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Todos os artigos sobre Marketing para profissionais:

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?
por Fernando Martins

Empresas de revestimentos para a construção civil podem se beneficiar significativamente ao migrar a loja física para o online. Segundo a Pesquisa Social Commerce 2.0, divulgada em setembro do último ano pela All In e Opinion Box, 75% dos entrevistados pesquisam na internet antes de comprar um produto.

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras
por Marcel Ribeiro

Com o crescimento exponencial da internet no Brasil e no mundo, cada vez mais empresas dos mais variados portes e segmentos do mercado utilizam estratégias de marketing digital para alavancar seus negócios.

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais
por Romário Ferreira

A construção civil, como você deve saber, passa por um momento único de inovação e transformação em diferentes segmentos. A revolução na forma de se construir é puxada por novas tecnologias construtivas, novos softwares para projeto, orçamento, controle e gestão de obras, além de equipamentos como drones e impressão digital, por exemplo.

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais
por Miriam Bollini

“Escolhi chamar de modernidade líquida a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente.” A frase é do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, que cunhou a expressão ‘mundo líquido’ para a sociedade contemporânea, onde todas as coisas são essencialmente fugazes e maleáveis.

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.
por Luciana Sales

O mercado nunca ouviu tanto as palavras “volatilidade”, “instabilidade” e, principalmente, “constantes mudanças”, como hoje.

Os Novos Desafios de Marketing
por André Veloso

Os Diretores e Vice-presidentes de marketing nas grandes corporações convivem hoje com alguns grandes desafios, independendo da indústria ou do mercado em que atuam:

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19
por Manoella Fidalgo

A essa altura, já é indiscutível que a pandemia do coronavírus afetou de forma permanente os nossos comportamentos.

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19
por Redação do Fórum da Construção

A situação econômica mundial está gerando muitas preocupações diante das incertezas do momento atual. Devido à angústia de um futuro incerto e de um presente conturbado, muitas empresas estão procurando novas formas de ser manterem ativas e de trazerem inovações para o ambiente de trabalho, em busca de sucesso – ou até mesmo sobrevivência – em meio à crise.

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro
por Paulo Bichucher,

A Covid-19 desferiu o que alguns consideram o golpe final para os proprietários de imóveis comerciais ao acelerar a transição para o e-commerce.

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
por Jesus Bardini

Como conquistar novos clientes e retomar as vendas em momentos de crise? Se você acha que reduzir ou simplesmente cortar os investimentos em marketing irá solucionar o problema, você pode estar enganado.

O que se espera de um profissional moderno
por Sônia Pinotti

No mundo moderno aumenta a necessidade da versatilidade e qualificação profissional. Antigamente bastava o treinamento do indivíduo. Hoje é fundamental passar por um contínuo processo educacional.

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
por Bia Nóbrega

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo dos negócios que além de te possibilitar manter contato com amigos de trabalho, conta com uma ferramenta de busca de vagas muito eficiente.

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente
por Morris Menasche

O comportamento do cliente está em constante mudança. Cada vez mais exigentes, os clientes enxergam suas interações com uma empresa como um relacionamento contínuo, no qual eles detêm o poder.

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas
por Ana Slaviero

Reuniões são necessárias no dia a dia de qualquer empresa ou organização. Ainda na hora da tomada de decisões, elas são a melhor opção para que chefes e subordinados possam coordenar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados.

Humildade: A Melhor Prática Corporativa
por Carlos Hilsdorf

A arrogância humana sofreu ao longo da história golpes contundentes. Galileu tirou a Terra do centro do universo, não meramente físico e astronômico, mas do centro da noção de que nós seres humanos teríamos o universo todo gravitando ao nosso redor.

Lições trazidas do atletismo
por Eng. Ênio Padilha

Durante quase dez anos, na minha juventude, eu pratiquei atletismo. Primeiro na equipe da minha cidade, Rio do Sul, e depois na equipe de atletismo de Florianópolis, uma das mais fortes do Brasil. Eu corria os 800 metros (1min54s21) e os 1.500 metros (3min58s02).

De que lado você está?
por Eng. Ênio Padilha

Uma das técnicas de negociação mais conhecidas e utilizadas é a da "gordurinha". Basicamente consiste em acrescentar ao preço do produto um sobrepreço (a gordurinha) que será utilizada, durante o processo da negociação para conceder descontos e facilitar a venda.

