Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Gerenciamento e Administração de Obras (veja mais 64 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?



Quando pensamos em reformar uma residência, principalmente quando se trata de um apartamento, diversos cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é sempre buscar profissionais qualificados. Mas quais os outros? Confira a seguir quais são as etapas de uma obra!


No caso, por exemplo, de engenheiros e arquitetos, é necessário consultar as informações do profissional no CREA, por mais que seu trabalho tenha sido recomendação de alguém conhecido. O mesmo vale para a escolha de materiais utilizados em diferentes fases da obra. Conheça as principais etapas e os cuidados exigidos em cada uma delas.

1)Planejamento

Reformar começa por planejar. Cada alteração estrutural na planta, em acabamento, revestimento ou pintura precisa ser planejada em detalhes juntamente com os profissionais, não apenas com o engenheiro ou arquiteto, mas com o pedreiro, eletricista, pintor ou marceneiro.

Um detalhe que na correria dos preparativos pode ficar para segundo plano é o planejamento sobre o horário de início e finalização da obra a cada dia, de modo a não incomodar os vizinhos – e até mesmo quebrar regras de condomínios, além da própria legislação municipal, com a limitação de horário para qualquer barulho ou ruído.

2)Proteção

Para iniciar a obra e facilitar a execução – e até mesmo a circulação dos profissionais durante a reforma – é fundamental tomar cuidados com a proteção da estrutura, dos móveis, janelas, vidros e revestimento existentes. A proteção contra riscos, quebras e proteção contra a poeira resultante das obras pode ser feita de maneira simples, com jornais, plástico bolha, lonas, papelão e tecidos.

Uma alternativa é a retirada dos objetos mais delicados ou valiosos. Atualmente há a alternativa de alugar espaços para armazenar temporariamente diferentes objetos e móveis, os chamados self storages.

3) O momento de demolir

Nesta etapa devemos atentar para o trabalho dos profissionais e a correta verificação sobre a estrutura do edifício. Por exemplo, ao ser necessário demolir uma parede ou fazer qualquer alteração, é necessário verificar se esta não é uma viga, pilar, se faz parte da laje ou da fundação do edifício pois, nesses casos, não se pode mexer nesta parte da estrutura do apartamento.

Outro cuidado necessário é já planejar, de antemão, o que fazer com o entulho originado a partir da demolição. A preferência é por não acumular os sacos de entulho em um mesmo ponto do apartamento, para evitar danos à estrutura e sobrecarga.

O entulho poderá ser destinado a centrais de recuperação ou, de forma mais comum, descartado em caçambas contratadas. Mais uma vez é importante ter atenção com os vizinhos e as áreas comuns do condomínio, para que o entulho não seja condicionado em lugares indevidos.

4) Reconstrução

Após demolir, nos projetos que preveem uma nova parede ou estrutura no lugar, a reconstrução é a etapa que exige o planejamento das mudanças que vão ser efetuadas, com paredes drywall, portas de correr ou sanfonadas e construção de cozinha americana no lugar de uma parede inteiriça, por exemplo.

5) Instalação elétrica e hidráulica

Profissionais que executam serviços de elétrica e hidráulica são bastante concorridos porque suas atividades são fundamentais quando pensamos em uma obra. Por exemplo, no caso de modernização de um apartamento mais antigo, é importante que a fiação elétrica e a tubulação hidráulica estejam de acordo com a utilização nos dias de hoje por parte dos moradores.

Há algumas décadas, não havia tantos eletrodomésticos como atualmente e os mecanismos hidráulicos também não precisavam acompanhar as mudanças frequentes de torneiras, descargas e outros objetos, que a cada dia estão mais modernos e tem utilização e capacidades diferentes do que eram no passado.

Nos prédios que permitam esta alteração, outra função importante do eletricista juntamente com um técnico de automação é a atuação na instalação de ar condicionado. Cada passagem da fiação elétrica, dos conduítes necessários para novos pontos de iluminação, levados até o quadro de distribuição, assim como a modernização de tomadas são alguns exemplos do que é necessário efetuar durantes essa etapa da obra.

