Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Conforto ambiental:

Aquecedor a Óleo ou Elétrico: Dicas, Vantagens e Muito Mais!
por Thaisa Tiemi Chino Barros

Pensando em utilizar um aquecedor na sua casa? Neste artigo, confira qual modelo é mais econômico e conheça vantagens, dicas e muito mais sobre os aquecedores!

Como melhorar o isolamento térmico da sua obra?
por Redação do Fórum da Construção

Usar materiais que melhorem o isolamento térmico da sua obra é uma solução para manter a temperatura interna da construção agradável, em todas as estações do ano. Os pré-moldados com concreto ou EPS são uma das soluções mais utilizadas por promover um bom conforto térmico ao ambiente.

Como deixar sua casa mais arejada
por Redação do Fórum da Construção

Nem sempre é preciso ter um ar-condicionado para conseguir frescor nos ambientes da casa. Alternativas simples como acertar na posição das janelas, ter paredes com elementos vazados ou ainda usar revestimentos frios nos pisos são exemplos de como ter bons resultados neste assunto.

5 maneiras simples de proteger sua casa do calor durante o verão
por Redação do Fórum da Construção

No verão o calor na maioria das cidades brasileiras pode ser muito severo. A sensação de clima abafado dura o dia inteiro e durante a noite não dá trégua. Em várias cidades brasileiras, durante o verão, os termômetros chegam a registrar temperaturas acima dos 40 graus.

Como melhorar o isolamento térmico de uma construção
por Redação do Fórum da Construção

No início da primavera, já começamos a sentir temperaturas mais altas em todo o Brasil. Se ventiladores e ares-condicionados são grandes amigos nessa época do ano, há fatores estruturais que influenciam diretamente na sensação térmica dentro de um ambiente fechado.

Tubos de Cobre lisos x ranhurados: qual opção escolher na hora de montar seu ar-condicionado?
por Ricardo de Luca

Se lembrarmos dos primeiros aparelhos de ar-condicionado que foram fabricados, será impossível não se assustar com o tamanho que eles tinham e o espaço que ocupavam.

Vidros, produtos especiais asseguram conforto
por Redação do Fórum da Construção

Os vidros especiais melhoram o desempenho energético das edificações e colaboram com a redução do uso de luz artificial, ao permitir a passagem de iluminação natural.

9 soluções para garantir mais conforto térmico em casa
por Redação do Fórum da Construção

Sabe quando você consegue escutar o vento gelado lá fora enquanto curte sua cama quentinha e aproveita o tempo frio com aconchego? Mas, quando bate aquele calorão, também é gostoso sentir frescor ao entrar em casa, certo?

Conforto térmico: como planejar a casa considerando as estações
por Redação do Fórum da Construção

Em algumas regiões do Brasil, faz muito calor no verão e muito frio no inverno. Morar em uma casa sempre agradável e aconchegante é muito bom, mas o que fazer para que a residência ofereça conforto térmico?

Dicas para melhorar o conforto térmico em casa
por Redação do Fórum da Construção

Com um clima quente em boa parte do ano, o brasileiro está sempre a procura de estratégias para vencer ou pelo menos despistar o calor. Nos dias mais quentes, o ventilador é o eletrodoméstico queridinho e muitas vezes fica ligado até durante a noite.

O que é conforto ambiental?
por Redação do Fórum da Construção

Conforto ambiental consiste em incluirmos no planejamento da nossa casa preocupações com conforto térmico, conforto acústico, conforto visual e conforto lúmico.

Dicas para proteger sua casa do sol
por Ana Camila Vieira

E finalmente os dias quentes vieram para ficar, com a chegada da primavera já começa a contagem regressiva para a chegada do alto verão junto com suas temperaturas elevadas.

Refresque sua Casa Usando a Ventilação Cruzada
por Redação do Fórum da Construção

Nos dias de muito calor a forma mais natural de refrescar o ambiente é aumentando a circulação do ar no interior da casa, ventilando-a.

Como garantir o conforto térmico em casa nos dias quentes?
por Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

A preocupação com o conforto térmico nas construções em geral e, sobretudo nas casas, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Como manter a casa confortável também no inverno?
por Arqs Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

O inverno se aproxima e, em várias regiões do país, traz baixas temperaturas. Como estamos em um país tropical, é natural que as nossas construções estejam mais adaptadas ao clima quente do que ao frio.

Dicas para fazer uma casa menos quente
por Ricardo Trevisan

Algumas soluções simples de arquitetura podem ajudar muito a fazer uma casa mais fresca para aguentar nosso verão brasileiro, que varia do tropical (sudeste) ao equatorial (norte).

Conforto ambiental e saúde
por Redação do Fórum da construção

Muitas novas doenças e alergias que afetam, sobretudo, o foro respiratório têm origem num fato recente: as pessoas passam mais de 90% do tempo em espaços interiores e a qualidade do ar interior é inferior à que é necessária para usufruirmos de saúde e bem-estar.

