Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Gerenciamento e Administração de Obras (veja mais 64 artigos nesta área)

por Juliana Nakamura

Engenharia de custos: entenda sua importância



Você sabe que estouros em orçamentos de obras são problemas muito sérios, causadores de grande impacto no resultado financeiro das empresas do setor, certo? Não à toa tem se dado cada vez mais atenção para a Engenharia de Custos, tema do nosso post de hoje.

Estou me referindo ao ramo da engenharia que se dedica ao estudo do custo total de uma obra ou serviço também conhecido com cost engineering.


Continue conosco. Esse assunto é de alta relevância para o sucesso dos negócios imobiliários e também dentro do canteiro de obras.

O que é Engenharia de Custos?

Uma pessoa mais desatenta pode achar que a Engenharia de Custos se limita ao preenchimento de planilhas ou à elaboração de orçamentos. É verdade que essas são etapas importantes do trabalho. Mas estamos falando de algo que vai muito além.

“Esta é a área da engenharia na qual princípios, normas, critérios e experiência são utilizados para resolução de problemas de estimativa de custos, avaliação econômica, de planejamento e de gerência e controle de empreendimentos”. A definição é do engenheiro Paulo Roberto Vilela Dias, em seu livro “Engenharia de Custos – Metodologia de orçamentação para obras civis”.

Qual é a extensão desta ciência multidisciplinar?

Você já deve ter percebido que a Engenharia de Custos envolve uma série de conhecimentos e técnicas de gestão de custos. Seu objetivo é converter orçamentos consistentes em gastos bem realizados e gerar economias, sem perda de qualidade, obviamente.

A Engenharia de Custos envolve, além da realização do orçamento, a elaboração do cronograma financeiro, do fluxo de caixa, a coordenação dos custos e os ajustes necessários para adequar a realidade ao orçamento inicial.

Isso significa que o trabalho do engenheiro de custos não termina com a previsão de custos de investimentos. Ele prossegue na fase de construção, com o mesmo rigor, através do planejamento, controle e acompanhamento de custos. Ou seja, o engenheiro de custos atua em todas as etapas do desenvolvimento de um produto imobiliário.

A Engenharia de Custos serve também para a montagem de bancos de dados com as composições analíticas de custo dos serviços de interesse da empresa. Os resultados obtidos nas obras que vão sendo executadas ajudam a consolidar o trabalho de estimativas de custo de futuras obras.

Qual é a importância da engenharia de custos?

Estamos falando de algo de vital importância para a análise correta da viabilidade de um empreendimento. Inclusive com projeção do preço de venda, por exemplo.

Veja, a orçamentação, quando mal elaborada, pode trazer informações incompletas sobre todas as fases da obra tornando impossível que o empreendimento consiga estabelecer metas orçamentárias, quantificar serviço e materiais.

Por outro lado, um orçamento assertivo e confiável faz com que o gestor consiga otimizar todo o processo de estimar os custos do empreendimento, diminuindo os riscos futuros enormemente.

É possível dizer que, quando o trabalho do engenheiro de custos, dos orçamentista e planejadores não é bem realizado, as ameaças são consideráveis. Entre elas, destaco:

- Baixa qualidade dos serviços;
- Atrasos ou paralisações de obra;
- Aditivos contratuais, recursos e ações judiciais que podem levar a prejuízos.


A importância da Engenharia de Custos é tamanha que em 2017 publicada a Lei 13.453 que torna o dia 27 de maio o Dia Nacional do Engenheiro de Custos. O objetivo dessa iniciativa é valorizar, ainda mais, este ramo da profissão.

Muito mais do que orçamentos de obra

O profissional de engenharia civil especializado em custos é um profissional técnico que deve transitar com facilidade por todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação, englobando desde o estudo de viabilidade até a gestão da análise econômica do ativo.

“Ele é um gerente de múltiplas habilidades, algumas das quais adquiridas com estudo e capacitação, outras com vivência em obras e empreendimentos de Engenharia”, resume o engenheiro Aldo Dórea Mattos.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um engenheiro de custos, não se preocupe. Por isso, vou resumir para você algumas das atividades desse profissional a seguir.

