Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Revestimentos, Tintas e Vernizes:

Pastilhas de vidro: descubra as vantagens e desvantagens do material
por Redação do Fórum da Construção

Basta entrar em qualquer loja de material de construção para se deparar com a imensa variedade de cores e formatos das pastilhas de vidro. E entre tantas possibilidades a dúvida se torna inevitável: “qual cor usar?”, “qual formato escolher?” ou “como combinar a pastilha com o restante da decoração?”

Como pintar uma parede já pintada? Confira 6 dicas!
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de renovar o seu ambiente, podem surgir dúvidas de como pintar uma parede já pintada. É preciso retirar a tinta anterior? Existe alguma técnica específica para garantir que a superfície fique perfeita?

Dicas e truques para pintores de parede
por Redação do Fórum da Construção

Existem algumas dicas e truques que os pintores profissionais utilizam na hora de realizar seus serviços, que fazem muita diferença tratando-se de qualidade e acabamento. Neste artigo aprenderemos a deixar seu serviço de pintura muito mais eficaz, ágil, com menos sujeira e um acabamento bem mais bonito.

Revestimento para parede externa: escolha o ideal
por Redação do Fórum da Construção

O que levar em conta na hora de escolher o revestimento para parede externa de uma construção? Sem dúvida, os proprietários precisam considerar diversos aspectos, que vão desde a aparência até a qualidade e a adequação do material.

Como Funciona o Verniz para Pisos de Madeira?
por Redação do Fórum da Construção

Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho.

Piso para área externa: tudo o que você precisa saber antes de reformar
por Lilian Santos

A reforma da área externa exige muitos cuidados - e um dos principais é a escolha do piso. Para esse ambiente, temos que ter a preocupação se o revestimento escolhido é antiderrapante ou se, pelo menos, ele apresenta uma textura mais áspera, diferentemente dos revestimentos para áreas internas, geralmente mais acetinados e brilhantes.

5 dicas impecáveis para escolher o revestimento para cozinha
por Redação do Fórum da Construção

Dúvidas no momento de escolher revestimento para cozinha são comuns e fazem parte dos desafios de qualquer projeto de reforma. O importante é não deixar que a falta de conhecimento sobre os produtos se torne impeditivo para conquistar o ambiente dos sonhos.

Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!
por Redação do Fórum da Construção

Sabe quando bate aquela vontade de renovar o ambiente? Nem sempre a vontade está aliada a disponibilidade de dinheiro para uma reforma, mas se a ideia é de trocar o piso, dá para solucionar isso com uma tinta para piso.

O que é madeira laqueada?
por Redação do Fórum da Construção

Desde os primórdios da história humana usamos elementos que a natureza oferece para sobrevivermos e montarmos as nossas sociedades. Ao longo de todos os anos passados, a tecnologia evoluiu e o mundo mudou, mas continuamos tendo a natureza como o bem mais importante para a nossa vida na Terra.

Como pintar paredes: 8 erros que você comete
por Redação do Fórum da Construção

Combinar as cores demais, só usar tons neutros ou não dar atenção para o tipo de acabamento da tinta são só alguns dos erros que acontecem na hora de pintar as paredes da casa.

Conheça os principais tipos de verniz e dicas para utilização em madeira
por Redação do Fórum da Construção

O verniz é um produto tão conhecido, que mesmo quem não sabe exatamente para que serve, já ouviu falar. Então, fizemos esse artigo para tirar as dúvidas de quem não entende nada de verniz, mas precisa aplicar em algum local, e também para esclarecer questões importantes para quem já tem uma ideia sobre o seu uso.

Qual é a diferença entre os vários tipos de tinta?
por Arqºs Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas, massas e outros produtos para aplicação em revestimenos interno e externos. As possibilidades e variações podem ser desconcertantes para o consumidor final, deixando muitas dúvidas na hora de realizar a compra desses produtos.

Como escolher o melhor revestimento para o seu banheiro
por Redação do Fórum da Construção

O banheiro é um dos ambientes mais especiais da casa, afinal, é lá que que você desfruta de momentos de relaxamento e descanso, cuidando da beleza do corpo e do seu bem-estar.

