Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Elétrica:

Saiba quais são os materiais elétricos necessários para um imóvel
por Rafaela Roque

Um imóvel contém um sistema elétrico complexo que a maioria dos proprietários não têm total conhecimento. Uma casa nova precisa de materiais elétricos, e casas já usadas precisam de manutenção elétrica de tempos em tempos.

Curto-circuito: a maior causa de incêndios residenciais
por Redação do Fórum da Construção

Compreender como incêndios residenciais são causados por curto-circuito é crucial para evitar essas tragédias. Em muitos casos, curtos-circuitos em sistemas elétricos são os principais causadores de incêndios em casas e apartamentos, levando à perda de vidas e bens materiais.

5 dicas para prevenir acidentes elétricos
por Redação do Fórum da Construção

Durante os últimos meses, o brasileiro viu sua conta de luz subir, reflexo da grave escassez hídrica registrada em 2021 e da instabilidade econômica vivenciada no país.

Saiba a importância dos para-raios nos condomínios
por Redação do Fórum da Construção

Você sabia que o Brasil é líder mundial em registros de raios? Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil possui uma média de 77,8 milhões de raios por ano.

7 dicas importantes na hora de fazer a instalação elétrica da sua casa
por Redação do Fórum da Construção

Você está construindo seu imóvel e quer saber como fazer a instalação elétrica da sua casa? Então, preste atenção às dicas de segurança deste conteúdo. Afinal, o projeto elétrico exige cuidados e, por isso, não tente economizar fazendo gambiarras ou comprando materiais de baixa qualidade.

Instalação elétrica em residências: 5 erros para evitar!
por Redação do Fórum da Construção

Quando tratamos de instalação elétrica em residências, não é raro encontrar projetos cheios de problemas. Por razões que vão desde a falta de planejamento à contratação de maus profissionais, questões importantes a serem observadas em uma instalação elétrica são frequentemente deixadas de lado.

Mitos e verdades sobre energia elétrica e equipamentos domésticos
por Redação do Fórum da Construção

A eletricidade é essencial para o dia a dia e isso não é novidade. Por ser uma necessidade e um assunto muito técnico, existem suposições sobre ela. Por isso, falaremos as principais dúvidas levantadas quando falamos sobre isso! Vamos descobrir mais sobre os mitos e verdades sobre energia elétrica?

Serviços de eletricidade e o impacto na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

O meio da construção civil é muito amplo, pois abrange cada etapa das obras, inclusive a parte eletrica. Sem dúvidas, há necessidade de contar com profissionais qualificados, como da área de engenharia civil, que além dos projetos relacionados aos aspectos elétricos, abrange mecânica de solos, concreto e a parte hidráulica.

A importância dos Eletricistas Instaladores Residencial, Predial e Industrial
por Flávio Babos

À medida que nós, como espécie, continuamos a atravessar a fronteira aparentemente interminável de tecnologia e inovação, a eletricidade continuará a ser tão importante como sempre foi, se não mais.

Instalações elétricas: saiba como evitar os problemas mais comuns
por Redação do Fórum da Construção

Instalações elétricas são bastante complexas e demandam conhecimento técnico, teórico e total atenção para serem feitas.

Problemas elétricos residenciais: conheça os principais
por Redação do Fórum da Construção

As instalações elétricas estão presentes em diferentes ambientes e são fundamentais para o bem-estar e o uso de objetos no dia a dia. Praticamente tudo está ligado com a eletricidade atualmente. Portanto, é fácil entender a importância desses sistemas.

Como Evitar o Derretimento das Emendas do Chuveiro
por Redação do Fórum da Construção

Algumas instalações por serem mal projetadas podem ter um sério problema de derretimento do cabeamento aplicado, e esse fato em grande parte acontece na emenda entre o chuveiro e a rede.

É possível ligar aparelhos 127V em 220V ou vice versa?
por Redação do Fórum da Construção

Um assunto importante, mas que poucas pessoas compreendem totalmente é a questão do valor da tensão elétrica. É indispensável saber qual a tensão elétrica ( popularmente conhecida como voltagem), que aquele determinado aparelho suporta, qual a tensão oferecida em cada tomada daquele local.

