Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Iluminação:

Como a Orientação Solar interfere nos ambientes
por Karen Cruz

Entre os fatores que contribuem para a composição de um ambiente agradável em termos de climatização e iluminação está a Orientação Solar.

Dicas de iluminação para valorizar os ambientes do seu apartamento
por Redação do Fórum da Construção

Com a iluminação certa, qualquer ambiente da sua casa pode se transformar em um cenário de cinema! Além de ser necessária para dar conforto e luminosidade aos interiores que não recebem luz natural, a iluminação também é indispensável para criar um clima que favoreça percepções de bem-estar por toda a casa.

Projeto luminotécnico: qual a importância?
por Redação do Fórum da Construção

Um projeto luminotécnico bem feito, além de proporcionar ao ambiente elegância e funcionalidade, influencia diretamente na sua conta de luz e no seu bolso.

A importância da iluminação no seu projeto de decoração de interiores
por Redação do Fórum da Construção

A importância da iluminação é um dos elementos mais decisivos — e negligenciados — do bom design de interiores. A iluminação também é um componente essencial em termos de criar o clima e a funcionalidade de um ambiente, por isso é vital alcançar o efeito correto desde o início.

Saiba como um projeto de iluminação te ajuda a economizar
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação é capaz de mudar todo o aspecto de um ambiente. Quando bem projetada, pode deixar o espaço mais amplo, aconchegante e funcional. Além disso, para quem gosta de uma casa bem decorada, a luz oferece muitas possibilidades de ser trabalhada e dar um novo visual ao lar.

Sistemas para incorporar a iluminação zenital em seus projetos
por Matheus Pereira

Nada mais racional que aproveitar a iluminação solar natural como garantia para melhorar a qualidade espacial de seus projetos, além de economizar energia.

A Importância da Iluminação Natural
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação solar, também conhecida como iluminação natural, sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (ciclos circadianos) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade.

Dicas sobre iluminação em eventos
por Redação do Fórum da Construção

Preparar um evento requer atenção a cada detalhe. Desde a comida que será servida, a contratação do pessoal que irá trabalhar, a decoração do evento, a segurança. Mas, além de tudo isso, também não se pode esquecer da iluminação.

Iluminação Residencial: 7 Dicas para uma iluminação perfeita
por Redação do Fórum da Construção

Nada melhor do que um ambiente bem iluminado. Além da simples função de clarear os cômodos da residência, a iluminação residencial tem o poder de trazer conforto e aconchego para uma casa.

Iluminação econômica: como iluminar ambientes de forma planejada ajuda na economia de energia
por Redação do Fórum da Construção

A preocupação com a iluminação deveria começar no projeto de uma casa. Assim como pensar na rede hidráulica ou na decoração é importante para dar funcionalidade aos ambientes, planejar a forma de iluminar os espaços também é fundamental.

Como iluminar uma loja: dicas e inspirações
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação em espaços comerciais, como lojas, padarias, boutiques, entre outros, é fundamental. Além de exercer o básico, ela ainda tem o poder de direcionar o público, aumentar as vendas e criar um ambiente aconchegante.

Como fazer iluminação para casamento
por Marcos e Alessandra Lavor

A iluminação para casamento é responsável pela percepção que temos de um local, desde o tamanho até o sentimento transmitido para os convidados.

5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes
por Lucila Zahran Turqueto

Decoração e iluminação precisam estar aliadas para que ambientes sejam aconchegantes.

Conheça as tendências em iluminação e saiba como colocá-las em seus projetos
por Redação do Fórum da Construção

Apesar de muitas pessoas subestimarem a complexidade da iluminação, esse é um dos fatores que mais demandam atenção na hora de elaborar projeto residencial ou comercial. Se aplicadas do jeito certo, as luzes são capazes de mudar completamente um ambiente e deixá-lo mais harmônico e confortável.

Confira 5 tendências de iluminação
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação é um dos toques finais da decoração que, mais do que clarear os cômodos para que se tornem úteis e confortáveis, tem o poder de destacar objetos e valorizar ambientes.

A utilização de lâmpadas LED no projeto residencial e comercial de iluminação
por Redação do Fórum da Construção

Para a apropriada dimerização da iluminação LED, é importante escolher modelos confiáveis de lâmpadas.

