Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Materiais básicos:

Reciclagem de Concreto: é possível? Como funciona o processo?
por Redação do Fórum da Construção

Na indústria da construção, o concreto é um protagonista incontestável, mas seu uso também gera quantidades significativas de resíduos. Diante do desafio ambiental, surge uma solução promissora: a reciclagem de concreto.

Descubra os principais tipos de madeiras na construção civil brasileira
por Simone Tagliani

Que tal explorar a rica tradição da utilização da madeira na construção civil brasileira? Este texto se propõe a destacar os tipos de madeiras mais usados desse versátil material que tem resistido ao teste do tempo.

Como calcular e preparar argamassa para a sua obra
por Redação do Fórum da Construção

A argamassa é um dos materiais mais utilizados em obras, pois é responsável por dar acabamento e assentar tijolos e revestimentos.

Esquadria de aço, alumínio, PVC ou madeira: como escolher?
por Redação do Fórum da Construção

No seu projeto, já chegou a hora de escolher as esquadrias que vão fazer parte da obra? Suspeitamos que sim. Por isso, resolvemos escrever este artigo e ajudar você a fazer a melhor escolha antes de começar a obra. Afinal, qual modelo de esquadria é melhor? E o que muda entre um e outro?

Veja os diferentes tipos de tijolo para utilizar nas Obras!
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de construir, comprar os materiais certos é indispensável. Mas para isso é muito importante entender as indicações de cada produto. Uma dúvida bem comum é sobre os diferentes tipos de tijolo e quando cada um deve ser usado.

Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los
por Redação do Fórum da Construção

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção.

Conheça as vantagens do concreto armado para a sua construção
por Redação do Fórum da Construção

O concreto é uma das maiores substâncias utilizadas na construção civil. Suas propriedades permitem que esse item seja usado em praticamente qualquer tipo de obra.

7 opções de materiais baratos para reformar sua casa
por Redação do Fórum da Construção

Sabe aquela vontade de reformar a casa e o medo de gastar muito? Então, não precisa. É possível mudar várias coisas sem precisar desembolsar muito dinheiro.

Tipos de madeira mais usados na construção
por Redação do Fórum da Construção

Você conhece alguma casa que não usou nada de madeira em sua construção? Tirando as casas de contêiner, sua resposta certamente será não!

Quais são os materiais básicos para a construção de uma casa?
por Redação do Fórum da Construção

Toda construção ou reforma, não importa o tamanho, deve passar por algumas fases importantes. Há a escolha do terreno, produção do projeto arquitetônico e a comprado material de construção.

O uso da areia e pedra na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

A areia e pedra são materiais fundamentais em qualquer tipo de construção. São usados em várias etapas, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos.

Como o piso queimado pode ser usado em casa?
por Lucas Retondo

Já imaginou um piso com um custo relativamente baixo, de fácil manutenção e que é uma tendência de decoração? O cimento queimado reúne todas essas características.

Dicas simples para limpar o rejunte
por Redação do Fórum da Construção

Depois de algum tempo, o rejunte tende a ficar com a coloração amarelada. Veja como limpá-lo.

Quais são os materiais essenciais para a construção de casas?
por Redação do Fórum da Construção

A construção de casas passa por dezenas de fases, considerando desde serviços como escolha do terreno, sondagem de solo, projeto arquitetônico, compra de materiais de construção, entre outros.

O vidro na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

Os benefícios do uso do vidro, como o aproveitamento da luminosidade, a possibilidade de maior economia e conforto e mesma a beleza do acabamento proporcionado pelo material, têm sido cada vez mais aproveitados na arquitetura e na construção civil.

Qual a fechadura ideal para sua porta?
por Redação do Fórum da Construção

Estima-se que a compra de uma fechadura aconteça de 10 em 10 anos na vida de uma pessoa. Por causa disso, o consumidor não tem muito conhecimento sobre tipos e funções de fechaduras, e acabam achando que todas são iguais.