Quais as vantagens dos revestimentos (e pisos) cimentícios
por Redação do Fórum da Construção

Os revestimentos cimentícios são conhecidos como piso de cimento para calçada. Mas engana-se muito quem acha que ele é só isso!

Tipos de pedras no revestimento de paredes
por Redação do Fórum da Construção

Muito resistentes e duradouras, as pedras são uma ótima maneira de revestir paredes de uma forma bonita e durável de verdade. Estão super na moda e a tendência é que mais pessoas possam aderir a esse revestimento tão prático nas próximas décadas.

Como aplicar verniz na madeira
por Sara Viega

O verniz é um produto muito importante para todas as superfícies de madeira, porque protege a madeira para que se conserve em bom estado durante vários anos.

Como escolher as cores para pintar a minha casa
por Vanessa Lopes

Um dos aspectos mais importantes no momento de reformar a nossa casa é a pintura. Sem dúvida que, pintar a nossa casa gera uma sensação de renovação absoluta.

O que é melhor? Tintas ou Texturas?
por Redação do Fórum da Construção

E agora? Pintar ou colocar textura? O que é melhor? Quais as vantagens e desvantagens de um em relação ao outro? Faça sua análise:

Como usar revestimentos de parede
por Arqª Natália Barroso

A primeira coisa que pensamos ao falar de revestimentos de parede é de que eles são usados em banheiros ou cozinhas. Atualmente com uma gama de opções de revestimentos com texturas e formas diferentes fez com que essa ideia fosse mudada.

Revestimento de parede externa em pedra
por Redação do Fórum da Construção

A parte externa de um imóvel é sempre um problema, porque as pessoas se preocupam com a parte interna e esquecem do lado de fora e no final, acabam concluindo somente com uma mão de tinta, o que é uma pena, pois a parte externa de uma casa deve receber os mesmos cuidados que a parte interna.

Como pintar móveis de formica
por Sara Silva

O laminado melamínico, mais conhecido como formica, é um tipo de material muito popular no revestimento de móveis, quer sejam eles bancadas de cozinha ou criados mudos em quartos.

Como aplicar verniz na madeira
por Sara Viega

O verniz é um produto muito importante para todas as superfícies de madeira porque protege a madeira para que se conserve em bom estado durante alguns anos.

Textura de parede: uma forma agradável no revestimento
por Redação do Fórum da Construção

Se o uso de alguma cor em especial nas paredes, já é capaz de despertar aquele brilho nos olhos, imagine então se ela vier na versão texturizada?! Pois é, é possível através da textura obter uma diversidade de efeitos, todos eles bem charmosos.

Revestimentos para piscinas
por Larissa Soares

Revestir a piscina, não é só por questão estética, mas também higiênica e de conservação. Antes de escolher o revestimento ideal para sua piscina, esteja atento às opções que o mercado oferece, e às características de cada tipo.

Como escolher a tinta ideal para o seu ambiente
por Redação do Fórum da Construção

Quando a sua casa ou um certo ambiente começam a dar sinais de envelhecimento e você já vê sinais de que enjoou da decoração, geralmente, já está na hora de mudar.

Pintura na Construção Civil
por Redação do Fórum da Construção

Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo.

Dicas de reforma: pintura de parede.
por Redação do Fórum da Construção

Reforma não é fácil, mas pode ficar um pouco mais barata, ainda mais se você mesmo encarar o desafio de fazer com as próprias mãos algumas etapas. Se tiver vontade e coragem para realizar a pintura das paredes na sua reforma de apartamento ou casa, leia com atenção as dicas abaixo para não errar:

Como escolher o revestimento de parede ideal
por Laryssa Mattos

As paredes podem fazer parte da decoração de um espaço, mas para isso é preciso saber utilizar a diversidade de revestimentos que o mercado oferece.

Como remover uma textura e deixar a parede lisa novamente?
por Redação do Fórum da Construção

A parede da sua casa é texturizada, mas você está enjoado desse acabamento? Não tem problema! Retirar as texturas e deixar a parede lisinha de novo é muito mais fácil e rápido do que você imagina.

