Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Decoração e Arquitetura de Interiores:

Como decorar um apartamento para solteiro com charme?
por Mariana Haja

Você está solteiro ou solteira e está partindo para um apartamento solo? Separou recentemente, e quer colocar seu estilo no apê? Saiba que a decoração é o ponto inicial para que você se sinta em um espaço especial e que lhe pertence.

10 Dicas simples gastando pouco para deixar sua casa mais bonita
por Redação do Fórum da Construção

Muitas vezes, quando vemos uma casa bem decorada em uma revista ou em um site de decoração, pensamos que só é possível ter um espaço assim se tivermos muito dinheiro.

5 dicas para deixar sua casa mais arejada no verão
por Redação do Fórum da Construção

Embora o verão seja a estação do ano preferida de muita gente, ele não é uma unanimidade. O abafamento, mesmo dentro de casa, especialmente nas cidades mais quentes, não agrada a todos.

Casa: 7 reformas pequenas que você mesmo pode fazer
por Redação do Fórum da Construção

Nossa casa é o reflexo da nossa essência. Cada ambiente diz muito sobre nossa personalidade, gostos e estado de espírito. Não é à toa que, de tempos em tempos, surge aquela vontade de renovar os ares.

Qual piscina devo escolher para minha casa?
por Redação do Fórum da Construção

Quando as altas temperaturas chegam com tudo, nada melhor que uma piscina para refrescar o calorão, não é mesmo!

Como escolher o cooktop ideal para sua cozinha
por Redação do Fórum da Construção

O cooktop é um dos queridinhos da atualidade, devido à sua praticidade de instalação, além de ser diferenciado, moderno e criativo, que combina com os mais variados estilos de decoração, dando um toque de requinte ao ambiente.

Truques De Decoração Para Ampliar Os Ambientes Da Casa
por Redação do Fórum da Construção

Hoje em dia, com os apartamentos studios cada vez mais em alta, a necessidade de ampliar os ambientes é cada vez maior. Já assistiu na televisão aqueles programas em que as pessoas competem para decorar ambientes, como uma cozinha pequena?

Papel de Parede: Por que usar e quais as diferenças?
por André Mengatto

Papel de parede é um dos revestimentos mais antigos usado na decoração. No início, por ser um material de difícil acesso com custos elevados e produção manufaturada, era encontrado somente nos palacetes da alta sociedade. Após a modernização da indústria, o que causou a baixa nos custos deste produto, este revestimento se tornou mais popular.

Como usar o papel de parede para escritório
por Marta Cunha

Com a evolução das profissões, o trabalho à distância está a tornar-se algo bem natural e há cada vez mais pessoas a trabalhar a partir de suas casas. E, para elas, é muito importante ter o seu próprio espaço de escritório em casa.

3 dicas de decoração para esquentar ambientes frios
por Iago Martins

Ambientes frios são problemas presentes em diversos ambientes, tanto residencial, como em empreendimentos. Isso sem falar no inverno, não é mesmo?

Como deixar sua casa mais bonita gastando pouco
por Redação do Fórum da Construção

Mudar a decoração da casa não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro. Baixos orçamentos não devem ser um empecilho. Basta apenas um pouco de criatividade e muita disposição. Existem várias formas baratas de reformar móveis ou preencher paredes vazias.

É possível refrescar a casa sem ar-condicionado ?
por Redação do Fórum da Construção

Não pense que só tendo ar-condicionado você consegue deixar sua casa mais fresca, não. Se você se preocupa com o meio ambiente e também com sua conta de energia, siga essas dicas e se livre do calor sem precisar do equipamento –e se você está construindo ou reformando, fica ainda mais fácil tomar medidas preventivas para não sofrer tanto com o calor.

Decoração de Primavera para a Casa
por Redação do Fórum da Construção

Depois do inverno, “lá vem o sol”! Ele não espera o verão chegar: já na primavera começa, gradativamente, a tornar o ambiente mais aquecido e colorido.

Como deixar seu apartamento mais quente durante o inverno
por Redação do Fórum da Construção

Apesar da tropicalidade tipicamente brasileira, em muitos locais no país o inverno costuma castigar os moradores com temperaturas bem baixas – principalmente aqueles que vivem em apartamentos de prédios altos, à mercê de ventos gelados.

Decorar os tetos e paredes com estuques
por Redação do Fórum da Construção

Com os estuques você poderá obter efeitos muito interessantes nos tetos e paredes da sua casa. Além disso, há muita variedade em termos de estilos, designs... Vamos lhe dar algumas ideias sobre isso.

Cinco motivos para não usar couro na decoração da sua casa
por Beatriz Destefani

Resistência, elegância e sofisticação. Nada disso! Por trás do uso do couro existe um cenário nada agradável.

Como decorar sua casa usando papel de parede
por Fabiana Scaranzi

Lisos, geométricos ou com estampas mais discretas, os papéis de parede têm o poder de mudar em um instante a cara de qualquer ambiente

Sua casa com a cara do verão, em apenas 5 passos
por Redação do Fórum da Construção

O verão chegou! E, com as altas temperaturas, a decoração do lar pede cores alegres e ambientes frescos.

Sua casa está preparada para o verão?
por Redação do fórum da Construção

O verão está à porta, com sua chegada vem as temperaturas altas (pelo menos assim se espera) e todas as suas consequências, para o bem e para o mal…

Como Decorar a Sala para o Inverno
por César Fernandes

O inverno é uma estação muito charmosa e, claro, a decoração da sua casa precisa acompanhar as características desse período.

Como Usar Adesivos na Decoração da sua Casa
por André Mengatto

Os adesivos vinílicos são uma boa opção para quem quer deixar as paredes estilosas e transformar sua casa em um local harmonioso e cheio de vida.

Como fazer a Decoração de Apartamentos Pequenos e Modernos
por André Mengatto

Antes de começarmos a falar sobre Decoração de Apartamentos Pequenos, primeiro precisamos falar um pouco da situação de mercado.

Decoração moderna, repleta de personalidade
por Redação do Fórum da Construção

As novas técnicas de design e a combinação de materiais permitem a projeção de ambientes com muita originalidade. Além disso, uma das principais características desse estilo decoração é o uso de peças curvas e formas geométricas.

O be a bá da moldura
por Milene Lacerda

Na hora de decorar as paredes de qualquer ambiente surgem muitas dúvidas de como combinar quadros, molduras, como usar passe-partourt e outros componentes.

