Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Automação residencial (veja mais 24 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Automação residencial: realidade hoje!



Muito se fala sobre as "novidades" tecnológicas que irão equipar nossos lares no futuro próximo. E este é o problema, estamos sempre falando em "futuro"... Está já na hora de vivermos o presente da Automação Residencial.

Por outro lado, alguns equipamentos ( sem dúvida eficientes) são instalados, como que aleatoriamente, impulsionados pela onda mercadológica do momento e acabam resolvendo alguns problemas localizados, mas sem nenhuma integração entre si...Isto acaba resultando em frustrações para os usuários da Automação, que acabam convivendo com sistemas autônomos e muitas vezes de difícil operacionalidade.

A partir destas constatações, nós que somos projetistas e instaladores de sistemas de Automação Residencial , estamos propondo através desta série de artigos a divulgação entre os profissionais da área de conceitos atualizados e de produtos recentemente lançados. Sempre dentro da visão de que ,embora o mercado apresente uma série de obstáculos ainda, seu potencial é enorme e tende a se materializar rapidamente. Como qualquer mercado emergente, no início podem até ser aceitas algumas improvisações, porém só irão sobreviver os profissionais seriamente empenhados em apresentar soluções permanentes e de qualidade aos seus clientes.

SISTEMAS INTEGRADO

Uma das principais preocupações dos projetistas e instaladores de sistemas de Automação Residencial deve ser a integração entre eles. Os produtos modernos , embora muitas vezes de complexa tecnologia, dispõem de interfaces "amigáveis" para que possam ser operados com certa facilidade pelo usuário final.

No entanto, quando uma série de produtos destes trabalham sem comunicação entre si, o resultado na maioria das vezes é uma grande confusão operacional... imagine por exemplo dois sistemas de iluminação independentes (iluminação de emergência e iluminação por zonas) atuando de forma separada, um deles se utilizando de sensores de presença e outro baseado em controle remoto... ou dois sistemas de vídeo na mesma residência (fato muito comum envolvendo o Circuito Fechado de TV que não se comunica com o sistema do Home Theater, o que obriga a existência de monitores dedicados, custos duplicados, etc.)

Quando se prevê um cabeamento prévio das residências, toda esta integração pode ser obtida ao final e a um custo muito pequeno. Quando isto não é previsto em projeto.... bem aí temos a improvisação e o desperdício, que sempre resultam em prejuízos financeiros e dificuldades operacionais.

Hoje quando falamos em integração de sistemas podemos facilmente considerar aplicações que até meses atrás seriam pura ficção científica.... Quais? Imagine a conexão da Internet com os controles residenciais ! Tudo aquilo que V. controla dentro de sua casa , através de uma simples conexão á Internet poderá ser estendido a praticamente qualquer local ! Ou seja, com seu laptop, de qualquer lugar, V. vai poder gerenciar o que ocorre em sua residência, com todos os equipamentos e serviços lá instalados, inclusive com imagens. Ou quando V. estiver viajando e quiser acionar um equipamento de segurança ou a bomba da piscina.... basta discar pelo telefone e digitar os códigos pré estabelecidos...

BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO

Como qualquer novidade, a Automação Residencial inicialmente é percebida pelo cliente como um símbolo de status e modernidade. No momento seguinte, o conforto e a conveniência por ela proporcionados passam a ser decisivos. E por fim, ela se tornará uma necessidade vital e um fator de economia (lembra-se da evolução da telefonia celular entre nós ?).

É neste sentido que desejamos estimular o desenvolvimento destas idéias e propagá-las entre os profissionais. Para que estejamos preparados, desde o início, para absorver a demanda deste emergente mercado e participemos ativamente do seu crescimento.

Fonte: AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial

Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

O papel do arquiteto na automação residencial

5 benefícios da automação de iluminação

Visão geral e uso da automação

Automação residencial já é uma realidade

Automação Residencial

Você sabe o que é automação?

Automação residencial integra tecnologia e segurança

As facilidades e segurança na automação residencial

A Importância do Arquiteto na Automação Residencial

10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Automatizando os sistemas de manutenção

Automação residencial: a tecnologia invade a sua casa

Ataque de hackers em sistemas de automação

O que é automação residencial

Como utilizar o conforto térmico a seu favor

Estamos preparados para a automação residencial?

Automação residencial: realidade hoje!

A tecnologia nas transmissões da TV. Entenda um pouco sobre as transmissões em 3D

Soluções práticas com piso elevado

Como deve ser sua “sala de videoconferência”

Até micro cozinhas podem ser high tech!

Projeto de Interiores e Automação

Aproveitamento de água de chuva e contenção de enchentes

Automação otimiza gerenciamento residencial