Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Exercício Profissional (veja mais 126 artigos nesta área)

por Carlos Sander

Como se destacar no mercado de trabalho da engenharia



Durante o seu curso de graduação, você certamente se perguntou alguma vez se está realmente preparado para encarar a disputa no mercado de trabalho da engenharia.

Geralmente, quando ainda estamos na faculdade, inclusive nos cursos de engenharia, sempre chega um momento no qual a gente começa a perceber que os conhecimentos adquiridos durante o curso não são suficientes para se destacar com tanta concorrência. É preciso fazer mais! Mas como se tornar o engenheiro do futuro?


Principalmente hoje em dia, com um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas exigem dos profissionais mais capacitação e algumas habilidades que fazem a diferença na busca incessante pelos bons resultados.

Para ajudar quem está nesse momento na carreira, preparamos este passo-a-passo que mostra como se desenvolver pessoal e profissionalmente e, assim, se diferenciar dos outros tantos profissionais na sua área de atuação.

Aqui você vai entender o perfil de trabalhador que o mercado está buscando e qual a importância de um bom currículo. Vai aprender também como construir o seu networking e ter uma boa reputação por onde passar.

O profissional brasileiro que o mercado disputa

Nas últimas décadas, o mercado de trabalho vem mudando e, consequentemente, o perfil do profissional que as empresas estão buscando também se modificou.

Aquele funcionário especialista em uma determinada área, que ficava anos e anos em um emprego estável na mesma organização, com uma extensa carga horária e dentro de uma hierarquia fechada e bem definida, começa a dar lugar a um profissional mais dinâmico e que tem uma formação diversificada.

Habilidades do profissional do futuro

Para se dar bem nesse novo modelo de trabalho, é importante desenvolver algumas características fundamentais:

Proatividade
É a capacidade de antecipar-se aos fatos e não ficar esperando as ordens para executar uma tarefa ou resolver um problema.

Disposição em aprender
Para se destacar é preciso acompanhar as mudanças constantes do mercado, bem como as novas tecnologias que poderão ser aplicadas de forma eficaz no seu trabalho. Por isso, esteja sempre estudando e buscando informações sobre tendências para se manter antenado.

Boa comunicação
O principal aspecto ao se comunicar com os colegas é a clareza para que eles entendam você. Mas também é importante saber ouvir e escrever bem: uma boa oratória ajuda bastante a estabelecer relacionamentos duradouros.

Capacidade de trabalho em equipe
A palavra de ordem é colaboração. Sempre que possível ajude os seus colegas e não pense que você poderá trabalhar sozinho. Os bons colaboradores são aqueles que trabalham sempre em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

Criatividade e inovação
As empresas querem as pessoas capazes de propor soluções criativas e viáveis, além de ideias inovadoras. Gente capaz de pensar diferente, buscar novos caminhos e agir sempre com rapidez e eficácia, sem perder a qualidade.

Organização e planejamento
Essas são características que ajudam o profissional a sempre manter o foco, gerir bem o seu tempo e otimizar processos. Assim, fica mais fácil tomar decisões e cumprir as metas estabelecidas.

Bom marketing pessoal
Além de ser um excelente profissional é preciso mostrar as suas qualidades para as outras pessoas. Pense na melhor forma de se vestir, de falar e como lidar com quem está a sua volta, sem nunca abrir mão do profissionalismo.

Motivação
É ela que nos faz encarar todos os dias de trabalho com disposição para superar os desafios que se apresentam, além de nos impulsionar a crescer cada vez mais.

Espírito empreendedor
Seja você o dono do seu próprio negócio ou um colaborador em uma empresa, é preciso ter versatilidade, saber a hora e como arriscar, buscar sempre a inovação e o conhecimento.

É fundamental também ser persistente para jamais desistir, confiar em si mesmo, enxergar as oportunidades — se antecipando às tendências do mercado — e ter poder de persuasão para conquistar colaboradores, clientes, investidores, etc., que “comprarão” suas ideias e estarão ao seu lado crescendo junto.