Variação na tensão da rede, porque ocorre?
por Redação do Fórum da Construção

As redes elétricas estão suscetíveis a diversos problemas que podem danificar os aparelhos das instalações, como as quedas e variações de tensão, que ocorrem com frequência.

Fio Terra: Para Que Serve? Onde e Como Usar?
por Redação do Fórum da Construção

A principal função do aterramento é o escape da energia para um local seguro, onde ela possa se dissipar. Seja por motivos de segurança, seja para efeitos de melhoria acústica ou como meio de prolongamento da vida útil de equipamentos.

Como manter eletricistas longe do perigo
por Rodrigo Cunha

A base de qualquer programa de segurança elétrica é limitar a exposição dos funcionários aos riscos elétricos de choque e descarga.

Curto-circuito: quando acontece, o que fazer e como evitar
por Redação do Fórum da Construção

Curto-circuito é um dos problemas mais comuns relacionados à instalação elétrica. Ele pode causar danos mais graves, como incêndios, acidentes domésticos e também perdas eletrônicas, que podem acabar gerando muitas despesas – sejam elas financeiras, ou através da perda de dados importantes, no caso de computadores e notebooks, por exemplo.

9 maneiras de evitar acidentes com a rede elétrica
por Rodrigo Cunha

O que fazer para evitarmos acidentes com a rede elétrica? Apresentamos a seguir orientações para que você evite acidentes...que podem matar:

Como resolver problemas de curto-circuito?
por Redação do Fórum da Construção

Profissionais recomendam fazer a manutenção elétrica a cada dez anos e quando suspeitar de algum problema. O curto-circuito é um dos problemas mais comuns nos circuitos elétricos e pode dar muita dor de cabeça.

12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência
por Redação do Fórum da Construção

Para que a instalação elétrica de seu imóvel seja segura, confiável e de qualidade, especialistas alertam que qualquer erro, por mínimo que seja, pode resultar em sérios problemas.

Sobre o Lixo Eletrônico
por Alexandre Fracchetta

Com o avanço acelerado da tecnologia, estamos vendo surgir a cada dia, novos produtos em todas as áreas dos eletroeletrônicos, desde os mais avançados computadores aos mais simples celulares e até os mais convencionais equipamentos de som.

Erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência
por Redação do Fórum da Construção

Para que a instalação elétrica de seu imóvel seja segura, confiável e de qualidade, importante saber que qualquer erro, por mínimo que seja, pode resultar em sérios problemas.

Como detectar problemas nas instalações elétricas
por Redação do Fórum da Construção

Choques no chuveiro, disjuntor desarmando, oscilações na luz, equipamentos demais, tomadas de menos… Essas cenas são muito comuns em grande parte das residências e sinalizam um grave problema: instalações elétricas obsoletas ou mal dimensionadas.

5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos
por Arnaldo Mefano

Neste artigo vamos conhecer os principais problemas que ocorrem na rede elétrica e suas consequências.

A importância da manutenção nas instalações eletricas
por Redação do Fórum da Construção

Sempre que possível se existe desconfiança de mau funcionamento sobre algum fio, tomada, extensão, etc. deve-se tomar logo as providencias necessárias para o conserto.

Como evitar riscos elétricos na construção civil
por Redação do Fórum da Construção

Segurança é um cuidado essencial em todas as etapas de uma obra, principalmente se levarmos em conta os riscos elétricos na construção civil. Seja em construções de pequeno, médio ou grande porte, os funcionários devem utilizar sempre os equipamentos de proteção individual (EPIs) e atuar de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança do trabalhador.

Como evitar acidentes com Eletricidade
por Redação do Fórum da Construção

Muitas pessoas não sabem, mas um choque elétrico pode matar. Aprenda a evitá-lo. O choque elétrico pode ser fatal. Como proceder?

O que está acontecendo com nosso clima? Descargas atmosféricas e seus efeitos
por Alexandre Fracchetta

Dentre tantos artigos sobre esse assunto, este não visa ser apenas mais um e sim um alerta aos vários incidentes que vem ocorrendo com este fenômeno da natureza, que vem causando vários danos materiais e principalmente tirando a vida de muitas pessoas por simples desinformação e alertas em áreas onde são mais susceptíveis de ocorrer.