Projetos de luminotécnica na decoração de interiores
por Leila Dionizio

Desde tempos imemoriais, sempre foi preocupação dos seres humanos conseguir iluminar suas moradias de forma adequada, suprindo a falta da luz natural. Desta necessidade, nasceu também o estudo da aplicação da iluminação artificial, ou seja, a luminotécnica ou luminotecnia. Esta “ciência” se desenvolveu muito ao longo do tempo, principalmente com os avanços tecnológicos e a criação de novos tipos de lâmpadas e iluminações.

Iluminação residencial transformando ambientes
por Redação do Fórum da Construção

Com a facilidade, conforto e interatividade existentes nas moradias modernas, cada vez mais vemos um maior número de pessoas e profissionais da arquitetura e decoração tendo um cuidado extra com a iluminação. Deixar cômodos aconchegantes e destacar detalhes da arquitetura são apenas algumas das possibilidades ao posicionarmos e escolhermos as lâmpadas corretamente.

Iluminação em LED: vantagens e desvantagens.
por Redação do Fórum da Construção

A tecnologia de iluminação em LED virou causa de muitas pesquisas e notícias, afinal essa novidade aguçou a curiosidade dos interessados no assunto.

Dicas de iluminação de interiores para sua casa
por Arqº Thiago Hiroshi Arasaki

A iluminação de interiores é um dos elementos mais importantes na decoração interior de uma casa, podendo melhorar vários aspectos do bem-estar de uma pessoa.

Como planejar a iluminação da sua casa
por Redação do Fórum da Construção

Muitas vezes, quando estamos decorando uma casa, acabamos dando mais atenção aos móveis, aos eletrodomésticos, às paredes… e esquecemos de planejar a iluminação da casa de uma forma que funcione melhor para o nosso dia a dia. E saiba que uma boa iluminação é tão importante quanto um sofá confortável!

As dez regras de ouro de iluminação na casa
por Redação do Fórum da Construção

É verdade que gosto não se discute. A iluminação de nossa casa é um assunto muito pessoal e deve ser feita sob medida, não existe fórmula.

Níveis recomendados para iluminação de escritórios
por Kevin Ann Reinhart,Traduzido por Carlos Nascimento

A iluminação dos escritórios instalada corretamente deverá proporcionar luz suficiente para a conclusão confortável e segura das tarefas do dia a dia.

Iluminação natural eficiente!
por Arqº Thiago H. Arasaki

Trabalhamos atualmente dentro de prédios fechados, muitas vezes sem a visão do exterior. Esse enclausuramento tem feito com que novas doenças e sintomas apareçam nos ocupantes desses ambientes.

A iluminação direciona os sentimentos
por Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner

A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura. É como se a arquitetura estivesse viva – com ‘alma’. Falo não só da iluminação artificial, mas, principalmente, da natural.

A importância da iluminação na arquitetura
por Arqª Luanna Russo

Quando começamos a planejar uma obra, pensamos em muitas coisas: dimensões dos ambientes, necessidade dos usuários, cor, fachada, espaços externos, mobília, revestimentos, e por aí vai. Alguns detalhes não são levados em consideração, pois são vistos apenas como um elemento construtivo e necessário dentro de uma residência ou comércio.

Iluminação para seu jardim II
por Arqº Thiago H. Arasaki

Criar um ambiente externo bonito, bem iluminado e agradável não é uma tarefa das mais fáceis. Nesses casos é extremamente aconselhável contratar um profissional da área.

Iluminação para seu jardim
por Arqº Thiago H. Arasaki

Continuando o artigo da semana passada, hoje você verá algumas dicas de como deixar seu jardim ainda mais bonito durante a noite. Um bom projeto luminotécnico valoriza este espaço.

Como iluminar o jardim durante a noite?
por Arqº Thiago H. Arasaki

Com uma iluminação adequada, seu jardim pode ficar até mais bonito à noite do que durante o dia. Poder apreciar um belo jardim durante a noite é muito agradável no verão.

Uso de LED em projetos luminotécnico podem economizar até 70% de energia.
por Thatiana Bueno

O projeto luminotécnico é uma forma de unir a técnica com a arte da iluminação, utilizando produtos de qualidade que resultam em ambientes agradáveis, equilibrando a incidência de luz da maneira que se espera para o espaço.

