Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Construindo:

5 dicas de ouro para diminuir gastos com manutenções e reparos no imóvel
por Eduarda Tolentino

Já ouviu a máxima popular de que “Uma hora a conta chega”? Água, gás, energia elétrica, aluguel (em alguns casos), manutenções mil, enfim... Quem arca com as despesas fixas de uma moradia sente realmente na pele o efeito desse ditado.

Encanamento de gás: vale a pena instalar em minha casa?
por Redação do Fórum da Construção

Um encanamento de gás pode ser uma grande vantagem para diversas propriedades existentes em nosso país. Entretanto, será que este é realmente a melhor escolha para a sua casa?

Como proteger sua madeira dos cupins de uma vez por todas
por Redação do Fórum da Construção

Os cupins são considerados uma das pragas urbanas mais comuns e bem difíceis de serem evitadas. Eles são bem pequenos, mas causam estragos enormes! Eles podem ser encontrados em diversos ambientes e imóveis, buscando alimentos e abrigo.

A limpeza periódica de fachadas prediais aumenta a durabilidade do revestimento, mas qual o momento certo para realizar?
por Redação do Fórum da Construção

As edificações sempre ficam expostos a elementos agressivos presentes no ambiente: fuligem, chuva ácida, substâncias cáusticas, além da exposição direta aos raios solares e, em alguns casos, maresia.

5G e setor de engenharia: impactos no custo de gerenciamento e de pessoas
por Marcus Granadeiro

Tema em discussão desde 2019, o leilão do 5G finalmente foi finalizado na última sexta, 05/11/21. E, as expectativas com a velocidade da quinta geração de internet móvel têm envolvido diferentes setores, entre eles o da Engenharia e Construção, que nos últimos anos vem avançando com novas tecnologias para a digitalização de canteiros.

Valorizando o imóvel com pequenas reformas
por Redação do Fórum da Construção

Além de cuidar do seu imóvel e preservar a sua estrutura, pequenas reformas valorizam muito o imóvel, sendo um diferencial tanto para quem deseja vendê-lo ou alugá-lo quanto para quem está em busca de um novo lar.

A manutenção está inclusa no aluguel de andaime?
por Redação do Fórum da Construção

Já ouviu falar no conceito de locação de equipamentos e aparelhos para a melhoria de condições de trabalho?

Vantagens de comprar um imóvel usado
por Redação do Fórum da Construção

Comprar um imóvel usado pode significar valores muito mais em conta em relação a um novo, facilidade na hora da mudança, entre diversos outros pontos positivos.

Como planejar sua reforma residencial
por Redação do fórum da Construção

Quando se fala em reforma residencial é comum notar que as pessoas associam essa atividade ao estresse — ainda que comecem empolgadas. No entanto, a reforma não precisa ser um pesadelo.

Como cuidar da casa de veraneio durante o inverno
por Redação do Fórum da Construção

Algumas pessoas aproveitam o inverno para fazer a manutenção básica residencial. A estação mais seca e estável facilita alguns reparos específicos como rodapés, troca de telhas trincadas, rachaduras nas paredes, goteiras.

Como utilizar o EPI na sua construção
por André de Angelo

Quando falamos de obras o uso de equipamento de proteção individual em ambientes de trabalho que apresentam algum tipo de risco se torna de fato indispensável.

Dicas que você precisa saber sobre segurança do trabalho
por Fernanda Juliano

A principal função da segurança do trabalho é proporcionar proteção aos trabalhadores, buscando sempre minimizar e também evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que geralmente acontece nas empresas e indústrias.

Como usar o FGTS para acelerar a compra da casa própria pelo consórcio imobiliário
por Jocimar Martins

Começar a guardar dinheiro para realizar o sonho da casa própria. Muito provavelmente, esta frase consta na lista de metas deste ano de milhares de brasileiros.

5 dicas para escolher os melhores materiais de construção para a reforma da sua casa
por Michel A. Gildin Acherboim

Reformar a casa é o sonho de muita gente. Mas para que esse plano seja bem feito é preciso tomar alguns cuidados.

Tudo o que você precisa saber para usar o FGTS na hora de comprar um imóvel
por Taina Fantin

O saldo do FGTS pode ser usado para ajudar a pagar um imóvel, completar o valor da entrada e até reduzir o valor das parcelas.

Imóvel alugado: manutenção, reformas e consertos
por Redação do Fórum da Construção

Problemas entre inquilino e proprietário de imóvel alugado são comuns. A maioria das discussões envolve responsabilidade sobre reparos no imóvel, sobre as contas a serem pagas e sobre reajuste no valor da locação.

