Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Piso para garagem de carros, qual é melhor?



A garagem de uma casa é uma construção especial pelo fato de ter a entrada e permanência de automóveis, neste caso é necessário um cuidado especial com o tipo de piso que é colocado na garagem, pois dependendo do peso do automóvel poderá ocorrer avarias no piso se isto não for bem observado.

Existe ainda a preocupação de qual piso irá se comportar melhor com o automóvel deslizando sobre ele, a manutenção e limpeza também entra neste cuidado.


Definir qual o material a ser usado no piso da garagem é de fundamental importância para você ter um ambiente que seja de boa usabilidade e que garanta os resultados necessários. Algumas pessoas gostam de colocar piso cerâmico e outros tipos de pisos na garagem, enquanto que outros preferem manter o contra-piso em concreto apenas. Mas qual seria vantagens e desvantagens de cada um deles?

Piso cerâmico liso

O piso cerâmico liso é bastante usado em garagens, mas quando houver a necessidade de manobrar o veículo dentro da garagem esse tipo de piso gera muito barulho provocado pelo atrito dos pneus. Embora ele seja mais fácil de limpar e também deixar a garagem com uma aparência mais bonita. A colocação de piso é de fundamental importância já que o peso do automóvel poderá trincar o piso caso ele não tenha sido bem colocar colocados.

A colocação do piso cerâmico na garagem resolve boa parte dos problemas que o concreto tem, normalmente facilita a limpeza e manutenção, criar um ambiente mais bonito e pode ser integrado com a casa colocando pisos similares, entre outras vantagens. Como desvantagem existi o fato do piso geralmente fica escorregadio e com isso torna-se mais propenso o risco de acidentes, também exige uma manutenção mais constante já que toda a sujeira vai ficar mais aparente.

A favor: Fácil limpeza
Contra: barulho e por ser escorregadio

Piso cerâmico emborrachado

O piso cerâmico emborrachado é talvez um dos mais usados para garagem sirva, exatamente por evitar o problema descrito anteriormente que é o barulho provocado pelo atrito dos pneus, sem contar que a garagem é o local que poderá ficar molhado nos tempos de chuva se tornar bastante escorregadio.

De fato o piso emborrachado é bastante vantajoso para ser colocado na garagem, também devemos observar que esse piso tende a ser mais difícil para a limpeza.

O piso emborrachado, já que nesse caso ele não é tão liso e portanto pode evitar o problema dele ficar escorregadio, mas esse tipo de piso é bem mais difícil de limpar, mas é a melhor alternativa para a quem não quer um ambiente muito escorregadio e liso.

A favor: aderência
Contra: Limpeza

Contrapiso – concreto apenas

Muitas pessoas fazem apenas o contrapiso na garagem já que ali haverá apenas entrada de carro e o local estará sujeito não só a sujeira como possível deterioração do piso. O contrapiso funciona bem para garagem mas tende a acumular mais sujeira e dificultar ainda a limpeza, sem contar que ficará desproporcional em relação aos demais ambientes da casa já que esses terão piso comum e a garagem apenas o contrapiso.

O concreto tem como vantagem o fato de oferecer mais aderência para os pneus de um automóvel se também para às pessoas que normalmente passam pela garagem. Desta forma ao usar o concreto você não corre o risco de ter um ambiente escorregadio e portanto pode ser útil para evitar acidentes. Ele ainda tem como vantagem o fato de ser relativamente barato para ser feito que tenha uma boa durabilidade.

Mas como desvantagem existe o fato dele proporcionar muita sujeira, já é que o concreto fica soltando areia o tempo todo o que dificulta a limpeza externa e também interna já que boa parte dessa sujeira acaba dentro de casa mesmo. Também existe o fato de você não ter um acabamento muito bom na garagem e dependendo da exposição dela pode ficar com ambientes feio.

A favor: custo baixo
Contra: limpeza, aparência, desgastes e outros.

Piso de pedra

Fazer a colocação de pedras como piso da garagem é uma boa alternativa, especialmente quando bem colocadas evitando desnível. A pedra mineira, aquelas pedras que são colocadas em volta de piscinas, por exemplo, são ótimas alternativas para piso de garagem, embora seu custo seja mais elevado do que os pisos cerâmicos, tanto o liso como o emborrachado.