Tipos de vernizes
por Redação do Fórum da Construção

O que é verniz? O verniz é um produto liquido utilizado na construção civil para dar acabamento em madeiras de casas e apartamentos. Mas somente madeiras? Não podemos aplica-lo em outros acabamentos?

As Tintas na Proteção Anticorrosiva
por Redação do Fórum da Construção

Na indústria da Construção Metálica a pintura de proteção anticorrosiva desempenha uma função importante do produto final, já que é através do acabamento e cores que o produto é visto pelo consumidor final.

Usando a cor para aumentar o ambiente
por Arqª Juliana Yuriko

Cada vez mais os imóveis têm diminuído de tamanho e a decoração para estes ambientes está em alta para que os moradores se sintam confortável em pequenos espaços.

Paredes externas: dicas de revestimento
por Redação do Fórum da Construção

As pessoas estão sempre em busca de ideias para inovar a decoração e o alvo não é apenas o interior da casa. A reforma também pode acontecer ao trocar o revestimento das paredes externas, ou seja, de ambientes como área de churrasqueira, fachada, varanda e piscina.

Como envernizar madeiras
por Redação do Fórum da Construção

O verniz para madeiras tem duas finalidades: proteger a madeira contra eventuais danos que possam surgir, e dar-lhe um acabamento brilhante, que para além de tornar a madeira mais bonita, dá-lhe um brilho que acentua as suas características.

Tipos de grafiatos e texturas

Quem nunca olhou para as paredes de casa e sentiu vontade de mudar? Enjoar das coisas é normal, acontece com frequência, e o bom é que sempre podemos mudar. E no caso das paredes podemos renovar bem mais do que apenas as cores, podemos mudar também suas texturas.

O poder da cor na decoração de interiores
por Redação do Fórum da Construção

A cor está presente em todo o lado no nosso dia-a-dia: no trânsito, nas roupas, nos alimentos… e especialmente nas paredes que nos rodeiam, sob as mais diversas formas. Na decoração e no design, assume um papel essencial.

Como escolher as cores de tinta para pintar a casa
por Redação do Fórum da Construção

E que cores escolher para pintarem as paredes de casa? Seja uma pequena remodelação de uma divisão ou porque pretendem mudar toda a decoração, é importante selecionarem as cores certas para conseguirem obter o efeito decorativo idealizado.

13 dicas para sua pintura ficar mais fácil.
por Redação do Fórum da Construção

Depois de conhecido tudo o que há para conhecer sobre tintas e pinturas, reunimos algumas dicas extra para facilitar ainda mais este processo criativo.

Pintura de móveis antigos: dicas.
por Redação do Fórum da Construção

A restauração de móveis é vantajosa e a oportunidade de poder personalizar as peças pode ser extremamente interessante. Confira dicas de como pintar móveis antigos.

3 regras para decorar com cor em espaços pequenos
por Redação do Fórum da Construção

Em pequenas habitações ou divisões da casa pequenas, as cores com que se decora e pinta o interior têm grande influência no espaço perceptível. Embora o espaço não se modifique, a cor usada na decoração pode fazê-lo parecer maior ou menor.

O Cobre na Arquitetura
por Redação do Fórum da Construção

Características singulares deste nobre metal permitem seu uso na cobertura e revestimento de edifícios, expressando durabilidade, desafio da forma, beleza estética, resistência à corrosão e sempre com significativa relação custo-benefício.

Azulejos, dicas de assentamento.
por Eng. Luiz Carlos Thiers Silva

No assentamento de azulejos deve-se tomar vários cuidados de forma a prevenir deslocamento de peças, trincas e outras manifestações patológicas.

Revestimentos para banheiros, o que usar?
por Andressa Dias

O principal objetivo dos revestimentos, em qualquer cômodo da casa, é preservar e proteger a construção. Entretanto, eles também podem ser usados e combinados para dar mais beleza e elegância às partes da casa, em especial ao banheiro.

