu a necessidade de se abrigar para sua proteção. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com a engenharia, matemática e cálculo.

O que é Engenharia de Software?
por Michel Franco

Entenda as duas definições, o que é engenharia? A engenharia é a área em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção,exploração e operação de objetos úteis para a humanidade.

Tabela de Honorários
por Eng. Ênio Padilha

Semana passada encontrei, no aeroporto, em São Paulo, um amigo que acabou de ser eleito presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos da sua cidade.

Como e quanto os arquitetos cobram pelo seu trabalho?
por Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Eis que chega o tão sonhado dia. Acabo de comprar um terreno, ou um imóvel já pronto, e agora devo iniciar o processo de construção ou de reforma da minha casa. Pois bem, como começar? Quem devo chamar? É o arquiteto? O que ele faz e, principalmente, como ele cobra?

Arquiteto, designer e decorador: sem preconceitos
por Arqª Eliane Sampaio

Quando iniciarem esta leitura, aposto que pensarão que estou novamente às voltas com definições, conceitos e todas as idéias que ouso expor a vocês. Mas, desta vez, o assunto foi provocado (no bom sentido), não surgiu de forma espontânea.

Vantagens de estar desempregado (ou não) durante a seleção
por Camila Pati

Toda vantagem competitiva é bem-vinda em um processo seletivo e pode fazer a diferença na conquista da oportunidade profissional. E não só os perfis comportamental e técnico entram no hall dos aspectos avaliados pelos recrutadores e também pelas empresas.

Sucesso + Engenharia = Realizaçao profissional
por Bruno Ribeiro

Sucesso. pra alguns é um estado de espirito, dado sua origem ( sucessus é o participio do verbo sucedere 'acontecer'), Ou seja representa apenas um fato acontecido, qualquer fato mesmo o mais banal.

6 ideias que podem mudar sua sina na entrevista de emprego
por Talita Abrantes

Primeiro, a oportunidade profissional atraiu seus olhos. Depois, foi a vez do currículo cativar a empresa ou headhunter. O resultado da interação rendeu um convite para fazer uma entrevista de emprego. O momento em que, olhos nos olhos do recrutador, a carreira de qualquer profissional pode mudar.

A responsabilidade profissional e o ser humano
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Existem certos atributos do comportamento humano que ajudam o indivíduo a alcançar resultados favoráveis na sua vida, quer como ser humano quer como profissional.

O Mito da Criatividade em Arquitetura
por Arqº Edson Mahfuz

Existe grande confusão a respeito do que seria criatividade em arquitetura. Tal fato não seria preocupante se não tivesse tantos efeitos nocivos para a prática da arquitetura.

Vantagens da Contratação de um Profissional Especializado
por Redação do Fórum daConstrução

Quais os custos e os benefícios da contratação de um profissional especializado para sua obra/reforma?

Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores
por Redação do Fórum da Construção

O que é arquitetura e o que faz o arquiteto? Quais as diferenças deste profissional em relação ao engenheiro e também ao design de interiores? Veja uma comparação dessas profissões.

7 aspectos para começar e construir uma carreira em arquitetura ou design .
por Arqº Glaucio Gonçalves

A construção civil vive um de seus melhores momentos. Com o maior acesso da classe C à casa própria, a economia favorável e o advento dos jogos esportivos internacionais no Brasil, as profissões de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores estão entre as mais promissoras.

Quer ser um engenheiro de sucesso? Seja um engenheiro criativo.
por Vinicius França Nascimento

A criatividade é um conceito muito explorado no campo das artes. No mundo corporativo está intimamente associado a profissionais da publicidade, moda e design que trabalham diretamente com ela, utilizando-se dela disfarçada nas mais variadas vertentes nos campos do som e imagem.

O caminho de volta
por Téta Barbosa

Já estou voltando. Só tenho 37 anos e já estou fazendo o caminho de volta. Até o ano passado eu ainda estava indo. Indo morar no apartamento mais alto do prédio mais alto do bairro mais nobre. Indo comprar o carro do ano, a bolsa de marca, a roupa da moda. Claro que para isso, durante o caminho de ida, eu fazia hora extra, fazia serão, fazia dos fins de semana eternas segundas-feiras.

O valor do profissional brasileiro
por Engº Jary de Carvalho e Castro

Há alguns dias temos nos deparado com notícias sobre a vinda de médicos formados em outros países para atuar somente em regiões remotas e carentes do Brasil. O “Mais Médicos”, programa do Governo Federal, pretende, dessa forma, garantir mais médicos e mais saúde para os brasileiros.

Contratação por projeto executivo define a obra
por Engº João Alberto Viol

A melhor contratação de uma obra pública é a realizada com base no projeto executivo, completo. Essa é uma constatação básica. Quando o governo contrata o projeto de um empreendimento público pela proposta que combina a melhor técnica e preço adequado, ele terá em mãos os ingredientes que permitem ter “a obra sob seu inteiro controle”.

Inteligência Emocional: Conheça características do líder moderno
por Paulo Cesar T. Ribeiro

Estamos na era do capital intelectual (Brain Power), em que as empresas querem os melhores líderes, pois eles lhes darão reais vantagens competitivas. Neste cenário, a Inteligência Emocional (QE) é extremamente importante e está ligada ao sucesso pessoal e profissional. Hoje, para ser considerado “inteligente”, o líder tem que possuir QI (Inteligência Intelectual: raciocínio lógico, matemático e verbal) e, principalmente, um bom QE (Inteligência Emocional).