Cinco boas razões para utilizar níveis a laser profissionais
por Marco Gonçalves

Para quem está preparando um novo sistema elétrico comercial, HVAC, ou adaptação de uma configuração existente, o processo pode ser longo e tedioso.

Limpeza de primavera prepara a casa para as boas energias da nova estação
por Cinthia Jardim

A chegada da primavera com seus dias mais longos e ensolarados pede uma preparação especial para a casa que receberá calor e sol após meses fechada por conta do frio.

A arrasadora componente tecnológica da corrupção das funções de estado
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Em recente entrevista ao jornal Folha de São Paulo o preclaro ex-ministro Delfin Neto afirma que “o setor privado anulou a única força que controla o capitalismo, que é o Congresso”.

Seriam mesmo exageradas as exigências ambientais?
por Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos

Vêm crescendo em número e intensidade as críticas e alegações sobre eventuais excessos nas exigências de cunho ambiental para a implantação de empreendimentos de médio e grande porte dos mais variados tipos.

Como escolher o terreno certo pra construir sua casa
por Redação do Fórum da Construção

Escolher o terreno certo é muito importante para poder construir a casa dos seus sonhos. Confira 10 características do terreno que podem influenciar sua escolha e que representam economia na hora de comprar ou de construir.

Documentação: o que é necessário saber antes de uma reforma
por Dalton Vidotti

Quando a reforma é algo simples, como a troca de um piso, ou uma pintura na parede, não são necessários projetos e documentos técnicos.

A importância de Inspeção Predial Periódica
por Engº Civil José Francisco Barbosa Ortiz

Qual a importância da inspeção predial periódica? Gostaríamos de destaca-la como uma ferramenta para padronizar e sistematizar as vistorias em edificações e sistemas construtivos, que vêm sendo aprimorado desde a década de oitenta.

Dicas de construção e reforma
por Camila Carvalho

Construir ou reformar uma casa não é uma tarefa fácil. Uma reforma ou construção pode ficar caro e também fazer muita bagunça. Tudo deve ser devidamente planejado, nos mínimos detalhes para não perder tempo ou dinheiro.

Não esqueça a calçada na hora de reformar
por Mirna Zambrana

De acordo com a regulamentação para padronização dos passeios públicos do Município de São Paulo, as calçadas com largura menor que 2 m são organizadas em duas faixas: uma de serviço e outra livre, que devem se diferenciar por textura ou cor.

Tenho que reformar, e agora?
por Arqº Thiago H. Arasaki

A principal reclamação de quem faz uma reforma é a mão de obra. E é difícil achar bons profissionais. Uma dica, é pedir para o pedreiro se você pode visitar uma recém acabada obra dele. Caso ele tope, já é um bom sinal.

Construir uma casa geminada: Boa ideia ou dá problemas?
por Ricardo Rodrigues

Construir uma casa geminada pode parecer uma boa ideia, principalmente devido à possibilidade de conseguir uma poupança substancial, mas como vamos ver ao longo deste artigo, esse tipo de construção também é sinônimo de muitos problemas.

Oito regras de ouro para poupar dinheiro na construção
por Redação do Fórum da Construção

Dinheiro não nasce em árvore! Para conseguir a casa dos sonhos – reformando ou construindo a partir do zero – é bom planejar bem, avaliar todo o processo e ser capaz de tomar decisões cortando despesas desnecessárias.

Quais os 5 problemas mais comuns na reforma
por Olivia Caires

Reformar a casa realmente pode dar trabalho. Entulhos, paredes quebradas e poeira fazem dos dias de obra um caos, mas, quando ela é bem planejada, o resultado final é muito satisfatório.

Cuidados na compra de um imóvel usado
por Redação do Fórum da Construção

A compra de um imóvel, é sempre uma decisão difícil. Envolve grandes investimentos, e no momento de decisão, sempre temos nossas dúvidas.

Vai reformar? Locação de galpão é uma opção.
por Redação do Fórum da Construção

O maior problema na hora de realizar uma reforma é como conservar os móveis ou até mesmo onde deixá-los para não danificá-los em meio a tanto pó, tinta, gesso, cimento, entre outros materiais de construção e acabamentos.

Dicas para organizar a casa antes da reforma
por Olivia Caires

Aumentar a sala, remodelar a cozinha ou construir um quarto a mais pode ser o sonho de muitos proprietários, mas este objetivo pode virar um pesadelo, caso não sejam tomados os cuidados necessários durante a reforma.