Sob pressão
por Eng. Ênio Padilha

Se você faz parte do grupo de pessoas que costuma dizer “Eu não gosto que me pressionem. Eu não trabalho sob pressão!”, eu tenho duas notícias para você: uma boa e outra ruim.

O que se espera de um profissional moderno ?
por Jeverton e Maria Fernanda

Os especialistas da área garantem: "Estudar sempre, reciclar e aprimorar - atitudes fundamentais para quem quer fazer parte de um novo mercado de trabalho onde não há espaço para a acomodação".

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira
por Redação do Fórum da Construção

Grande parte dos profissionais busca o sucesso constantemente, sem se dar conta de que para alcançá-lo basta colocar em prática certas estratégias simples.

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise
por Marcelo Ortega

Você pode vender mais na crise, eu garanto. Muita gente deve achar loucura essa afirmação, mas acreditem, loucura é ficar parado e preferir aceitar uma brusca e sofrida queda no faturamento, manter-se na defensiva e no mesmo modelo comercial, correr riscos de quebrar sua empresa.

8 Lições para Impressionar na Entrevista
por Luís Sérgio Lico

Muitos profissionais bem qualificados sentem-se desconfortáveis num processo seletivo, quando percebem que a tão sonhada vaga parece escapar de suas mãos, pela frieza da abordagem.

Meus funcionários me detestam, o que faço?
por Nelson Fukuyama

Essa frase “meus funcionários me detestam, o que faço?” parece estranha, não é mesmo?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?
por Alexandre Fracchetta

A Internet se tornou mesmo uma ferramenta indispensável em todos os setores da sociedade, podemos assim dizer.

Como a internet mudou a forma de se relacionar
por Caio Bretones

É muito comum ouvirmos dizer que a internet tem afastado as pessoas fisicamente. Mas, quantos casais você conhece que estão juntos por conta da tecnologia?

Como superar barreiras e melhorar seus resultados
por Fernando Oliveira

Um dos principais motivos que impedem as pessoas de conquistar melhores resultados em suas vidas não é o fato de não saberem de algo. Aliás, não saber, às vezes, até ajuda a deixar a mente “limpa” para fazer aquilo que precisa ser feito.

Marketing Pessoal
por Wagner Campos

Certamente isso já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações em que apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido, conseguiu aumentos salariais e freqüentemente é citado como exemplo, enquanto você nem ao menos é lembrado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.

Processo produtivo e o marketing
por Eng. Ênio Padilha

Se eu contar para você que uma determinada marca de geladeira é fabricada em uma linha de produção vertical, de baixo para cima e em zigue-zague (em vez da tradicional linha de produção horizontal e em linha reta) que diferença isso fará na sua decisão de compra ? (supondo que você esteja interessado em adquirir uma geladeira).

Qual o problema da zona de conforto?
por Daniela Assunção

Chamamos de “zona de conforto” nossos comportamentos e maneiras de pensar que nos limitam e nos mantêm em uma situação que nos impede de crescer. Nela, sabemos como agir e quais serão as respostas do ambiente externo e dos outros, mas denota também nossa resistência às mudanças.

Crise? E qual a sua atitude?
por J. Osíris Thomaz de Almeida

E o Brasil está novamente enfrentando uma nova crise. Essa é maior que as outras? É mais ou menos importante? Tudo é sempre muito relativo. Das crises sempre podemos ter somente três certezas:

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples
por Redação do Fórum da Construção

Ser demitida não é sinônimo de incompetência - faz parte da realidade de qualquer profissional. Mas dar a volta por cima, em tempos de desemprego bravo como os que estamos vivendo, é uma prova de força de vontade e jogo de cintura. Confira algumas dicas para você se recolocar no mercado de trabalho.

O Paradoxo da Produtividade
por Luís Sérgio Lico

Em todo o mundo, especialmente no Brasil, empresas estão enfrentando uma crise no engajamento dos seus funcionários. Prova disso é que um dos temas mais recorrentes em todas as solicitações de palestras e treinamentos é o tal do “comprometimento”.

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
por Carlos Hilsdorf

Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus superiores e no mercado em geral.

O que é um bom profissional de marketing?
por Sylvio Ribeiro

Poucas carreiras são tão populares como a do marketing. Ainda assim, raramente vemos algum adolescente dizer “quero ser diretor de marketing de uma grande empresa”.