6) Gesso e acabamento

Uma das etapas que mais vai trazer sujeira ao apartamento, mas que ao mesmo tempo já começa a delinear o novo visual de cada cômodo, é o preparo do forro de gesso.

O gesseiro é o responsável por fazer as sancas e os cortineiros, além de outros detalhes após já terem sido providenciadas as alterações na estrutura e terem sido marcados os pontos de iluminação.

7) Instalação de bancadas

Se o apartamento é novo, ou no caso de uma reforma geral, com a troca de bancadas, cubas e pias, a sugestão é instalar novos elementos antes de começar o acabamento e revestimento do cômodo. Isso porque as pedras e peças pesadas já ficam chumbadas ao serem instaladas, o que leva a mais segurança durante as obras.

8) Pintura e revestimento

Para dar início ao acabamento da obra, a pintura é uma das fases que, de maneira evidente, transforma qualquer ambiente. Se além da pintura for necessário instalar piso e azulejo, a sugestão é que a primeira mão de tinta seja feita antes da colocação das peças e apenas a finalização seja feita depois de o piso estar assentado.

A fase que deve ser deixada por último é o revestimento, com a instalação justamente dos pisos e azulejos, principalmente quando se trata de laminados e porcelanato, para evitar qualquer mancha ou riscos.

Nessa etapa é fundamental ter atenção com o nivelamento do piso antes da colocação do revestimento. Dessa forma são evitadas surpresas desagradáveis e problemas de desníveis, bem como na instalação de móveis e portas.

9) Luminárias

Luminárias embutidas, os chamados spots instalados dentro das sancas, a possibilidade de regular a intensidade da iluminação e lustres diferentes para gostos variados são algumas opções disponíveis no mercado para esta etapa da obra. A escolha varia conforme outros elementos dos cômodos e preferências dos moradores.

10) Marcenaria

Armários planejados nos quartos, na cozinha, na sala e no banheiro são ótimas opções para deixar o apartamento de acordo com os espaços, em tamanho, decoração e praticidade.

A escolha de um bom marceneiro é uma sugestão para quem quer um trabalho ainda mais personalizado e com preços que podem ser mais acessíveis, com a escolha dos materiais, tipo de madeira e acabamento juntamente com o profissional.

E então, preparados para iniciar a obra? Seguindo estas dicas, tendo planejamento e organização desde o início, os resultados vão poder te surpreender!



Fonte:blogdaarquitetura.com



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

4 desafios de gestão no canteiro de obras e como resolvê-los

Como otimizar tempo e orçamento nas suas obras e reformas

Ética na Construção Civil, como podemos fazer a nossa parte.

6 Dicas para Evitar Calote na Obra

5 Maneiras De Evitar Custos Inesperados No Seu Negócio De Construção

Passo a passo da construção: como administrar uma obra?

Terceirização na Construção Civil: 5 vantagens para a sua empresa

Problemas mais comuns no dia a dia da obra e como evitá-los

Engenharia de custos: entenda sua importância

Como escolher materiais de construção

Como aplicar a Engenharia de Custos na obra

O que fazer antes de iniciar uma obra?

Os 7 problemas da falta de visita técnica de campo

Como lidar com os imprevistos mais comuns em obras

5 coisas importantes sobre o gerenciamento de obras

Planejamento de obras: 4 dicas úteis para evitar atrasos em construções

Como aplicar a gestão de projetos na Engenharia Civil

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?

9 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras

Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil

Quem e como contratar na hora de reformar ou construir sua casa?

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Dicas para planejar bem a obra

Como fazer o gerenciamento de obras

10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra

Como gerenciar sua obra de maneira mais tranquila

Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?

A crise da engenharia de projetos no Brasil

Construção Civil: Vantagens do gerenciar obras

Os benefícios do gerenciamento de obras

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil

Gerenciamento e fiscalização de contratos

Gerenciamento de equipes de trabalho

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Gerenciamento de Projetos e Obras

Cuidados ao gerenciar sua obra

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

A obra atrasou, e agora?

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia

Critérios de medição em obra

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço

Compra de terreno para construção: o que é importante?