Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Gerenciamento e Administração de Obras (veja mais 64 artigos nesta área)

por Juliana Nakamura

Como fazer o gerenciamento de obras



O gerenciamento de obras no Brasil é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. Porém, na maioria das vezes, essa tarefa é preterida por arquitetos e abraçada pelos engenheiros.

O distanciamento dos arquitetos do canteiro começa ainda na graduação, que costuma oferecer pouco conteúdo sobre administração de obras. A ideia preconcebida de que engenheiros são mais capazes de lidar com a mão de obra e com cronogramas e planilhas de orçamento também contribui para que esse trabalho não seja melhor explorado pelos arquitetos.



Mas há uma série de vantagens associadas à realização do gerenciamento pelos arquitetos, especialmente quando de trata da construção de seus próprios projetos. "Assumir a gestão da obra é uma garantia de que a execução seguirá o projeto à risca, o que beneficia não apenas o autor, mas também seu contratante", defende o arquiteto Fábio Rocha, que realiza o gerenciamento de obras corporativas e industriais.

Gestão total e parcial

É papel do gestor da obra garantir que a construção seja realizada dentro do prazo estipulado, com respeito aos custos previstos e aos padrões de qualidade e desempenho desejados pelo cliente. "Quando essa gestão não ocorre como devido, as perdas financeiras e emocionais são inevitáveis, comprometendo a qualidade do produto final", comenta a professora da FAU da Universidade Positivo, no Paraná, Fernanda Bertoli Stival.

Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e um bom gestor de pessoas.

Há várias escalas de gestão de uma obra. O modelo mais adequado deve ser definido previamente com o contratante e acordado contratualmente. De modo geral, há o gerenciamento total, que inclui a contratação de materiais, serviços e mão de obra: é o famoso turn key, no qual todos os serviços ficam centralizados em um único escritório.

Há também a gestão parcial, na qual alguns itens são gerenciados pelo arquiteto, enquanto outros (como a compra de insumos) ficam sob responsabilidade do cliente.

Independentemente do modelo adotado, fazem parte do escopo do gerenciamento:

- a elaboração do planejamento físico-financeiro da obra;
- a programação de aquisição de materiais e contratação de serviços, incluindo cronograma de suprimentos;
- o planejamento operacional e logístico da obra, incluindo o planejamento do canteiro;
- o controle e o acompanhamento das atividades executadas (gestão de mão de obra e de segurança);
- a retroalimentação do planejamento físico-financeiro.


Cronograma sincronizado

Um grande desafio no gerenciamento de obra é a compatibilização dos prazos definidos pelo contratante com os de fornecedores e prestadores de serviços. "De um lado, somos pressionados por clientes que querem as obras concluídas em períodos cada vez mais exíguos. Do outro, temos prestadores de serviços que nem sempre se comprometem com os prazos", critica Fábio.

Diante de fornecedores que não são capazes de atender no prazo necessário, a solução é substituí-los. A mesma decisão deve ser tomada com a mão de obra que não atinge os resultados esperados. "Com o passar do tempo, o gerenciador consegue ter uma lista de pessoas e empresas parceiras com as quais pode contar em situações críticas", diz Fábio.

O sucesso na gestão de obras passa por um planejamento que garanta o sincronismo das equipes que atuam na execução. "O cronograma físico-financeiro deve ser realista, produzido com total compreensão do projeto, das etapas, dos processos construtivos e dos recursos do cliente, formando um conjunto indissociável", explica Enio Moro Júnior, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Na hora de preparar esse planejamento, é preciso dar atenção especial a tudo que pode impactar significativamente no cronograma, o que inclui desde feriados e férias de profissionais até o tempo necessário para a validação de tomadas de decisão junto ao cliente. O planejamento deve, ainda, considerar todos os riscos existentes, como atrasos, falta de material, chuvas etc.

Compatibilização crítica

Além do planejamento consistente, uma necessidade ao bom gerenciamento são projetos detalhados e bem compatibilizados. Uma falha comum, que traz impactos diretos na administração do canteiro, é a falta ou deficiência do estudo de logística.

A arquiteta Renata Marques, que realiza gestão de projetos e obras, cita um exemplo do que pode acontecer quando não há planejamento adequado: "Imagine que o projeto preveja uma escada pré-moldada que necessite de uma grua para sua instalação. Se o canteiro, por alguma restrição qualquer, não permitir a instalação desse equipamento, como resolver o problema sem provocar atrasos, aumento dos custos ou alteração do projeto?", questiona. Esse tipo de imbróglio pode ser evitado com a compatibilização de projetos e com o estudo minucioso do projeto pelo gerenciador antes de iniciar a construção.