5 vantagens do gás canalizado para sua residência
por Redação do Fórum da Construção

A escolha de um imóvel é uma decisão muito importante e por isso deve ser feita com todo cuidado, dando atenção para cada item dentro da obra. Um dos pontos que deve ser considerado é a instalação de gás. Pode até parecer que é um detalhe, mas optar por um imóvel com gás canalizado faz grande diferença no dia a dia dos moradores.

Como vistoriar o Imóvel Alugado.
por Redação do Fórum da Construção

Uma das cláusulas do contrato de locação diz que o inquilino deve devolver o imóvel alugado para o proprietário da mesma forma que o encontrou no início do contrato.

Pavimento permeável
por Renata branco

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional.

A nova perícia e o mercado imobiliário
por Engº Francisco Maia Neto

No dia 23 de fevereiro/15 o Senado Federal encaminhou à Presidência da República o projeto final do novo CPC (Código de Processo Civil), objetivando sua sanção, após a qual teremos um período de vacância de um ano, quando as novas disposições entrarão em vigor, o que obrigará os operadores do direito a se adequarem aos novos dispositivos, fato relevante para o mercado imobiliário, setor da economia cuja diversidade e multiplicidade de eventos é campo fértil para o surgimento de conflitos.

Como conservar peças de madeira na sua casa
por Arqº Thiago H. Arasaki

Proteger a madeira é fundamental para que ela dure por muitos anos. Não é porque a estrutura é feita deste material que durará pouco. Existem templos japoneses, feitos todos de madeira, que já duram mais de mil anos.

Dicas para reforma e ampliação de residências
por Redação do Fórum da Construção

Reformar a casa não é tarefa fácil. É preciso avaliar as estruturas, elencar as possibilidades, levantar os custos, entre uma série de passos que você não pode dar sozinho: há profissionais especializados para te ajudar nessa empreitada.

Vai começar uma reforma?
por Redação do Fórum da Construção

Reforma. Seja para aqueles que acabaram de comprar um imóvel e, novo ou usado, querem dar aquele toque especial, ou para os que precisam agora dar novos ares ao lar doce lar, não dá para dizer que a medida é agradável. Afinal, um ajuste puxa o outro e a impressão é de que a obra não terá fim.

Conheça (e fuja) dos erros em construções e reformas
por Karine Serezuella

Nas construções de residências podem ser encontrados problemas decorrentes de projetos mal elaborados, execuções sem o acompanhamento de profissionais adequados, aquisição de material de baixa qualidade ou com defeitos, entre outros.

Dez revestimentos fáceis de limpar para diferentes ambientes da casa
por Redação do Fórum da Construção

A maratona estafante da dona de casa moderna – a a quase completa falta de profissionais domésticos – exige praticidade nos cuidados com a casa. Afinal, haja energia para trabalhar o dia inteiro, cuidar dos filhos, ir ao supermercado, cozinhar, lavar e passar, entre inúmeros outros afazeres.

Mercado imobiliário: O que você precisa saber antes de comprar um imóvel?
por Redação do Fórum da Construção

Está comprando um imóvel? Cuidado. Analise minuciosamente. Pesquise tudo a respeito do imóvel e do vendedor, além disso, procure saber se:

A inclinação do terreno influencia no preço da construção de uma casa?
por Redação do Fórum da Construção

Terreno do lado de baixo da rua ou para o lado de baixo? E quando o terreno tem inclinação lateral? Qual a influência disso no preço da obra e quais as dificuldades de construção em cada um.

Nova norma para a regularização de reformas - ABNT NBR 16280
por Alexandre Fracchetta

A ABNT criou em 18/04/2014 a norma numero NBR16. 280, que visa cuidar das edificações, fazendo com que alterações de qualquer modalidade sejam acompanhadas e tenha como responsável da obra um engenheiro, que apresente uma ART e que acompanhe essas modificações.

7 sinais de que sua casa precisa de uma reforma
por Arqªs Aline e Denise Bernacki

Nem sempre os sinais de que a casa está pedindo uma reforma são tão visíveis aos olhos, por isso prepararamos uma lista com sete situações que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando custos desnecessários e não programados.

O que é um telhado de treliça de madeira?
por Paul Parsons

Ao realizar uma construção, certifique-se de que seu telhado seja forte e possa enfrentar o tempo, de forma a proteger tudo o que for coberto por ele. Um tipo de telhado a se considerar é o de treliça de madeira, que é resistente e pode durar por um longo período.

Qual a altura ideal para tomadas na parede: em cima, no meio ou em baixo?
por Redação do Fórum da Construção

Existe algum padrão para colocação de tomadas nas paredes, como por exemplo o posicionamento delas no plano vertical? Em cima, no meio da parede ou em baixo?

