Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Exercício Profissional (veja mais 129 artigos nesta área)

por Alexandre Fracchetta

Segurança em trabalhos com eletricidade



Gostaria de comentar aqui sobre a importância da segurança quando se trata de manuseio de instalações elétricas e suas aplicações. A norma que rege estes trabalhos é a NR-10 segundo Portaria n° 598 de 7 de dezembro de 2004, do Gabinete do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, que revisou e colocou em vigor a Norma Regulamentadora N° 10 de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Esta norma estabelece requisitos e condições mínimas de garantia de segurança e saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente interagem em instalações elétricas e seus serviços.

O intuito, não é descrever a norma em si, mas alertar profissionais que trabalham na área, executando obras, supervisionando e mesmo para aqueles que realizam projetos elétricos, de certos cuidados a serem tomados durante sua execução. Alguns aspectos importantes que devemos observar, quanto aos elementos de proteção e objetos de trabalho:

- Utilização de EPIs: (Equipamentos de Segurança Individual) todo trabalhador e os demais envolvidos diretamente na obra deverão utilizar, após uma avaliação dos riscos aos quais irá ser submetido o uso do EPI correspondente, por exemplo: capacete, óculos de segurança, protetores auriculare