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos
por Tais Romanelli

Atualmente, muitas pessoas optam por morar em apartamentos pequenos. Muitas vezes, porque ficam pouco tempo em casa ou, simplesmente, por uma questão de escolha: um espaço menor exige menos gastos, menos tempo para limpeza, costuma ficar mais facilmente organizado etc.

Ambientes externos de cara nova
por Bruna Regatieri

A estação da primavera chegou para alegrar ambientes externos. É possível se apropriar de outros elementos da natureza, não somente espécies da estação.

Sua lavanderia anda bagunçada? Aprenda a organizar!
por Naiana Benner

Toda casa deve ter uma lavanderia, mesmo que esta seja pequena. Além de tudo, deve estar sempre organizada e com fácil acesso aos materiais e produtos de limpeza. Por este motivo, algumas dicas são necessárias:

Como decorar um quarto de bebê com segurança e sofisticação
por Redação do Fórum da Construção

A espera de um bebê envolve muitas mudanças dentro de casa, e uma das partes mais gostosas dessa chegada é a preparação do enxoval que também envolve a decoração do quartinho.

Rústico chic, você sabe o que é?
por Arqª Joyce Diehl

Você abre as revistas, ou vê no seu programa predileto na televisão, e está ali: o in do momento. A moda agora é o tal rústico chique (ou rustic chic, como preferir...). Mas o que vem a ser isso?

8 ações simples e econômicas para causar impacto na decoração
por Arqª Letícia Bowoniuk

A cada dia que passa mais pessoas estão se arriscando no décor e aderindo ao “do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”. Para ornamentos e pequenas alterações na decoração, essa possibilidade não traz nenhum risco ao projeto e serve de complemento.

5 Dicas de decoração para casas de campo
por Redação do Fórum da Construção

Com a rotina corrida e estressante das grandes cidades ter aquele lugar especial para relaxar e se afastar de todo o movimento é um luxo. As casas de campo costumam ser lugares para se passar dias de descanso como os feriados ou fins de semana e geralmente o comprador procura um local calmo, em contato com a natureza como as regiões serranas e cidades do interior.

Como decorar uma sala no inverno
por Sara Viega

A sala é a divisão que mais utilizamos nos meses de inverno para nos resguardarmos dos dias de frio e chuva desfrutando da boa temperatura da nossa casa.

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços
por Redação do Fórum da Construção

Veja os truques e soluções em decoração e reforma recomendados pelo arquiteto Diego Revollo para “aumentar” espaços pequenos, especialmente apartamentos:

Sete ideias para ampliar espaços pequenos
por Redação do Fórum da Construção

Quem não quer ter mais espaço em casa? Ou tirar todo o proveito possível daquele quartinho pequeno? Veja algumas ideias para ajudar a maximizar os ambientes, sem perder o charme.

Quarto infantil, aprenda a decorar!
por Naiana Benner

Decorar o quarto das crianças, às vezes, é um pouco complicado. Mas não se desespere… Preparar e decorar o quarto da sua menina ou menino pode ser muito mais divertido do que você imagina!

Decoração de sofás com mantas – sinta-se confortável!
por Redação do Fórum da Construção

Um sofá sem uma manta é quase como se estivesse despida. As mantas são um daqueles itens que todos adoram, e que proporcionam conforto e comodidade.

Casa charmosa: ladrilho hidráulico na decoração
por Arqª Gorete Colaço

Adoro ladrilho hidráulico. Acho um charme casas que usam o material para decorar cozinhas e, porque não, outros ambientes. Gosto dos tons e da história por trás destes azulejos que sempre deixam o lugar aconchegante e cheio de bossa.

Renovar a decoração da casa é fácil!
por Naiana Benner

Se a decoração da sua casa está pedindo uma mudança, comece agora mesmo com essas 8 ideias super fáceis de fazer!

Como escolher sua cortina
por Laryssa Mattos

Muitas vezes você pode achar que está escolhendo a melhor opção de cortina, mas deixou de lado alguns pontos bem relevantes que farão diferença na estética final do ambiente.

5 dicas simples para ampliar espaços pequenos
por Karíman Chales

Com o ritmo acelerado de crescimento da população mundial, a tendência é que as moradias fiquem cada vez menores. Porém não há necessidade de se sentir apertado ou de investir uma fortuna para quebrar paredes e realizar uma reforma.

Colorindo!
por Arqªs Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki

As pessoas são cores, refletem cores e são tocadas por elas, por isso é essencial pensar colorido na hora de projetar uma residência,

Revestir paredes com papel é chique!!!!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Conta a história que a aplicação de papéis decorativos em paredes surgiu na China, duzentos anos antes de Cristo; mas foi na Europa que seu uso ganhou força, por meio dos comerciantes árabes.

5 estilos de decoração para se inspirar
por Arqª Olga Bergamini

Escolher a decoração da casa é como optar por uma roupa preferida, transmite a extensão da personalidade da pessoa. E assim como as pessoas, cada estilo possui uma característica própria que se traduz na escolha dos móveis, cores e padrões.

Decoração de garagens
por Redação do Fórum da Construção

Já há muitos anos que os americanos lideram nos projetos de garagem, criando divisões tão bem organizadas que rivalizam com algumas das áreas de vivência da casa.

Use a decoração a favor no corredor!
por Arqª Juliana Yuriko

Um espaço da casa, muitas vezes esquecido na hora da decoração, que precisa sim de uma atenção especial que não seja apenas como lugar de passagem: o corredor. Importante, eles ligam todos os cômodos da casa. Confira algumas dicas que podem te ajudar caso não saiba o que fazer com o seu corredor!

Conheça os dez erros mais comuns de decoração
por Redação do Fórum da Construção

Decorar uma casa não é tarefa fácil, tanto que existem profissionais especializados em tornar este trabalho menos árduo. Mas se você pretende apostar nos seus conhecimentos sobre o assunto, confira quais são os dez itens que podem arruinar um ambiente, segundo decoradores de interiores.

O que é decoração “high-low”?
por Arqº Thiago H. Arasaki

A linha entre a moda e a decoração sempre foi muito tênue, e muitas vezes conceitos cruzam de lá para cá. A decoração chamada High-low também nasceu desse movimento entre esses mundos.