Como comprar um lote com segurança: 10 principais cuidados para não ter problemas.
por Redação do Fórum da Construção

As 10 principais dicas para comprar um lote vão te ajudar a fazer uma aquisição tranquila. O baixo custo de manutenção, a maior valorização com o passar dos anos e a estabilidade tem feito com que o lote tenha se tornado uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda. Porém a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros.

Imóvel na planta sem registro é crime.
por Redação do Fórum da Construção

A 11ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, da Habitação e Urbanismo alerta consumidores sobre irregularidades que podem ocorrer na comercialização de imóveis.

Esquadrias na construção civil
por Arqº Paulo Duarte

Neste artigo falaremos a respeito de sistemas de fechamento de edifícios, com ênfase em esquadrias para construção civil.

Vai reformar a casa? Confira dicas importantes
por Redação do Fórum da Construção

Chegou a hora de mudar a cara da sala, da cozinha, construir um quarto novo para a filha ou uma churrasqueira? Então, preste atenção. Existem procedimentos importantes a serem tomados em qualquer reforma para que as alterações sejam econômicas, tragam conforto e segurança aos moradores.

Como construir duas casas em um lote ou terreno?
por Redação do Fórum da Construção

Construir duas casas em um mesmo lote ou terreno pode ser útil para uma pessoa por diversas finalidades, algumas pessoas vão querer dividir o espaço do terreno com uma segunda casa para poder alugar e assim ganhar um dinheiro extra, outros talvez queira apenas ter uma casa reserva para um familiar, filho ou outro fim.

Ventilador de Teto: Confira as dicas para não errar na escolha.
por Raquel Pacheco

Com a chegada do verão, todo mundo busca uma forma de amenizar as altas temperaturas em casa. Para serem utilizados sozinhos ou em conjunto com o ar condicionado, os ventiladores são peças fundamentais para afastar o calor.

As primeiras coisas que deve fazer agora que comprou um imóvel.
por Redação do Fórum da Construção

Para que possa ocupar com mais conforto e despreocupação o seu imóvel, apresentamos nas linhas que se seguem algumas dicas básicas sobre o que deve fazer assim que receber as chaves do seu imóvel:

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?
por Arqºs Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Se você pensa em fazer sua obra diretamente com um empreiteiro, sem o gerenciamento ou acompanhamento de um profissional da área, como um engenheiro ou arquiteto, existem alguns cuidados que devem ser tomados.

Dicas para planejar e concluir a reforma sem sofrimento
por Mariana Barros

Reformar casa é tarefa muito mais complexa do que aquela transformação instantânea que vemos nos "reality shows" de decoração. Do tempo de maturação do projeto, que pode levar pelo menos dois meses, aos eventuais problemas com mão de obra e outros imprevistos, tudo é mais difícil do que parece.

10 Cuidados para Comprar Terrenos em Loteamentos.
por Redação do Fórum da Construção

O baixo custo de manutenção e a potencial valorização com o passar dos anos tem feito com que o lote tenha se tornado uma das principais formas de investimento imobiliário, seja para moradia ou como uma alternativa de renda.

Dezesseis principais riscos em um canteiro de obras
por Arqº. José Eduardo Rendeiro

Um canteiro de obras oferece sempre muito perigo para os seus operários, por estar justamente em construção e não ter os aparatos necessários para a segurança que serão oferecidos após seu término. Apresentamos 16 desses principais riscos e como cada caso deve ser tratado e como deve-se estar sempre prevenido contra qualquer imprevisto.

Quais são as diferenças entre os vários tipos de esquadrias?
por Redação do Fórum da Construção

Esquadria é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza. Esse é um dos itens mais importantes de uma obra, e muitas vezes figura entre os mais custosos, geralmente variando de 9 a 18% do total de uma construção de alto padrão.

Recomendações na compra de terrenos
por Redação do Fórum da Construção

Adquirir um terreno exige muita atenção por parte dos consumidores. Uma série de precauções devem ser tomadas, principalmente com a documentação.

Concreto moderno importa tecnologia da Roma Antiga
por Redação do Fórum da Construção

Em uma época conhecida como Era do Conhecimento ou Era da Tecnologia, pode soar estranho o que fez uma equipe internacional geólogos e engenheiros - eles foram procurar uma solução para um problema moderno no passado remoto.

Os cuidados que você deve ter ao contratar profissionais para sua obra ou reforma
por Débora Bedeschi

Há pessoas que ficam por um longo tempo planejando uma reforma, pensando em cada um dos detalhes da mudança que querem em sua casa, e acabam fazendo toda a reforma e obra de uma vez só. E também existem aqueles que estão com a casa constantemente em reforma, sempre fazendo uma mudançazinha ou outra.

