Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Revestimentos, Tintas e Vernizes (veja mais 54 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como escolher as cores de tinta para pintar a casa



E que cores escolher para pintarem as paredes de casa? Seja uma pequena remodelação de uma divisão ou porque pretendem mudar toda a decoração, é importante selecionarem as cores certas para conseguirem obter o efeito decorativo idealizado.

A cor das paredes deve ser algo muito bem pensado pois é uma das decisões decorativas mais importantes a tomar quando se decide decorar uma casa.


Embora existam inúmeras possibilidades de cores de tinta à disposição, é muito importante que quando selecionarem as cores das paredes sintam que esses tons estejam em concordância com o ambiente que pretendem criar, pois obter um ambiente certo depende em 90% da cor. Contudo, nem sempre existe uma regra inflexível, por vezes a dúvida pode dar origem à criatividade e até a um resultado final surpreendentemente positivo.

Para terem uma ajuda extra para escolherem as cores para a sala de estar, a cozinha, o quarto, 0 banheiro...

Primeiro pensem em cores clássicas. Um ambiente de decoração calmo e suave é conseguido com as cores clássicas como os tons térreos em tons complementares de efeito natural. Uma divisão pintada com uma cor monocromática com diversas variações da mesma cor (3 variações no máximo idealmente) é algo intemporal. Para um ambiente natural e calmo, o chão não deve de ser contrastante, mas sim complementar, tal como os móveis da divisão.

Leste ou oeste? O ambiente a pintar está virada para que ponto cardinal? Se estiver virado para uma menor incidência de luz, convém escolher uma cor que reflita a luz: os tons de verde e de amarelo são especialmente adequados. Se o ambiente estiver virado para onde a luz natural for maior, podem selecionar cores bem mais escuras.

Ambiente quente ou frio? As cores podem ser consideradas quentes ou frias. O vermelho, amarelo, laranja, rosa são cores quentes; o azul, verde, violeta são consideradas cores frias. Tudo depende do tipo de ambiente que pretendem criar. Se pretendem um ambiente quente, mas não gostam propriamente de laranja, escolham uma cor considerada quente e depois numa perspectiva monocromática vejam quais são as diversas variações da cor disponíveis (adicionando mais branco ou mais preto) e poderão chegar a uma cor de um tom que nem estariam a considerar. Para isso vão a uma loja de tintas e peçam catálogos de variação das cores.

Escolham o branco certo. Se pretendem pintar uma ou várias paredes de branco, elejam o branco certo. Os diversos tons de branco que existem à disposição no mercado, por incrível que pareça, têm na sua composição inúmeras outras cores; por isso perguntem sempre qual a maior percentagem de cor que existe nesse tom de branco, essa percentagem dar-vos -à a indicação se esse tom de branco é quente ou frio, e se combina com a restante decoração.

Testem a cor. Comprem uma pequena amostra da tinta e pintem um pouco da parede; não confiem apenas nas cores dos catálogos de tintas, elas são semelhantes ao resultado final, mas tudo varia com a luz que incide sobre a parede pintada. Pintem cerca de um metro quadrado de uma das paredes da divisão e deixem secar pois a cor tende sempre a ficar mais escura depois de seca. Posteriormente, observem a cor durante o dia, e à noite com iluminação artificial para verificarem se é realmente o resultado idealizado.

Pintem os aros das portas e das janelas na mesma cor. Para conseguirem um ambiente subtil e onde o olhar não pare em nada, devem pintar os aros das janelas e das portas, bem como a parte de trás das portas no mesmo tom das paredes.

Criem contrastes. Se pretendem criar um ambiente onde a mobília sobressaia, então escolham cores neutras para as paredes. Para conseguirem isto é apenas necessário verificarem qual é a cor que mais contrasta - podem descobrir isto na cartela de cores e verem quais são as cores complementares.