As vantagens e desvantagens do concreto protendido
por Redação do Fórum da Construção

Esta técnica é usada para se vencer grandes vãos em estruturas de longa extensão, é tem sido usado principalmente para pontes.

Dicas para o lar: WD-40, o produto que faz milagres...
por Redação do Fórum da Construção

Quantas vezes já nos aconteceu ficar desesperados/as quando não conseguimos limpar a pintura do carro novo de uma mancha de piche, ou tirar um chiclete grudado no tapete do carro ou da sala, ou da camisa nova? Sem falar naquele parafuso enferrujado que não quer sair.

Laje de Concreto : Como se faz a cura do concreto?
por Redação do Fórum da Construção

A cura do concreto! É o nome dado ao trabalho que o concreto realiza enquanto esta endurecendo, é fundamental uma boa cura para se obter um concreto resistente e de qualidade.

Concreto armado é solução durável e econômica
por Narbal Marcellino

Embora não seja a única opção, o concreto armado é a técnica mais utilizada em todo o mundo para construção de estruturas. Esta solução surgiu da necessidade de mesclar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as características do aço.

Reboco para que serve? Como fazer o reboco na parede ?
por Redação do Fórum da Construção

O reboco (acredita-se que do árabe “rabuq”) é um tipo de argamassa com que se alisam as paredes, preparando-a para receber a cal ou a pintura.

Diferença entre concreto e cimento
por Renata Branco

A principal diferença entre o concreto (betão) e cimento é que o concreto é um material compósito feito de água, cimento e agregados (tipo cascalho).

A história do cimento
por Redação do Fórum da Construção

Tecnicamente, podemos definir cimento como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água.

Manutenção do imóvel: Caixas de inspeção, caixas de passagem e caixas de gordura
por Redação do Fórum da Construção

Qual a diferença entre caixas de inspeção, caixas de passagem e caixas de gordura?

Gesso ou reboco comum, o que é melhor para paredes?
por Redação do Fórum da Construção

Quais as vantagens e desvantagens de usar gesso como acabamento nas paredes de uma casa? Que vantagem há também em usar o reboco comum com massa de cimento e areia?

Como limpar piscina: cuidado, tratamento e limpeza
por Redação do Fórum da Construção

A manutenção da piscina é trabalhosa. As etapas de conservação devem ser cumpridas, para que a piscina seja fonte de lazer e saúde. Como limpar piscina. Piscina tratada e bem cuidada.

Tijolo de isopor: um benefício para a sustentabilidade na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

A busca por novos materiais que consigam equilibrar economia e menos impactos ao meio ambiente chega a diversos setores, sendo uma das áreas, que nos últimos anos, vêm investindo cada vez mais em sustentabilidade e novas tecnologias é a construção civil.

Monte sua própria caixa de ferramentas
por Redação do Fórum da Construção

Há coisas que é sempre bom ter, dizem. Um exemplo é a caixa de ferramentas. Mas como montar o kit de sobrevivência para pequenos consertos sem exagerar na dose e adquirir utensílios que nunca serão usados?

Rejunte nas peças cerâmicas
por Arqª Juliana Yuriko

Rejunte é aplicado para o preenchimento nas juntas de assentamentos das peças cerâmicas, como os azulejos de banheiros, com a função de impermeabilizar as laterais.

Agregados para Construção Civil
por Redação do Fórum da Construção

Os agregados são matérias granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.

Como conservar o concreto aparente
por Engª. Giovana Medeiros

O concreto aparente tem sido utilizado pelos engenheiros e arquitetos para realçar a beleza de grandes construções. Ele tem como característica deixar à vista sua coloração e textura naturais e, no Brasil, não faltam exemplos marcantes que tiram bastante proveito da beleza plástica deste material.

Dicas Para Comprar Material de Construção
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de comprar material de construção para construir sua casa, você deve tomar algumas precauções. Se não conhecer ninguém com alguma experiência, o melhor a se fazer é consultar um profissional da área para orientá-lo devidamente.