A importância do Planejamento no Papel
por Leandro Nascimento Cristo

Você já se perguntou o porquê de não alcançar suas metas? Você consegue até imaginar onde deseja estar daqui a 2 anos, inicia algumas ações em busca de resultados, mas elas acabam se perdendo no meio do caminho, e voltamos a estaca 0 , com o mesmo objetivo de 2 anos atrás, que se torna os mesmos daqui a 5 anos, 10 anos e 15 anos, sabe porque?

Atribuições do arquiteto
por Arqª Adriana Lima

No exercício da profissão, ainda existem alguns mitos, um tanto quanto equivocados, a serem debatidos. O maior deles está na crença de que o arquiteto é um “objeto de consumo” altíssimo, cheio de glamour e status.

Lelé: cidades como São Paulo são Frankensteins.
por Redação do Fórum da Construção

O arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o Lelé, foi contemporâneo de Oscar Niemeyer e mudou-se para Brasília para ajudá-lo a projetar e construir a cidade no fim da década de 1950.

Engenharia Nacional e a Competitividade Brasileira
por Engº José Roberto Bernasconi

A engenharia é uma das bases mais fortes para dar suporte à inovação, ao incremento tecnológico e, portanto, à competitividade de um país.

A corrupção e a garantia quinquenal de obras
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Cada vez mais as responsabilidades públicas passam a ter maiores consequências e a Sociedade passa então a buscar cada vez mais estratégias de participação na condução de seu próprio destino.

Como ser um empreendedor de sucesso
por Redação do Fórum da Construção

Horários mais flexíveis, menos estresse com cobranças e mais disponibilidade para a família são algumas das metas daqueles que sonham abrir o próprio negócio. Mas, deixar de ser empregado para ser patrão não é tarefa fácil. A pequena e média empresas tem inúmeras dificuldades para se estabelecer nos primeiros anos de vida.

Sociedade entre Arquitetos: A construção em grupos de pesquisa e preço competitivo no mercado da construção
por Redação do Fórum da Construção

A sociedade entre arquitetos deu origem a grandes escritórios de arquitetura e grupos de construção civil que permitiu oferecer ao mercado serviços de alto padrão com um preço mais competitivo.

Trabalhar em casa: um bom negócio
por Suzane G. Frutuoso

Numa metrópole como São Paulo, o trabalhador enfrenta horas de trânsito e um transporte público deficiente para chegar ao serviço. A angústia do atraso, o estresse do desconforto e até o risco de acidentes tornam a mobilidade urbana um desafio crescente. E na mesma proporção aumenta a quantidade de empresas que optam pelo trabalho a distância de olho nas vantagens dessa opção – para ambos os lados.

Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça.
por Alexandre Fracchetta

Com a necessidade da agilidade e obtenção de resultados cada vez mais cobrados de seus funcionários, as empresas buscam cada vez mais o envolvimento e comprometimento da equipe envolvida em um determinado projeto.

Promiscuidade entre estado e governo: o vórtice do mal.
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Ariane Minouchkine, fundadora e diretora do Théâtre du Soleil, em um determinado momento de antiga entrevista ao jornal Folha de São Paulo, ressalvou orgulhosamente que sua companhia recebia recursos do Estado francês e não do Governo do país. Quis pontuar essa grande mulher que aí se colocava uma enorme e profunda diferença ética.

O “irresponsável técnico” da engenharia, arquitetura e construção
por Tecº José Luiz Mendes Gomes

Muitos engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos do vasto universo da engenharia, arquitetura e construção desempenham suas atividades sem sequer ter conhecimento de seus direitos e deveres.

Arquitetos voltados a Decoração
por Redação do Fórum da Construção

O ramo da construção permite com que cada profissional possa atuar em um leque imenso dentro da construção e suas atividades correlacionadas.

2.012 – Importante ano para as Entidades de Classe do Sistema Confea/CREAs
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Ano importante para as Entidades de Classe, domingo, 7 de outubro temos eleições municipais, para vereadores e prefeitos. Mas, o que uma eleição tem a haver com uma Entidade de Classe perguntariam alguns?

Como produzir (provocar) a propaganda boca-a-boca
por Eng. Ênio Padilha

“A propaganda boca-a-boca é a melhor forma de divulgação para os serviços de Engenharia ou Arquitetura”. Você já deve ter ouvido essa afirmação inúmeras vezes. E, acredite: é a mais pura verdade. Não existe nada que se compare (em termos de efeito positivo na cabeça do cliente) do que um elogio público, sincero e espontâneo partindo de alguém isento (um cliente satisfeito).

Os arquitetos e as cidades
por Salvador Gnoato

O crescimento das cidades em países emergentes está aquém da capacidade dos arquitetos atuarem no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida para seus habitantes

Por que é que a gente é assim?
por Eng. Ênio Padilha

É na Escola de Engenharia que começa a ser destruída a nossa auto-estima. É na Escola de Engenharia que começa a ser forjado o nosso comportamento autodestrutivo, nosso desprezo pelos valores da própria profissão, nosso desgosto com a nossa própria atividade profissional. É na Escola de Engenharia que nasce a nossa falta de coragem empresarial e essa submissão inaceitável aos caprichos dos clientes.

Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Construção do 3º milênio
por Tecº José Luiz Mendes Gomes

Apesar de estarmos vivendo o 3º milênio, encontramos ainda uma parcela de profissionais do vasto universo tecnológico e construtivo não alinhada com os ditames que o advento do ano 2000 passou a exigir inexoravelmente. Muito mais do que em tempos recentemente passados, a cada dia torna-se preponderante o fornecimento de serviços com “eficiência e resultados”, currículos “recheados” de evidências em ações por qualificação profissional, procedimentos ilibados “ao vestir a camisa da empresa”, etc.

Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?
por Arq. Iberê M. Campos

O cálculo da mão-de-obra a ser gasta em um serviço começa sempre pela avaliação de quanto tempo (em horas) se gastará em determinado serviço. A multiplicação da quantidade de horas pelo valor do homem-hora (ou hora-técnica) será o valor da mão-de-obra em nosso cálculo de custo.

O arquiteto como administrador de obras: vamos unir o útil ao agradável!
por Arq. Iberê M. Campos

O trabalho do arquiteto é milenar, mas nos últimos 100 anos sofreu mudanças que estão afetando diretamente o bolso dos profissionais da área, que está cada vez mais vazio...

A falta de planejamento das pequenas empresas na construção civil
por Eng. João Bosco Vieira da Silva

Muitas obras executadas no Brasil por pequenas empresas, são realizadas de forma artesanal, ou seja, sem planejamento de execução e custo, sem garantia do cumprimento do prazo previamente estabelecido e sem a estimativa de custo total da obra.

As previsões de Nostradamus, e a vergonha da Copa de 2014?
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

O Sinaenco, sindicato que congrega no Brasil as empresas de arquitetura e engenharia brasileiras, tem como lema “Antes de uma boa obra existe sempre um bom projeto”. Pensando nisto realizou uma campanha pelo planejamento da Copa 2014, e entre 2008 e 2009 promoveu uma caravana para todas as cidades-sedes, onde procurou conscientizar as autoridades sobre o real significado do Mundial e as oportunidades que abriria, identificando os principais desafios que cada cidade teria para sediar a Copa 2014.

Porque o arquiteto deve fazer a administração de obras
por Arq. Iberê M. Campos

Os arquitetos vêm tendo dificuldade em estabelecer-se no mercado de trabalho, devido aos fatores que estamos enumerando aqui neste artigo. Mas a solução pode estar bem perto, o arquiteto precisa apenas fazer uso de suas prerrogativas legais e abranger mais áreas do que aquelas em que atua normalmente.

Arquitetos de Cozinha
por Redação do Fórum da Construção

Se em algum momento você tivesse que responder a pergunta de qual é o lugar que você mais gosta na sua casa o que você responderia? Para muitas pessoas a cozinha é a resposta, e em muitas casas a cozinha é o coração da construção, onde a família se reúne, muitas vezes onde acontecem as festas e conversas de fim de noite ou um encontro com os amigos enquanto você cozinha tomando um bom vinho, o café da manha depois daquela festa.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado. O que muda?
por Redação do Fórum da Construção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no último dia 30/12 o PLC 190/10 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e regulamenta a profissão de Arquitetura e Urbanismo. O projeto foi sancionado com o veto do artigo 67, que garantia "o direito de registro no CAU ao profissional diplomado em urbanismo, cujo campo de atuação profissional será definido em função da respectiva formação acadêmica".

Curso de Marketing e Vendas para arquitetos
por Redação do Fórum da Construção

A Faculdade de Belas Artes de São Paulo, oferece os Cursos Livres de Primavera. Esses cursos são extruturados para quem busca aperfeiçoar-se profissionalmente ou complementar sua formação em curto espaço de tempo com a manutenção de progressiva qualidade. A maior parte dos programas não exige pré-requisito e libera certificado de participação ao aluno que frequentar regularmente as aulas.

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 3ª parte
por Eng. Ênio Padilha

A sustentabilidade da Marca Engenharia (ou “Arquitetura” ou “Agronomia”) está ligada ao comportamento dos seus praticantes. Nessa terceira parte vamos analisar algumas ações que têm maior relevância para esse processo:

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 2ª parte
por Eng. Ênio Padilha

Valorização Profissional e Sustentabilidade são conceitos amplos e que podem ser abordados de diversas maneiras. Nessa segunda parte do artigo, analisaremos os seguintes aspectos: A sustentabilidade das profissões, Dimensões do exercício profissional e a crise, e, Elementos para o exercício profissional sustentável.

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 1ª parte
por Eng. Ênio Padilha

Valorização Profissional e Sustentabilidade são conceitos amplos e que podem ser abordados de diversas maneiras. Este artigo apresenta uma visão mercadológica da questão, assumindo que Engenharia, Arquitetura e Agronomia são marcas com valor comercial e que engenheiros, arquitetos e agrônomos, na data de suas formaturas, conquistam o direito de explorar comercialmente essas marcas.

Sociedade entre Arquitetos: A união, normalmente, faz a força!
por Redação do Fórum da Construção

A sociedade entre arquitetos deu origem a grandes escritórios de arquitetura e grupos de construção civil que permitiu oferecer ao mercado serviços de alto padrão com um preço mais competitivo.A sociedade entre arquitetos deu origem a grandes escritórios de arquitetura e grupos de construção civil que permitiu oferecer ao mercado serviços de alto padrão com um preço mais competitivo.