Tenho que reformar, e agora?
por Arqº Thiago H. Arasaki

A principal reclamação de quem faz uma reforma é a mão de obra. E é difícil achar bons profissionais. Uma dica, é pedir para o pedreiro se você pode visitar uma recém acabada obra dele. Caso ele tope, já é um bom sinal.

Quem faz o que em um projeto de construção, reforma, decoração ?
por Redação do Fórum da Construção

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre quem chamar quando deseja construir, reformar ou decorar a sua casa. Por isso, vamos falar sobre os profissionais e suas funções e responsabilidades.

Desperdício na obra, como evitar.
por Redação do Fórum da Construção

As empresas de construção civil têm convivido com inúmeras críticas relacionadas ao desperdício de materiais nas obras. O grande volume de entulho desprezado é algo que sempre aparece como notícia em jornais, em revistas e em outros meios de comunicação. Sabe-se que o desperdício de materiais possui um número significativo nas construções.

Concreto e PVC, um casamento promissor.
por Redação do Fórum da Construção

Método construtivo alia rapidez, redução de mão de obra, diminuição de tempo e desperdício, sendo aplicável desde a construção de habitações populares até prédios multiandares.

Normas para andar de elevador?
por Marcelo Coelho

Tudo bem, muitas pessoas dirigem mal (incluo-me entre elas), têm dificuldades com os comandos do celular (sou uma nulidade nesse ponto) e se confundem muito com os controles remotos da casa (estou na média quanto a isso).

Acerte na Escolha do Terreno Ideal
por Redação do Fórum da Construção

Na escolha de um terreno para a construção de uma residência, é interessante verificar algumas características do terreno e do local do terreno, algumas delas são:

Procedimentos Para Legalizar Uma Obra
por Redação do Fórum da Construção

Para qualquer tamanho e tipo de obra, é obrigatório que sejam seguidos os seguintes procedimentos:

Materiais de Construção - Como Comprar?
por Redação do Fórum da Construção

Comprar material de construção requer alguns cuidados. Sempre que possível, consulte um profissional da área, capaz de orientá-lo. Realize uma pesquisa de preços junto às lojas ou por meio de cadernos especializados de jornais e revistas.

Quem é o profissional que vai cuidar de sua obra?
por Redação do Fórum da Construção

Imagine morar numa casa onde ao subir a escada você bata a cabeça na laje, descubra que para fechar a porta do banheiro é necessário 'esconder-se' ao lado do vaso sanitário e que todos os interruptores ficam atrás das portas. Situações incômodas como essas são evitadas quando confiamos o projeto de nossa casa a um arquiteto. Ele fará a distribuição correta dos ambientes, o planejamento da obra e a escolha adequada dos materiais.

Utilização de Elevadores e Escadas Rolantes
por Alexandre Fracchetta

Atualmente se fala muito em sistemas de comando elétrico e sistemas automatizados com fim de minimizar o consumo de energia. Além dos sistemas inteligentes de controle de iluminação que muito se investiu nos últimos tempos, temos também o sistema de controle de transporte predial e industrial, que é o caso de elevadores, escadas rolantes e esteiras transportadoras.

Obras públicas: conheça seus direitos
por Thaís Cordon

Nem sempre aquela melhoria na tubulação do bairro ou o calçamento da rua são motivos de comemoração dos moradores. Durante a obra, não são raros os casos de ocorrências de rachaduras em muros, danos nas calçadas e até comprometimento do imóvel.

E o terreno? Dicas de construção.
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

O primeiro passo para construir uma edificação é a compra do terreno, obviamente se você não o possui. Existem aspectos relevantes e limitações físicas e legais impostas ao terreno que vão influenciar diretamente no seu projeto e podem, eventualmente, inviabilizar um determinado plano que você tem em mente.

Aspectos legais, dicas de construção.
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

A construção de uma edificação exige que sejam considerados e atendidos diversos aspectos, principalmente os de caráter legal, que têm início já na escolha do lote.

Projeto, dicas de construção.
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

De posse do terreno, e legalmente registrado, é hora de pensar no projeto. É hora de por no papel os seus planos, mas ... Por onde começar? Será econômico gastar dinheiro com Arquitetos e Engenheiros se é tão fácil traçar as paredes num papel e dar para um empreiteiro construir?

A indústria nacional na UTI
por Antonio Carlos de Mendes Thame

Passada a euforia das festas de final de ano, é preciso retomar o debate sobre um ponto nevrálgico, que nos ameaça de forma contundente e vai refletir sobre a vida do cidadão, do país. Com a moeda aquecida, as importações de bens industrializados ficam mais baratas, o país recorre a esses produtos, abandona os nacionais e passa a sofrer todas as dores da chamada desindustrialização.