Areia na construção
por Redação do Fórum da Construção

A areia é um elemento fundamental em qualquer construção. É usada em várias partes, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos.

Tipos de vigas de madeira
por Redação do Fórum da Construção

Vigas de madeira são usadas para construir casas e suportar tetos e telhados. Vigas expostas, rústicas e naturais são almejadas por muitos proprietários para o uso na construção residencial. É útil aprender as diferenças e similaridades dos diferentes tipos de vigas de madeira que são usados atualmente.

Saiba escolher o melhor tipo de tijolo para sua construção
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de construir, a escolha do tipo de tijolo é fundamental. Geralmente, por serem cerâmicos, este material apresenta um bom desempenho térmico. A facilidade de ser encontrado e utilizado é outra vantagem.

Pavimento permeável
por Renata Branco

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional.

Dicas de construção - Azulejos
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

No assentamento de azulejos deve-se tomar vários cuidados de forma a prevenir deslocamento de peças, trincas e outras manifestações patológicas.

Reciclagem de lixo eletrônico
por Redação do Fórum da Construção

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Fissuração do Concreto devido às Tensões de Origem Térmica: Como evitá-la?
por Engº Civil Sergio Botassi dos Santos

Com o advento da verticalização cada vez mais significativa das edificações surgem também grandes desafios para as estruturas de concreto, com destaque para as fundações.

Cupim, como identificar.
por Arqª Juliana Yuriko

Resíduo em pó não significa contaminação por cupim pois existem outros insetos que se alimentam de madeira. Para identificar se existe cupim em sua casa devemos saber que existem duas categorias de cupim: o de madeira seca e o subterrâneo.

Quantas camadas de reboco devem ser aplicadas nas paredes?
por Arqsº Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

São três, chamadas chapisco, emboço e reboco, e formam um conjunto de revestimentos de superfícies conhecidos na arquitetura e engenharia como "revestimentos verticais". São aplicados nas paredes de sua casa e até em fachadas de edifícios.

O que é madeira certificada? Saiba os critérios para obter o selo.
por Redação do Fórum da Construção

Quando o consumidor se depara com um móvel de madeira, anunciado e vendido sob um selo de certificação, provavelmente imagina que o item passa por um rigoroso controle na produção. Mas não fica claro o que exatamente significa este "lenho certificado" e quais são os critérios seguidos para que esta certificação seja obtida.

Madeira de plástico, quais suas vantagens?
por Redação do Fórum da Construção

A madeira plástica apresenta todas as vantagens que o plástico em si tem: não fende, não é atacado por insetos ou fungos, não sofre ação de pragas, insetos nem roedores, é resistente a humidade, maresia e ao apodrecimento, podendo ser utilizada em todos os ambientes hostis à madeira tradicional, e não requer nenhum tipo de tratamento especial.

Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira
por Redação do Fórum da Construção

Uma simples técnica de restauração pode dar vida nova ao acabamento antigo de seus móveis de madeira. O primeiro passo é saber que tipo de acabamento foi usado no móvel. Depois você deve decidir como limpá-lo.

Poço artesiano, o que é?
por Redação do Fórum da Construção

Desde o inicio de nossa civilização o homem realiza escavações para obter água subterrânea. Por volta de 5000 anos a.c, os chineses iniciaram perfurações de poços com grande profundidade.

Como comprar cimento
por Redação do Fórum da Construção

A qualidade do cimento está diretamente ligada à segurança da população. Cimentos produzidos fora dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem comprometer as estruturas, causar fissuras e outras manifestações patológicas que, em casos extremos, podem levar edificações ao colapso (queda).

Reciclagem de papel. A importância do papel reciclado
por Redação do Fórum da Construção

Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais.

A reciclagem de vidros.
por Redação do Fórum da Construção

O vidro é um dos materiais mais antigos que se conhecem. Acredita-se que ele foi descoberto há 4.000 anos pelos navegadores fenícios, que, ao fazerem uma fogueira na praia, verificaram que com o calor, a areia, o salitre e o calcário reagiram, formando o vidro.