Cinco ideias para preparar a casa para o inverno
por Arqº Fabrício Forg

Com a proximidade do inverno, a chegada das temperaturas mais baixas convida os brasileiros a adotar novos hábitos e passar mais tempo em casa. E para receber a temporada de inverno e aproveitar os bons momentos cercado da família e dos amigos, algumas dicas simples para transformar os espaços da sua casa.

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?
por Naiana Benner

Os espelhos são sempre muito requisitados quando o assunto é um projeto de interiores. Geralmente aplicados em ambientes pequenos, onde se quer dar a sensação de ampliar um espaço; os espelhos também podem ser usados para revestir paredes armários entre outras funções, onde se pode obter sempre um resultado requintado e charmoso.

10 dicas para a sua área de churrasqueira!
por Naiana Benner

A área de lazer com churrasqueria certamente é ambiente propício para poder ter momentos de descontração com amigos, família, festas, comemorações, almoços aos domingos e tantos outros momentos.

Decoração com cores fortes
por Arqº Thiago H. Arasaki

A decoração clean está na moda, mas há pessoas que se cansam com a monotonia das cores. Usar cores fortes e chamativas na decoração é possível, desde que usadas com sabedoria.

Que piso cerâmico usar em casa?
por Arqº Thiago H. Arasaki

Os pisos cerâmicos são duráveis, fáceis de lavar e podem ser aplicados internamente ou externamente. Com uma grande varidade de cores, estilos e texturas, fica até difícil escolher qual usar.

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!
por Naiana Benner

Quem ama cozinhar, sabe que todo o processo que vem antes do “leve à mesa” pode ser muito mais interessante até do que a própria refeição. Por isso a cozinha gourmet tem como característica principal servir de ponto de encontro entre o cozinheiro e seus convidados.

Decorando sua casa - Noções Básicas
por Helenice Leôncio

O planejamento dos ambientes deve priorizar a funcionalidade, ergonomia dos móveis e acima de tudo atender os anseios dos clientes.

Como separar ambientes sem construir uma parede?
por Arqº Thiago H. Arasaki

Ambientes pequenos e integrados são comuns nos atuais projetos de casas e apartamentos. Apesar de práticos e confortáveis, decorar esses ambientes pode se tornar um problema.

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte
por Gabriela Miranda

Fica praticamente impossível deixar o quarto organizado nessa grande correria que é o dia-a-dia, ainda mais, quando se trata de um estudante. Não importa a área, sempre têm aquele cantinho meio desorganizado onde deixa seus livros, desenhos e cadernos espalhados.

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte
por Gabriela Miranda

O que eu pude observar vendo blogs de decoração, é que muitos falam de objetos voltados mais para o público feminino, já que em sua grande maioria, são as mulheres que mais se interessam por decoração.

Utilizando as sacadas com criatividade!
por Arqº Thiago H. Arasaki

Muitos apartamentos possuem uma área externa que não é muito utilizada, dependendo do tamanho da mesma. Mas há sacadas que mesmo sendo amplas, não têm um uso definido.

Aprenda como valorizar seus corredores
por Redação do Fórum da Construção

Muitas vezes deixados de lado quando o assunto é decoração, os corredores podem muito bem incrementar o visual da casa e ainda serem úteis, com móveis, nichos e estantes.

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes
por Eduardo Bonjoch

Em visitas a projetos decorados em todo o Brasil, nossa equipe vem percebendo que a metragem dos imóveis está cada vez menor. No caso específico dos apartamentos, fica clara a tendência de privilegiar as opções de lazer da área comum ao invés de valorizar o tamanho de cada unidade.

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?
por Arqº Thiago H. Arasaki

A família é grande, você gosta de receber os amigos, ou quem sabe não tenha muito espaço e é preciso dividir a sala de jantar com a de estar. São inúmeras as possibilidades para esse espaço. Porém com as casas e apartamentos cada vez mais pequenos, as salas de jantar acabaram perdendo seu espaço.

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos
por Redação do Fórum da Construção

A sala de estar diminuiu e, em muitos casos, passou a ser integrada à sala de jantar. A cozinha, cada vez menor, também faz parte desses novos projetos de apartamentos compactos. Quem não está acostumado com tantos cômodos juntos, pode ter dificuldades de criar uma harmonia entre eles.

Decoração de casas de praia
por Redação do Fórum da Construção

Se é uma daquelas pessoas que tem a felicidade de ter uma casa de praia, então não pode deixar de ler este artigo. Aqui vamos dar-lhe algumas dicas e sugestões de decoração de casas de praia. Mesmo que não tenha uma, é sempre bom sonhar um pouco e ver coisas super lindas, não acha?

Os diferentes estilos de decoração
por Arqª Juliana Yuriko

Hoje em dia decorar uma casa requer um pouco de bom senso por causa da variedade de estilos de decoração. Para não cometer erros devemos saber um pouco dos estilos existentes e a diferença entre elas.

Papel de parede, paredes de papel!
por Redação do Fórum da Construção

Depois de vários anos esquecido, o papel de parede voltou a dar o ar da sua graça em casas de todo o mundo… e ainda bem! Esta preciosa ferramenta de decoração de interiores confere, de imediato, uma nova personalidade e ambiente às paredes que, no fundo, são o que mais espaço ocupa em qualquer divisão. Renda-se às paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel
por Leandro Paiva

Andando pela rua deparei com uma grande quantidade de móveis abandonados. É realmente impressionante que, em boa parte dos casos, a estrutura está em boas condições, porém existem problemas no acabamento. Mas por quê não reformá-los?

Como decorar um imóvel alugado
por Giselle Coutinho

Morar em casa ou apartamento alugado não precisa significar abrir mão de ter uma decoração funcional, harmônica e que reflita a personalidade da pessoa. É possível fazer escolhas que agreguem valor aos ambientes e não impliquem em fazer um investimento em algo que não é seu e você não poderá aproveitar no futuro.

Vantagens de morar em uma casa pequena
por Redação do Fórum da Construção

Muitos sonham em morar uma casa espaçosa com um enorme jardim, mas a realidade das construções é outra. Apartamentos e casas estão a cada dia mais reduzidos, mas nem por isso precisam ser menos bonitos e aconchegantes para os moradores. Veja 10 vantagens de se morar em um lar pequeno.

Como decorar com peças em segunda mão
por Redação do Fórum da Construção

O mercado de segunda mão nunca esteve tão bem… e para quem procura objetos de decoração únicos, semi-novos e low-cost, recomenda-se! Decorar com elementos vintage é mais fácil do que imagina.

