Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Todos os artigos sobre Alvenaria estrutural:

Alvenaria estrutural como solução construtiva
por Redação do Fórum da Construção

O setor da construção civil está em constante busca por novas tecnologias e inovações, seja para trazer mais rapidez para os projetos, mais conforto para os usuários, sustentabilidade ou segurança.

Alvenaria estrutural x concreto armado: descubra as diferenças
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural e o concreto armado são dois métodos de estrutura muito utilizados na construção civil brasileira e são bastante parecidos entre si.

As vantagens da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos
por Redação do Fórum da Construção

O desenvolvimento tecnológico na produção dos blocos cerâmicos estruturais e os mais rígidos controles de processos, aliados à constante atualização das normas para projeto, execução e controle da alvenaria estrutural, recentemente unificadas para blocos cerâmicos e de concreto conforme projeto ABNT NBR16868, partes 1, 2 e 3, proporcionam ainda mais a difusão de um dos sistemas construtivos mais antigos da humanidade.

Alvenaria autoportante, o que é e para que serve.
por Redação do Fórum da Construção

Ter uma estrutura adequada é essencial para que o imóvel seja seguro e funcional. Embora o processo tradicional seja o mais utilizado, há a alvenaria autoportante ou estrutural.

Vale a pena utilizar a alvenaria estrutural?
por Tomás Lima

Você consegue estar sempre atualizado sobre as opções de construção, como alvenaria estrutural, por exemplo? A gente sabe que nem sempre é fácil conhecer os detalhes de cada modelo do mercado.

O que é alvenaria de embasamento?
por Redação do Fórum da Construção

Você sabe o que é Alvenaria de Embasamento? Alvenaria de Embasamento é alvenaria que fica sobre a viga baldrame com a principal finalidade de regularizar o nível para o início da alvenaria de elevação, é muito usada principalmente quando o terreno é com aclive ou declive.

Alvenaria Estrutural Armada
por Redação do Fórum da Construção

No momento de realizar uma obra, é fundamental que todos os pontos sejam priorizados, tudo isso, por se tratar de algo que quando feito de maneira errada, pode causar acidentes, sendo muitas vezes, grave.

Que cuidados devo tomar ao usar alvenaria estrutural ?
por Redação do Fórum da Construção

Alvenaria estrutural é um sistema de construção em que as paredes da edificação fazem a função estrutural, não sendo necessário o emprego de vigas e pilares para a sustentação do edifício, substituindo o método tradicional de concretagem.

Alvenaria Estrutural: uma solução econômica
por Redação do Fórum da Construção

Toda obra ou empreendimento deve passar por um estudo de viabilidade onde são confrontadas as expectativas para a obra e os recursos disponíveis para a sua execução.

Concreto armado vs. alvenaria estrutural: saiba mais sobre essas soluções
por Redação do Fórum da Construção

Na hora de iniciar sua obra, uma das mais importantes decisões a ser tomada é determinar qual o sistema de construção será utilizado: entre o concreto armado e alvenaria estrutural.

Trincas, fissuras, fendas e rachaduras exigem cuidado
por Altair Santos

Em alguns casos, são sintomas que não oferecem risco à obra. Mas, dependendo do local onde surgem, podem sinalizar que há patologias nas edificações.

Sistema construtivo convencional em alvenaria
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria convencional é o sistema construtivo onde toda a carga da estrutura é absorvida pelas lajes, vigas, pilares e fundação. As paredes não possuem nenhuma função estrutural (por isso são chamadas de não portantes) e servem apenas como fechamento de vãos e separação de ambientes.

Pré-requisitos para atuar com projetos estruturais
por Rodrigo Koerich

Para alguns engenheiros, trabalhar com projetos estruturais é uma atividade fascinante, já que instiga o desafio de projetar algo de grande valor e que vai durar décadas, mas para isso exige que o projetista tenha condições de encontrar a solução mais adequada para cada obra, garantindo a segurança, durabilidade e desempenho durante todos esses anos.

Bloco de concreto x bloco cerâmico na alvenaria estrutural
por Redação do Fórum da Construção

Na alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria portante, vedação e estrutura funcionam como um só. Os blocos são organizados de forma a serem capazes de suportar todas as cargas da construção.

Tipos de Sistemas Construtivos para Casas
por Redação do Fórum da Construção

Quais os principais tipos de sistemas construtivos para casas, sobrados e comércio, mais utilizados no Brasil? Todos estes sistemas em sua essência procuram reduzir a utilização de recursos, gastos com material e desperdício na obra.

Conceitos de Alvenaria Estrutural
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural ganhou espaço nas construções na década de 1990 e hoje ela é amplamente utilizada em obras residenciais.

Como recuperar obras com problema estrutural?
por Darcilio Fonseca

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas, edifícios e fábricas procuram ser eficientes e econômicos na manutenção das suas edificações.

A banalização da recuperação estrutural!
por Leonardo Zapla

Em um outro artigo, falávamos sobre as infiltrações e os caminhos que a água usa para apresentá-las (trincas, rachaduras, poros dos materiais, falhas no material como, ninhos no concreto, brocas e fendas junto as armaduras) e os estragos que elas causam nas edificações.