Em dois meses, construção civil cria quase 102 mil novos empregos
por Redação do Fórum da Construção

O nível de emprego na construção civil brasileira aumentou 1,55% em fevereiro na comparação com janeiro, o que equivale à contratação de mais 39.058 trabalhadores com carteira assinada. Com isso, apenas no acumulado dos dois primeiros meses de 2010, o nível de emprego no setor cresceu 4,14%, com a impressionante contratação de mais 101.813 trabalhadores formais.

Arquiteto ou arquiteta? Quem é melhor?
por Redação do Fórum da Construção

A procura de profissionais da construção é cada vez maior para consulta da melhor forma de realizar e desenvolver os projetos. Em um ambiente onde reina a figura masculina existem a figura quase que absoluta de uma mulher, a arquiteta, nesse seguimento os homens são minoria. A grande maioria dos arquitetos, tanto no mercado quanto nos centros de estudo acadêmico são mulheres.

O Brasil preparado para crescer...Será???
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Na última semana de Janeiro alguns dos mais importantes empresários do país estiveram reunidos no Seminário “O BRASIL PREPARADO PARA CRESCER” e confirmaram que devemos mesmo continuar a crescer. A frase que notabilizou o evento, foi: - “O Brasil é o país do futuro e o futuro é já”.

O Brasil é um país de oportunidades para engenheiros...
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Não podemos pensar em crescer se não dispomos de engenheiros, envolvidos com este crescimento. Externando seus pontos de vista, debatendo e dando a cara para bater...Os grandes planos de investimentos em infraestrutura continuarão se dando por meio de interesses políticos, independente desta ou daquela frente político-administrativa.

Governo planeja construir nova rodovia Rio-Santos
por Redação do Fórum da Construção

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) já tem pronto um termo de referência (estudos iniciais de viabilidade econômica) para construir um novo trecho da Rio-Santos, a BR-101, entre Mangaratiba e Parati (RJ). A expectativa da autarquia é lançar até fevereiro o edital de um novo traçado, que deve substituir a rodovia atualmente existente.

Construção civil, após a crise, deve bater recorde de geração de empregos.
por Redação do Fórum da Construção

O setor de construção civil, principal empregador de mão de obra no ano, acabou, em boa parte, servindo para manter constante a participação dos trabalhadores que ganham entre R$ 697 e R$ 930 no bolo salarial.Antes da crise, em outubro, esta faixa equivalia a 20,18% do total de vagas criadas, caindo, em fevereiro, a 16,71%.

O acidente no Rodoanel e as boas práticas da engenharia
por Engº José Roberto Bernasconi

O acidente que ocorreu na última sexta-feira, 13/11, na construção de um complexo de viadutos do tramo sul do Rodoanel de São Paulo sobre a rodovia Régis Bittencourt, no município de Embu-SP, tem motivado uma polêmica pela imprensa, envolvendo a engenharia brasileira. Parte dessas críticas padece de um defeito que é comum em acidentes do gênero: nelas, recorre-se muitas vezes ao “achismo” para apontar culpados, de forma apressada e com certo grau de leviandade.

Obras públicas e a responsabilidade do sistema CONFEA/CREAS perante a nação! Final.
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Enquanto vibramos com a escolha do Rio como a sede das Olimpíadas de 2016, onde os recursos para o planejamento e construção de instalações esportivas e obras gerais de infra-estrutura são estimados em 14,4 bilhões de dólares, uma pilha de processos lota o do Tribunal de Contas da União (TCU) e dá a exata dimensão do mau uso do dinheiro público pelos agentes políticos durante a realização dos jogos Pan-Americanos, em 2007.

Obras públicas e a responsabilidade do sistema CONFEA/CREAS perante a nação! - 1ª parte.
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Falar em obra pública, na maioria das vezes significa falar em desvio de dinheiro público. O TCU - Tribunal de Contas da União fiscalizou neste ano cerca de 220 obras in loco. Foram encontradas irregularidades graves em 29% e em outras 55% apresentavam algumas irregularidades menores e apenas 16% não continham nenhum tipo de ressalva. Se generalizarmos o problema podíamos dizer que 84% das obras públicas apresentam indícios de desvios de recursos públicos e que desvios de recursos públicos em obras e serviços de engenharia só podem acontecer se um profissional do Sistema CONFEA/CREAs estiver participando do esquema ou sendo omisso.

O desabafo de um arquiteto
por Arq. Wailã Nogueira Aury de Souza Cruz

Eu já mandei este comentário para várias entidades, como por exemplo, o Senado, Câmara Federal e outros e até agora não obtive nenhuma resposta. Será que este fórum gostaria de me ouvir?

Relação arquiteto e cliente: um jogo de xadrez deveras complicado!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Navegando na internet, fiquei sabendo pelo Wikipédia que na sociedade da Roma Antiga cliente (do latim cliens) era um plebeu associado a um patrono benfeitor (patronus, um predecessor de padrinho, patrão). Atualmente, o cliente tem outro papel. É uma pessoa (física ou jurídica) com acesso a várias opções de produtos ou serviços que participa de todo o processo de produção, desde a sua concepção até o seu consumo, e cuja aceitação do produto ou serviço garante a sobrevivência de quem os fornece.