Alguém está apostando em você?
por Sidnei Oliveira

Quando imagino o jovem de hoje, da geração Y, sempre vejo referências inusitadas e até conflitantes. Dizem que essa é uma geração perdida no meio de tantas possibilidades que a realidade atual apresenta e, por isso, é incapaz de se aprofundar em algum tema.

Como potencializar uma reunião
por Nino Ricardo de Menezes Meireles

Em muitos momentos o gestor terá que fazer reuniões. Apesar de ser uma ferramenta importante, a reunião é vista de forma negativa por muitos colaboradores.

10 situações que podem espantar seu cliente
por Ueliton Pereira

Uma das formas que as empresas encontraram para chamar a atenção do cliente foi cuidando da qualidade do atendimento direto que ele irá receber. Essa prática se tornou peça fundamental e fator diferencial para conquistar a valiosa preferência da tão sonhada clientela.

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional
por Gisele Meter

Quantas vezes nos deixamos levar pelo calor do momento, fazendo com que a emoção prevaleça sobre a razão e depois dizemos: O que foi que eu fiz? Em algum momento, todos nós já passamos por uma situação de descontrole emocional, sem analisar racionalmente a situação.

Dicas para organizar a carreira
por Villela da Matta

Todo profissional, quando planeja sua carreira, costuma imaginar-se trabalhando em um local onde seus talentos sejam valorizados, suas habilidades desafiadas e, principalmente, suas conquistas reconhecidas.

Desemprego, estatísticas e manipulações
por Ricardo Amorim

Facebook, Twitter e outras redes sociais trouxeram coisas boas e ruins. Uma das mais convenientes é saber os assuntos que mais interessam. Recentemente, poucos temas geraram tanta inquietação e nenhum, tanta incompreensão, quanto nossos números de emprego.

Vendendo para mulheres
por Luís Sérgio Lico

Em se tratando de consumo, as estatísticas comprovam que o público feminino é quem está por trás das maiores fatias do chamado poder de compra. No entanto, poucas empresas sabem realmente atender bem a mulher.

Sucesso é uma questão de atitude
por Villela da Matta

A postura de um indivíduo diante dos desafios sem dúvida é o que explica o seu sucesso ou insucesso nos campos pessoal e profissional. Uma pessoa com baixa autoestima tem sua autoconfiança abalada e uma visão distorcida de si mesma e de seu potencial. Por isso, ela tende a considerar-se despreparada para enfrentar os desafios do cotidiano. Pessoas assim visualizam os problemas como se eles fossem muito maiores do que realmente são e, por isso, acabam subestimando os próprios talentos.

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?
por Eng. Ênio Padilha

...Se você fizer essa pergunta (a do título deste artigo) para 10 engenheiros e arquitetos, é provável que receba nove respostas do tipo "os arquitetos e engenheiros não cobram consulta porque os clientes se recusam a pagar". Ponto final. Assunto encerrado!

Melhore a qualidade de vida no trabalho
por Villela da Matta

A busca pelo bem-estar e pelo equilíbrio psíquico, físico e social é algo comum a todas as pessoas. É por conta dessa procura que o conceito de saúde foi sendo ampliado com o passar do tempo e hoje engloba fatores internos e externos.

Falha humana
por Luís Sérgio Lico

Porque as pessoas erram? Esta é uma pergunta que preocupa muitos gestores, pelo impacto que o erro causa nas operações e rotinas empresariais.

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras
por Redação do Fórum da Construção

É muito mais fácil perder a atenção de uma audiência em poucos minutos do que ganhá-la. Como os grandes oradores agem, então, para serem realmente ouvidos? Boris Veldhuijzen van Zanten, empreendedor e fundador do Twitter Counter e do The Next Web, compartilhou no site Inc dez frases que nunca devem ser ditas nos primeiros momentos de uma apresentação, se você quer manter a atenção de seus ouvintes.

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).
por Eng. Ênio Padilha

Quanto vale o seu tempo? Quanto você pode cobrar por ele? Melhor dizendo, quanto seus clientes ou empregadores estão dispostos a pagar pelo seu tempo?

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano
por Gisele Meter

Um novo ano está começando e provavelmente você já deve ter pensado em muitas coisas que poderiam acontecer certo? Talvez você até pense em fazer uma lista de seus desejos para esse ano, mas se você ainda não pensou sobre isso, espero que após a leitura deste artigo, mude de ideia e assim consiga realizar tudo o que deseja em todos aspectos de sua vida.

