Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Gerenciamento de obras (veja mais 23 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra



O setor da construção civil obviamente apresenta muitos riscos aos operários, pois lida com maquinários de enormes proporções, além das rotinas mais pesadas de trabalho, ferramentas e práticas reiteradas, que, com o tempo, as pessoas costumam reduzir a atenção durante sua efetivação.



No entanto, os acidentes de trabalho que ocorrem ao longo da execução de uma obra podem ser bastante minorados e até suprimidos por completo, a partir de certas medidas na gestão da segurança e saúde dos trabalhadores. Você gostaria de saber como poderia aumentar a segurança de seus operários e colaboradores em uma obra?

Tenha uma equipe de operários conscientizada

Os trabalhadores precisam não só entender como os processos de transporte e montagem devem ser cumpridos e por que são assim, mas, também, ficar atentos em relação a todos os fatores complexos e às características do local de trabalho, com o objetivo de autonomamente reconhecer o que poderiam fazer para melhorar a operacionalidade e reduzir os perigos com os quais poderiam se deparar.

Use equipamentos de proteção

Os riscos das operações e do ambiente laboral demanda o emprego de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), que são aquelas soluções para o acolhimento ou resguardo de um grupo de pessoas enquanto da realização de determinada tarefa ou atividade, como é o caso dos pisos antiderrapantes, o enclausuramento acústico de fontes de ruído ou os sistemas de ventilação, por exemplo.

Quando os riscos não são evitados pelos EPCs, a medida protetiva passa a ser contemplada pelos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que consistem nos dispositivos usados por um trabalhador em particular, para livrar-se de riscos eventuais à sua saúde ou segurança quando for desempenhar sua atividade – como capacetes, abafadores auriculares de ruídos, luvas de borracha e roupas especiais, por exemplo.

Além de uma obrigação legal, o uso adequado desses equipamentos deve ser estimulado e checado pelo empregador ou mestre de obras.

Faça um planejamento adequado

Um bom planejamento abrange não só uma correta análise dos materiais e equipamentos que serão usados naquele serviço, mas também quais serão as melhores técnicas e as formas mais seguras para executar cada etapa da construção. Por isso, ter elaborado um planejamento bem-feito será algo imprescindível para a tomada de decisões preventivas para a proteção e higiene do local, além da confiabilidade da obra.

Elabore um cronograma realista

Uma das mais usuais causas de acidentes nos canteiros de obras e construções é a aceleração indevida das operações, tanto no que diz respeito aos transportes de materiais, na realização das instalações ou em qualquer outro serviço que demanda risco aos trabalhadores. Portanto, a principal forma de evitar o aumento de velocidade ou a fadiga nesses ambientes de trabalho é esquematizando um cronograma que seja viável, levando em conta nessa elaboração os dias que eventualmente se possa ficar parado por causa de imprevistos ou força maior (motivos naturais, como chuvas e outras precipitações, por exemplo).

A prevenção de acidentes e a constituição de uma boa gestão de segurança devem ser práticas que façam parte da cultura organizacional de qualquer empresa de construção.

Como sua empresa lida com esses fatores?



Fonte:copperline.com.br


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como fazer o gerenciamento de obras

10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra

Como gerenciar sua obra de maneira mais tranquila

Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?

A crise da engenharia de projetos no Brasil

Construção Civil: Vantagens do gerenciar obras

Os benefícios do gerenciamento de obras

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil

Gerenciamento e fiscalização de contratos

Gerenciamento de equipes de trabalho

Gerenciamento de Projetos e Obras

Cuidados ao gerenciar sua obra

A obra atrasou, e agora?

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia

Critérios de medição em obra

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço

Compra de terreno para construção: o que é importante?

Matec Engenharia apresenta Sistema de Gestão de Planejamento