Cuidados com a boa iluminação do ambiente de trabalho
por Redação do Fórum da Construção

Todos sabem da importância da visão em nossas vidas. O olho humano é o receptor mais importante de informações. Grande parte da nossa percepção de mundo é baseada naquilo que enxergamos. E muitos dos trabalhos realizados pelos seres humanos necessitam do poder da visão.

Acerte na escolha da luminária
por Redação do Fórum da Construção

Muita gente não gosta das lâmpadas fluorescentes - compactas ou tubulares - que progressivamente substituem às tradicionais lâmpadas incandescentes. Com certeza, as fluorescentes não são sempre a melhor alternativa.

Melhore a iluminação da cozinha
por Redação do Fórum da Construção

Decorar um ambiente da maneira correta nem sempre é fácil. Alguns detalhes são essenciais para que a combinação se torne perfeita.

Como planejar adequadamente a iluminação de salas e cozinhas
por Karine Serezuella

Um bom projeto de decoração está, invariavelmente, ligado a um bom plano de iluminação. E, para pensá-lo adequadamente, é essencial ter o "layout" de cada ambiente e determinar claramente o objetivo do espaço. Com esses pontos definidos é possível saber o que e como iluminar de forma funcional e bonita.

O poder da iluminação
por Arqª Renata Mueller

Decorar um espaço não é apenas escolher com cuidado objetos decorativos, revestimentos e cores, é preciso valorizá-los e a iluminação é um dos caminhos para isso.

Iluminação residencial sem erros
por Redação do Fórum da Construção

Projetar a iluminação de cada ambiente pode parecer algo simples, mas precisa ser pensada com cuidado, pois se feita de maneira errada pode afetar as ações do cotidiano dos moradores e claro, na conta de luz no final do mês.

LED - O que é?
por Redação do Fórum da Construção

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Os segredos de uma boa iluminação na sala de estar
por Redação do Fórum da Construção

Seja para o encontro com familiares, seja com amigos, a sala de estar é sempre utilizada em situações especiais. Assim, qualquer que seja o uso, o ambiente deve ser confortável e aconchegante o tempo todo.

Dicas para Iluminação residencial
por Redação do Fórum da Construção

Para aumentar a eficiência energética e a qualidade dos ambientes em uma residência, deve-se pensar na complementaridade entre a luz natural e artificial.

Lâmpadas para todos os gostos
por Redação do Fórum da Construção

Foi-se o tempo em que escolher uma lâmpada era tarefa simples. O consumidor encontrava um exemplar com a voltagem e potência certas, testava e pronto. Quem leva a iluminação de ambientes minimamente a sério sabe que os tempos mudaram.

O sentido da luz (uma reflexão)
por Luis Emiliano Costa Avendaño

O design historicamente se analisa e desenvolve pela famosa frase "a forma segue a função" ultimamente também está sendo agregada a esta frase a questão da emoção, entendendo aqui a emoção como fator subjetivo da percepção da forma, é através da emoção que conseguimos criar a empatia do consumidor com o objeto, caracterizando-se assim a compra. Atingir este valor subjetivo, gerado pela competência do design, é o foco de qualquer projeto de objeto e o sucesso da competitividade de uma empresa.

Iluminação da cozinha, como melhorar?
por Redação do Fórum da Construção

Decorar um ambiente da maneira correta nem sempre é fácil. Alguns detalhes são essenciais para que a combinação se torne perfeita. Um dos cômodos que requer atenção especial é a cozinha. A iluminação, por exemplo, é fundamental para que se obtenha um resultado agradável, seja para destacar partes do projeto ou dar aquele efeito clean.

Lâmpada LED tubular, vale a pena usar?
por João Gabriel

Estive observando, no último ano, as três principais revistas de circulação nacional dedicadas ao tema de iluminação e, em todas elas, chamou-me a atenção a quantidade de fornecedores de lâmpadas LED.

Nova norma de luminotécnica : NBR-8995-1
por Alexandre Fracchetta

Publicada em 21/março/2013 e validada em 21/abril /2013 entra em vigor a nova norma de luminotécnica para ambientes de trabalho referente á interiores de escritórios, onde considera cálculos mais avançados para verificações do conforto ao usuário com relação á iluminação.