10 razões para se manter motivado no trabalho
por Patrícia Bispo

Quando o assunto em pauta é motivação corporativa, muitos profissionais reportam seus pensamentos, quase que automaticamente, aos processos ou aos programas que são implementados pelas empresas em que atuam.

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.
por Eng. Ênio Padilha

Muitas vezes as decisões tecnicamente corretas não são óbvias. Muitas vezes, inclusive, as decisões tecnicamente corretas parecem ser as decisões mais erradas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?
por Eng. Ênio Padilha

Você já experimentou fazer a pergunta acima trocando “Fulano de Tal” pelo seu nome? Afinal, quanto vale o seu nome? Quanto vale a sua “marca” pessoal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso
por Villela da Matta

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas exigem profissionais cada vez mais preparados e qualificados. Por isso, para conquistar uma boa posição profissional, é preciso ter força de vontade e buscar, constantemente, a ampliação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades.

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?
por Nathaly Bispo

Hoje, frente a uma realidade complexa no mundo empresarial e em constante mudança, profissionais versáteis e com agilidade para aprender coisas novas têm sido mais valorizados pelo mercado.

Estresse corporativo
por Prof. Paulo Barreto dos Santos

Com o processo social da globalização em escala global, principalmente econômica e comercial, com os países desenvolvidos buscando novos mercados e diante de um cenário de incertezas com o desaquecimento da economia, muito se tem falado sobre o estresse corporativo. Porém, alardeia-se a todo canto e todos têm conhecimento que a prática esportiva faz bem para a saúde e elimina o estresse corporativo.

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias
por José Luiz Amaral Machado

Estivemos fazendo as nossas reflexões sobre o cenário a que se submete à nossa economia. Vários pensadores, técnicos e analistas publicaram as suas posições sobre o momento o qual estamos enfrentando no Brasil, aos quais gostaríamos de contribuir.

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.
por Eng. Ênio Padilha

Atenção: este artigo não traz nenhuma novidade. Apenas organiza o conhecimento dominado que você provavelmente já leu em meia dúzia de artigos na Internet ou em revistas de Economia e de Gestão. A única consideração nova aqui é sobre o tipo de sócio que engenheiros e arquitetos geralmente encontram: engenheiros e arquitetos.

Diga-me o que retwittas...
por Eng. Ênio Padilha

Tem gente que acredita em tudo o que vê escrito. É impressionante! Se essa pessoa ler uma piada do Ari Toleto e logo abaixo estiver escrito "Shakespeare", pronto: é já que ela repassa aos amigos o "texto de Shakespeare", sem desconfiar que ele jamais diria uma estultice daquelas.

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação
por Eng. Ênio Padilha

O Marketing de Relacionamento, ou CRM (Customer Relationship Management) é mais um desses conceitos do mundo da gestão que "veio com tudo" no Brasil e que depois ficou meio abandonado, esperando sua hora na esteira da reciclagem.

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!
por Eng. Ênio Padilha

"Os serviços de Engenharia e Arquitetura são, em última análise, INFORMAÇÃO. Obter, processar e produzir informações depende de um treinamento intelectual que é obtido através de muitos anos de estudos profundos. A maioria das pessoas, cerca de 99,5 % da população (atenção: isto não é um chute. É uma estimativa muito realista!) não faz a menor idéia de como funciona a cabeça de um engenheiro ou de um arquiteto."

Pague seus impostos, ou morra!
por Eng. Ênio Padilha

A carga tributária, no Brasil, é absurda! O retorno que o governo dá ao cidadão pelos impostos pagos é ridículo. Os empresários são punidos de forma ainda mais cruel pois, geralmente, numa empresa, o lucro (aquela parte que vai para a conta pessoal do proprietário ou dos sócios) nunca chega nem perto do valor que é pago como impostos.

Projeto atraso zero.
por Eng. Ênio Padilha

Nos meus cursos para Arquitetos e Engenheiros, falar de atrasos ou de não cumprimento de prazos é sempre um momento de tensão. É compreensível: a imensa maioria dos colegas não conclui seus trabalhos no prazo combinado com o cliente e, muitas vezes, chegam atrasados para as reuniões, para visitas a obras ou para outros compromissos profissionais.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!
por Eng. Ênio Padilha

Nenhum outro mês do ano provoca nas pessoas sentimentos tão intensos e disparatados. Em nenhum outro mês do ano, vemos paradoxo coletivo tão intenso. Passamos o ano inteiro sem ter tempo para nada, numa correria vertiginosa, numa loucura que parece não ter fim. E não conseguimos, nunca, fazer tudo o que precisa ser feito. Até chegar a manhã de 1º de dezembro...

