Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Automação residencial (veja mais 25 artigos nesta área)

por Carlos Bonatto

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial



Como introdução, gostaria de mostrar uma definição apresentada no site Brasil Profissões:
“Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros. “


O Arquiteto tem sua rotina bem definida: Escolha de fornecedores, materiais e serviços que se adequarão com harmonia a seu projeto tanto funcionalmente como esteticamente.

O perfil do cliente é, normalmente, exigente e conhecedor das últimas tendências. Tem acesso à informação do que tem de mais moderno tanto aqui como no exterior. Algumas vezes conflita as opiniões do profissional baseado na sua experiência e sensibilidade. Assim, o Arquiteto administra as expectativas e necessidades dos clientes visando a oferta de um projeto funcional e eficaz que contempla diversos aspectos.

Já com essa rotina bem administrada, apesar das surpresas inerentes a função, o Arquiteto se vê diante de um pedido do cliente que talvez não estivesse preparado.:

“Gostaria de Automatizar minha casa”.

Esse pedido remete a uma série de considerações que muitas vezes é novidade para o profissional. Em um primeiro momento pensa em Câmeras de Segurança , Sistema de Alarmes ou, simplesmente, dimerizar as luzes da sala de estar. Faz consultas ao Engenheiro Elétrico que sempre o ajuda nas obras, ou aos próprios eletricistas que estão lançando os cabos e instalando os disjuntores. Estes, por sua vez tem vasta experiência em instalações elétricas mas desconhecem os detalhes desse novo benefício. Em alguns casos, o arquiteto, diante de um ambiente novo e desconhecido, sugere ao cliente desconsiderar essa hipótese. Manter a leitura tradicional do projeto: “Em time que está ganhando, não se mexe”.

Mas o que temos visto ultimamente é que o perfil de cliente que adquire uma casa ou apartamento de um padrão mais sofisticado com melhor acabamento também consome a última tecnologia e quer essa tecnologia embarcada no seu carro, no seu escritório e na sua residência. E isso está se tornando uma regra e ,ainda mais, uma imposição do cliente.

Assim, o arquiteto faz pesquisas mais apuradas sobre quem poderia ajudá-lo nessa demanda sem comprometer seu projeto e, consequentemente, sua relação com seus clientes e encontra o integrador.

Como o nome sugere, o integrador de Sistemas residenciais “integra” as diversas soluções que uma casa pode ter em comandos únicos permitindo praticidade, conforto e segurança.

Esse profissional tem conhecimentos superficiais em diversos capítulos: Luminotécnica, Sistemas de Áudio, Vídeo, TI, Termorregulação, Segurança entre outros podendo ao mesmo tempo discutir tecnicamente com o especialista de cada área envolvido do projeto e integrar esses projetos dentro da necessidade do cliente incrementando valor ao projeto ofertado pelo Arquiteto.

A partir desse momento, o Arquiteto deixa de ser alguém que aguarda uma solicitação do cliente sobre esses benefícios e passa a ser um possível evangelizador. Ele mesmo pode propor soluções com essa abordagem e convencer o cliente a agregar em seu projeto os sistemas Automatizados.



Fonte:www.tagdata.com.br


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

O papel do arquiteto na automação residencial

5 benefícios da automação de iluminação

Visão geral e uso da automação

Automação residencial já é uma realidade

Automação Residencial

Você sabe o que é automação?

Automação residencial integra tecnologia e segurança

As facilidades e segurança na automação residencial

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Automatizando os sistemas de manutenção

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Ataque de hackers em sistemas de automação

O que é automação residencial

Como utilizar o conforto térmico a seu favor

Estamos preparados para a automação residencial?

Automação residencial: realidade hoje!

A tecnologia nas transmissões da TV. Entenda um pouco sobre as transmissões em 3D

Soluções práticas com piso elevado

Como deve ser sua “sala de videoconferência”

Até micro cozinhas podem ser high tech!

Projeto de Interiores e Automação

Aproveitamento de água de chuva e contenção de enchentes

Automação otimiza gerenciamento residencial