A importância do projeto elétrico residencial
por Paulo Vitor da Costa Cintra

Os projetos elétricos residenciais podem aparentar ser somente mais uma parte da planta da construção de uma casa, no entanto, é de extrema importância dar atenção a esse passo através da criação de um projeto elétrico residencial com o auxílio do AutoCAD, programa utilizado por arquitetos e engenheiros para planejar como será, na prática, o funcionamento de toda a fiação elétrica e possíveis instalações, como ar condicionado, sistema de alarme, etc.

Com que frequência devemos renovar a instalação elétrica no condomínio?
por Edson Martinho

Você sabia que a instalação elétrica também envelhece? Pois é, essa estrutura é formada por componentes, que sofrem com a ação do tempo. Sofrem de diversas maneiras.

Dicas de segurança com a energia elétrica
por Redação do Fórum da Construção

O uso da energia elétrica de forma segura e sem desperdício pode melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e reduzir a conta de luz.

Internet pode trafegar pela rede elétrica
por Alexandre Fracchetta

Você sabia que a infraestrutura da rede elétrica de sua casa pode ser utilizada para trafegar com dados da internet?

Gravidade do Choque Elétrico
por Alexandre Fracchetta

Quando mencionamos valores de corrente elétrica baixa, parece não ter importância sobre as consequências que isso pode trazer ao corpo humano, um assunto já muito discutido, mas vale á pena sempre lembrar dos cuidados a serem tomados nestes casos.

Atmosferas Explosivas - Instalações elétricas - Gerenciamento de Riscos
por Alexandre Fracchetta

Este texto gera como objetivo uma análise mais profunda do mencionado na NR-10, que trata da segurança em serviços de eletricidade. Para profissionais da área de elétrica que atuam em instalações de risco como plantas indústrias químicas, áreas de petróleo entre outras de mesma classificação.

Por que devemos contratar um eletricista para fazer um Aterramento Elétrico?
por Débora Bedeschi

De maneira bem genérica e direta podemos dizer que o aterramento é uma proteção aos equipamentos e usuários contra descargas elétricas. Isso se faz por meio de uma conexão à terra - geralmente um fio de cobre ligado a uma estaca fincada ao solo.

Como Prevenir Incêndios Elétricos em Casa
por Redação do Fórum da Construção

Saber o que provoca incêndios em instalações elétricas pode impedir que sua casa e sua família sejam colocadas em risco. Esse tipo de incêndio ocorre com relativa frequência, de modo que a prevenção deve receber especial atenção.

Instalações eletrônicas em ambientes hospitalares.
por Alexandre Fracchetta

Falando em termos de instalações hospitalares, estas devem ser as mais seguras possíveis quando pensamos em casos de distúrbios elétricos e eletrônicos que podem provocar o mau funcionamento e até mesmo o desligamento de equipamentos vitais ao paciente.

Aterramento elétrico
por Renata Branco

Um aterramento elétrico é um ponto de referência integrado no circuito elétrico, usado como referência na medição de outras correntes elétricas, servindo também como via de retorno para um circuito elétrico. A finalidade de um aterramento é permitir que quaisquer picos de eletricidade sejam diretamente encaminhados para o chão, bem longe de instalações elétricas, de modo que sejam absorvidos sem maiores danos.

Iluminação, introdução aos sistemas de controle
por Redação do Fórum da Construção

Thomas Edison jamais imaginaria que sua invenção se tornaria uma aplicação doméstica tão versátil. Ele apenas queria algo que nos ajudasse a enxergar no escuro...Enquanto isso, nossas luminárias e lâmpadas de hoje, quando ligadas a sistemas especiais de controle de iluminação, podem prover muitas outras funções.

Construção Civil e os Acidentes com Instalações Elétricas
por Alexandre Fracchetta

Toda e qualquer instalação elétrica conforme a norma NR-10 deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área. Mesmo assim  acidente com vitimas fatais vem ocorrendo com grande freqüência principalmente na área da construção civil.

As radiações eletromagnéticas no ambiente doméstico
por Alexandre Fracchetta

A poluição causada por radiações eletromagnéticas é o maior problema ambiental deste século, algo que não podemos ver, mas nos afeta diretamente se ficarmos expostos por longos períodos em ambientes não controlados ou onde não sejam tomadas as devidas providências.