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente
por Eng. Ênio Padilha

Arquitetos e Engenheiros deveriam ser empreendedores por natureza. Deveriam. Infelizmente, nas Escolas de Engenharia e de Arquitetura, especialmente nas públicas, os futuros engenheiro e arquitetos não são formados por empreendedores e sim por funcionários públicos.

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos
por Eng. Ênio Padilha

Arquitetos e Engenheiros vendem uma coisa que não é um produto final. É sempre um insumo incorporado a uma obra, um equipamento, um processo produtivo ou outra forma qualquer de produto final.

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto
por Redação do Fórum da Construção

Você sabia que o marketing direto possui pecados que podem ser fatais? Fatais pois violam a regra mais importante do marketing direto, a de que cada iniciativa seja feita de forma responsável.

Talento, Organização e Disciplina
por Eng. Ênio Padilha

Há muitos anos tenho insistido, nos meus cursos e palestras, que não existem segredos para o sucesso. Que todos os casos de pessoas bem sucedidas são resultados da combinação adequada de três elementos essenciais: Talento, Organização e Disciplina.

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?
por Arqª Daniela Corcuera

A organização do tempo é muito mais complexa em pequenas empresas ou escritórios nas quais o proprietário exerce várias funções, inclusive a de tocar o core business da empresa. Sem dúvida, não é uma tarefa fácil.

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização
por Luís Sérgio Lico

Muitas empresas gastam grandes somas de dinheiro para pesquisar os hábitos de seus clientes, descobrem o que eles desejam e investem nessa direção. Outras, nem sequer se importam com isso e continuam sua vidinha dura de lutar por cada palmo de mercado e cortar custos.

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?
por Eng. Ênio Padilha

Se você é o responsável pela administração financeira do seu escritório existem algumas coisas que você precisa saber. A primeira delas é... o que vem a ser ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro
por Eng. Ênio Padilha

Ah, não! Você arrumou emprego como secretária de um engenheiro! Não poderia ter evitado? Tudo bem, tudo bem. Não entre em pânico. Este artigo vai dar a você algumas informações importantes sobre como lidar com esse tipo de pessoa (o engenheiro). Quem sabe, no fim, você não acabe até ganhando um aumento!

As 13 características das Pessoas de Sucesso
por Redação doFórum da Construção

Quando você percebe que precisa de um conhecimento ou talento que não tem, procure alguma pessoa ou um grupo que tenha esse conhecimento ou talento, e desenvolva o que você precisa. Procure por conhecimentos e talentos que lhe complementem. Estas pessoas se tornarão companheiros de equipe, parceiros, colegas de trabalho, consultores e amigos.

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?
por Luís Sérgio Lico

Quanto vale o cliente fidelizado? Aquele que é leal à marca e a defende? Muitas vezes, vale muito pouco! Tão pouco que determinados segmentos de mercado, insistem em maltratá-lo de todas as formas possíveis. Os maus tratos, no caso, podem ser entendidos como a maneira grosseira e míope de tratar este ingênuo personagem pelas políticas de marketing corporativo.

Oito Dicas para um Feedback Honesto
por Luís Sérgio Lico

Ser franco e honesto é uma tarefa difícil. Poucos entendem quando nós tentamos expor, de forma objetiva, algum problema ou opinião mais fundamentada. A maioria das pessoas reage de forma desigual aos mesmos estímulos e, não raro, furiosamente a pequenas contrariedades. O que nos leva, muitas vezes, a voltarmos atrás em nossos pensamentos e palavras, com medo de ofendermos alguém.

Feliz 2012
por Luís Sérgio Lico

Estamos iniciando 2012 e as empresas já fizeram suas festas, elaboraram budgets, calendários de eventos, férias coletivas e escalas de revezamento. Tudo preparado de forma antecipada, com o intuito estratégico de mapear as possibilidades, aproveitar as novidades e impedir a chegada de surpresas não convidadas (exceto se nós soubermos primeiro).