Como decorar a sua casa pré-fabricada.
por Redação do Fórum da Construção

O mito das casas pré-fabricadas com aspecto feio já lá vai e agora com uma decoração ao seu gosto poderá ter a casa dos seus sonhos. Não é por a casa ser pré-fabricada que têm de ter uma decoração feia ou deixar de a ter sequer, muito pelo contrário. Deve aproveitar a flexibilidade das casas pré-fabricadas e fazer também uma decoração totalmente ao seu gosto.

Aproveite mais a varanda
por Lila de Oliveira

Os novos projetos de apartamentos vêm tratando, cada vez mais, as varandas como extensão da sala de estar. Mesmo em edifícios que não se encaixam no chamado “alto padrão”, estes espaços passaram a fazer parte da área social, muitas vezes sem que o limite entre os dois ambientes seja notado.

Como integrar a sala com a cozinha?
por Naiana Benner

Com os apartamentos cada vez menores temos que aproveitar ao máximo os espaços de nossa casa. Não podemos restringir receber visitas somente na sala de visitas, principalmente se quer reunir um número maior de pessoas em sua casa.

Preparando sua casa para o inverno.
por Redação do Fórum da Construção

A estação mais fria do ano está chegando, e a gente já não vê a hora de transformar nosso lar em um espaço muito mais quentinho e convidativo. Afinal de contas, no inverno dá uma super vontade de ficar em casa.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.
por Redação do Fórum da Construção

Com as suas origens enraizadas numa antiga arte japonesa, wabi-sabi é uma nova forma de viver e de decorar, sem stress e sem preocupação.

Como decorar uma casa de praia?
por Arqº Thiago H. Arasaki

Em uma palavra, a decoração de uma casa de praia deve ser: prática! Afinal, ninguém quer passar passar o fim de semana, ou as férias todas, limpando a casa, não é mesmo?

Decorando a casa para a páscoa.
por Redação do Fórum da Construção

A Páscoa é um dia festivo, quentinho, agradável e com cheiro de Primavera. Procura maneiras para decorar a sua casa para a Páscoa? Vamos tentar ajudar com algumas dicas.

Cozinha integrada com a sala
por Arqª Juliana Yuriko

Os apartamentos, cada vez menores, precisam de soluções inteligentes para poder atender todas as necessidades dos moradores. Além disso, a vida está cada vez mais corrida, onde nem sempre há tempo para aquele almoço em família.

9 dicas para decorar a casa nova
por Redação do Fórum da Construção

Quem casa quer casa, não é verdade? Nós vamos mais longe e ousamos dizer que quem casa, quer uma casa bem decorada e que seja um reflexo de si enquanto casal.

O que não fazer quando se decora uma casa
por Redação do Fórum da Construção

Tão importante como saber o que fazer quando se decora uma casa é o que não se deve fazer. Descubram as principais coisas que não devem fazer quando se decora uma casa.

Como decorar a casa nova?
por Naiana Benner

O que fazer? Por onde se deve começar? O que se deve ou não comprar? Muitas são as perguntas e preocupações com a mudança e a decoração da casa nova, por isso siga algumas dessas dicas:

Imóveis compactos, como decorá-los?
por Arqª Juliana Yuriko

Com os imóveis cada vez mais compactos, tudo, desde os móveis até os objetos e cores devem ser escolhidos cuidadosamente.

Onde colocar o sofá em sua sala?
por Redação do Fórum da Construção

O lugar apropriado para o sofá é um verdadeiro dilema. E é importante onde o coloquemos pois para além de ser um dos objetos principais dentro da decoração de uma sala, este também é volumoso, pelo que colocá-lo bem é a chave para facilitar a passagem e para ajudar com a sensação de amplitude do lugar.

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?
por Redação do Fórum da Construção

Para quem quer inovar na decoração da sua casa deve procurar acessórios que se destaquem, um deles que está bastante na moda são as cascatas de interiores.

O sonhado Closet!
por Pamella Ramos

Se você perguntar pra uma mulher como é o quarto dela dos sonhos, com certeza o closet fará parte da lista de desejos. Hoje, ao contrário do que muitos acreditam, o closet não significa mais um item de luxo. O seu principal papel é ajudar a guardar as roupas e acessórios de uma forma organizada.

Sua casa é pequena? Como decorar?
por Redação do Fórum da Construção

A cada dia, os imóveis estão com menores espaços. Felizmente, existem várias dicas para decorar, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade, para satisfazer todas as vontades. Conheça algumas delas:

Como planejar a área de serviço
por Arquiteto Thiago H. Arasaki

Querendo ou não, a área de serviço é uma das áreas mais usadas da casa. Quase a toda hora temos que lavar roupa, varrer a casa ou limpar algum canto, certo?

Decoração Pop Art, dicas essenciais.
por Redação do Fórum da Construção

A decoração pop art foi uma corrente artística que surgiu no final dos anos 50 e tornou-se mais tarde um estilo decorativo que dá um ar jovem e irreverente. Com este estilo decorativo encherá a sua casa de energia e vitalidade porque a utilização de cores e formas expressará as suas ideias e fará com que o seu espaço se torne colorido e harmonioso.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração
por Thiago H. Arasaki

Hoje em dia, com as casas e os apartamentos cada vez menores, os quartos também têm ficado mais compactos. E com isso, a decoração tem que trabalhar ainda mais para deixar o ambiente agradável.

Decoração. O que não se deve fazer!
por Naiana Benner

A decoração de uma casa é algo muito pessoal, pois cada morador tem uma personalidade, um estilo de vida e gostos diferentes. Todas essas alternativas fazem que cada casa seja diferente uma das outras. Por meio de algumas dicas, queremos partilhar ideias e conselhos para você não errar na decoração!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!
por Naiana Benner

Para decorar uma sala pequena é preciso priorizar o básico. Muitas dúvidas surgem quando o espaço em questão é reduzido. Por isso, se sua sala é pequena e você não tem idéia de como pode a deixar parecer maior do que realmente é, veja essas dicas:

Cozinhas francesas, idéias de decoração
por Redação do Fórum da Construção

As cozinhas francesas fazem o seu estilo? Nós temos um especial apreço por este tipo de cozinhas, pois, a maior parte dos modelos são muito elegantes e extremamente funcionais.