O IBDA também está no TWITTER
por J. Osíris Thomaz de Almeida

O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e ler atualizações de pessoas ou empresas, em textos de até 140 caracteres, através da Internet ou celular.Com isso desenvolveu-se um sistema prático e rápido de divulgar e manter informado pessoas com o mesmo interesse, associando os sites ao Twitter, facilitando assim, a divulgação das novidades.

Lei federal exige específicamente a ART de orçamento
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

A fixação de valores (através do orçamento) deve respeitar o artigo 109 da Lei nº 11.768 que diz: - Art. 109. “O custo global de obras e serviços (executados com recursos dos orçamentos da União), será obtido a partir de custos unitários de insumos ou serviços iguais ou menores que a mediana de seus correspondentes no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), mantido e divulgado, na internet, pela Caixa Econômica Federal”.

Os US$ 5 trilhões do G20 solucionarão a crise?
por Marcos Cintra

Depende. A débâcle mundial surgiu nos EUA. Começou com a desaceleração econômica no país há cerca de dois anos, em 2007. Isto aumentou a insolvência do mercado imobiliário, que havia assumido riscos muito além do que a prudência recomendaria.

O principal documento para o trabalhador, não tem segunda via.
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Todos os documentos do Brasil tem segunda via, com uma exceção, e é o documento mais importante no momento de requerer sua tão sonhada e esperada aposentadoria.

Lei de licitações e a polemica dos critérios de menor preço
por Eng. Maçahico Tisaka

A Lei nº 8666/93 também chamada de “Lei de Licitações” foi aprovada em junho de 1993, num ambiente de grande clamor público contra o governo federal diante de escandalosos casos de superfaturamento de obras públicas e favorecimento de algumas empresas ligadas a certos políticos, e violenta pressão da mídia junto ao Congresso Nacional para aprovar uma lei que impedisse esses desmandos.

Varejo de material de construcão deverá crescer 8,5 % em 2009 no Brasil.
por Redação do Forum da Construção

Apesar da turbulência na economia causada pela crise internacional no segundo semestre de 2008, o setor de material de construção teve um desempenho notável, fechando o ano com crescimento de 9,5% sobre 2007, segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). O faturamento do varejo de material de construção em 2008 foi de R$ 43,23 bilhões. Os dados refletem o comportamento das lojas em volume de vendas. As previsões para 2009 não ficam muito atrás. A Anamaco calcula que, em 2009, o setor deve ter um crescimento semelhante ao que está previsto para a China no mesmo período.

Oferta de trabalho para 5.563 arquitetos e engenheiros
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Exatamente 5.563 Prefeitos tomaram posse neste inicio de ano, anunciando austeridade como regra básica. Pelo menos 5.563 arquitetos e engenheiros deverão ser responsáveis pelos departamentos de obras e outras inúmeras secretarias.

Orçamentos estimativos sem identificação de autoria pode anular licitação pública.
por Eng. Maçahico Tisaka

A Lei nº 8666/93 no seu Art. 40, alínea XVII , item II do § 2º. estabelece a obrigatoriedade da Administração Pública apresentar juntamente com o edital de licitação o ORÇAMENTO ESTIMATIVO EM PLANILHAS DE QUANTITATIVOS E PREÇOS UNITÁRIOS.

Lei de Licitações : O país precisa rever a Lei Nº 8666/93
por Eng. Maçahico Tisaka

A Lei nº 8666 também conhecida por “Lei de licitações”, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, instituindo normas gerais para licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações nos três níveis de governo, trata-se de uma lei tão ampla que permite comprar um lote de alfinetes até a contratação de uma usina hidrelétrica de grande porte.

Licitação por pregão : Carta aberta ao Senador Eduardo Suplicy
por Eng. Maçahico Tisaka

Excelentíssimo Senador Eduardo Suplicy, para começar, não posso deixar de registrar que V.Excia. é credor da minha profunda admiração e respeito, e acredito, de todos os brasileiros, pela postura sempre correta e intransigente com que tem defendido o interesse público.

Irrigar a economia real sem custos extras
por José Roberto Bernasconi

Megacrises econômicas exigem soluções de igual magnitude, tomadas com presteza e rigor na sua definição. Hoje sabemos que a política equivocada do Fed (o banco central dos EUA) e do governo americano ao deixar o banco de investimentos Lehman Brothers quebrar, em 15 de setembro, inseriu a economia global em sua mais grave crise desde 1929.

Relacionamento Entidade de Classe x Prefeitura... Parceria, Guerra ou Indiferença...
por Engº Civil Marcio de Almeida Pernambuco

Passada as eleições e definido quem será o próximo Prefeito toda Entidade de Classe deveria estar se perguntando se na próxima gestão será parceira, inimiga ou indiferente.

Resistência dos Materiais - Treliça Hipostática
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Uma crônica PSICODÉLICA tecnológica: haveria uma REBECA na resistência dos materiais? Houve um famoso filme da década de 30/40 de nome "Rebeca, a mulher inesquecível".

Proposta de Política Industrial para a Construção Civil
por Da redação do Fórum da Construção

No último dia 6 de outubro, reuniram-se na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), cerca de 120 representantes da cadeia produtiva da construção civil que  acompanharam o  lançamento do "Caderno Técnico - Proposta de Política Industrial para a  Construção Civil  - Edificações”.