Conforto ambiental na Arquitetura
por Redação do Fórum da Construção

As pessoas passam a maior parte de suas vidas em suas casas, locais de trabalho e em outros edifícios. Essa atitude, profundamente enraizada em nossa sociedade, influencia o estabelecimento de padrões de conforto e eficiência energética dos edifícios.

Conforto ambiental
por Leonardo Cairo Rizzo

O conceito de morar bem, levado ao estado da arte, projeta um modelo de moradia sustentável e ao mesmo tempo agradável em todos os sentidos. O conforto ambiental perfeito é o objetivo buscado hoje na arquitetura de vanguarda nas construções contemporâneas.

Como garantir o conforto térmico em casa nos dias quentes?
por Arqºs Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

A preocupação com o conforto térmico nas construções em geral e, sobretudo nas casas, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. As pessoas estão mais exigentes com o seu conforto e conscientes com as questões de sustentabilidade e consumo de energia, principalmente dos aparelhos de ar-condicionado.

Ventilação Natural em Residências
por Redação do Fórum da Construção

A função essencial das habitações é proporcionar abrigo através de condições favoráveis de permanência e desenvolvimento das atividades cotidianas dos seres humanos (trabalho, lazer e repouso).

Como escolher o ar condicionado?
por Naiana Benner

Com certeza uma das perguntas mais frequentes na hora de instalar aparelhos de ar condicionado em escritórios e apartamentos é: como escolher o mais adequado? Longe de ser um processo de tentativa e erro, ou aceitar a sugestão do vendedor da loja, existe um método para escolher um ar condicionado.

Conforto ambiental, construindo o sustentável.
por Redação do Fórum da Construção

Para quem busca um ambiente que ao mesmo tempo seja agradável e eficiente (em termos de economia de energia), deve sempre procurar profissionais que tenham pleno domínio do assunto.

Isolamento térmico de fachadas pelo exterior
por Redação do Fórum da Construção

Reboco Térmico pelo Exterior é um termo técnico usualmente aplicado aos sistemas compostos que se aplicam pelo exterior dos edifícios e que cumprem duas funções essenciais: proteger o edifício contra os elementos garantindo ainda um agradável aspecto estético e fornecer conforto interno à habitação eliminando pontes térmicas.

Espuma de madeira vai deixar sua casa mais confortável
por Redação do Fórum da Construção

Enquanto os escudos à prova de calor não chegam ao mercado, é possível melhorar a qualidade dos materiais usados no isolamento térmico.

Consequência do aumento da temperatura no nosso meio ambiente
por Arqª Juliana Yuriko

Estudo mostra que o desmatamento há tempos vem afetando o aquecimento global e, a consequência é o aumento da temperatura e a falta de umidade.

Calor? Atenção com o ar condicionado em ambientes de trabalho.
por Alexandre Fracchetta

Na concepção dos prédios comerciais mais modernos, onde não se abrem janelas naqueles dias mais quentes para a entrada daquele arzinho, onde a temperatura é toda controlada por um sistema de automação através de sinais provenientes de termostatos de controle, onde o ar é passado para o ambiente através de válvulas de abertura, se o sistema não estiver perfeitamente balanceado, chega um dado momento em que em o ar se torna pesado e o nível de CO2 no ambiente começa a causar efeitos indesejáveis e desconforto.

Melhorando o isolamento acústico nas residências.
por Alexandre Fracchetta

Com as novas técnicas de construção nas áreas da engenharia civil e arquitetura, está se fazendo uso cada vez mais freqüente de paredes e divisórias em dry wall e forrações em gesso.

Falta de conforto ambiental é problema em novas construções.
por Redação do Fórum da Construção

O barulho do elevador social invade o quarto. À noite, o som da televisão do vizinho atrapalha a concentração na hora de dormir. A falta de preocupação com o conforto ambiental nas construções pode trazer problemas como esses para a sua casa.

Isolamento acústico fica mais eficiente quando é perfurado
por Redação do Fórum da Construção

O isolamento acústico é um elemento cada vez mais importante conforme aumenta a densidade urbana, com mais pessoas, mais carros, mais obras etc.

Crescimento da Engenharia Acústica, está associado à Expansão Urbana
por Davi Akkerman

A fim de oferecer especialização aos profissionais, a ProAcústica está realizando, em parceria com a Poli-USP, ITS de Lisboa e a FDTE, um curso de pós-graduação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental, para dar suporte ao crescimento do mercado nacional.

Proteja sua casa dos ruídos externos!
por Thiago H. Arasaki

Depois de chegar em casa após um dia de trabalho, o que você mais quer é sossego para descansar. Mas como fazer isso com todo barulho que vem de fora? Principalmente se você vive nas grandes cidades e em prédios com vizinhos por todos os lados?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações.
por Prof. Luiz Feres

O super aquecimento do planeta está causando problemas crônicos em nosso mundo. Temperaturas jamais vistas em nossos tempos causando morte em paises da Europa e América, causando enormes prejuízos em nossa natureza, causando uma necessidade de criarmos cada vez mais energia , para suprir a demanda com climatização

Conforto ambiental, ou conforto térmico?
por Marta Oliveira

Para quem busca um ambiente que ao mesmo tempo seja agradável e eficiente (em termos de economia de energia), deve sempre procurar profissionais que tenham pleno domínio do assunto. O conforto ambiental nada mais é do que adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades do ambiente.