O peso de um bom currículo
Na hora de procurar um trabalho, o currículo é o seu cartão de visitas. É por meio dele que as empresas terão uma primeira impressão de você, das suas competências e experiências profissionais.

Por isso, é fundamental elaborar muito bem o seu currículo para que ele não seja só mais um na pilha de currículos de tantos candidatos. Veja algumas dicas para seguir na hora de fazer o seu currículo e torná-lo mais atraente.

Traduza seu sucesso em números
Sempre que possível, tente apresentar suas conquistas em números, em vez de apenas descrevê-las. Destaque, por exemplo, quantas pessoas compareceram a um evento que você organizou, quantos atendimentos fez em um determinado período de tempo ou os valores financeiros geridos por você quando ocupava uma função anterior.

Mostre a concorrência superada
Essa dica vale para quando for falar, por exemplo, de um prêmio conquistado. Além de dizer que você foi o vencedor, deixe claro como a disputa foi acirrada e quanta gente boa você deixou para trás.

Busque referências de antigos empregadores
Se já tiver acumulado outras experiências de trabalho, peça um feedback ao seu antigo empregador. Isso mostra às empresas como você é capaz de construir também uma rede de relacionamento durante a sua carreira.

Associe-se a grandes marcas
Empresas e instituições já consolidadas no mercado têm uma credibilidade que deixará o seu currículo ainda mais atraente.

Busque estágios durante a faculdade
Os estágios são realmente essenciais para complementar o seu currículo, especialmente na busca pelo primeiro emprego.
É por meio dessa importante experiência que o estudante:
- coloca em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula;
- descobre o que gosta de fazer, formando assim sua identidade profissional;
- começa a construir o seu networking;
- adquire a experiência tão exigida pelo mercado de trabalho;
- tem a possibilidade de ser efetivado e conseguir seu primeiro emprego logo ao sair da faculdade.


Networking: você não chega a lugar nenhum sozinho
O networking nada mais é do que a rede de relações que você vai construindo ao longo de sua carreira. Por meio dela você pode conseguir parceiros, fornecedores, investidores, clientes, etc. Sem falar em como poderá promover o seu trabalho ou negócio próprio e conseguir importantes apoios.
Esses relacionamentos são baseados na confiança, admiração e respeito mútuos. Portanto, além dos conhecimentos técnicos sobre a sua área, o networking é fundamental para qualquer pessoa que deseja se destacar no mercado.

Como cultivar bons relacionamentos
Transforme a construção do seu networking em uma prática constante. Participe frequentemente de eventos — palestras, reuniões e conferências, além de eventos sociais — que te colocarão em contato com pessoas, empresas e demais instituições que poderão se tornar estratégicas para o seu negócio.

Chegue sempre antes do horário, leve muitos cartões de visitas da sua empresa, esteja preparado e vestido de forma correta e não deixe a timidez te paralisar: converse com todo mundo que tiver oportunidade.

Demonstre sua gratidão toda vez que seu networking te apoiar no desenvolvimento de alguma ação ou projeto. Dê um telefonema, envie um e-mail de agradecimento, prepare um brinde ou qualquer outra coisa que faça o outro se sentir recompensado. Manter contato com grupos de empreendedores ligados ao seu ramo de trabalho também é importante. Nunca peça nada logo no primeiro contato e não crie expectativas.

Procure contatos interessantes também em áreas de atuação diferentes da sua. É importante saber o que está sendo feito de bom em outros ramos. É fundamental também utilizar muito bem o e-mail, pois ele será a principal forma de comunicação com o seu networking.

Zele sempre pela sua boa reputação, pois uma imagem negativa pode comprometer, e muito, suas relações de trabalho.

Busque novos conhecimentos
É importante se manter sempre informado sobre cursos e treinamentos para aprimorar os seus conhecimentos.

Atualmente, uma boa pedida são os cursos online, que permitem ao aluno estudar em casa e nos horários que ele tem disponíveis, já que hoje em dia o tempo está cada vez mais corrido.