Como usar a cor na decoração
por Redação do Fórum da Construção

Seja como forma simples de “lavar a cara” da nossa casa, seja como pano de fundo para um projeto de decoração profundo e renovador, o uso da cor é uma ferramenta básica e um elemento chave na personalização da nossa casa ou parte dela.

Lareira, 13 idéias para sua decoração.
por Redação do Fórum da Construção

O Inverno é sinónimo de frio e, dentro de casa, isso significa bons momentos passados em frente à lareira. Peça central em qualquer divisão, a lareira também pode ser alvo de uma decoração cheia de personalidade – inspire-se nestas ideias e dê ainda mais vida à lareira.

Quarto do casal, um espaço muito especial.
por Naiana Benner

O quarto de casal é uma das áreas mais privadas da casa e é utilizada por duas pessoas. Saiba algumas dicas para encontrar um equilíbrio na decoração e criar um lugar para relaxar, descansar e curtir!

Jardim Interno, Como Fazer
por Redação do Fórum da Construção

As residências que não possuem uma área externa espaçosa podem adotar o jardim dentro de casa. A idéia já prevalece em muitos projetos de construção e revela o quanto a natureza pode ser adicionada com harmonia no contexto do design de interiores. Antes de iniciar a montagem do cômodo, é importante se preocupar com a combinação dos elementos e definir inspirações.

Dicas para montar e decorar sua academia em casa
por Fernando Rigotti

Com a correria do dia a dia é cada vez mais comum encontarmos pessoas que pensam em criar um espaço fitness em casa para malhar ao invés de pagar altas mensalidades em academais e ainda ter a dificuldade de encarar o trânsito.

O que é uma decoração de luxo?
por Redação do Fórum da Construção

As casas de luxo não estão acessíveis para a grande maioria de nós, contudo, às vezes uma aparência de luxo está apenas nos detalhes e não na marca ou no elevado preço. Pode dar à sua casa e ao mobiliário, um aspeto mais luxuoso prestando atenção aos detalhes e aprendendo com os profissionais de design de decoração.

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.
por Redação do Fórum da Construção

Na arquitetura oriental, a utilização de tecidos, tapetes e almofadas é um elemento muito forte para a decoração de casas e outras edificações. Culturas como a indiana e são grandes exemplos de utilização de almofadas em sua decoração.

Utilização de toldos para coberturas
por Redação do Fórum da Construção

Os toldos são procurados principalmente quando há necessidade de proteção do sol. Não é a toa que eles são responsáveis por filtrar os raios solares, controlar a luminosidade e diminuir a temperatura interna dos ambientes.

Decoração moderna de interiores
por Redação do Fórum da Construção

A decoração moderna é provavelmente o estilo mais popular entre os jovens. Os jovens homens e mulheres trabalhadores de hoje em dia, não querem preocupar-se com a limpeza dos pequenos detalhes dos móveis mais ornamentados, ou de um monte de bugigangas espalhados por todo o lado. A desordem e o caos estão out, as linhas direitas e a organização está in. A decoração moderna preza a simplicidade.

Como decorar um apartamento
por Redação Fórum da Construção

A decoração de apartamentos não é uma tarefa complicada. O que pode atrapalhar um pouco o processo é a forma do mesmo ou a falta de espaço que muitas casas de hoje em dia, têm. Conheça alguns aspectos importantes a considerar ao decorar apartamentos e casas.

Truques para aumentar ambientes na sua casa
por Thiago H. Arasaki

Nem sempre temos o espaço que queremos em nossas casas, principalmente quando moramos em apartamentos. O jeito é improvisar, e é ai que entra a decoração.

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?
por Naiana Benner

Nesses dias de calor a intenção é sempre tentar manter os ambientes onde ficamos o mais fresco possível! Uma das melhores formas de conseguir refrescar a casa ou o escritório sem ter de gastar muito dinheiro em eletricidade, é utilizando a natureza como aliada!

Como escolher o tapete apropriado?
por Naiana Benner

Como existem várias opções para a escolha de um tapete, às vezes, optar por um acaba se tornando um grande desafio. Para decidir tamanho, cor, textura, padrões, e ainda levar em conta preços, é necessário alguma ajuda. Por isso, aí estão algumas dicas que podem ajudá-lo a deixar o chão da sua casa com muito estilo e conforto.

Decoração de salas modernas
por Redação do Fórum da Construção

A decoração de salas modernas baseia-se muito no conceito de conforto e bem-estar familiar. Não é por acaso que se tem falado mais em família dos últimos tempos – o estilo de vida solitário e independente nem sempre trás a tão desejada felicidade.

Sala de jantar, como decorar?
por Naiana Benner

Na decoração deste espaço, o conforto é fundamental, pois é neste ambiente onde acontece grande parte do convívio familiar. Por isso, antes de adquirir qualquer tipo de mobiliário ou de objetos decorativos, uma das primeiras coisas que deve considerar é o tipo de utilização que o espaço vai ter.

Hall de entrada, como decorar?
por Redação do Fórum da Construção

Embora esta seja uma das mais utilizadas e movimentadas divisões da casa, a decoração do hall de entrada é muitas vezes descurado, ou porque não parece importante ou porque é demasiado pequeno para se conseguir decorar… errado!

Decore sua casa com fotos de família
por Redação do Fórum da Construção

Usar fotos de família é uma forma simples de decorar sua casa com bastante carinho e deixá-la ainda mais receptiva. Os retratos ilustram momentos felizes da sua história e daqueles que vivem com você, por isso são uma ótima opção para embelezar diversas partes do seu lar.

Como montar uma adega em casa
por Deborah Busko

Pode ser em um evento formal, em um encontro com amigos, um jantar romântico ou até mesmo uma refeição simples, o vinho é uma bebida para ser apreciada em boa companhia. Além de saboroso, ainda tem a vantagem de oferecer benefícios para a beleza e para a saúde.

Decoração de quartos, dicas básicas
por Redação do Fórum da Construção

A decoração do quarto é uma expressão pessoal de gostos e atitudes. A decoração do seu quarto pode torná-lo funcional, bonito e um lugar agradável para estar. Decorar um quarto com cuidado pode criar uma área, na sua casa, que se destaca por ser especial e agradável, quer através do bom aproveitamento do espaço, quer através do esquema de cores utilizado, entre outros.