Crises e Oportunidades
por José Roberto Bernasconi

A crise econômica mundial representa o fim da era dos recursos fartos e acessíveis e trará dificuldades a todas as economias, a brasileira incluída. Mas o Brasil conta com vantagens competitivas (commodities agrícolas e minerais, petróleo e gás, entre outras) e deve aproveitá-las para planejar e contratar os projetos de arquitetura e engenharia necessários ao desenvolvimento de sua infra-estrutura e, assim, receber os investimentos que certamente procurarão oportunidades globais.

O TAC no contexto do direito ambiental
por Eng. Almir Roberson Aizzo Sodré

O Termo de Ajustamento de Conduta - TAC como instrumento jurídico tem se apresentado para ordenar as mais diversificadas questões, sendo comumente usada para ordenar as ações acordadas em diversas modalidades de conflitos. Neste artigo, procurou-se enfatizar o TAC no contexto do Direito Ambiental e, desta formar reunirem-se elementos fundamentais para a análise das questões ambientais que se inserem em nosso cotidiano.

Vai montar seu canteiro de obras? Atente para alguns detalhes da norma
por Alexandre Fracchetta

Assim como para segurança do trabalho existem normas para acomodar e implantar seu canteiro de obras com segurança e dentro dos padrões, conforme regem as leis do trabalho. No caso a norma que cuida deste assunto é a NR-18, que regulamenta os itens descritos em seguida.

Maquete eletrônica – parte 1
por Flavia Cristina M. de Campos

A tecnologia vem nos favorecer em todos os sentidos. E não seria diferente na construção civil e arquitetura. A maquete eletrônica hoje não é apenas um recurso ela é uma ferramenta de trabalho. Ela nos auxilia a compreender melhor os espaços e as soluções que estão sendo propostas por decoradores, arquitetos e engenheiros.

Segurança em trabalhos com eletricidade
por Alexandre Fracchetta

Gostaria de comentar aqui sobre a importância da segurança quando se trata de manuseio de instalações elétricas e suas aplicações. A norma que rege estes trabalhos é a NR-10 segundo Portaria n° 598 de 7 de dezembro de 2004, do Gabinete do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, que revisou e colocou em vigor a Norma Regulamentadora N° 10 de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Como ter segurança em trabalhos com eletricidade
por Alexandre Fracchetta

Gostaria de comentar aqui sobre a importância da segurança quando se trata de manuseio de instalações elétricas e suas aplicações. A norma que rege estes trabalhos é a NR-10 segundo Portaria n° 598 de 7 de dezembro de 2004, do Gabinete do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, que revisou e colocou em vigor a Norma Regulamentadora N° 10 de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Em busca do tempo perdido
por Sinaenco

O Brasil corre, mais uma vez, o risco de desperdiçar tempo precioso, em que o país – governo nas suas três esferas e iniciativa privada – deveria estar investindo no desenvolvimento de projetos necessários à contratação de obras exigidas para sediar de forma competente a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Antoni Gaudí, um arquiteto sonhador?! (Barcelona, 1852-1926)
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Nasce no séc. XIX, em Réus na Espanha, filho de ferreiro, tinha um estilo novo, ousado, com formas curvas, materiais distintos e edifícios grandiosos, utilizava cores brilhantes em áreas e espaços naturais, admirava a natureza.

Arquitetura Antroposófica: as artes plásticas e o desenvolvimento da alma humana
por Michael Emil Mösch

Iniciada por Rudolf Steiner no início deste século, Arquitetura Antroposófica tem um parentesco com o termo Arquitetura Orgânica, um conceito hoje utilizado no mundo todo.

Os CREAs e o IPTU que as Prefeituras querem cobrar...

A carga tributária do Brasil chega quase a 44%, sendo a segunda maior carga sobre salários do mundo. Com estes dados, o Brasil perde apenas para a Dinamarca, sendo a maior carga tributária para um país em desenvolvimento e o brasileiro normalmente tão inconformado já está se acostumando a pagar tanto imposto, que nem tem reclamado mais e nem bem acabou de pagar o IPVA, já vem chegando o carnezinho do IPTU.

Zaha Hadid – uma arquiteta orgânica. Gosta de construir descontruindo.
por Maria Lucia Capella Botana

A arquitetura feminina não poderia estar melhor representada. Zaha Hadid nasceu em Bagdá. É uma arquiteta iraquiana baseada em Londres que fascina pela ousadia das formas de seus projetos, considerados intrigantes, pela audácia, por viver à frente do seu tempo.

É preciso recompor a arquitetura e a engenharia brasileiras

O Brasil vive um momento raro em sua história. Após mais de duas décadas em que a economia vivenciou a difícil experiência de crescimento pífio do PIB, conseguimos uma estabilidade macroeconômica poucas vezes antes vista, com taxas de crescimento mais elevadas e num ciclo aparentemente mais sólido.

Quem tem medo de Oscar Niemeyer?

Duas críticas recentes - "The New York Times" e "Isto É" - sobre a obra do arq Oscar Niemeyer, levantam questões como irresponsabilidade funcional, zero de preocupação com conforto ambiental, erros de partido e outros quesitos mais, como modificações infelizes da própria obra.

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

Dentro de cinco anos, qualquer empresa que tenha a ambição de estar ou permanecer na liderança do mercado deverá ser reconhecida pelos seus clientes e pela sua cadeia produtiva como tendo uma operação competitiva, ética e sustentável.

O verdadeiro papel das entidades de classe.