Diferenças entre alvenaria estrutural e convencional
por Redação do Fórum da Construção

Saber qual dos métodos construtivos adotar na estrutura da casa é um passo importante, que deve ser dado de acordo com a topografia, o projeto de arquitetura, o tipo de solo entre outros fatores.

Alvenaria de Vedação
por Redação do Fórum da Construção

É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos.

Transporte do concreto requer cuidados especiais
por Altair Santos

Um caminhão betoneira, de acordo com a ABNT NBR 7212:2012 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento -, precisa, independentemente das condições de tráfego e da distância entre a central e o local da obra que contratou o serviço, entregar o material que carrega no tempo máximo de 150 minutos (item 4.5.3, letra b).

Alvenaria estrutural: saiba como evitar patologias
por Altair Santos

Na história da construção civil brasileira há relatos de que na década de 1960 surgiram os primeiros prédios em alvenaria estrutural. A tecnologia intensificou-se nos anos 1970, recrudesceu, mas a partir de 2009, quando foi lançado o Minha Casa, Minha Vida, praticamente transformou-se no sistema construtivo oficial do programa.

Como lidar com as trincas nas edificações
por Engº Roberto Boscarriol Jr

Podemos, entre os diversos tipos de patologias dos edifícios, falar das trincas (nome genérico) nos mesmos. Entre outros, podemos destacar os seguintes aspectos: psicológico, o de possível comprometimento da estrutura e o de vazamentos.

Alvenaria estrutural com blocos de concreto: Como projetar a modulação?
por Redação do Fórum da Construção

Antes de mais nada, uma dica para os iniciantes: procure obter o máximo possível de conhecimentos sobre o sistema construtivo. É necessário entender os como os blocos vazados de concreto se comportam e interagem.

Alvenaria estrutural: vantagens, desvantagens e cuidados.
por Redação do Fórum da Construção

Na alvenaria estrutural, as paredes são as estruturas da obra, por isso elas nunca devem ser removidas.

Alvenaria estrutural de blocos de concreto
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra.

Alvenaria estrutural, conheça seus segredos
por Redação Fórum da Construção

Nada de vigas nem pilares. O nome desse método já diz tudo: são as paredes que sustentam a casa. Com isso, a economia é certa. E a boa notícia é que, usando aço e concreto em alguns pontos, a imaginação não tem limites.

Porque construir com alvenaria estrutural?
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural com blocos de concreto apresenta vantagens muito superiores aos outros tipos de alvenarias, tais como confiabilidade, qualidade garantida por normas, ensaios e pelo Selo da Qualidade, custos competitivos e benefícios à sociedade.

Sistemas estruturais e concepção arquitetônica
por Eng. Ricardo Henrique Dias

Dentre os desafios que a engenharia de estruturas enfrenta, um dos maiores relaciona-se à concepção de sistemas seguros e economicamente viáveis para estabilizar grandes vãos projetados pela arquitetura. A maior aplicação dos grandes vãos acontece nas estruturas de pontes ou "obras-de-arte". Aparecem então estruturas caras e monumentais, aplicando o que há de mais atual em tecnologia dos materiais, modelos de análise e técnicas de execução.

Alvenaria estrutural. O que é?
por Redação do Fórum da Construção

A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

Lajes nervuradas agilizam a construção e beneficiam o meio-ambiente

As lajes nervuradas chegaram com atributos de eficiência, agilidade e versatilidade na construção. Despontam agora como participantes ativas a favor do green building.

Procedimentos e cuidados na execução de alvenaria
por Arq. Iberê M. Campos

Em nossos artigos anteriores sobre alvenaria mostramos os diversos tipos de tijolos e também como fazer as amarrações e junções para formar paredes de ½ tijolo, 1 tijolo ou maiores. Agora, veremos a forma de levantar as paredes com os devidos cuidados para evitar trincas e desalinhamentos.

Alvenaria com tijolos comuns
por Arq. Iberê M. Campos

Em nosso artigo anterior sobre Alvenaria Estrutural citamos que você provavelmente já conhecia este sistema, talvez até já tenha morado em uma residência feita com Alvenaria Estrutural. Com efeito, antigamente era comum construir sobrados residenciais com tijolos maciços de barro. Esta técnica é bem antiga e serviu de base para todos os tipos de alvenaria, inclusive a Estrutural. Vale a pena conhecê-la.

Tipos de tijolo para alvenaria
por Arq. Iberê M. Campos

As alvenarias estão entre os elementos mais versáteis da construção, servindo não só para vedação mas também como elemento estrutural, de apoio, fundação ou simplesmente decorativo. Justamente por isto há diversos tipos de material que podem ser usados, cada um deles com suas características e finalidades próprias. Veja os mais comuns.

O que é alvenaria estrutural?
por Arq. Iberê M. Campos

Você provavelmente já sabe o que é Alvenaria Estrutural, mas talvez ainda não tinha percebido isto. É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da Babilônia já construía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra, e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje – e provavelmente ainda estarão por lá durante muitos séculos.