Qualidade da acústica começa com a escolha dos tijolos
por Mirna Zambrana

O barulho excessivo tornou-se um grande desafio para as construções nas grandes cidades. Qualidade e alto padrão de um imóvel significam também autonomia em relação aos ruídos externos.

Portas e janelas de alumínio, como conservar.
por Redação do Fórum da Construção

Uma das principais características do alumínio é a durabilidade. Mas é necessário alguns cuidados básicos para a preservação do metal. Fatores como limpeza, pintura e lubrificação de todas as articulações e roldanas de portas e janelas, necessitam de um cuidado especial. Os consumidores devem ficar atentos com a conservação dos produtos.

Planta Baixa – Traçando linhas e medidas

Sempre que nos envolvemos com projetos, sejam arquitetônicos, de reforma ou de decoração, automaticamente somos remetidos à planta baixa. Até aí tudo bem. O difícil é saber o que isso significa e para que, realmente, serve. Dúvidas normais uma vez que poucas pessoas a compreendem ou conseguem visualizar, a partir dela, a obra acabada.

Regime Diferenciado de Contratações: um erro de proporções olímpicas
por João Alberto Viol

O governo federal aparentemente acordou para a urgência de resolver os atrasos nas obras necessárias à boa realização dos megaeventos esportivos: a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O remédio escolhido, porém, pode acabar provocando sequelas indesejáveis, em vez de trazer a desejada cura dos problemas.

Contratar ou não contratar?
por Naiana Benner

Na hora de decorar ou reformar sua casa, entre muitas perguntas que surgem, talvez a principal seja: devo contratar um profissional? Adquirir esses serviços tem suas vantagens e desvantagens, mas se a resposta foi sim, saiba o que você precisa para escolher bem o profissional, seja ele decorador ou arquiteto.

Vai ter que mudar? Como planejar e organizar
por Cláudia Tarpani

Quem vai mudar de casa ou apartamento deve saber que planejamento é fundamental para evitar contratempos. Anote dicas importantes a considerar antes de fechar negócio com alguma empresa e começar a empacotar seus pertences.

Sonho da casa própria e suas armadilhas
por Marco Aurélio Luz

Nos últimos anos, o sonho de adquirir a casa própria ficou mais próximo, isso somado à facilidade em conseguir financiamento bancário. Programas como, “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, ajudaram no aumento da oferta do credito imobiliário. Para se ter uma ideia, só no ano passado, foram comercializados 421 mil imóveis pelo SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

Vale a pena comprar imóvel por meio de consórcio?
por Engº Francisco Maia Neto

Todos aqueles que desejam ou necessitam comprar um imóvel, especialmente no segmento residencial, mas não possuem o dinheiro para pagamento à vista, buscam alternativas para realizar o sonho, que tradicionalmente esteve ligado a um sistema de financiamento, com cobrança de juros pelo empréstimo contraído.

Preocupação estética reduz custos de manutenção em elevadores
por Redação do Fórum da Construção

Elevadores que ofereçam aos seus ocupantes mais do que apenas um meio de transporte entre um andar e outro, mas um meio de reduzir as tensões pela via da contemplação do belo- como há mais de 2000 anos recomenda a sabedoria budista-, não apenas estão abreviando o tempo entre compromissos, mas, principalmente, viabilizando a elevação do espírito de seus passageiros e, por conseguinte, reduzindo as chances de se tornar alvo de vandalismo.

Como economizar água e energia elétrica
por Deborah Busko

Fazer economia é sempre bom. E não precisa ser só na hora de aproveitar uma liquidação daquelas e comprar um sapato maravilhoso que está com um desconto imperdível. Você pode começar poupando dinheiro no supermercado ou cortando despesas extras da família. Apertando daqui e dali, tudo se ajeita.

Comércio, desindustrialização e violência
por Newton Figueiredo

Pesquisa produzida pela agência Voltage, recentemente divulgada, mostra que o consumidor brasileiro busca valores humanos nas marcas e tem a expectativa de construir um relacionamento pautado na transparência, honestidade, confiança, integridade, respeito e ética. De outro lado, a pesquisa mostra que 62% dos consumidores brasileiros entrevistados pela pesquisa afirmam estarem insatisfeitos com a falta de honestidade das marcas.

Avaliação imobiliária : a técnica vencendo a intuição
por Engº Francisco Maia Neto

Desde os primórdios do século, em decorrência da utilização da metodologia científica ser explicada na avaliação de imóveis em países desenvolvidos, a engenharia de avaliações vem se desenvolvendo como uma ciência autônoma, com a utilização de processos cada vez mais avançados na busca da determinação do valor.