Afinal porque escolher lâmpadas LED?
por Pamella Ramos

As lâmpadas LED estão cada vez mais presentes nos diversos projetos inovadores hoje em dia. Existe uma tendência de troca das lâmpadas fluorescente e incandescente pela LED, pois é a melhor opção de iluminação pra quem quer máxima qualidade de economia.

Como iluminar bem as suas salas
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação de um ambiente é essencial para garantir a harmonia de toda a decoração. Pensar na iluminação com cuidado é muito importante, até mesmo os móveis e cor das paredes. É a iluminação que vai dar um toque todo especial ao cômodo.

Acertos na Iluminação
por Leandro de Barros

Confundir potência com tensão e colocar luz de cores incompatíveis com os ambientes são alguns dos equívocos que atrapalham o consumidor na escolha da lâmpada. Pensando nisso, preparamos algumas orientações para auxiliar o consumidor na hora da compra.

A importância da iluminação na arquitetura
por Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner

A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura. É como se a arquitetura estivesse viva – com ‘alma’. Falo não só da iluminação artificial, mas, principalmente, da natural.

Efeitos de iluminação
por Juliana Visinheski

Para um ambiente aconchegante e acolhedor você não vai precisar somente de móveis, tapetes, adornos e pinturas de paredes. Pois nada terá o mesmo valor se a iluminação não fizer parte desse contexto. E não falo aqui de luminária de design ou de moda, mas sim do efeito de iluminação, esta sim dará o resultado esperado para o ambiente proposto.

Iluminação natural eficiente!
por Arqº Thiago H. Arasaki

Trabalhamos atualmente dentro de prédios fechados, muitas vezes sem a visão do exterior. Esse enclausuramento tem feito com que novas doenças e sintomas apareçam nos ocupantes desses ambientes.

Iluminação pública e segurança
por Ronald Leptich

A iluminação utilizada nos locais públicos fornece algum tipo de segurança aos cidadãos? Na verdade, este é o objetivo da iluminação pública, que, além de zelar pelo tráfego de pessoas a qualquer hora, permite também o lazer noturno e mantém seguros locais de movimento.

Poluição Luminosa
por Rose Elizabeth Mello

Sentar na porta de casa, debruçar-se na janela, caminhar pelas ruas admirando as estrelas; hábitos simples e agradáveis que a cada dia tornam-se mais difíceis devido à poluição luminosa. Poluição luminosa é qualquer emissão de um fluxo luminoso de fontes artificiais noturnas em quantidades, intensidades, direções, ângulos, faixas espectrais  e horários desnecessários.

Começa banimento das lâmpadas incandescentes
por Redação do Fórum da Construção

Lâmpadas incandescentes com potências de 150 W e 200 W, que não atenderem níveis mínimos de eficiência energética, não podem mais ser produzidas no Brasil e nem serem importadas.

Iluminação e Sustentabilidade
por Rose Elizabeth Mello

Quando o assunto é iluminação sustentável, geralmente o primeiro pensamento que ocorre ao projetista luminotécnico ou ao cliente é referente a um projeto com fontes de luz eficientes. A fonte de luz mais sustentável que existe é a luz natural e seu aproveitamento em projetos arquitetônicos onde existe a preocupação com o meio ambiente é cuidadosamente analisado para que seja explorado ao máximo.

Estudo de Caso - Sheraton Tribeca - 370 Canal Street NY, NY
por Rose Elizabeth Mello

A empresa norte-americana Smart Lighting concluiu em Fevereiro de 2012 o projeto de retrofit do sistema de iluminação do Hotel Sheraton Tribeca.

Retrofit de Sistemas de Iluminação
por Rose Elizabeth Mello

A tecnologia evoluindo rapidamente entre os fabricantes de lâmpadas e equipamentos auxiliares tem permitido ao consumidor buscar alternativas cada vez melhores e mais eficientes nos sistemas de iluminação de seus ambientes.

Ilumine sua casa com luz natural!
por Thiago H. Arasaki

Uma casa banhada pela luz do sol é muito agradável, tanto no verão como no inverno, nas devidas proporções é claro. Mas todo mundo sabe que o sol, em doses moderadas, faz bem à saúde.