Atividades do profissional de engenharia de custos

- Previsão de custos do empreendimento. Para isso, o engenheiro de custos levanta diversas informações a fim de determinar a previsão de custos para cada etapa ou serviço de um empreendimento, assim como o custo global;

- Análise do contexto econômico. O profissional analisa o mercado, as situações financeiras da empresa, os possíveis riscos e imprevistos;

- Elaboração do orçamento. O engenheiro realiza um levantamento detalhado de todos os dados: quantitativo de serviços e tarefas, mão de obra, quantidade de materiais, equipamentos, taxas, impostos, seguros, transporte necessário etc;

- Gestão do orçamento. Esse é o momento em que o profissional controla cada etapa e confirma se o realizado corresponde ao planejado;

- Avaliação de desempenho. É quando se avalia o desempenho tanto do orçamento realizado, quanto do empreendimento. Assim, para tanto, são analisados os desvios que ocorreram e se estão dentro de margens aceitáveis de erro;

- Controle de mudanças e riscos. Essa é a etapa mais dinâmica do trabalho. O engenheiro de custos precisa revisar o orçamento para não perder o controle do custo, indicando ações para que o desvio seja o mínimo possível e eventuais ações corretivas.

Profissionais de Engenharia de Custos

Aldo Dórea Mattos, citado há pouco, é um dos profissionais referência na área de engenharia de custos. Colunista do Buildin e Project Management Professional (PMP), é autor do livro “Como Preparar Orçamentos de Obras e Planejamento e Controle de Obras”, publicado pela Editora Pini.

Assim como ele, há vários profissionais que merecem menção pelo trabalho relevante que desempenham. Por isso, destaco, em especial:

- Maçahico Tisaka. Autor de “Orçamento na Construção Civil. Consultoria, Projeto e Execução” e de “Como Evitar Prejuízos em Obras de Construção Civil” (Editora Pini)

- Pedro Antonio Lousan Badra. Autor de “Guia Prático de Orçamento de Obras. Do Escalímetro ao BIM” (Editora Pini)

- Mozart Bezerra da Silva, autor de “Manual de BDI: Como Incluir Benefícios e Despesas Indiretas em Orçamentos de Obras”.

Assim, institucionalmente, uma referência importante é o IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos).

Conclusões

No post de hoje você conheceu um pouco mais sobre a Engenharia de Custos. Afinal, é uma área fundamental para o sucesso dos negócios imobiliários.

Então, você viu que para gerar um trabalho assertivo, o engenheiro de custos precisa dispor de sólidos conhecimentos sobre os materiais utilizados e os procedimentos empregados em cada etapa da construção.

Aliás, mais além, o profissional deve estar sempre atualizado. Especialmente em relação às taxas provenientes de encargos sociais e do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) que a construtora adota.



Juliana Nakamura, Jornalista especializada no setor de construção civil, tem amplo conhecimento do mercado imobiliário e da engenharia civil. Sua experiência na cobertura de obras, debates e eventos do setor a torna um dos principais nomes do jornalismo especializado no Brasil!




fonte:buildin.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue























































Comentários

Mais artigos

4 desafios de gestão no canteiro de obras e como resolvê-los

Como otimizar tempo e orçamento nas suas obras e reformas

Ética na Construção Civil, como podemos fazer a nossa parte.

6 Dicas para Evitar Calote na Obra

5 Maneiras De Evitar Custos Inesperados No Seu Negócio De Construção

Passo a passo da construção: como administrar uma obra?

Terceirização na Construção Civil: 5 vantagens para a sua empresa

Problemas mais comuns no dia a dia da obra e como evitá-los

Engenharia de custos: entenda sua importância

Como escolher materiais de construção

Como aplicar a Engenharia de Custos na obra

O que fazer antes de iniciar uma obra?

Os 7 problemas da falta de visita técnica de campo

Como lidar com os imprevistos mais comuns em obras

5 coisas importantes sobre o gerenciamento de obras

Planejamento de obras: 4 dicas úteis para evitar atrasos em construções

Como aplicar a gestão de projetos na Engenharia Civil

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?

9 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras

Do planejamento ao acabamento, quais são as etapas de uma obra?

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil

Quem e como contratar na hora de reformar ou construir sua casa?

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Dicas para planejar bem a obra

Como fazer o gerenciamento de obras

10 dicas para planejar e concluir uma reforma sem sofrimento

Como aumentar a segurança dos trabalhadores em uma obra

Como gerenciar sua obra de maneira mais tranquila

Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?

A crise da engenharia de projetos no Brasil

Construção Civil: Vantagens do gerenciar obras

Os benefícios do gerenciamento de obras

A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil

Gerenciamento e fiscalização de contratos

Gerenciamento de equipes de trabalho

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Gerenciamento de Projetos e Obras

Cuidados ao gerenciar sua obra

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

A obra atrasou, e agora?

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Gerenciamento de Obra: agilidade e sincronia das equipes são os maiores desafios, “porque o tempo não para”!

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos

Alcoolismo no canteiro de obras é perigo iminente

Obra parada, resultado da falta de planejamento e de administração

Será que o Custo Unitário Básico (CUB) serve realmente para orçar uma construção?

Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia

Critérios de medição em obra

Medição de vidros e a eterna questão do custo versus preço

Compra de terreno para construção: o que é importante?