Para os profissionais que estão atuando no mercado de trabalho há algum tempo, essas aulas online funcionam como uma espécie de “reciclagem”. Já para aqueles que estão começando a carreira, é uma forma de adquirir conhecimentos que poderão complementar a formação teórica oferecida pela universidade.

Isso sem falar que essa é mais uma maneira, mesmo a distância, de ampliar o seu networking, participando de fóruns de discussão, grupos de estudo, entre outros.

O que podemos concluir?
Você viu neste artigo como o profissional de hoje precisa se esforçar para se destacar no mercado de trabalho. Desde o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais, passando pela elaboração de um currículo de qualidade, a criação de um forte networking e uma boa reputação, são muitos os aspectos a serem trabalhados.

Não é uma tarefa simples e nem pontual. O sucesso é resultado de um aprimoramento constante do profissional. Isso é indispensável!

Agora que você já conhece o caminho para se destacar no mercado de trabalho, não perca mais tempo! Comece já a se preparar para essa jornada e se torne um profissional diferenciado. Esperamos você e estamos prontos te ajudar. Boa sorte!



Fonte:selecaoengenharia.com.br



Está à procura de emprego? acesse: https://br.jooble.org/vagas-de-emprego-arquiteto

Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Vantagens no uso da maquete eletrônica!

Me formei, e agora? por onde começar a carreira de arquiteto?

Como se destacar no mercado de trabalho da engenharia

Os desafios do arquiteto

6 Conselhos poderosos para arquitetos recém-formados

Abrir negociações é tão importante quanto fechar negócios

Exigência de titulação acadêmica para contratação de profissionais de mercado: Um enorme equívoco

O Facebook e a formação continuada dos profissionais

Principais Dificuldades de um Arquiteto sem Renome ou Iniciante

Arquiteto ou Engenheiro?

Tempo integral

Metáfora futebolística - A preparação física

21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto depois da prestação do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a execução do serviço

Dez coisas que aborrecem o cliente do engenheiro e do arquiteto durante a negociação do serviço

Indicadores de desempenho nos escritórios de arquitetura e de engenharia

Como ser um engenheiro civil de sucesso.

Se o seu escritório fosse um time de futebol, em qual divisão ele estaria jogando?

Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro : Profissionais que transformam sonhos em realidade

O buraco é mais em cima.

E o que faz o profissional da arquitetura de TI?

Conheça o perfil do Engenheiro para o mercado de trabalho

Como estar preparado para o primeiro contato com o cliente?

A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil do século XXI.

Qual a importância do arquiteto?

Como Se Tornar um Arquiteto

Crise. Segundo Einstein.

Engenheiro ou arquiteto, qual devo contratar para o projeto de casa

Possibilidades na carreira para arquitetos

Por que é tão difícil?

Os 10 mandamentos de marketing para engenheiros e arquitetos

Quem é o engenheiro civil?

Tempo integral

Dicas para desenvolvimento profissional

Cliente e arquiteto: os dois lados da moeda

A delicada relação cliente-arquiteto

Carta a um calouro (de arquitetura ou de engenharia)

A Profissão de Arquiteto

O que é Engenharia de Software?

Tabela de Honorários

Como e quanto os arquitetos cobram pelo seu trabalho?

Arquiteto, designer e decorador: sem preconceitos

Vantagens de estar desempregado (ou não) durante a seleção

Sucesso + Engenharia = Realizaçao profissional

6 ideias que podem mudar sua sina na entrevista de emprego

A responsabilidade profissional e o ser humano

O Mito da Criatividade em Arquitetura

Vantagens da Contratação de um Profissional Especializado

Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

7 aspectos para começar e construir uma carreira em arquitetura ou design .

Quer ser um engenheiro de sucesso? Seja um engenheiro criativo.

O caminho de volta

O valor do profissional brasileiro

Contratação por projeto executivo define a obra

Inteligência Emocional: Conheça características do líder moderno

A importância do Planejamento no Papel

Atribuições do arquiteto

Lelé: cidades como São Paulo são Frankensteins.