Iluminação Comercial
por Rose Elizabeth Mello

Quando um lighting designer faz um projeto residencial, é através do briefing com o cliente que ele vai ter acesso a informações fundamentais para o sucesso do resultado. Entre os dados colhidos no briefing, estão os hábitos dos moradores, suas faixas etárias, atividades exercidas em cada área, entre outros. Essas informações dizem respeito à pessoas que vivem naquele ambiente, sem que aja, a princípio, alteracão nesse sentido.

Aproveitando a luminosidade para decorar ambientes
por Redação do Fórum da Construção

A luz natural em ambientes interiores traduz-se numa ajuda preciosa para o nosso bem-estar emocional. Por exemplo, uma casa que não disponha de luz natural em abundância durante o dia, parece-nos sombria e sem graça e não seremos capazes de obter o máximo efeito das cores e texturas escolhidas para decorarmos os espaços interiores.

Iluminação de Fachadas
por Rose Elizabeth Mello

Enquanto a iluminação de interiores tem por objetivo principal atender as necessidades dos usuários de cada ambiente e suas atividades, a iluminação de fachadas está muito mais voltada para o aspecto artístico. Mais do que nunca, esse tipo de projeto exige do especialista uma alta dose de criatividade e capacidade de perceber o subjetivo e , através da luz, encantar, atrair e surpreender o ser humano.

The next big change!
por Rose Elizabeth Mello

Venho acompanhando vários grupos de discussões entre profissionais de Iluminação e uma pergunta é recorrente: "qual a próxima grande mudança na indústria da Iluminação?"

Iluminação certa para a cozinha
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação tem um papel importante na criação do ambiente de qualquer lugar. Como é o caso de uma cozinha, mesmo aqui é muito importante a escolha do tipo de iluminação. Pare e pense que tipo de luz a faz sentir mais ativa e dinâmica, para a maioria das pessoas a luz clara e brilhante é ativadora da mente.

Projetando com LEDs
por Rose Elizabeth Mello

Na concepção de um projeto de iluminação, um dos primeiros fatores analisados na especificação das fontes de luz é a quantidade de luz necessária que satisfaça o usuário do ambiente e atividade exercida por ele no local, e depois, vida útil, manutenção e reposição dessas fontes.

Iluminação residencial com Leds
por Redação do Fórum da Construção

Na iluminação residencial projetos com leds são hoje os projetos mais procurados na decoração de ambientes. Projetos de iluminação com leds, além da economia são soluções de arquitetura que muitas vezes dispensam o uso de lâmpadas comuns, principalmente durante o dia em todos os ambientes da construção, mas tome cuidado para não exagerar.

Iluminação – A importância de um bom projeto
por Rose Elizabeth Mello

O conceito de boa iluminação vem se modificando ao longo dos anos e cada dia mais o profissional especializado – o Lighting Designer – vem conquistando seu espaço entre os arquitetos, designers e decoradores.

Projeto luminotécnico otimiza distribuição da luz artificial
por Redação Fórum da Construção

A luz está presente em nossas vidas desde o mais tênue momento. É ela que dá sentido aos objetos nos permitindo identificar formas e criando a sensação das cores.

Iluminação. Como deixar seu espaço mais agradável.
por Ricardo Heder

A iluminação de uma casa é um fator muito importante para o bem estar dos moradores. A luz influencia a função de cada ambiente, tem o poder de relaxar ou excitar.

Tipos de iluminação na decoração
por Redação Fórum da Construção

Existem cinco tipos distintos de iluminação. Cada um tem uma funcionalidade e cumpre uma necessidade específica. Os diferentes tipos de iluminação são os seguintes:

LEDs – Campeões da iluminação sustentável
por Tabitha von Krüger, arquiteta do escritório Ignez Ferraz

Diodos emissores de luz, os LEDs recebem todas as honras quando o assunto é ILUMINAÇÃO.
Sua eficiência é uma de suas maiores qualidades. Um led que consome apenas 3W, por ex., produz a mesma luminosidade que uma dicróica de 40W. E hoje já encontramos no mercado modelos de lâmapadas e luminárias de led com preços economicamente viáveis possibilitando a difusão do led em maior escala. Outra vantagem é a durabilidade - chegam a ter uma vida útil de mais de 55.000 horas, o equivalente a 6 anos de uso initerrupto.