Seja um idiota neste Natal
por Luís Sérgio Lico

As mídias sociais estão mudando a maneira pela qual as pessoas interagem. Trata-se, sem dúvida, de uma revolução cultural e muitos especialistas falam sobre isso ad nauseam. A maioria destas opiniões aposta numa única metodologia para fazer suas previsões. Nos círculos acadêmicos ela é chamada de cálculo hipotético universal de tendência estatística, ou seja: o famoso chute.

Contra a Mão do Mercado
por Luís Sérgio Lico

Não sei se me repito, mas acho que vale a pena. Quando o Obama foi eleito, nós aguardávamos o mundo voltar ao normal. Depois da próxima crise da Europa, a desocupação da reitoria ou face às últimas lamúrias dos ministros depostos, teremos o mesmo falso sentimento.

O Papel do Gerente de Vendas
por Luís Sérgio Lico

Em se tratando de vendas, seja em que segmento de mercado possamos pensar, uma pergunta sempre se faz presente: – Qual o papel do gerente de vendas?

O Líder e o Gestor
por Luís Sérgio Lico

Os líderes de hoje parecem estar perdidos! Eles olham a paisagem e encontram o seu próprio discurso progressista materializado: um mundo em transformação ao seu redor que gira bem mais rápido do que se possa manter-se em equilíbrio.

A culpa é do RH?
por Luís Sérgio Lico

Todo santo dia ao ver meus emails, principalmente vindos de grupos e listas de discussão, eu tenho uma sensação de déjà-vu. Não que estes fóruns sejam improdutivos, pois muitos realmente ajudam os profissionais de cada setor. Alguns chegam a ter questionamentos e idéias interessantes, só que esta não é a regra, mas a implacável exceção.

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.
por Luís Sérgio Lico

Todos os profissionais almejam melhorar na carreira. Seja na posição atual, em qualquer empresa, seja buscando outras oportunidades. No caso da segunda opção, uma das situações mais corriqueiras que você terá de enfrentar numa entrevista de emprego, será responder a uma série de perguntas que escapam à sua compreensão.

Consultoria: o joio e o trigo
por João Alberto Viol

Reportagens recentemente divulgadas pela imprensa brasileira, tendo como ponto de partida a polêmica em torno dos ganhos com consultoria de ex-Ministro de Estado, destacam os rendimentos do setor de consultoria, de cerca de R$ 2 bilhões anuais.

Como superar uma demissão
por Andressa Dias

A demissão é uma das situações mais comuns e mais difíceis a ser enfrentada na vida profissional. Existem maneiras de evitar uma demissão, mas quando acaba acontecendo, o que vem junto é um certo abalo emocional que torna o momento ainda mais complicado.

Enquanto o talento não vem
por Evaldo Costa

Você é uma pessoa talentosa? Conhece alguém que seja? Gostaria de ser o talento em pessoa? Mas o que significa a palavra talento? Recorrendo a pesquisa nos dicionários vamos encontrar algo do tipo: indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns, aptidão, inteligência excepcional...

Treinamentos Inovadores
por Luís Sérgio Lico

Outro dia, checando meus emails, recebi um pedido de uma estudante de graduação, que queria saber, porque minha empresa de consultoria privilegiava os treinamentos inovadores. Na verdade, este era o lema de minha visão anterior, que agora (por força do mercado) foi modificado para o designativo genérico de “educação corporativa”.

A importância da publicidade imobiliária
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de se adquirir um imóvel é preciso verificar uma série de fatores como, a segurança e valorização da região, a proximidade a pontos de interesse do comprador como escolas, academias ou shoppings, bem como as formas de financiamento.

Supere a dificuldade de falar em público
por Arq. Iberê M. Campos

Num mundo globalizado e tão cheio de especializações cada vez mais as pessoas são forçadas a trabalhar em equipe, o que pressupõe expor idéias em público. Você fez um estudo sobre determinado problema e agora precisa apresentar suas conclusões para os colegas e, o pior, para seus superiores.

Pequenos Grandes Compradores
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

A valorização da criança e os sentimentos a ela atribuídos nem sempre existiram da forma como vimos hoje. As mudanças econômicas e políticas da estrutura social influenciaram fortemente a formação de nossos pequenos e sua atuação na sociedade. Na Idade Média a criança era considerada um pequeno adulto, e sequer existiam trajes especiais que a diferenciassem.