Os cuidados com o desempenho acústico em edifícios
por Carlos Alberto de Moraes Borges

A Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios (ABNT NBR 15.575) introduz de forma inovadora e pela primeira vez no arcabouço normativo do nosso país o conceito de desempenho de edifícios.

Conforto Ambiental, desafio para arquitetos
por Cileide Siqueira

Sem dúvida, o principal objetivo de qualquer arquiteto é a satisfação plena de seu cliente, antes, durante e após a execução da obra. Quando se trata em proporcionar o máximo de satisfação possível ao usuário, o Conforto Ambiental é tido com um dos principais objetivos da arquitetura. Visando esse objetivo é que arquitetos, engenheiros e construtores estão mudando sua forma de pensar, projetar e construir.

Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Já faz algum tempo que reduzir o consumo de água e luz não é uma questão somente financeira, mas também de consciência ambiental. Para ser amigo da natureza, deve-se planejar ao máximo na hora de reformar ou construir, para gastar o mínimo possível com iluminação, aquecimento e refrigeração dos ambientes no decorrer dos anos.

Ouvir é preciso e precioso!
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, acima do tolerável pelos organismos vivos. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis. Arquitetos e engenheiros especializados no assunto estudam a absorção do som e o isolamento sonoro nas edificações em geral, assim como nos projetos urbanísticos, para minimizar seus efeitos negativos, reduzindo, quando convém, sua propagação e reforçando-a quando necessário.

Conforto ambiental: mudança pode beneficiar a saúde
por Redação do Fórum da Construção

Qualquer prédio comercial ou residencial pode alcançar um certo grau de sustentabilidade atacando fatores como desperdício de água e de energia elétrica. Se for além, controlando os dejetos que são despejados nos ralos das cozinhas e também os detritos industriais, melhor.

Edifícios silenciosos: o que fazer para diminuir o ruído nos ambientes
por Arq. Iberê M. Campos

O ruído urbano tornou-se um problema sério de saúde pública, muitas doenças são causadas pelo excesso de barulho. Não é fácil resolver este problema, pois há muitos pontos a serem verificados, mas o combate ao ruído é importante e deve ser prioridade principalmente nas obras novas.

Iluminação natural eficiente, lentes prismáticas e a Sindrome dos Prédios Selados
por Pedro Ferrapontoff

Estudos recentes vêm relacionando as condições de trabalho dos ocupantes dos prédios ao meio ambiente interno. Novas doenças têm surgido nestes tempos modernos, relacionando este ambiente saturado a sintomas até então desconhecidos. Estas novas doenças que começam a fazer parte do nosso dia a dia prejudicam a produtividade e bem estar dos ocupantes. A mais importante destas novas doenças é a chamada “Sealed Building Syndrome”, ou Sindrome dos Prédios Selados.

Tratamento de piscinas com ozônio, solução para pessoas com alergia ao cloro

As piscinas são um sonho de consumo nas residências e atração principal nos clubes e condomínios, mas podem causar sérios problemas alérgicos pelo uso indevido do cloro ou pela reação alérgica que o cloro pode causar em pessoas sensíveis. O tratamento da água com ozônio pode eliminar este problema, mesmo a um custo ligeiramente superior ao tratamento convencional com cloro.

Calcário na água – um problema de saúde pública?
por Arq. Iberê M. Campos

A água é um bem essencial na nossa saúde e para a qualidade de vida como um todo, no entanto pode também ser uma fonte de problemas. O calcário presente na água pode trazer prejuízo para os consumidores. Ele pode causar calcificação nas tubulações, menor duração dos metais sanitários, água mais turva e contaminada e menor custo de reparação e manutenção. Nas construções, pode alterar a qualidade das massas e do concreto.

As cores e seus significados
por Arq. Iberê M. Campos

Uma simples mudança de cor pode alterar totalmente um ambiente, um humor, uma ação e, consequentemente, a vida das pessoas que frequentam aquele local. Segundo a Arquiteta Bianca Tognollo, especialista em cores e do marketing da Fademac, as tonalidades deve ter seu uso estudado não só na arquitetura e decoração mas também no mundo da moda, design e nas artes.

Home Office une conforto e tecnologia
por Redação do Fórum da Construção

É perfeitamente possível, e muito saudável, encontrar o equilíbrio entre a intimidade da vida pessoal e com as responsabilidades profissionais. Para que isso ocorra, basta criar um espaço de trabalho adequado, um home office que harmoniza praticidade e conforto.