Iluminação elaborada em casa!
por Redação do Fórum da Construção

Quem já pensou em ter um esquema de iluminação mais elaborado em casa? Não é tão difícil assim! Em filmes e novelas vemos muitos exemplos bonitos, mas pensamos que nunca poderemos ter algo semelhante em casa. Isso não é verdade!

Iluminação, a arte de criar ambientes decorados
por Redação do Fórum da Construção

Para todo projeto de construção existem pontos importantes a serem observados que podem fazer a diferença para o resultado estético da obra. Sem duvida a iluminação é um deles. A iluminação de um ambiente é um fator que deve ser observado pelos arquitetos e decoradores.

Efeitos da iluminação no comportamento humano
por Alexandre Fracchetta

Se percebermos no cotidiano das pessoas, veremos que somos guiados por estímulos visuais, variando no ciclo dia e noite desde o momento que acordamos até o período noturno. Estes estímulos variam conforme os horários e ambientes que frequentamos em diversos períodos do dia. Semelhante ao nosso ciclo diário a iluminação natural tem temperaturas de cor mais baixa na faixa de 3000K (avermelhado) no início do dia onde temos um período mais calmo.

Cuidados no descarte de lâmpadas queimadas: fluorescente x incandescente x led
por Alexandre Fracchetta

Em setembro de 2009 a União Européia traçou como objetivo de reduzir o consumo em 20% até 2020 das lâmpadas consideradas energeticamente ineficientes, atingindo diretamente as lâmpadas fluorescentes, que já estão próximas da sua extinção.

Iluminação? Dicas para iluminar com economia
por Redação do Fórum da Construção

Conceitos de Eficiência e Economia com Luz. Provavelmente estas não são as primeiras palavras que vêm a sua mente quando você pensa em comprar lâmpadas para iluminar sua casa .Geralmente você está pensando em beleza e destaque para sua decoração ou ainda em deixar a casa clara e bem iluminada.

Iluminação residencial passo a passo.
por Redação do Fórum da Construção

Poucas pessoas sabem sabe usar a iluminação como um elemento decorativo de forma efetiva. Dar amplitude aos espaços, destacar detalhes e proporcionar segurança. Com alguns pequenos truques, é possível tornar o ambiente mais agradável e até economizar mais em energia. Livros; Revistas; e principalmente a Internet podem ser ferramentas bem úteis para quem pretende adequar a iluminação da sua casa, tomando as decisões com muita cautela, informação e planejamento.

Iluminação adequada nos ambientes. Dicas importantes.
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação é essencial na criação do ambiente, transmitindo equilíbrio e aconchego, sendo atualmente um dos elementos mais importantes na arquitetura. É como se a arquitetura estivesse viva. Uma boa iluminação acentua extraordináriamente a beleza de qualquer espaço. De forma adequada precisa fazer parte do projeto e deve ser pensada, considerando-se que no decorrer do dia a luz se modifica, e por consequência produz diferentes efeitos visuais.

Arquitetura além da visão: uma reflexão sobre a iluminação nos ambientes empresariais
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Em razão do crescente aumento do número de atividades realizadas em espaços fechados, o conforto ambiental passou a ser ponto fundamental na idealização dos projetos arquitetônicos. A iluminação, umas das principais variáveis de conforto, é motivo de grande preocupação nas empresas, especialmente nas áreas de recursos humanos e segurança do trabalho, por estar relacionada não só ao aspecto visual, mas também ao nível de ruído e à temperatura.

Controlar a iluminação das ruas protege humanos e insetos
por Redação do Fórum da Construção

A iluminação artificial sem controle é uma forma de poluição prejudicial aos insetos, que ficam desorientados em seus movimentos e se reproduzem menos, como aponta uma pesquisa do Instituto de Biociências (IB) da USP. Além do risco da extinção de espécies, a iluminação também afeta os vegetais com a queda na polinização.