Documentação do imóvel. O que é necessário na hora da compra?
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

A compra de um imóvel, para uso próprio ou investimento, costuma ser um grande passo, em razão do expressivo capital envolvido. Geralmente tal decisão se dá em meio a um universo de sonhos e idealizações: a churrasqueira para receber os amigos, a lareira que servirá de cenário a um bom vinho, a cozinha planejada.

Arquitetura que cola: obra exigiu nova técnica de construção civil
por Redação do Fórum da Construção

Os "Parassóis Metropolitanos" estão para se tornar a grande atração da cidade de Sevilha, na Espanha. Mas essa mistura de maravilha arquitetônica e peça de arte esteve ameaçada mesmo depois do início das obras. O trabalho só pôde continuar depois da criação de novas técnicas de construção.

Na compra de um imóvel usado, saiba avaliar as condições
por Alexandre Fracchetta

Com o mercado imobiliário bastante aquecido, várias pessoas estão buscando opções de compra para moradia ou mesmo para investimento. Porém alguns pontos importantes devem ser observados na aquisição de um imóvel, principalmente nos mais antigos com construção acima de 10 anos onde começam a apresentar alguns problemas que se não houverem às devidas manutenções em muito pode prejudicar o bolso do comprador.

Planejando sua construção. Ou, evitando surpresas desagradáveis.
por Redação do Fórum da Construção

Existe um conceito popular que diz que nunca sabemos o que pode acontecer durante uma construção, em virtude das dificuldades que ocorrem durante esse período. Problemas com mão de obra, com falta de produtos, com prazos não cumpridos, e outros mais. O que fazer para evitar ao máximo esses problemas? Como devemos nos organizar?

As catástrofes não avisam, o que fazer frente a isso? - O conceito de Arquitetura Emergencial
por Arq. Cristiana Azevedo

Lembram-se de Janeiro de 2010? Naquele ano tivemos a triste sensação de começar o ano com notícias de catástrofes naturais inesperadas. Haiti, Angra dos Reis e São Paulo tomaram conta de todos os jornais e assolaram o mundo com tamanha tristeza por suas vítimas.

Incompetência para investir.
por Redação do Fórum da Construção

O governo entrou em 2010 com cerca de R$ 50 bilhões de restos a pagar, dinheiro empenhado pelo Tesouro, mas não desembolsado até o fim de dezembro. Quem quiser quantificar a incompetência dos governantes terá bom material para seu trabalho nesses dados da execução orçamentária. Mas é necessária uma ressalva. Não se pode falar, genericamente, de incompetência para gastar. A administração federal sabe muito bem como desembolsar o dinheiro dos contribuintes, quando se trata de realizar despesas improdutivas e de beneficiar companheiros e aliados.

A Década da Infraestrutura.
por Laércio Bruno Filho

Assim como China e Índia, o Brasil surpreendeu o mundo desenvolvido com sua capacidade de enfrentar a crise econômica mundial sem grandes solavancos. Para conseguir esse feito, foram preponderantes no Brasil o tamanho e a força de seu mercado interno e a solidez e regulação do sistema bancário. Esta recuperação surpreendente transformou o Brasil na coqueluche do mercado financeiro mundial.

Vai construir? Planejando para economizar.
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

Da escolha do terreno à execução da obra, a construção deve ter um planejamento e uma organização adequados, de forma a otimizar os seus custos. Cada etapa requer cuidados específicos, como abaixo tentamos resumir.

Imóvel na praia: investimento ou despesa?
por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Há quem afirme fervorosamente que ter um imóvel na praia seja um verdadeiro pesadelo. “Duas alegrias, uma quando se compra e outra quando se vende”, diria tal pessoa. É um ponto de vista que precisa ser respeitado, com toda certeza. Vários são os maus negócios realizados que fatalmente levam a finais infelizes. Eu costumo ser otimista. Acredito que para cada tipo de negócio haja um perfil de comprador.

Água como material de construção
por Eng. Antônio Filho Neto

De maneira geral, este precioso líquido não é visto e nem tratado como material de construção. Nas composições de custos dos serviços de engenharia não se inclui o item água, mesmo sabendo-se que para a confecção de um metro cúbico de concreto, gasta-se em média de 160 a 200 litros e na compactação de um metro cúbico de aterro pode ser consumido até 300 litros de água.