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Uma reforma radical nem sempre é a solução para repaginar os ambientes da casa, principalmente se o cômodo que você quer mudar for a cozinha. Vamos conhecer algumas dicas do designer de interiores Fábio Galeazzo, autor do livro “Pequenas Mudanças, Grandes Transformações” (Editora Alaúde), de que é possível dar novos ares ao ambiente sem gastar muito.

Jardim de inverno embaixo da escada
por Redação do Fórum da Construção

O jardim de inverno representa uma forma de levar a natureza para dentro de casa, podendo ser montado em qualquer canto do espaço interno. Antes de fazer a transformação de um ambiente a partir dessa idéia, é necessário desenvolver um projeto sob medida e respeitar a delimitação.

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura
por Cláudia Tarpani

Projetos de interiores para Bibliotecas são pouco comuns no Brasil. Em parte porque a idéia é de que não é acessível ter uma biblioteca particular, imagina-se que para isso seja necessária uma grande sala, exclusiva, repleta de estantes.

Quarto de casal, como decorar?
por Redação do Fórum da Construção

O quarto é o cômodo mais privado da casa, é nele onde buscamos o conforto e ficamos muito a vontade. Mas para que isso aconteça, é preciso que ele fique do nosso gosto, principalmente na hora de escolher a decoração.

Como decorar uma sala
por Redação do Fórum da Construção

Como dizem os ingleses a sala é o “quarto de viver”, a divisão onde convivemos com os outros, o local onde socializamos com amigos e família. Assim, quando pensamos em decorar uma sala de jantar devemos pensar em nós, mas também nos outros. Enquanto o quarto é um local privado a sala é sem dúvida o lugar público da nossa casa onde quase tudo acontece.

Segredos para uma sala bonita e organizada
por Redação do Fórum da Construção

Seja sincera: você consegue abrir e fechar com facilidade todas as portas dos armários que estão na sua sala? Se a resposta for negativa, alguma coisa está sobrando… Colocar mais objetos do que um espaço pode receber é comum, mas pense bem: a sobrecarga de enfeites e móveis atravanca a passagem, impede a rapidez na limpeza e pode até estragar aparelhos eletrônicos, causando curtos-circuitos e reduzindo a vida útil deles.

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.
por Redação do Fórum da Construção

A decoração dos quartos muitas vezes segue a linha que atenua uma continuidade da linha arquitetônica da casa, mas também pode ser norteada pelo perfil de idade ou de personalidade da pessoa que vai utilizar o quarto ou dormitório.

Decoração: qual é o seu estilo?
por Redação do Fórum da Construção

O ato de decorar uma casa, um escritório ou uma loja – baseia-se numa simples premissa: estilo. É difícil, e até desaconselhável, decorar o que quer que seja, sem antes definir o ambiente que pretende criar nesse espaço. Por isso mesmo, esta questão fundamental: qual é o seu estilo de decoração?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas
por Natália S. Ingraci

Como a moda, a arquitetura de interiores segue tendências. As tendências para casa, porém, tem um leque mais abrangente de influências que não só o estilismo. A forma como sua casa é desenhada por dentro, muda com o passar do tempo influenciada por mudanças no comportamento da sociedade, mudança na conformação das famílias, surgimento de novos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, aparecimento de novas técnicas construtivas, de iluminação, novos materiais e também, por que não, influenciada pela moda e tendências comportamentais como, por exemplo, a novela das 20hs.

Decoração para casa de praia
por Redação do Fórum da Construção

Usar os objetos e os materiais certos pode fazer diferença na decoração da casa de praia. Morar em um país tropical e com uma faixa litorânea cheia de paisagens tão exuberantes como o Brasil é um convite e tanto para planejar adquirir uma casa de praia. E como o local vai servir para momentos de lazer e descanso, precisa ser especial. Usar os objetos e materiais certos pode fazer diferença na decoração da casa de praia. Confira nossas dicas.

Decoração inteligente
por Maria Claudia Stephanes

Que tal encarar sua coleção de livros como peças de uma grande escultura? Enfileirados em estantes, empilhados sobre mesas de centro ou amontoados em cantinhos estratégicos os livros constituem excelentes aliados decorativos. Primeiro, porque eles dão aquele toque de vida à casa. Segundo, porque com eles é possível criar efeitos óticos ou volumes bem interessantes.

Em busca de espaço livre?
por Naiana Benner

Em uma casa ou apartamento pequeno a busca por espaço é uma contínua missão de organização e decoração. Por isso, veja algumas sugestões de como buscar e poupar espaço:

Que tal organizar sua garagem?
por Redação do Fórum da Construção

As garagens foram criadas para carros, mas as pessoas colocam muitas outras coisas lá. Equipamentos esportivos, de jardinagem, a casinha do cachorro, bicicleta, tem de tudo! As garagens podem facilmente ser transformadas em um depósito de quinquilharias, por isso a organização é essencial.

Decorando o quarto do seu bebê!
por Redação do Fórum da Construção

Qual é a mamãe que nunca sonhou com o quartinho do seu bebê? A decoração do quarto do recém-nascido merece atenção especial. Além de beleza, é preciso ficar atento à segurança. Cuidado para não cometer alguns exageros na decoraçã. Muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam, e dão um ar gracioso ao local, mas podem comprometer a saúde e a segurança do recém-nascido.

Como escolher um decorador
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de decorar uma casa inteira ou uma simples divisão, entre as muitas questões que surgem, junta-se ainda mais uma: devo contratar um decorador profissional? Adquirir este género de serviços tem as suas vantagens e desvantagens, mas se a resposta for sim, saiba tudo o que precisa para escolher bem o seu decorador profissional.

Quarto de criança não é brincadeira!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

O quarto é o lugar da casa de maior representação de individualidade e refúgio. É onde costumam ocorrer os momentos máximos de intimidade, introspecção e reflexão. Para as crianças e adolescentes é, especialmente, um espaço de desabafos e descobertas.

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.
por Redação do Fórum da Construção

Para decorar uma casa existem vários fatores que devem ser observados, entre elas qual a linha arquitetônica da sua casa, e qual o estilo e características que os moradores seguem. Esses são apenas alguns pontos que devem ser observados pelo decorador e ou arquiteto.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.
por Redação do Fórum da Construção

A concepção de um projeto arquitetônico não pode ser visto apenas como a execução do desenho de uma casa. A arquitetura antes de modelar construções ela cria ambientes.Um projeto deve ser a junção de vários ambientes com suas finalidades muito bem especificadas e com harmonia entre eles.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?
por Redação do Fórum da Construção

Para a decoração o profissional relativo a essa atividade é o decorador certo? Ainda não. O arquiteto ainda é o profissional que mais exerce a atividade para executar projetos de decoração.