Construção de madeira requer conhecimentos técnicos
por Redação do Fórum da Construção

Ao definir um projeto com madeira é preciso que os arquitetos e os engenheiros envolvidos tenham plenos conhecimentos das propriedades das espécies mais apropriadas, considerando fatores como a localização do empreendimento e os agentes biológicos a que a construção será exposta. Isso é fundamental para evitar futuras deteriorações ocasionadas pela ação do tempo e o ataque de fungos e insetos.

Portas e janelas de alumínio, como conservar.
por Redação do Fórum da Construção

Uma das principais características do alumínio é a durabilidade. Mas é necessário alguns cuidados básicos para a preservação do metal. Fatores como limpeza, pintura e lubrificação de todas as articulações e roldanas de portas e janelas, necessitam de um cuidado especial. Os consumidores devem ficar atentos com a conservação dos produtos.

Avaliação do desempenho da madeira na construção
por Ricardo Pedreschi e Francisco Carlos Gomes

Existe um grande interesse pelas construções em madeira, porém há um desconhecimento quanto à utilização racional da madeira como material construtivo, que pode ser fruto de processos culturais remanescentes desde a colonização. Ou seja, idéias sobre utilização, processos de produção do material, conservação e técnicas que não evoluíram na prática e principalmente no imaginário e na memória das pessoas.

A madeira de eucalipto na construção civil.
por Redação Fórum da Construção

A utilização correta da madeira como material de construção somente se efetivará mediante o perfeito conhecimento de suas diferentes propriedades, conseqüência de sua constituição química e, principalmente, da organização dos diferentes tecidos celulares que constituem o xilema secundário.

Cimento ecológico, uma alternativa ecológica na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

Existe uma maneira de tornar as ruas de nossas cidades verdes como a floresta amazônica. Quase todos os aspectos de um ambiente construído, de pontes a fábricas a blocos de edifícios, e de estradas a muros de arrimo, poderiam ser transformados em estruturas que acumulam dióxido de carbono -o principal gás responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global. Tudo que precisaríamos mudar é a maneira pela qual produzimos cimento.

Papelão é alternativa rápida e limpa na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

O uso do papelão na construção civil pode representar uma alternativa que proporciona mais rapidez na obra, e com um processo mais leve e salubre. Se não diretamente para moradias, o material oferece uma solução rápida e segura para construções de apoio nos canteiros de obras, pequenos depósitos e outros "puxadinhos".

Criado um vidro mais forte do que o aço
por Redação do Fórum da Construção

Um vidro mais forte e mais resistente do que o aço? Não apenas isso, mas um vidro resistente a danos que supera a tenacidade e a resistência de qualquer material conhecido. E seus criadores, uma equipe de vários laboratórios dos Estados Unidos, afirmam que versões ainda melhores são teoricamente possíveis de se conseguir.

Reciclar entulho
por Redação do Fórum da Construção

A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.

Cuidado com o desperdício de materiais em sua obra.
por Redação do Fórum da Construção

Não espere a casa ficar pronta para descobrir que as paredes estão tortas, que você comprou mais areia do que o necessário ou que o cimento estragou por contato com a umidade. As primeiras fases da construção são decisivas para evitar o problema.Especialistas alertam que é preciso estar atento, logo no início da obra, se a mão-de-obra está executando os serviços de acordo com o que foi estipulado no projeto.

O que usar, tijolo ou bloco?
por Redação do Fórum da Construção

O mercado oferece opções de tijolos e blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Divididos em duas categorias – estruturais ou de vedação –, eles são, em grande parte, responsáveis pela qualidade da construção e pelos gastos gerados na obra. Por isso, para fazer a escolha certa, o melhor é seguir o conselho de arquitetos e engenheiros: antes de decidir, avalie a relação custo-benefício. De um lado da balança coloque o preço e o rendimento do material. Do outro, sua qualidade.