Iluminação sustentável
por Sustentax

Ao investir-se em sustentabilidade, os benefícios vêm de todos os lados. Mas o que seria mais importante como foco: Economizar o máximo com insumos naturais ou investir em aumento de produtividade? Pesquisas indicam que 1% de ganho de produtividade é mais representativo do que 100% na redução do consumo de energia, considerando os custos, em geral, de um escritório.

Lâmpadas fluorescentes compactas ganham eficiência e controle de brilho
por Redação do Fórum da Construção

As lâmpadas fluorescentes compactas, também conhecidas como lâmpadas PL, tornaram-se sinônimo de economia de energia e de comportamento ambientalmente correto. Tanto que alguns países já começam a estabelecer legislações proibindo definitivamente as lâmpadas incandescentes.

A estética da luz e o designer das luminárias.
por Carmine D’Amore

O diálogo entre arquitetura, decoração e iluminação é desde os primórdios da construção habitacional um fluxo continuo de idéias inovadoras. Em todas as épocas à tendências do “momento” que inspiraram as gerações de arquitetos e engenheiros. A estética da primeira década do século XX foi marcada por vários fabricantes e designer.

LED orgânico azul tem aumento de eficiência de 25%
por Redação do Fórum da Construção

Pesquisadores do Laboratório Pacific Northwest, nos Estados Unidos, sintetizaram um novo material que aumenta a eficiência energética dos LEDs orgânicos (OLEDs) em 25%. O material emite uma luz azul profunda e pode ser a base para a construção de OLEDs brancos.

Iluminação : Casa Alto Astral, sempre!
por Arq. Ana Lúcia Dias de Andrade

A idéia de que luz e escuridão, mudam o ânimo das pessoas é verdade e tem origem antiga. Há uns 2000 anos, pessoas que sofriam de letargia e depressão eram aconselhadas a tomarem banho de sol, se exporem à luz do dia! Daí a importância da qualidade da luz nos projetos de iluminação.

Luz branca de alta qualidade é produzida em lâmpada de estado sólido

Uma substância barata e disponível industrialmente, utilizada na composição de bronzeadores e medicamentos para a pele, serve também para emitir uma luz branca brilhante, agradável ao olho humano e adequada para iluminar qualquer tipo de ambiente.

LEDs orgânicos ganham 60% em eficiência e se aproximam da comercialização

Tetos que se iluminam por inteiro, telas planas mais eficientes e lâmpadas planas e transparentes são apenas algumas das possibilidades abertas pelos LEDs orgânicos, mais conhecidos como OLEDs(Organic Light Emitting Diodes).

Esponja absorvente de mercúrio pode resolver dilema das lâmpadas fluorescentes compactas

As lâmpadas fluorescentes compactas, também conhecidas como lâmpadas PL, são energeticamente muito mais eficientes e vários países já marcaram data para a proibição da venda das tradicionais lâmpadas incandescentes, que deverão ser totalmente substituídas por esta opção mais econômica.

Iluminação Sustentável

Ao investir-se em sustentabilidade, os benefícios vêm de todos os lados. Mas o que seria mais importante como foco: Economizar o máximo com insumos naturais ou investir em aumento de produtividade? Pesquisas indicam que 1% de ganho de produtividade é mais representativo do que 100% na redução do consumo de energia, considerando os custos, em geral, de um escritório.

Sistema híbrido utiliza luz solar para substituir lâmpadas

Engenheiros norte-americanos apresentaram um sistema híbrido de iluminação que aproveita a luz solar para iluminar diretamente o interior de residências e prédios comerciais, sem necessidade de conversão da luz em eletricidade. Em dias nublados, o equipamento controla automaticamente a intensidade das lâmpadas normais, mantendo sempre o mesmo nível de iluminação no ambiente.

Em busca da luz natural
por Arq. Ignez Ferraz

Se não dá para comprar a casa dos seus sonhos (que é, claro, sempre maior do que a atual), vamos tentar expandir o próprio espaço existente. Mágica? Não – apenas pequenos truques arquitetônicos de quem conhece o assunto. Para começar, faça uma análise minuciosa de cada cômodo – é funcional, tem boa circulação, iluminação e ventilação? Este “Sonho - Projeto” deve estar de acordo com as suas possibilidades e aspirações - um projeto com durabilidade e longevidade.