por Redação do Fórum da Construção
O setor da construção civil obviamente apresenta muitos riscos aos operários, pois lida com maquinários de enormes proporções, além das rotinas mais pesadas de trabalho, ferramentas e práticas reiteradas, que, com o tempo, as pessoas costumam reduzir a atenção durante sua efetivação.

No entanto, os acidentes de trabalho que ocorrem ao longo da execução de uma obra podem ser bastante minorados e até suprimidos por completo, a partir de certas medidas na gestão da segurança e saúde dos trabalhadores. Você gostaria de saber como poderia aumentar a segurança de seus operários e colaboradores em uma obra?
Tenha uma equipe de operários conscientizada
Os trabalhadores precisam não só entender como os processos de transporte e montagem devem ser cumpridos e por que são assim, mas, também, ficar atentos em relação a todos os fatores complexos e às características do local de trabalho, com o objetivo de autonomamente reconhecer o que poderiam fazer para melhorar a operacionalidade e reduzir os perigos com os quais poderiam se deparar.
Use equipamentos de proteção
Os riscos das operações e do ambiente laboral demanda o emprego de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), que são aquelas soluções para o acolhimento ou resguardo de um grupo de pessoas enquanto da realização de determinada tarefa ou atividade, como é o caso dos pisos antiderrapantes, o enclausuramento acústico de fontes de ruído ou os sistemas de ventilação, por exemplo.
Quando os riscos não são evitados pelos EPCs, a medida protetiva passa a ser contemplada pelos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que consistem nos dispositivos usados por um trabalhador em particular, para livrar-se de riscos eventuais à sua saúde ou segurança quando for desempenhar sua atividade – como capacetes, abafadores auriculares de ruídos, luvas de borracha e roupas especiais, por exemplo.
Além de uma obrigação legal, o uso adequado desses equipamentos deve ser estimulado e checado pelo empregador ou mestre de obras.
Faça um planejamento adequado
Um bom planejamento abrange não só uma correta análise dos materiais e equipamentos que serão usados naquele serviço, mas também quais serão as melhores técnicas e as formas mais seguras para executar cada etapa da construção. Por isso, ter elaborado um planejamento bem-feito será algo imprescindível para a tomada de decisões preventivas para a proteção e higiene do local, além da confiabilidade da obra.
Elabore um cronograma realista
Uma das mais usuais causas de acidentes nos canteiros de obras e construções é a aceleração indevida das operações, tanto no que diz respeito aos transportes de materiais, na realização das instalações ou em qualquer outro serviço que demanda risco aos trabalhadores. Portanto, a principal forma de evitar o aumento de velocidade ou a fadiga nesses ambientes de trabalho é esquematizando um cronograma que seja viável, levando em conta nessa elaboração os dias que eventualmente se possa ficar parado por causa de imprevistos ou força maior (motivos naturais, como chuvas e outras precipitações, por exemplo).
A prevenção de acidentes e a constituição de uma boa gestão de segurança devem ser práticas que façam parte da cultura organizacional de qualquer empresa de construção.
Como sua empresa lida com esses fatores?
Fonte:copperline.com.br
Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, DivulgueComentários
Mais artigos