Reboco. Que Areia Usar?
por Engº Geraldo Cogorno

O reboco, ou emboço como preferem alguns, é o revestimento que irá determinar o acabamento de uma obra. É a “maquiagem” de qualquer serviço de construção. É uma das partes mais importantes da obra, pois como bem sabemos, é ele quem dá o toque final da construção. Ou seja, o aspecto definitivo da obra é a cara dele.

Madeira laminada e concreto produzem vigas mais resistentes
por Redação do Fórum da Construção

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, uma pesquisa demonstrou as vantagens e a resistência de elementos estruturais feitos com madeira laminada colada (MLC) e concreto armado.

Concreto flexível é capaz de se autoconsertar sem intervenção humana
por Redação do Fórum da Construção

Um concreto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é capaz de se autoconsertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (CO2). O autoconserto é possível porque o novo concreto foi desenvolvido para dobrar e se quebrar em finíssimas lacunas, equivalentes à metade do diâmetro de um fio de cabelo humano, em vez de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com os concretos normais.

Água como Material de Construção
por Eng. Antônio Filho Neto

De maneira geral, este precioso líquido não é visto nem tratado como material de construção. Nas composições de custos dos serviços de engenharia não se inclui o item água, mesmo sabendo-se que para a confecção de um metro cúbico de concreto, se gasta em média de 160 a 200 litros e na compactação de um metro cúbico de aterro pode ser consumido até 300 litros de água.

Sobre uma certa Tabela de Traços de Concreto
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Um colega nosso, com as melhores das intenções, anexou ao seu email uma tabela de traços de concreto e declarou que copiou de um site e não sabe a origem dessa tabela. Vamos contar a historia dessa “Tabela”. Aproveitemos para fazer uma viagem sobre a história da tecnologia do concreto no Brasil.

Cal hidratada nas argamassas
por Arq. Iberê M. Campos

A cal é usada na construção desde a mais remota antiguidade, para unir e revestir as alvenarias, devido à plasticidade e durabilidade que acrescenta às argamassas. Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e despreendimento.

Concreto Usinado - Dicas para a Compra
por Arq. Iberê M. Campos

As usinas de concreto precisam de alguns parâmetros para poderem orçar e futuramente fornecer o concreto. A característica mais importante é a resistência à compressão, representada pelo famoso “fck”.

Areia para construção civil: como comprar e como usar
por Arq. Iberê M. Campos

Na tecnologia do concreto, a areia é chamada de “agregado miúdo”, em contraposição ao “agregado graúdo” constituído pela pedra britada. A areia nada mais é do que a parte miúda resultado da desagregação de rochas. Esta desagregação pode ser causada por processos naturais ou pelo homem, através de processos mecanizados para a britagem de rochas.

Pedra (agregado graúdo) para Construção -- escolhendo e usando
por Arq. Iberê M. Campos

No concreto usado na construção civil, pode-se usar tanto as britas quanto os pedregulhos, conforme o caso. O importante é que sejam materiais de boa resistência, limpos e com granulação uniforme para que possam ser dosados de forma a obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível. Para isto, alguns cuidados são necessários.

Otimizando o uso de brita no concreto: o Teste da Lata
por Arq. Iberê M. Campos

A qualidade do concreto feito na obra depende de uma série de fatores, conforme já vimos em outros artigos aqui mesmo neste site. Um dos principais fatores é a correta dosagem dos componentes, em especial dos componentes sólidos e da água. Em laboratório é fácil determinar com precisão a quantidade de cada tipo de brita, mas na prática da obra também é fácil chegar com relativa precisão à melhor proporção entre brita 1 e 2.

Melhorando a qualidade do concreto feito em obra

Quando se fala de concreto têm-se duas situações: a que sai dos laboratórios e aquela encontrada na dura realidade da maioria das obras no Brasil. São dois opostos, o desejo e a realidade, nem sempre se consegue reproduzir na obra as condições previstas no cálculo, mas alguns procedimentos simples podem melhorar consideravelmente a qualidade do concreto feito em obra, permitindo utilizar menos cimento e mantendo a resistência da estrutura.