Por que os clientes só querem saber de preço?
por Eng. Ênio Padilha

Um dos principais obstáculos que nós, engenheiros, arquitetos e agrônomos enfrentamos durante nossas negociações com os clientes é a questão do preço.O leitor mais afoito já deve estar esfregando as mãos, achando que este artigo, finalmente, vai ensinar como lidar com a questão do preço. Mas o que eu tenho a dizer é simples, curto e grosso: esqueça isto. O preço não é um problema que mereça a nossa atenção!

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
por Arq. Iberê M. Campos

A legislação trabalhista brasileira ficou defasada, em função dos novos tempos de globalização e competição acirrada. Não obstante, ainda há quem sonhe em conseguir um emprego sólido e que o lance em uma carreira de sucesso que dure décadas. Alguém falou em emprego público? Certamente que não. Até existem bons empregos no setor público, mas a concorrência é ainda mais feroz e, via de regra, a carreira pública é frustrante porque a pessoa exerce sua função não por gostar do que faz, mas porque deseja o salário e a estabilidade.

Marketing para Engenharia
por Eng. Ênio Padilha

Não é de hoje que se fala em marketing para Engenharia e Arquitetura no Brasil. No início da década de 80 já havia quem se atrevesse a tocar no assunto. Mas era considerado um degenerado, um profissional tecnicamente menor. "Imagine! Alguém que precisa recorrer ao marketing para se estabelecer no mercado deve ter um serviço muito ruim..." (é bom lembrar que, naquela época – e, muitas vezes, ainda hoje – as pessoas confundiam marketing com promoção pura e simples)

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura
por Eng. Ênio Padilha

A cena se repete do Rio Grande do Sul ao Amapá. Do Pernambuco ao Acre: o cliente quer (ou precisa) contratar um arquiteto. Encontra um e pede um “rascunho”, um “croquis”, enfim, uma “idéia” do que vai ser projetado para que ele possa decidir se contrata ou não o profissional.

Dar desconto não é pecado. É estratégia
por Eng. Ênio Padilha

Durante os primeiros oito anos da minha carreira de engenheiro (à frente de um escritório de projetos e consultoria) a minha política de negociação de preços era simples, curta e grossa: "NÃO HÁ NEGOCIAÇÃO NO PREÇO !"

Mulher: Todos os Dias são Seus!
por Luís Sérgio Lico

Muito já foi escrito e, naturalmente, muito ainda será debatido sobre a importância da mulher. Aliás, como não falar sobre quem nos deu a vida, nos ensinou as primeiras letras, as primeiras canções, curou nossas febres, velou sobre as assustadoras noites e nos revelou que podemos vencer a doença, o descaso e a tristeza. Como esquecer o apoio irrestrito e o incentivo que nos acompanharam durante uma vida inteira, e a força de palavras, gestos e presenças, que em seu conjunto sempre significou que podemos superar o mundo e conquistar nosso lugar.

O marketing e os erros profissionais
por Eng. Ênio Padilha

Antes de começar a ler este artigo, bata três vezes na madeira. Erros profissionais não estão nos planos de ninguém. Ninguém imagina que possa errar um pênalti, muito menos se esse pênalti for na partida final do campeonato. Mas isso é coisa que acontece e, nessas horas, alguns conceitos de marketing são remédios muito mais eficazes do que desespero e fuga.

A barreira dos 40
por Luís Sérgio Lico

Quantos anos você tem? Saber responder a esta pergunta é estratégico para o sucesso da carreira de qualquer profissional. Como assim? Eu explico: em uma sociedade despreparada, temos que evitar ser avaliados pela idade ou sofreremos preconceito.

Ensinar a pensar.
por Luís Sérgio Lico

Muito se tem agitado as empresas, depois das marolas internacionais e o cortejo de vaticínios, que se lhe sucedeu. Então, nada melhor que verificar qual peça está faltando na engrenagem, para que possamos contribuir para a melhoria da espécie.

Ao sucesso!
por Luís Sérgio Lico

Há neste país (e na América Latina, em geral) uma cultura pequena de "não valorizar o trabalho". Empreender sem risco, investimento ou esforço é o ouro de tolo.Todos esperam ser atendidos em suas necessidades, de acordo com suas idiossincrasias e, pasmem, na hora que têm vontade.

Os anjos e o executivo
por Gutemberg B. de Macedo

Recentemente, eu voltava do almoço para o escritório acompanhado do ex-presidente de uma importante empresa multinacional norteamericana que se encontrava em processo de transição de carreira (outplacement).

