Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Automação residencial (veja mais 23 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Automação residencial integra tecnologia e segurança



Seja na busca por segurança, conforto ou praticidade, os sistemas de automação cada vez mais ganham espaço em projetos arquitetônicos.

Pode parecer futurista, mas ajustar sua banheira pelo celular, monitorar os cômodos da casa enquanto está no trabalho e preparar todo o home theater com apenas um comando já são ações possíveis nos dias de hoje.


Apesar de a automação residencial ainda ser novidade no Brasil, seja pelo custo elevado ou pela falta de divulgação, seu uso agrada a clientes e arquitetos. "Em geral, os clientes que solicitam esses sistemas procuram aliar conforto com segurança, diversão e beleza, pois muitas vezes com um simples toque são criados cenários diferentes de iluminação que mudam completamente a atmosfera do ambiente", observa a arquiteta Maristela Faccioli.

Este tipo de projeto é indicado para pessoas que apreciam novidades tecnológicas e estão abertas a aprender, independentemente da idade. Caso contrário, o melhor é optar pelo tradicional. "Para aqueles que não se adaptam bem às modernidades, sugerimos usar sistemas convencionais, caso contrário o que deveria ser um conforto pode se tornar um tormento", aconselha Maristela.

O ideal é que a estrutura do projeto de automação seja feita na fase de obras para evitar transtornos com novos ajustes. "O projeto deve estar vinculado ao de instalações elétricas para que tudo funcione corretamente e cause menos transtornos ao usuário", explica a arquiteta.

Mercado tem produtos para todos os bolsos

As opções oferecidas pelo mercado são inúmeras: vão desde projetos básicos capazes de modificar ou criar cenários de iluminação, monitorar a segurança da casa ou, com a biometria, gravar as pessoas que frequentam a residência para que elas tenham acesso sem a necessidade de chave, fechar ou abrir as persianas de acordo com a luz solar, preparar o home teather até programar a banheira para um banho por meio do celular.

Os custos variam de acordo com a escolha do projeto. No geral, os mais requisitados são os de iluminação, que podem ser projetados até por R$ 1 mil. Conforme conta a arquiteta Luciane Candido, na maioria das vezes, é preciso primeiro desmistificar o custo para que os clientes se interessem. "Na verdade a gente oferece mais do que eles pedem. Agora que as pessoas estão começando a perguntar sobre o tema, mais por desconhecimento mesmo", considera.

Futuro

No caso das opções mais sofisticadas, Luciane costuma dizer que 'o céu é o limite' dos preços. Com o tempo e a evolução da tecnologia a tendência é de que projetos de automação fiquem mais acessíveis e, mais em conta. "Há cinco anos um projeto que custava em torno de R$ 30 mil. Hoje pode ser adquirido pela metade do preço", observa.

Aproveite melhor seu ambiente

A luz exerce fascínio, emoção, controle sobre o entorno e segurança. A luz perfeita sempre existiu: continua sendo a natural, projetada e utilizada nos espaços inteligentes. Do fogo à tecnologia LED, à iluminação com fibra ótica ou energia solar, dezenas de gerações passaram a vida convivendo apenas com lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Esse paradigma terminou.

Os LEDs chegaram para ponderar o uso de outras tecnologias na iluminação. Esta ainda pouco conhecida tecnologia preserva a natureza tanto pelo baixo consumo quanto por gerar menos lixo, já que duram até 100 mil horas. Em média, lâmpadas caseiras de LED, por assim dizer, duram 25 mil horas. Já pensou você não ter que pedir pra ninguém trocar uma lâmpada por longos anos?

A economia de energia chega a 80% - dá para imaginar? Além disso, não utiliza chumbo, mercúrio, vidro ou produtos perigosos. Não aquecem o ambiente, não emitem raios ultravioleta nem infravermelho, isso é, não mancham objetos, não causam câncer. Os LEDs já são usados por profissionais da saúde física e mental há muito, tanto em consultórios quanto em clínicas de relaxamento, pelas centenas de cores que podem gerar... Já pensou você ter um tipo de lâmpada que muda de cor a um simples toque no controle remoto?

Pois é, quando a gente pensa em um ambiente, pensamos nas inúmeras possibilidades de integração do cliente com a natureza, consigo mesmo e com seu mundo. Pensamos no conforto desejado por todos, e assim encontramos as facilidades da automação - do controle da cortina ao aquecimento da hidro no horário certo, controlado pelo celular. Pensamos na economia de energia, na praticidade e segurança das luzes de emergência e dos sensores de presença.

A família dos LEDs veio para aproximar o homem de uma fonte de luz mais aconchegante e confiável que qualquer outra já apresentada. Para cada caso um projeto, várias tecnologias, que ao final tornam-se importantes para fazer do dia a dia um prazer de viver bem. Acreditamos que a iluminação e a automação colaboram com essa harmonia. Procure conhecer mais sobre tudo isso e descubra como sua vida pode melhorar! E como!

Bem-vindos a nova forma de conciliar luz - que ela possa ser refletida de sua janela. E apagada de longe.



Fonte:www.nrcengenharia.com



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Dicas Fundamentais para sua Automação Residencial

O papel do arquiteto na automação residencial

5 benefícios da automação de iluminação

Visão geral e uso da automação

Automação residencial já é uma realidade

Automação Residencial

Você sabe o que é automação?

Automação residencial integra tecnologia e segurança

As facilidades e segurança na automação residencial

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Automatizando os sistemas de manutenção

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Ataque de hackers em sistemas de automação

O que é automação residencial

Como utilizar o conforto térmico a seu favor

Estamos preparados para a automação residencial?

Automação residencial: realidade hoje!

Soluções práticas com piso elevado

Como deve ser sua “sala de videoconferência”

Até micro cozinhas podem ser high tech!

Projeto de Interiores e Automação

Aproveitamento de água de chuva e contenção de enchentes