Engenharia Nacional e a Competitividade Brasileira

A corrupção e a garantia quinquenal de obras

Como ser um empreendedor de sucesso

Sociedade entre Arquitetos: A construção em grupos de pesquisa e preço competitivo no mercado da construção

Trabalhar em casa: um bom negócio

Trabalho em equipe, 10 dicas para que isso aconteça.

Promiscuidade entre estado e governo: o vórtice do mal.

O “irresponsável técnico” da engenharia, arquitetura e construção

Arquitetos voltados a Decoração

Como produzir (provocar) a propaganda boca-a-boca

Os arquitetos e as cidades

Por que é que a gente é assim?

Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Construção do 3º milênio

Qual é o valor da minha hora-técnica? Como calculo isso?

O arquiteto como administrador de obras: vamos unir o útil ao agradável!

A falta de planejamento das pequenas empresas na construção civil

Porque o arquiteto deve fazer a administração de obras

Arquitetos de Cozinha

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 3ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 2ª parte

O exercicio profissional e a sustentabilidade das profissões: uma abordagem mercadológica - 1ª parte

Sociedade entre Arquitetos: A união, normalmente, faz a força!

Arquiteto ou arquiteta? Quem é melhor?

O Brasil é um país de oportunidades para engenheiros...

O desabafo de um arquiteto

Relação arquiteto e cliente: um jogo de xadrez deveras complicado!

Lei federal exige específicamente a ART de orçamento

O principal documento para o trabalhador, não tem segunda via.

Orçamentos estimativos sem identificação de autoria pode anular licitação pública.

Irrigar a economia real sem custos extras

Relacionamento Entidade de Classe x Prefeitura... Parceria, Guerra ou Indiferença...

Resistência dos Materiais - Treliça Hipostática

O TAC no contexto do direito ambiental

Vai montar seu canteiro de obras? Atente para alguns detalhes da norma

Maquete eletrônica

Segurança em trabalhos com eletricidade

Antoni Gaudí, um arquiteto sonhador?! (Barcelona, 1852-1926)

Arquitetura Antroposófica: as artes plásticas e o desenvolvimento da alma humana

Os CREAs e o IPTU que as Prefeituras querem cobrar...

Zaha Hadid – uma arquiteta orgânica. Gosta de construir descontruindo.

Quem tem medo de Oscar Niemeyer?

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

O verdadeiro papel das entidades de classe.

Relação aberta, gol na certa!

O uso da medida grado na Geometria e a Historia Militar Brasileira - Aspectos de unidades de medida

Maquetes Eletrônicas

Eu compro imóvel na planta

Engenharia de Avaliações

Táticas para pedir (e conseguir) aumento de salário

Obras e serviços de Engenharia não podem ser licitados por pregão !

Supersimples na construção civil: vale a pena aderir?

Proposta de projeto : a difícil negociação entre o arquiteto e o cliente,

A importância de contratar um Arquiteto e como proceder

Dúvidas mais comuns em relação ao registro de empresas no CREA-SP

Enigma estrutural: Teste estático versus teste dinâmico, ou Como Testar Uma Laje de Salão de Baile

O livro sagrado da Engenharia -- Surpresa! não é aquele que você está pensando.

Pensamentos da Engenharia

Imóvel, alternativa de aposentadoria

Honorários de engenharia : Como é difícil receber !!!

A.R.T. - Acervo e defesa do profissional

Orientação de um velho Engenheiro de Barbas Brancas a um jovem engenheirando sobre um estágio de férias

Aspectos matemáticos e humanos da corrente da felicidade

Invista no Arquiteto!

São Paulo, um gigantesco campo de trabalho para a Arquitetura

Como fazer a retificação de área no Registro de Imóveis

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego(3/3)

Procedimentos em uma entrevista de emprego (2/3)

Preparando-se para uma entrevista de emprego (1/3)