Marketing de relacionamento: Café invisível
por Nilce Balieiro

Em uma sociedade saturada de informação, o maior risco é ser ignorado. O maior desafio de nossas empresas hoje é partir para as formas criativas de Marketing invisível. No mercado de consumo temos as maiores lições de como usar Marketing para incentivar a compra.

Marketing de relacionamento: Café em Taça
por Nilce Balieiro

Pausa para um cafezinho falando de uma ocasião delicada na vida profissional: a negociação! "Negociamos o tempo todo com os clientes e com fornecedores, e sempre é um momento de stress e onde sabemos que "tudo" conta".

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise
por Nilce Balieiro

Vencer a crise demanda trabalho! Não há lugar para acomodações nem para formulas prontas. Convido você para um cafezinho mais reflexivo sobre algumas armas que nos ajudarão a vencerem estes tempos de vacas magras.

A Executiva
por Redação do Fórum da Construção

A proposta de nossa área do “cafezinho” é discutir e entender aspectos cotidianos da carreira e do cenário dos profissionais, mas, também nos preocupamos com exageros e “modismos” que verificamos em várias organizações.

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci
por Nilce Balieiro

Dois mitos e verdades sobre marketing para arquitetos, designers e engenheiro e profissionais da construção civil. Ética não é compatível com marketing e Marketing não serve para este setor da economia

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos
por Nilce Balieiro

O Nome desta paradinha para o café de hoje poderia ser: dois caminhos para enfrentar tempos de crise ou: a renovação. Lia ontem numa coluna sobre jornalismo uma notícia que deixava estarrecida a autora. “Dizia ela que o modelo de mais de 80 anos das revistas femininas dava sinais de exaustão e que a formula vencedora da” casa, decoração, saúde e boa forma “já não dão mais conta dos novos interesses das leitoras”.

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?
por Nilce Balieiro

Novos tempos. Novas situações. Tudo isso nos exige novos planejamentos, instrumentos e muita criatividade! Saber utilizar as novas ferramentas de trabalho que o século XXl nos provê e disponibiliza é o nosso desafio.

Marketing pessoal: A elegância profissional
por Nilce Balieiro

Longe das passarelas ou das dicas de elegância social a proposta hoje e a de refletirmos sobre esta etiqueta profissional, onde a cortesia e as vestimentas não são acessórios, mas um componente importante.

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!
por Nilce Balieiro

Feliz ano novo!
Para brindar com champanhe este ano novo, aqui vai uma  listinha  top 5 de promessas de ano novo.

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!
por Nilce Balieiro

Toda a simbologia do Natal nos faz refletir e parar para tomar um cafezinho diferente! Proponho o exercício de enfeitarmos a Árvore de Natal juntos, hoje. Vamos colocar no pinheiro verdinho vários laços, que simbolizem as amizades. Bolinhas coloridas que representarão, aqui, os frutos de nossa árvore.

Como ser um profissional de sucesso!
por Nilce Balieiro

Mark Albion, professor da universidade de Harvard e autor do livro, "Making a Life, Making a Living", realizou uma pesquisa com 1.500 profissionais que obtiveram MBA nas melhores escolas americanas durante 20 anos.

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.
por Nilce Balieiro

Ao contrário do que se pensa Expresso não quer dizer rápido, mas EXCLUSIVO!. Nossa paradinha  hoje é para falar da Exclusividade que seu cliente deve sentir e experimentar dentro de sua empresa. Por menor que seja o seu negócio há sempre uma forma de fazer seu cliente ter a sensação de sua importância e de sua diferenciação.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!
por Nilce Balieiro

Perguntas chave:

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
por Nilce Balieiro

Historicamente no Brasil o ato de vender esteve sempre associado à sub–profissão e a enganosa imagem mental de que se o sujeito não teve sorte (ou competência) numa área técnica digna, foi ser vendedor!

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

por Nilce Balieiro

Boa Analogia! Pense comigo: Hoje vende-se o bom café da vovó, aquele de coador bem preparado, aromático, em sofisticadas butiques de café pela cidade, servido como café gourmet.

O Cafézinho Eletrônico
por Nilce Balieiro

Olá, Você já parou um minuto hoje e pensou? Existe uma série de coisas que a gente aprende, mas não entende, não é?