Olhem para o teto. O teto pode fazer muita diferença, pois um teto pintado numa cor mais escura que a das paredes fará com que a divisão pareça mais baixa; um teto pintado numa cor mais clara do que a das paredes dará a sensação de uma divisão mais alta, e por fim, um teto pintado na mesma cor das paredes transmitirá uma sensação de harmonia e de continuidade à divisão.

Pintar os aros de branco. O mais comum na maioria das casas é que os aros das portas e das janelas sejam em madeira ou pintados em tons mais escuros; contudo para conferirem uma sensação de frescura à divisão, pintem-nos de branco. O branco dos aros dará ao local um tom de pureza muito elegante. Para além disso, fará sobressair as cores das paredes, bem como a mobília.

Escolham uma cor de tinta agradável. Se tiverem dúvidas optem por uma cor simples e calma. O azul em tons mais claros é ótimo para criar um local calmo, e nada como uma casa calma para acompanhar uma vida harmoniosa. Mesmo que o azul não seja a sua cor favorita, é quase sempre uma cor segura, e agradável aos olhos de um homem e de uma mulher. Na realidade é a cor mais consensual, considerando que o branco não é verdadeiramente uma cor.

Escolher as cores das tintas para pintar a casa, apenas depende do efeito final que se pretende obter: contraste, tetos altos, sensação de calma ou energia, dar ênfase a móveis, etc... saibam que ambiente pretendem criar e será muito mais fácil selecionarem as cores das paredes do seu lar.




Fonte:www.anossavida.pt




Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Pastilhas de vidro: descubra as vantagens e desvantagens do material

Como pintar uma parede já pintada? Confira 6 dicas!

Dicas e truques para pintores de parede

Revestimento para parede externa: escolha o ideal

Como Funciona o Verniz para Pisos de Madeira?

Piso para área externa: tudo o que você precisa saber antes de reformar

5 dicas impecáveis para escolher o revestimento para cozinha

Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!

O que é madeira laqueada?

Como pintar paredes: 8 erros que você comete

Conheça os principais tipos de verniz e dicas para utilização em madeira

Qual é a diferença entre os vários tipos de tinta?

Como escolher o melhor revestimento para o seu banheiro

Quais as vantagens dos revestimentos (e pisos) cimentícios

Tipos de pedras no revestimento de paredes

Como aplicar verniz na madeira

Como escolher as cores para pintar a minha casa

O que é melhor? Tintas ou Texturas?

Como usar revestimentos de parede

Revestimento de parede externa em pedra

Como pintar móveis de formica

Como aplicar verniz na madeira

Textura de parede: uma forma agradável no revestimento

Revestimentos para piscinas

Como escolher a tinta ideal para o seu ambiente

Pintura na Construção Civil

Dicas de reforma: pintura de parede.

Como escolher o revestimento de parede ideal

Como remover uma textura e deixar a parede lisa novamente?

Tipos de vernizes

As Tintas na Proteção Anticorrosiva

Usando a cor para aumentar o ambiente

Paredes externas: dicas de revestimento

Como envernizar madeiras

Tipos de grafiatos e texturas

O poder da cor na decoração de interiores

Como escolher as cores de tinta para pintar a casa

13 dicas para sua pintura ficar mais fácil.

Pintura de móveis antigos: dicas.

3 regras para decorar com cor em espaços pequenos

O Cobre na Arquitetura

Azulejos, dicas de assentamento.

Revestimentos para banheiros, o que usar?

Fachadas: causas comuns de ruína

A importância das cores

Pensando em fazer uma textura na parede?

Como combinar as cores da casa com a decoração

Repintura sem sustos

Revestimentos sustentáveis

Evitando problemas durante pintura de imóvel

Orientações e cuidados para revestimento de piso com pedras naturais

O mistério do marketing das lajotas quebradas

Preservação arquitetônica e as Peles de vidro

Como conservar e dar brilho aos objetos de madeira

Com que tinta eu vou?