Associativismo uma forma nobre de afirmar valores e viver a cidadania plena... Dez entre dez Estatutos de uma Entidade de Classe do Sistema Confea/CREAs, pretende zelar pela ética profissional, cuidar dos interesses dos profissionais associados, promover a cidadania, defender o meio ambiente e a Sociedade.

Relação aberta, gol na certa!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

A relação entre profissional e cliente, para ser feliz, dar "de goleada", desde o período de concepção do projeto arquitetônico até o momento de colocar as flores no vaso, necessita de muita transparência!

O uso da medida grado na Geometria e a Historia Militar Brasileira - Aspectos de unidades de medida
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Sempre que encontrei a medida " grado " para medir ângulos pensei: para que serve e qual sua origem? A não ser uma obediência a um ortodoxia métrico decimal explicaria seu uso, pois, como sabemos, o grado é a centésima parte de um ângulo reto(90 graus).

Maquetes Eletrônicas
por Evandro Bonocchi

É um fato. A necessidade de apresentação cada vez mais fiel de projetos de variados tipos está há muito tempo tomando conta dos melhores escritórios de arquitetura, bem como de construtoras e outras atividades.

Eu compro imóvel na planta

Quando nos deparamos com uma matéria relativa à aquisição de imóvel na planta, onde, baseado em um caso de inadimplência na entrega, devido à falência do construtor, é feita uma verdadeira execração desta modalidade de negociação imobiliária.

Infiltração e drenagem - os temas da Maccaferri no Fórum da Construção

Reconhecida por sua experiência centenária e mundial em soluções para a engenharia geotécnica, hidráulica e de proteção ao meio ambiente, a MACCAFERRI DO BRASIL LTDA é a mais nova parceira do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA).

Engenharia de Avaliações
por Eng. Adv. Francisco Maia Neto

Quando as atividades humanas caminham cada vez mais para a especialização, nada mais natural que passemos a entender melhor a ciência conhecida como Engenharia de Avaliações, especialmente em um momento que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Oportunidades para o setor da construção no Golfo Arábico

De 18 a 30 de novembro de 2007 a Câmara Árabe e a Apex-Brasil Agência de Promoção de Exportações e Investimentos realizam uma missão empresarial ao Golfo Arábico a países como Kuwait, Catar e Emirados Árabes.

CPMF

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura – IBDA- apóia a campanha “Sou contra a CPMF”- uma contribuição criada de forma emergencial e provisória, mas que já dura 11 anos.

Táticas para pedir (e conseguir) aumento de salário
por Arq. Iberê M. Campos

Pedir aumento de salário nunca será fácil. O empregador acha que o funcionário ganha o suficiente, enquanto que o funcionário pensa justamente o contrário. Ambos têm seus pontos de vista, será que é possível chegar a um acordo?

Obras e serviços de Engenharia não podem ser licitados por pregão !
por Eng. Maçahico Tisaka

Alguns órgãos públicos estão tentando contratar serviços de engenharia e construção civil usando a licitação por pregão. Mas este procedimento é ilegal e tecnicamente errado, podendo causar prejuízos aos cofres públicos e atingir diretamente empresas de consultoria, projetos e obras de construção civil que fornecem para o governo.

Supersimples na construção civil: vale a pena aderir?
por Eng. Maçahico Tisaka

O governo está sempre mudando o sistema de tributação, quase sempre com a intenção de arrecadar mais impostos. A última criação é a opção pelo SUPERSIMPLES, que pode ser ou não vantajoso para cada empresa, dependendo do caso. Analise as informações a seguir para ver em que caso ela se encontra.

Proposta de projeto : a difícil negociação entre o arquiteto e o cliente,
por Arq. Luís Otávio Forster e Arq. Iberê M. Campos

A negociação entre o arquiteto e seu possível cliente pode ser confusa quando ambos não têm a perfeita noção do que estão fazendo. Propostas desprovidas de conteúdo e clientes que não sabem a importância do projeto são o ponto de partida para obras mal feitas e que provavelmente não atenderão às necessidades de seu proprietário.

A importância de contratar um Arquiteto e como proceder
por Arq. Victor Sportelli

É comum pensar que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética. Grave erro, pois o Arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras idéias até a entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra.

Dúvidas mais comuns em relação ao registro de empresas no CREA-SP

O exercício profissional do Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo é regulamentado pelo CREA e os profissionais atuantes no ramo certamente conhecem a documentação exigida. Entretanto, é comum haver dúvidas quando estes profissionais são sócios, empregados ou contratados de empresas.

Enigma estrutural: Teste estático versus teste dinâmico, ou Como Testar Uma Laje de Salão de Baile
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

O Prof. Botelho faz uma abordagem pitoresca sobre como a realidade é bem diferente do que acontece nas pranchetas dos engenheiros, e como encontrar uma saída bem-humorada do problema.

O livro sagrado da Engenharia -- Surpresa! não é aquele que você está pensando.
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Aconteceu algumas dezenas de anos atrás. Tinha sido contratado por uma firma de engenharia para dirigir o projeto de uma potente casa de bombas que retiraria água do mar recalcando-a para atender às necessidades de resfriamento de uma siderúrgica. Fui contratado para dirigir e não para desenvolver partes técnicas do projeto, para o que havia, ou melhor, deveria haver e na prática não havia uma equipe de projetistas.