Fachadas: causas comuns de ruína
por Leonardo Zapla

As razões mais comuns da aplicação de pinturas em fachadas são a estética, impermeabilidade e a lavabilidade. O fato é que toda e qualquer parede, seja de fachada ou não, fica sujeita à impiedade do tempo, mesmo aquelas concebidas de forma inteligente para suportar esta inclemência. O estudo da durabilidade de uma pintura requer o conhecimento das causas mais freqüentes do estado de ruína nestes substratos.

A importância das cores
por Engº Francisco Maia Neto

As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas, aparecendo nas roupas, nos ambientes, na alimentação, e em tantas outras coisas, como, por exemplo, no tratamento de doenças, pois cada uma tem uma vibração que afeta o corpo e a mente, ativando as glândulas humanas e as funções orgânicas, fortalecendo o sistema imunológico.

Pensando em fazer uma textura na parede?
por Naiana Benner

Se você está pensando em renovar a parede, e a opção escolhida foi fazer uma textura para deixar a casa com cara nova, algumas dicas serão necessárias!

Como combinar as cores da casa com a decoração
por Redação do Fórum da Construção

Decorar a casa não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando queremos decorar e ainda combinar com as cores da nossa casa, mesmo sendo difícil é importante combinar, para que a sua casa fique harmoniosa.

Repintura sem sustos
por Redação do Fórum da Construção

Mudar a cor da parede é quase obrigatório quando a ideia é renovar um ambiente. Mas, nem sempre o resultado é aquele que se espera. Algumas dicas simples podem evitar surpresas desagradáveis e garantir uma superfície bem acabada.

Revestimentos sustentáveis

Fazer a opção por revestimentos sustentáveis pode beneficiar a saúde em seu edifício. Uma simples escolha equivocada na tinta é capaz de poluir o interior das edificações, sendo a responsável por enfermidades de difícil diagnóstico e tendo implicação direta na produtividade e no absenteísmo dos funcionários.

Evitando problemas durante pintura de imóvel

Os profissionais da construção com certeza já conhecem estas dicas, mas ainda tem muita gente que descuida destes cuidados básicos e a situação acaba ficando pior do que já estava... Veja estes procedimentos simples, porém eficientes, para obter um melhor rendimento, aparência e durabilidade em pintura predial, claro, sem falar da economia que um serviço bem feito pode trazer.

Orientações e cuidados para revestimento de piso com pedras naturais
por Arq. Iberê M. Campos

As pedras são utilizadas para revestimento de piso desde a mais remota antiguidade. A escolha de cada tipo de rocha vai depender de vários fatores: se interno ou externo, características de uso, resistência à abrasão, insolação, chuva, névoa, trânsito de pedestres e de veículos. Fatores como a sujeira decorrente de poeira, poluição e lixo e também influem.

O mistério do marketing das lajotas quebradas
por Eng. Manoel Henrique Campos Botelho

Pode algo quebrado valer mais que a peça inteira? Aparentemente não. Mas no Brasil já aconteceu isto, talvez pela primeira vez na história da humanidade. Vamos contar esse mistério.

Preservação arquitetônica e as Peles de vidro
por Arq. Ignez Ferraz

Berlim tornou-se uma das cidades mais sofisticadas do mundo, símbolo da arquitetura contemporânea. Este status foi conseguido graças à competência administrativa e à criatividade de centenas de arquitetos de todas as partes do mundo que conseguiram criar, apesar de suas diferenças, um conjunto de edificações coerentes. Para conseguir tal unidade, partiu-se do princípio que deveriam preservar o existente - as fachadas, ou apenas partes delas.

Como conservar e dar brilho aos objetos de madeira

Você já observou a quantidade de objetos de madeiras que utiliza em seus projetos? O verniz é um produto muito utilizado para proteger e valorizar os veios naturais da madeira.

Com que tinta eu vou?

A escolha da tinta certa exige pesquisa do estado da superfície e garante economia, além da satisfação no resultado final. A ação do tempo desgasta a pintura e a manutenção é inevitável. Refazer a pintura, reformar ou mesmo executar pequenos retoques no acabamento – seja interno ou externo – exige paciência e também conhecimento sobre o material a ser aplicado.