Folhas luminosas de fibras ópticas superam deficiência dos LEDs
por Redação do Fórum da Construção

Os LEDs têm inúmeras vantagens: eles são miniaturizáveis, consomem pouca energia, são inteiramente de estado sólido e emitem luz nos mais diversos comprimentos de onda, incluindo as cores visíveis, o infravermelho e muito mais.

Chuveiro elétrico é mais econômico que aquecedores
por Redação do Fórum da Construção

Tomar banho com chuveiro elétrico é mais econômico do que em aparelhos dotados de aquecedores solares e a gás, revela pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra) também aponta que o chuveiro elétrico apresenta consumo médio anual de água menor que os demais sistemas de aquecimento.

Novo padrão de tomada elétrica brasileiro
por Alexandre Fracchetta

Apenas para ilustrar e complementar outros artigos já editados segue alguns comentários sobre o novo padrão de tomadas adotado no Brasil. Segue um comparativo do padrão brasileiro com outras partes do mundo:

Aterramento e proteção contra descargas atmosféricas
por Alexandre Fracchetta

Cada vez se fazem mais importantes nas instalações elétricas, principalmente nas comerciais os cuidados com os sistemas de aterramento. Com procedimentos orientados pela norma NBR-5410, ela trás todas as orientações de como configurar e calcular os sistemas de aterramento e pontos equipotenciais para interligação dos sistemas de proteção elétrica, eletrônica e sistemas de para raios.

Iluminação em baixa voltagem
por Alexandre Fracchetta

Introdução:
Atualmente vem se utilizando muito a iluminação em baixa tensão como solução para a economia de energia sem desvalorizar o ambiente em que se quer atuar.

Instalações elétricas : Previna seu patrimônio contra danos
por Alexandre Fracchetta

Nos grandes empreendimentos imobiliários, as instalações elétricas e de infra-estrutura estão se modernizando a cada dia que passa. Com o avanço tecnológico, principalmente na área de rede de dados, telefonia e também na parte elétrica, alguns mecanismos de prevenção devem ser adotados a fim de preservar essas instalações contra situações que possam colocar em risco todo um investimento imobiliário e também de equipamentos de alto custo e tecnologia.

Como ter segurança em trabalhos com eletricidade
por Alexandre Fracchetta

Gostaria de comentar aqui sobre a importância da segurança quando se trata de manuseio de instalações elétricas e suas aplicações. A norma que rege estes trabalhos é a NR-10 segundo Portaria n° 598 de 7 de dezembro de 2004, do Gabinete do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, que revisou e colocou em vigor a Norma Regulamentadora N° 10 de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Semáforo plano de LEDs é mais leve e reduz custos de instalação e manutenção

Pesquisadores da USP de São Carlos (SP), criaram um novo modelo de semáforo plano, baseado em diodos emissores de luz ( LEDs ), mais leve e que não requer postes especiais para instalação.

Dimensionamento cuidadoso e execução correta garantem instalação elétrica de qualidade
por Arq. Iberê M. Campos

Instalações elétricas mal feitas estão entre as principais causas de incêndio no Brasil, segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros, que apontam também que 20% das vitimas desses acidentes não sobrevivem. O risco se torna maior quando uma instalação é feita sem planejamento, material ruim e por pessoas não habilitadas.

Cobre valorizado no mercado internacional afeta Brasil e incentiva roubo de condutores elétricos e de cargas
por Arq. Iberê M. Campos

Nunca se ouviu falar tanto em roubo de cabos telefônicos e de energia. O motivo não é apenas a falta de segurança e de perspectiva do povo Brasileiro, mas também na excessiva valorização do cobre no mercado mundial. Nunca o cobre valeu tanto, como efeito colateral aqui no Brasil os bandidos estão se especializando no roubo de fiação e de carga.

Distúrbios elétricos provocam problemas em eletrodomésticos

Segundo estudo feito pela Contingency Planning, cerca de 87% dos problemas causados em eletrodomésticos são provocados por distúrbios elétricos.Até 5% dos eletrodomésticos podem apresentar defeito, por conta de falha na rede elétrica, outros 8% até o segundo ano, 15% até o terceiro ano e 20% até o quinto ano de uso.