Luxo atual
por Maria Alice Miller

Durante uma viagem, tive vários "flashes" de aspectos variados do luxo em alguns lugares por onde passei. Fiquei pensando um pouco sobre o que é este substantivo cobiçado por muitos, alcançado por poucos e até mesmo visto com desdém por alguns. Atualmente muitos "conceitos de luxo" vêm sendo dados por diversas celebridades da moda, do design, das artes em geral. E, além disso, no meio em que atuo, luxo é um atributo a ser, pelo menos, avaliado.

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados
por Rose Bittencourt

A pintura por computador é o que existe de mais moderno no mundo das artes plásticas e representa um mundo de novas oportunidades para criação e desenvolvimento de produtos inovadores em vários segmentos de mercado e, em especial, para os de revestimentos de paredes, móveis e de decoração diferenciada.

Reduza, Recicle e Reutilize
por Maria Alice Miller

Sustentabilidade: palavra da moda utilizada por 10 entre 10 "antenados" com a cultura atual. Muitas empresas já se engajaram nesta onda, ou pelo reconhecimento de que o futuro do planeta depende de uma cultura bem diferente da que estamos acostumados a viver, ou pelo bom tom de marketing que ela traz em seu bojo.

Uma questão de bom senso
por Maria Alice Miller

O que você acha de vestir uma calça marrom com uma blusa goiaba acompanhada de uma bolsa verde-claro? Ou quem sabe uma saia salmão com uma blusa amarela, cheia de babados?

Eu só queria ter uma casa bonita...
por Maria Alice Miller

Você já passou da era de sonhar com a casa dos sonhos e sabe bem que casa de revista e de novela é só isso mesmo: casa de novela e de revista. Mas como ter uma casa confortável e bonita dentro de um orcamento possível?

Soluções e truques para pequenos espaços
por Arq. Ignez Ferraz

Com as áreas dos apartamentos cada vez mais reduzidas e a necessidade do usuário de permanecer mais horas em casa (segurança, finanças, tecnologia doméstica), seu olhar volta-se para a funcionalidade e inovação, visando uma otimização dos espaços.  E o que um casal procura hoje? Soluções inteligentes, com produtos que se adaptem em qualquer ambiente da casa.

Pense: Sua casa tem a sua cara?
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Em pesquisa realizada pela ABD (Associação Brasileira de Designer de Interior) constatou-se que em uma residência o mais desejado em termos de espaço nos banheiros era ter uma banheira e em segundo lugar ter uma linda vista. Já na cozinha, o local onde a maioria dos entrevistados faz suas refeições, apontou-se como vontade número 1 ter uma bonita paisagem da janela e em segundo lugar, ter uma divisória móvel que a integrasse com jardim ou varanda.

Harmonia
por Maria Alice Miller

Segundo o dicionário Aurélio, harmonia significa: 1 - Disposição bem ordenada entre as partes de um todo. 2 - Proporção, ordem, simetria. 3 - Acordo, conformidade. 4 - V. paz (1 e 2). 5 - Suavidade e sonoridade do estilo. 6 - Consonância ou sucessão agradável de sons.

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Na linha "nem tudo é o que parece ser", posso fazer um espaço com área bem limitada parecer um charmoso e amplo ambiente. Quando começo um projeto no meu escritório, tenho sempre em mente que "melhor um amplo espaço que dois pequenos", mas se na ocasião meu cliente dispõe de um espaço menor vamos lá.

Os mitos que envolvem o decorador
por Maria Alice Miller

Tudo começou na França, na época dos reis conhecidos como "Luíses", onde a pompa e as circunstâncias exigiam que o Rei - escolhido por direito divino - vivesse de forma totalmente distinta de seus súditos. Os decoradores da época trabalhavam muito para dar conta dos inúmeros pedidos dele e de sua corte, o que não era fácil.

Elegância na Arquitetura
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Devemos ter sentidos apurados para saber que "frescura" não é e nunca foi sinônimo de elegância! Visto que ter a casa repleta de móveis assinados por grandes nomes do Design, de grandes lojas ou ainda vestir-se de qualquer marca famosa estampada não nos garante rótulo de elegante!

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor
por Arq. Patricia Upton

A CASA COR, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, terá uma loja exclusiva para vender suas linhas de produtos com a marca do evento. A A6 Arquitetura + Design, de Iara Jatene, Patrícia Upton e Solange Renault, é quem assina o projeto da Loja Casa Cor.

Prêt-à-porter X banalização
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Deve-se contratar uma arquiteto e/ou designer de interiores (óbvio com formação, de fato!) se pretende ter um ambiente com estilo, coerente, harmônico e atual nas suas diversas expressões, inclusive de materiais de acabamento e soluções!

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio
por Maria Alice Miller

Alguns dos mais importantes fundamentos de composição, a Escala, a Proporção e o Equilíbrio estão sempre presentes em ambientes bem decorados, mas não necessariamente são notados, destacados ou sequer percebidos.

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade
por Maria Alice Miller

Gosto de refletir sobre o que vejo no mercado do design de interiores em nosso país e no mundo. Através da internet isso é bem mais fácil, pois, diariamente, centenas de revistas on-line, blogs e sites diversos nos atualizam com notícias, lançamentos, mostras, feiras, congressos, enfim, com o que há de mais novo na área.

Decoração de interiores : Tons de bege
por Maria Alice Miller

Em meu artigo anterior escrevi sobre os serviços ditos "gratuitos", oferecidos por muitos fornecedores de produtos de decoração, que levam uma parte do público a desvalorizar o serviço prestado por profissionais de interiores.

O designer de interiores, profissional ou amigo?
por Maria Alice Miller

Tenho visto a cada dia mais lojas do ramo de decoração - principalmente de mobiliário, mas também de outros produtos - acenarem com consultorias e projetos "gratuitos", fornecidos dentro das próprias lojas, a quem ali adquira seus móveis, cerâmicas, louças e metais.

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Além das tradicionais mesas de Natal podemos criar pinturas diferentes e especiais em apenas uma parede no living, ou junto a uma pequena parede onde ficará a árvore natural (seja mais criativa e não precisa de muitos presentes nela!)...