Pensamentos da Engenharia
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Ao longo de tantos anos de prática profissional na Engenharia fui relacionando algumas coisas notadas e aprendidas ao longo do caminho. Veja se você concorda com elas e se pode contribuir com mais algumas!

Imóvel, alternativa de aposentadoria
por Engº Francisco Maia Neto

A discussão da reforma da previdência social, que tomou conta do País nos últimos anos, especialmente no que se refere à questão das aposentadorias, desnudou uma outra face da matéria. A questão atinge em cheio uma camada da população formada por jovens executivos, com idade inferior a 40 anos, que passou a buscar por meios próprios a segurança para os anos futuros, já não tão produtivos.

Honorários de engenharia : Como é difícil receber !!!
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Esta história aconteceu há alguns anos. Recebi uma ligação telefônica convidando-me para dar uma consultoria em tratamento de água para duas estações que funcionavam mal em um estado da federação. E o convite veio com mais um pedido, um honroso convite. Que na minha estada nessa cidade eu desse dois cursos. Seria um trabalho para duas semanas de estadia. E veio em tom alarmante. E venha logo que nossa água está péssima...

A.R.T. - Acervo e defesa do profissional
por Engº Francisco Maia Neto

A Anotação de Responsabilidade Técnica, procedimento obrigatório em qualquer atividade, projeto, obra ou serviço executado na área da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, mais do que uma instituição legal é um instrumento de defesa do profissional, formadora de seu acervo técnico.

Orientação de um velho Engenheiro de Barbas Brancas a um jovem engenheirando sobre um estágio de férias
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

O ensino de Engenharia e Arquitetura foca bastante nas questões técnicas e legais, mas freqüentemente se esquece de que o profissional que está se formando é, antes tudo, uma pessoa que vai lidar com outras pessoas e precisa aprender a conviver neste mundo real.

Aspectos matemáticos e humanos da corrente da felicidade
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Sempre acreditei que professores de Matemática nunca fossem seduzidos por ofertas ilógicas e impossíveis, até quando aconteceu exatamente isto comigo. Tenho inclusive a responsabilidade, perante a Revista do Professor de Matemática, de contar casos e histórias sobre aspectos humanos da rainha das ciências. Acreditem ou não a história que se sucede aconteceu comigo em 2.001.

Invista no Arquiteto!
por Arq. Ignez Ferraz

É comum escutarmos que "O arquiteto onera uma obra, cria projetos inexeqüíveis, etc,etc,etc". Entretanto, ao contrário do que se lê, se ouve e se prega, este profissional foi treinado para otimizar espaços e custos. Aprende durante 5 anos universitários (e outros tantos mais de prática) sobre a melhor maneira de solucionar espaços arquitetônicos -- iluminação, ventilação, circulação -- sempre preocupado com seu entorno. Sem contar os conhecimentos prementes de ecologia e arquitetura auto-sustentável.

São Paulo, um gigantesco campo de trabalho para a Arquitetura

Não faltam estudos e propostas que buscam contribuir com a preocupante questão habitacional na capital de São Paulo. Assim como também há, entre arquitetos e engenheiros, o desejo e a esperança de trabalhar soluções que transformem o panorama urbano da cidade. No entanto, para se desenvolver tais soluções, é importante conhecer os problemas que hoje atingem a metrópole paulistana, em todos os seus níveis, regiões e momentos.

Como fazer a retificação de área no Registro de Imóveis
por Arq. Iberê M. Campos

Todos os que lidam com projeto e construção sabe da dificuldade em apresentar os documentos exigidos pelos órgãos públicos, principalmente quando há documentos antigos envolvidos. Era comum descrever a divisa de um imóvel como “Até a figueira grande, margeando córrego tal”. Ora, a figueira já morreu, o córrego mudou de curso e a divisa do terreno ficou indefinida. Como proceder nestes casos?

Espanhol cresce como ferramenta de trabalho!

Um número cada vez maior de profissionais está incluindo a língua espanhola como mais uma competência de trabalho. Já se comenta em larga escala que o inglês, como primeira língua nos currículos, está sendo "ameaçado" pelas letras ibéricas.

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego(3/3)

Na primeira e segunda partes desta sequência de matérias sobre entrevista de emprego vimos como se preparar para a entrevista e como se comportar durante ela. Como você já pôde ver até aqui, sem treino você não conseguirá se sair bem. O que falta treinar, então? Bem, comece pelas duas perguntas mais óbvias e que certamente lhe serão feitas, acompanhe:

Procedimentos em uma entrevista de emprego (2/3)

Na primeira matéria desta série mostramos os procedimentos básicos para você se preparar para uma entrevista de emprego. Cumpridos estes requisitos, é preciso se preparar para a entrevista propriamente dita, sabendo como agir e ter respostas prontas para as perguntas mais comuns e que com certeza serão usadas, que serão mostrados no próximo ítem desta série.

Preparando-se para uma entrevista de emprego (1/3)

Não é fácil conseguir um novo emprego. Por mais competente e especializado que você seja sempre haverá mais candidatos tão ou mais preparados, e é preciso impressionar positivamente o possível empregador para que este se anime a dar-lhe o cargo. Para conseguir um novo trabalho você certamente precisará seguir um longo caminho, procurando nos jornais e nos sites especializados, preparando e enviando seu currículo, fazendo e recebendo uma infinidade de telefonemas e e-mails. É um grande esforço. Serão centenas, talvez milhares de horas procurando uma colocação à sua altura.