Vai construir? E os aspectos legais?
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

A construção de uma edificação exige que sejam considerados e atendidos diversos aspectos, principalmente os de caráter legal, que têm início já na escolha do lote. A legislação é muito ampla, e varia de um local para outro, motivo pelo qual recomenda-se, para todos os casos, a contratação de um profissional (arquiteto ou engenheiro). Entretanto, é bom saber o que ela envolve.

Vai construir? E o terreno?
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

O primeiro passo para construir uma edificação é a compra do terreno, obviamente se você não o possui.

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - final
por Arq. Dr. Bruno Padovano

A arquitetura desenvolvida no Brasil, país de dimensões continentais e grandes diferenças regionais, nem sempre alcança a imprensa internacional, e no entanto não deixa de apresentar aspectos de interesse global. Nos artigos anteriores, procurando exemplificar algumas de nossas principais realizações em vários setores de nossa arquitetura, mencionei alguns projetos e obras, que entendo, explicitam linhas de interesse na arquitetura contemporânea em nosso país. Encerrando essa análise, os últimos setores :

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 03
por Arq. Dr. Bruno Padovano

Continuamos a exemplificar algumas das principais realizações nos setores de nossa arquitetura durante a última década no Brasil, mencionando alguns projetos e obras que, a meu ver, explicitam algumas linhas de maior interesse na arquitetura contemporânea realizada no país:

Dicas de construção: Quem contratar?
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

Quem contratar? Importantíssima é a decisão de quem contratar para executar a obra. Existem muitas opções de profissionais para você entregar a responsabilidade de construir a sua casa: construtoras, empreiteiras, engenheiros civis, arquitetos, mestres de obras, e até mesmo profissionais de construção como pedreiros experientes.

Serviços de engenharia e as dúvidas dos síndicos
por Eng. Marco Antonio T. Lomba

- “Seu” Paulo, tem um vazamento do terraço do condomínio, ”pro” apartamento do Dr. Machado!
- Mas seu Zé, vazamento de novo!
- Pois é, “seu” Paulo, e ele pediu que eu falasse com o Sr. urgente, por causa das obras de arte que ele trouxe da Índia..
- “Hare Baba”, seu Zé...! Preciso chamar uma empresa, para dar uma solução.

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 02
por Arq. Dr. Bruno Padovano

Para exemplificar algumas das principais realizações nos setores de nossa arquitetura durante a última década no Brasil, nos próximos artigos mencionarei alguns projetos e obras que, a meu ver, explicitam algumas linhas de maior interesse na arquitetura contemporânea realizada no país:

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 01
por Arq. Dr. Bruno Padovano

A arquitetura desenvolvida no Brasil, país de dimensões continentais e grandes diferenças regionais, nem sempre alcança a imprensa internacional, e no entanto não deixa de apresentar aspectos de interesse global.Impulsionada pelo forte processo de desenvolvimento econômico e social alcançado pelo país ao longo de processo de instauração da democracia nos anos oitenta, após duas décadas de regime militar, a arquitetura nacional apresenta caminhos promissores que a podem recolocar numa posição de destaque no cenário global.

Dicas de construção: e os Projetos?
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

De posse do terreno, e legalmente registrado, é hora de pensar no projeto. É hora de por no papel os seus planos, mas ... Por onde começar? Será econômico gastar dinheiro com Arquitetos e Engenheiros se é tão fácil traçar as paredes num papel e dar para um empreiteiro construir? Nem pense nisso! Como diz a sabedoria popular “o barato sai caro”, e em construção esse ditado se aplica literalmente. Fazer economia no projeto é a maior ingenuidade que você poderia cometer.

Dicas para construir a casa dos seus sonhos
por Arquiteta Renata Ruzzi

Imagine só que é maravilhoso, mas também um pouco complicado, realizar a casa dos "seus" sonhos. Imagine então quando for "nossos" sonhos, daí complica ainda um pouquinho mais. Mas nada para entrar em pânico nem desanimar e muito menos brigar. É só seguir umas dicas básicas que garanto que funcionam.

A Construção Civil e seus Resíduos
por Arq. Elka Porciúncula

O gerenciamento de resíduos na construção civil tornou-se premissa urgente em todo o processo construtivo, digamos até projetual. Percebemos que é cada vez maior a preocupação com o meio-ambiente para resolver os graves problemas enfrentados pela humanidade provocados pelo aumento dos resíduos produzidos na crescente ocupação urbana para atendimento de uma demanda populacional aumentando vertiginosamente.

Forros: além de decorativos podem ser solução para “aumentar” o pé-direito
por Arq. Ignez Ferraz

Não pretendo falar aqui de forros industriais ou acústicos. Vamos falar de idéias para residências e escritórios, muitas vezes em prol de um pé direito mais alto e, portanto, mais arejado.