A favor: beleza e resistência
Contra: custo

Outras alternativas

Outras alternativas seria você utilizar pedra como a famosa pedra miracema, pedra mineira e outros tipos de pedras que podem ser usados também como piso. Elas têm a vantagem de serem rústicas e proporcionar um ambiente com boa aderência e com uma aparência diferenciada também.

Algumas considerações

Se você fizer pequenas manobras em garagem com piso cerâmico liso é comum fazer muito barulho pelo atrito dos pneus com o piso. Eu tinha um vizinho que eu sabia exatamente quando ele tinha chegado em casa, bastava ouvir o barulho dos pneus no piso.

O contrapiso além dos itens já citados pode juntar bolor em épocas de muitas chuvas ou de bastante umidade. Sem contar que com o tempo e uso ele vai se desgastando, especialmente por conta de entrar e sair com automóveis. Então, é um tipo de piso que pode ser usado provisoriamente, mas o ideal é revesti-lo.

Uma alternativa interessante para contrapiso é pintar com tintas para concreto. Elas ajudar a evitar que ele fique soltando areia e isto ajuda não só na limpeza, como na conservação dele também. Sem contar que fica mais bonito com uma aparência mais uniforme.

Pisos cerâmicos, lisos ou emborrachados podem ter problemas com carros que vazam óleo do motor. Embora a maioria dos carros atualmente não tenha mais este problema, se houver pode ocorrer de manchar.

Pisos emborrachados, pedra e até para o contrapiso, o ideal para uma boa limpeza são essas máquinas de pressão de água que conseguem aplicar um jato forte sobre a superfície.

Piso liso é mais indicado para as chamadas áreas secas ou os ambientes internos de uma casa, para o quintal existem alguns modelos emborrachados ou com uma textura mais não tão lisa. A razão para existir este tipo de piso é que essas áreas quando molhadas poderia ficar escorregadia.

Conclusão

A escolha do piso ideal para ser colocado em uma casa passa por diversos crivos, sendo a questão estética, funcional, preço, entre outros. Existe também o local onde ele será colocado, pois há modelos mais indicados para áreas internas e externas e talvez seja importante considerar este parâmetro antes mesmo de verificar os demais.

Um exemplo disso é a colocação de piso liso em áreas externas como garagem, corredor e outros ambientes que podem ficar molhado em dias de chuva ou quando você estiver lavando.


Fonte:casadicas.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



















Comentários

Mais artigos

Como escolher a cor de piso ideal para um ambiente?

Piso para garagem de carros, qual é melhor?

Por que usar mármore em minha obra?

Pisos frios e quentes: quais as diferenças e como escolher?

12 motivos para apostar sem medo na grama artificial

Qual o melhor piso para a garagem? Piso frio ou concreto apenas?

Os benefícios do carpete

Benefícios e Vantagens do Uso do Carpete

Confira as vantagens e desvantagens do piso de Mármore

Como escolher o piso ideal para a sala

Cuidados para limpar e conservar bancadas de granito

Pisos para apartamento: como escolher o modelo mais adequado para o seu uso

Acabe com as dúvidas sobre o piso da cozinha

Por que utilizar o piso vinílico?

Porcelanato preto, branco, cinza e travertino.

Piso aquecido. Como funciona e quais suas vantagens

Dicas para evitar erros na instalação do piso vinílico

As vantagens no uso do piso vinílico

Piso vinílico facilita uso de madeira na decoração de banheiros e cozinhas

Pisos de madeira de demolição: como escolher.

Um novo ambiente? Pisos vinílicos, a solução ideal

Pisos vinílicos: práticos de aplicar e de usar

Dicas para manutenção de pisos

Piso cerâmico, o que usar em casa?

Revestimentos vinílicos para área molhadas, a solução da Tarkett

A praticidade e o design do Piso Vinílico

Como decorar o quarto do seu bebê. Qual o piso e outras dicas.

Soluções em pisos vinílicos para ambientes esportivos e hospitalares

Olhos atentos no chão, inovando com pisos vinílicos.

Pisos vinilicos unindo sonho e fantasia

Parece madeira, mas é piso Fademac

Pisos vinílicos auxiliam na questão da humanização hospitalar

Pisos sustentáveis: Você sabe onde se está pisando?

Pisos vinílicos : Quando valorizar a imitação significa respeitar a natureza

Pisos vinilicos : um novo olhar!

A importância do contrapiso para a colocação de pisos vinílicos

Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos

Pisos frios: como usar e o que evitar na decoração