A gestão das equipes e das interfaces entre as diferentes atividades que compõem a obra também costuma ser especialmente desafiadora. Nesse ponto, é importante que o gestor conquiste a confiança e o respeito das pessoas envolvidas. "O profissional precisa dispor de sólidos conhecimentos técnicos e administrativos. Do contrário, não terá a liderança necessária muito menos o apoio das equipes para fazer o seu trabalho", alerta Renata.

Perfil e aptidão

Para desempenhar bem sua função e obter os resultados almejados, o profissional dedicado à gestão de obras deve dispor de algumas habilidades específicas. "Um ponto primordial é ter boa compreensão e leitura do projeto arquitetônico e dos projetos de engenharia, bem como conhecimento dos processos construtivos que envolvem uma obra, em todas as suas etapas", destaca Fernanda.

Também é fundamental que o gerenciador tenha conhecimentos administrativos, de legislações e de normas técnicas.

"Aptidão para comunicação e visão total do processo são outras qualidades importantes em um gestor", acrescenta a arquiteta da Informov Engenharia + Arquitetura, Andrea Ballesteros. Enio cita a organização para distribuir e acompanhar os processos, flexibilidade para adaptar-se aos imprevistos, e capacidade para resolver problemas de modo ágil e eficaz.

O arquiteto Fábio Rocha conta um episódio que ilustra a importância de ter jogo de cintura. "Fomos contratados por uma empresa para projetar e gerenciar uma obra de 1 mil m². Quando estávamos com todos os projetos prontos, a empresa descobriu que não havia se preparado financeiramente para a obra. A solução foi apoiá-los oferecendo consultoria sobre as linhas de crédito existentes no mercado, bem como negociando os pagamentos somente ao final da obra com os fornecedores que já conhecíamos. No final, deu tudo certo. O cliente conseguiu a sua obra e nós conquistamos o cliente", conta o arquiteto.

Formação

Para quem pensa em atuar como gestor de obras, buscar uma formação complementar específica é imprescindível. Isso pode ser conseguido em cursos de extensão ou mesmo de pós-graduação e MBA. "Para quem está começando, uma dica é iniciar por obras pequenas com equipes reduzidas e crescer proporcionalmente à sua experiência", sugere Fábio, que destaca também focar em um único nicho de mercado para ter mais sucesso.

Outra sugestão é adquirir bagagem atuando dentro de canteiros. "Para quem está em início de carreira, isso pode ser conseguido estagiando em grandes construtoras", comenta Renata Marques, que começou dessa maneira.


Fonte:au.pini.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

4 desafios de gestão no canteiro de obras e como resolvê-los

Como otimizar tempo e orçamento nas suas obras e reformas

Ética na Construção Civil, como podemos fazer a nossa parte.

6 Dicas para Evitar Calote na Obra

5 Maneiras De Evitar Custos Inesperados No Seu Negócio De Construção

Passo a passo da construção: como administrar uma obra?

Terceirização na Construção Civil: 5 vantagens para a sua empresa

Problemas mais comuns no dia a dia da obra e como evitá-los

Engenharia de custos: entenda sua importância

Como escolher materiais de construção

Como aplicar a Engenharia de Custos na obra

O que fazer antes de iniciar uma obra?

Os 7 problemas da falta de visita técnica de campo

Como lidar com os imprevistos mais comuns em obras

5 coisas importantes sobre o gerenciamento de obras

Planejamento de obras: 4 dicas úteis para evitar atrasos em construções

Como aplicar a gestão de projetos na Engenharia Civil

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?

9 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras

Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil

Quem e como contratar na hora de reformar ou construir sua casa?

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Dicas para planejar bem a obra

Como fazer o gerenciamento de obras

10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra

Como gerenciar sua obra de maneira mais tranquila

Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?

A crise da engenharia de projetos no Brasil

Construção Civil: Vantagens do gerenciar obras

Os benefícios do gerenciamento de obras

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil

Gerenciamento e fiscalização de contratos

Gerenciamento de equipes de trabalho

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Gerenciamento de Projetos e Obras

Cuidados ao gerenciar sua obra

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

A obra atrasou, e agora?

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia

Critérios de medição em obra

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço

Compra de terreno para construção: o que é importante?