Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Como deixar a casa segura durante as férias.



As aulas terminaram e as malas estão prontas para a tão esperada viagem de férias. Para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes que garantem mais segurança à casa que ficará fechada e economia de energia elétrica. Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos.



Segundo especialistas, ao sair em viagem, apagar as luzes e desligar os aparelhos eletroeletrônicos pode não ser suficiente para evitar acidentes elétricos, pois o risco de uma sobretensão elétrica continua mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento. Daí a importância de retirar das tomadas todos os equipamentos eletroeletrônicos.

Normalmente essa sobretensão é provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, que se propaga pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Também é recomendável que os cabos de telefone, de antenas de televisão, de provedores de internet sejam desconectados, pois também podem propagar sobretensões.

Segurança

No período de férias aumenta a incidência de assaltos a residências, por isso antes de viajar siga algumas orientações elaboradas pelos especialistas da Liberty Seguros para minimizar estas ocorrências. Veja 10 dicas de segurança para tornar o período de férias mais tranquilo:

1. Não comente seu plano de férias a estranhos.

2. Informe sobre sua ausência a um vizinho próximo e procure manter contato com ele periodicamente durante a viagem.

3. Não deixe evidente que a casa está vazia. Se a ausência for prolongada, peça que alguém recolha sua correspondência e abra as portas e janelas. Também peça para cuidarem do jardim.

4. Não deixe que as luzes fiquem acesas durante o dia. Opte pela instalação de um timer, que acende as luzes somente no período noturno.

5. Suspenda a entrega de jornais e revistas, caso seja assinante - ou peça para a mesma pessoa encarregada de sua correspondência que os recolha.

6. Evite manter cofre e valores dentro de casa - dê preferência aos cofres bancários, que são mais discretos e seguros.

7. Não deixe a chave de sua residência com terceiros, exceto se forem de absoluta confiança. Também não deixe as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar "pescá-las" usando uma janela, ou derrubá-las, puxando-as por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete;

8. Desligue a campainha. Sem o ruído da campainha, não se sabe se é defeito ou se a casa está realmente vazia.

9. Trincos e trancas devem ser testados antes de sua saída. Se necessário, instale reforços, principalmente nas portas da cozinha e portões laterais. Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.

10. Se sua casa contar com alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periodicamente, avisando seus vizinhos de confiança sobre o equipamento. Desta forma eles ficarão atentos durante sua viagem.

Quanto você pode economizar

Desconectar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas pode trazer uma vantagem a mais: a economia de energia elétrica. Mesmo com a casa fechada, é comum geladeira, freezer, rádio-relógio, relógios de micro-ondas ficarem consumindo energia.

A geladeira, por exemplo, consome cerca de 36 kWh mensais, se ligada durante quatro horas diárias. O consumo de cinco luzes stand-by (a luz vermelha que indica que o produto está ligado à energia) num mês chega a 3,6 kWh e de um rádio-relógio, a 7,2 kWh. Uma lâmpada de 40W pode consumir 28,8 kWh ao mês, o que totalizaria 75,6 kWh ou um custo estimado de R$ 28,35. Entretanto, se apenas a geladeira ficar ligada durante o mês de férias, o gasto pode cair para R$ 13,50. E se a geladeira estiver na intensidade mínima, o gasto pode ser reduzindo ainda de 20% a 30%.

Para aqueles que quiserem deixar uma lâmpada acesa durante a viagem, uma solução é a instalação de um temporizador, que pode ser programado para acender e apagar a lâmpada em uma determinada hora, racionalizando o uso da energia elétrica.

Cuidados longe de casa

Diferentes localidades possuem tensão elétrica (voltagem) variada. Algumas utilizam somente 110V ou 220V, outras utilizam as duas. É preciso atenção para não queimar os aparelhos ou achar que estão com algum defeito. Com os eletroportáteis bivolts não há problema, mas é preciso verificar se o ajuste é manual ou automático.

E, para finalizar, outra dica importante para manter o período de férias tranquilo e seguro é nunca deixar as crianças empinarem pipa junto à rede elétrica. No período de férias escolares é quando ocorre o maior número de acidentes deste tipo, causando queimaduras, amputação de membros e até choques fatais.




Fonte: www.opopular.lugarcerto.com.br




Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Tecnologias que ajudam a manter o terreno seguro

6 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

Saiba como funcionam os tipos de sensores de alarme

Equipamentos de segurança residencial que você não pode ignorar

7 dicas para melhorar a segurança em condomínios

6 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

Câmeras de segurança: em quais lugares a lei permite instalar?

Conselhos para evitar assaltos à residências

Fique atento à segurança residencial durante as férias de julho

Corrimão: Item de Segurança

Acesso facilitado de veículos em condomínios causam fragilidades à segurança

Portarias despreparadas de condomínios podem facilitar ações criminosas

Como os marginais escolhem uma casa para invadir?

Dicas de Segurança - Em Residências e Empresas

Dicas de Segurança Residencial

Como escolher um sistema de alarme residencial

Dicas de Segurança em Residências

Como o ladrão escolhe um prédio para invadir?

Cuidados que o zelador deve ter para prevenir incêndios

Segurança em casa é garantia de férias (ou passeios) tranquilas

Porteiro e as qualidades que deve ter

Como deixar a casa segura durante as férias.

Você cuida da porta de seu apartamento?

Estratégia de defesa para condomínios

Construindo Segurança de sua familia

Janela vigilante detecta movimento à sua frente

Cuidado antes, para não se arrepender depois

Segurança monitorada : O olho mágico eletrônico

Arquitetura e segurança em casas de campo e de praia

EPI é necessidade para todo profissional

A influência da Arquitetura na Segurança