por Redação do Fórum da Construção
Quando falamos de automação corporativa, estamos nos referindo à gestão e ao controle integrado de sistemas tecnológicos para ambientes empresariais. Os objetivos dessa tecnologia são economizar energia, otimizar processos e recursos e reduzir gastos.

No post de hoje, explicamos o que é a automação corporativa e mostramos bons motivos para arquitetos apresentarem essa inovação nos projetos de seus clientes. Acompanhe a leitura e entenda por que o sistema pode fazer a diferença!
O que é automação corporativa?
A automação corporativa envolve o uso de um sistema que integra uma variedade de recursos que visam melhorar a funcionalidade dos espaços e das operações de uma empresa.
Uma das principais vantagens de inserir a automação nos projetos espaciais é a grande economia de energia elétrica, já que o sistema permite otimizar o uso de diversos dispositivos, como os de iluminação, climatização e áudio e vídeo.
Com a instalação de um sistema automatizado, bastará que os usuários utilizem um painel de controle, ou, então, até mesmo um aplicativo da própria organização para controlar as funcionalidades, de acordo com os parâmetros estabelecidos para o local. Qualquer companhia pode se beneficiar da automação, como hotéis, hospitais, lojas e instituições de ensino.
Quais as vantagens da automação corporativa?
Como vimos na sessão anterior deste artigo, o uso da automação corporativa é muito eficiente quando a questão é o consumo energético. Mas não é só essa a vantagem. A automação também é uma excelente aliada do aumento de eficiência e produtividade de diversos processos empresariais.
A seguir, veja a relação de benefícios que resultam da adoção de um sistema de automação corporativa e entenda os usos dessa tecnologia:
1. Melhora o rendimento
O controle assertivo do sistema de áudio e vídeo traz mais qualidade para reuniões, eventos, palestras e videoconferências. O sistema pode ser adaptado tanto em salas simples quanto em auditórios mais complexos. Com o apoio dessa inovação, os encontros podem ser bem mais dinâmicos e, consequentemente, mais produtivos.
2. Promove segurança para as empresas
Diversos sistemas de segurança, como detectores de fumaça, vazamento e inundação, podem ser acionados com a automação. A tecnologia permite também a verificação do controle de entradas e saídas, evitando, assim, a presença de pessoas estranhas no ambiente empresarial.
3. Confere economia aos processos
Com a automação, a empresa poderá contar com o total controle da iluminação. Por exemplo, se um funcionário trabalhar até tarde e esquecer de apagar as luzes, ou se um determinado departamento não precisar ter todas as lâmpadas acesas durante o dia devido à presença de luz do sol, ambas as situações podem ser controladas pelo sistema.
Afinal, nem sempre todas as áreas do prédio estão sendo usadas e, sem a automação, o gasto de energia pode ser muito alto. Porém, com uma configuração para o desligamento automático de luzes e equipamentos de ar condicionado, as empresas conseguem uma economia significativa.
A mesma funcionalidade serve também para ajustar a abertura de janelas e portas. Se ocorrer de um funcionário esquecer de fechá-las ao ir embora da empresa, por exemplo, o sistema pode ser configurado para que o local se mantenha seguro e trancado até a chegada de outro integrante da companhia.
Por fim, além de todas as vantagens para as operações, a automação corporativa ainda proporciona às empresas um ar de sofisticação, eficiência e modernidade. Essas características servem como ótimos apelos para chamar a atenção do público.
Assim, adicionando o sistema aos seus projetos de arquitetura, certamente você terá um grande diferencial para apresentar aos seus clientes do ramo empresarial.
Fonte:sistemamyway
Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, DivulgueComentários
Mais artigos