Espaços multifuncionais garantem vários climas!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Nunca se personalizou tanto uma residência como nos dias de hoje. Porém, além de agradar, todos os ambientes devem funcionar com multiusos!

Decorando ambientes : o prazer da cor
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Nosso clima tropical, mesmo que nesse fim de inverno... nos permite e nos impulsiona usar estampados, listrados, xadrez, tudo muito colorido o ano inteiro, por que não?

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Sucesso na Europa, Ásia, EUA e países do Golfo, os Vidros Criativos chegam ao Brasil colocando mais cor em projetos de arquitetura e decoração. Eles foram trazidos por uma empresa especializada em soluções para vidros e espelhos decorados

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Lembrar que esse é o país que mais se identifica com a primavera no mundo, o Japão é literalmente “Origem do Sol”. A cultura dos japoneses data de, aproximadamente, 28 mil anos e, por conter tanta sabedoria, influenciou a forma de se alimentar, viver e de HABITAR de todo mundo.

Terceira idade dentro de casa!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Depois de vários estudos, foram descritas no "The Able Renewable Home". (Washington, EUA - 1991), algumas sérias considerações no que tange ao conforto da terceira idade em sua residência e segurança, já que 75% dos acidentes com idosos acontecem em casa.

Economizar é preciso. E viver também!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Algumas idéias de como economizar, sem adiar aquele "desejo" imediato de transformação - podem ser desde a troca de cor de uma parede, molduras de quadros, cortinas ou um novo tecido para o sofá.

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

A humanização hospitalar é hoje o compromisso dos principais centros médicos do Brasil, para melhorar a permanência dos pacientes durante o período de tratamento e estimular o trabalho dos profissionais envolvidos. Fazem parte deste processo, além de tratamentos e cuidados dignos, a preocupação em tornar os espaços físicos em áreas aconchegantes e seguras.

Decoração de interiores : O espaço Infantil
por Arq. Ignez Ferraz

Cores e novos formatos no mobiliário infantil estimulam de uma maneira lúdica o interesse pelo próprio quarto. Para que a casa e a escola realizem da melhor maneira sua vocação de transmitir segurança e saber, é necessário que o espaço arquitetônico seja polivalente e simulativo, de modo a permitir o livre exercício da imaginação.

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.
por Redação Fórum da Construção

A arquiteta Suzy Melo foi responsável pela reforma do apartamento de um jovem casal paulistano, e através da mescla de peças clássicas, pertencentes ao acervo familiar da esposa, e de peças mais modernas, adquiridas recentemente pelo casal, a arquiteta transformou os diversos ambientes da casa.

Transforme cor em energia no seu ambiente!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

Cores estimulam determinadas sensações e podem mudar totalmente um ambiente, produzindo resultados mais visíveis que a troca de móveis!

Vintage & Retrô
por Arq. Ignez Ferraz

Fui entrevistada pelo Jornal da Tribuna de Santos a respeito de um tema bastante pertinente hoje: a tendência ao retorno dos Vintages e Retrôs. Reproduzo aqui a entrevista com exemplos ilustrados. Esgueirem-se entre terminologias de REs: redesign, relooké, revival, reedição, restauração...

Espelho, espelho meu...
por Arq. Ignez Ferraz

Espelhos estão MUITO na moda. Ultimamente vêm sendo utilizados até mesmo como revestimento de grandes luminárias pendentes (sensação de invisibilidade) sobre as mesas, que também podem possuir tampos ou pés neste material para maior leveza. No Museu Baccarat, Philippe Stark usou e abusou deste material em todo mobiliário, equilibrando-o com o entorno em concreto fosco.

A evolução da Arquitetura de Interiores
por Arq. Ignez Ferraz

Para contar a história da evolução dos nossos cômodos de maneira clara e didática, vamos considerar que a Arquitetura de Interiores é resultado da trilogia SOCIAL, SERVIÇOS e ÍNTIMO. Vamos também fazer um paralelo com os INTERIORES que temos em nosso presente.

Os banheiros evoluíram e suas peças também
por Redação

A escolha do lavatório é determinante para a composição estética do banheiro. Ele, mais do que a bacia, especialmente em lavabos e banheiros de uso público por exemplo, onde a peça fica escondida atrás de uma porta, é que define o estilo, determina a cor dominante da decoração, impõe a personalidade do ambiente.

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração
por Arq. Iberê M. Campos

Não há mais como negar: os sistemas de home theater chegaram para ficar. Afinal, um som envolvente melhora muito experiência de assistir filmes no conforto dos nossos lares. Pelo lado da arquitetura de interiores e decoração, esta nova tecnologia trouxe alguns contratempos, com aquelas telas enormes e, o pior para as donas de casa, aquele “monte de fios” correndo pela sala e as caixas de som espalhadas pelo ambiente, atrapalhando a decoração e dificultando a limpeza. Como chegar a um consenso?

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade
por Arq. Iberê M. Campos

O banheiros está entre os locais mais importantes e caros de uma construção, sem falar que é uma das áreas onde mais se encontra projeto e tecnologia em cada detalhe. O conceito de banheiro inclusivo procura dar um novo enfoque no projeto destes ambientes, visando à segurança e independência dos usuários.

A evolução da Arquitetura de Interiores
por Arq. Ignez Ferraz

Para contar a história da evolução dos nossos cômodos de maneira clara e didática, vamos considerar que a Arquitetura de Interiores é resultado da trilogia SOCIAL, SEVIÇOS e ÍNTIMO. Vamos também fazer um paralelo com os INTERIORES que temos em nosso presente.

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Depois de um dia exaustivo, nada é mais relaxante do que um banho de imersão. E se for acompanhado pela massagem com jatos de água, fica melhor ainda. No entanto, muitos usuários deixam de lado o prazer de ter uma banheira em casa, por falta de esclarecimentos, estímulo ou disposição para realizar uma reforma no banheiro. Para construções novas, nem sempre o produto faz parte do projeto, por inúmeras razões: preço, espaço ou pura falta de informação.

Esculturas em MDF harmonizam a decoração

Quanto mais agradável o lugar onde moramos, maior pode ser nossa qualidade de vida. A união de pequenos detalhes, que nem sempre são percebidos, faz a diferença de um ambiente agradável ou desagradável. Alguns elementos influenciam na harmonia do ambiente e, entre eles, uma obra de arte, uma escultura de parede ou uma pintura transmitem sensações de harmonia e da personalidade de quem vive ali.