Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Decoração e Arquitetura de Interiores (veja mais 154 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como usar a cor na decoração



Seja como forma simples de “lavar a cara” da nossa casa, seja como pano de fundo para um projeto de decoração profundo e renovador, o uso da cor é uma ferramenta básica e um elemento chave na personalização da nossa casa ou parte dela.

A cor é uma característica da luz. Se esta não existisse, não existia cor. Ela é composta por ondas electromagnéticas de diferentes comprimentos das quais só algumas vemos a olho nu, nomeadamente quando olhamos através de um prisma ou de uma gota de água.

Tal é possível, porque vemos através do processo de refracção e reflexão dos raios solares, o famoso arco-íris e as suas conhecidas sete cores. Já as ondas abaixo do vermelho e acima do violeta não são perceptíveis pelo ser humano, os também conhecidos infra-vermelhos e os ultra-violeta.

O importante é que a cor pode ser utilizada para alterar a percepção que temos do espaço. Podemos fazer uma sala parecer maior ou menor, mais alta ou mais baixa ou até mais fria ou mais quente só utilizando a cor como ferramenta.

Além das percepções físicas, a cor influência ainda o nosso estado de espírito, poderá transmitir paz e tranquilidade ou energia e acção. Devido ao poder inesgotável da cor deverá ponderar bem que tons escolher quando decidir pintar a sua casa, deverá ter em atenção os seus gostos e personalidade, bem como o que melhor se adequa ao espaço que está a decorar.

Como combinar as várias cores

Para eleger as cores da sua decoração poderá socorrer-se do círculo cromático. Nele encontramos exactamente as cores do espectro solar, partindo do vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde, o azul, chegando ao violeta, na verdade o círculo contém as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e as cores secundárias que nascem das misturas das cores primárias (laranja, verde e violeta), a obtenção de variantes mais escuras ou claras destas cores, consegue-se juntando preto ou branco. Neste círculo poderá ainda distinguir as cores frias, violeta, azul e verde e as cores quentes, amarelo, laranja e vermelho.

Mas não quero que comece a misturar tintas de várias cores até obter o tom pretendido, para isso existem as lojas da especialidade, com uma paleta de cores infindável. O uso do circulo cromático serve para de uma forma rápida ver qual a harmonia existente entre tons.

Há quatro formas diferentes de harmonizar as cores, de forma monocromática, contrastada, moderada ou de forma harmónica. Quando planeia uma decoração não leva unicamente em linha de conta a cor das paredes, esta tem que se conjugar e harmonizar com todos os elementos de decoração como cortinados, telas, sofás, tapetes, objectos decorativos, etc.

Decoração Contrastada

A lógica desta harmonia é combinar dois tons opostos dentro do círculo cromático, como o verde e o vermelho ou o azul e o laranja. Deve ter em atenção que esta harmonia poderá parecer excessiva para algumas pessoas. O contraste resulta em alegria e dinamismo, mas também poderá ser agressivo e maçador. No entanto poderá aligeirar este efeito com o branco e tons neutro em outros elementos decorativos como telas e tecidos.

Decoração Moderada

A lógica é a mesma da contrastada, mas acrescenta-se um terceiro elemento. Esta decoração tem por base três cores, define-se um tom e em seguida escolhe-se os outros dois tons de ambos os lados da sua cor contrária, por exemplo o azul, o amarelo e vermelho. Esta opção é mais equilibrada que a solução contrastada, embora haja que ter em atenção que a existência de três tons, se não existir uma predominância de um, poderá parecer demasiado folclórica. As cores secundárias deverão ser aplicadas em complementos.

Decoração Harmônica

Dentro do círculo cromático deverá escolher três cores consecutivas, um exemplo, amarelo, laranja e vermelho ou de três cores frias ou a mistura entre elas. Mais uma vez é importante que escolha uma cor dominante, sendo as restantes cores aplicadas a complementos decorativos, de preferência o tom dominante deverá ser o mais neutro. Esta é uma harmonia progressiva e menos intensa que as duas anteriores assentes no contraste.

Decoração Monocromática

Esta é a harmonia indicada para quem gosta de ambientes suaves, pois assenta na continuidade de um único tom, utilizando várias intensidades da mesma cor. Esta opção corre o risco de parecer um pouco monótona, pelo que poderá incluir estampados nos elementos decorativos ou pequenos toques de outras cores.

A utilização destes tipos de harmonias não pressupõem a utilização das cores puras, pode utilizar variantes claras de cada tom , para equilibrar os ambientes especialmente nas soluções assentes no contraste.

Que cores escolher?

•O Eu

Acima de tudo deverá escolher as cores com que mais se identifica. Se mesmo assim a questão persiste, uma forma de solucioná-la, por exemplo, é consultar algumas revistas de decoração e perceber os ambientes com os quais mais se identifica e quais as cores que mais se repetem neles.

Não esqueça que o amarelo e o laranja transmite alegria e incentivam o convívio, ideais para as zonas sociais da casa. O vermelho é excitante e energético embora não aconselhável se for nervoso ou stressado, nesse caso deverá procurar cores como o azul e o violeta que proporcionam tranquilidade assim como verde que potencia o equilíbrio, estas cores são boas soluções para as áreas de descanso.

•A Luz

Um aspecto importante a ter em consideração, na escolha da cor é a luz, quer seja natural como artificial, esta irá potenciar ou inibir determinados tons. Se está a pensar decorar uma zona da casa virada a Norte ou a Este, tenha em atenção que são confrontações que normalmente recebem menos luz natural, são áreas frias e como tal os tons quentes são uma boa escolha pois dão uma sensação de calor e aconchego.

De forma inversa, as orientações solares Sul e Oeste recebem muita luz solar e como tal necessitam de ser refrescadas com tons frios. Na luz artificial deverá ter em conta que as lâmpadas tradicionais incandescentes intensificam as cores, as quentes ficam mais quentes e as frias mais frias.

As lâmpadas de halogéneo são as mais próximas da luz natural e como tal as que menos adulteram as cores, já as florescentes retiram brilho e personalidade às cores. Actualmente existe no mercado lâmpadas de baixo consumo de ambos os tons, quente e frio. Se o ambiente tiver cores quentes poderá escolher luz fria se tiver tons frios poderá aquecê-lo com a luz artificial.

•A Dimensão

Finalmente deverá ainda levar em linha de conta na decisão por um determinado tom a dimensão da habitação a decorar. Se for pequena, deve optar por tons claros pois dão a ilusão de espaço, se for alta poderá dissimular este excesso pintando o tecto de uma cor sombra. Se pelo contrário, for baixa, deverá pintar o tecto de tons claros e evitar frios. Se o problema é a divisão ser estreita e comprida, deverá pintar com um tom escuro a parede que pretende “aproximar” e de tom claro as paredes laterais que pretende recuar.
Acima de tudo, o essencial é tentar retirar boas energias das cores que escolher. Sentir-se bem é o principal objectivo.



Fonte:www.fazerdecor.com


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Como Decorar a Sala para o Inverno

Sua casa está preparada para o verão?

Como Usar Adesivos na Decoração da sua Casa

Como fazer a Decoração de Apartamentos Pequenos e Modernos

Decoração moderna, repleta de personalidade

O be a bá da moldura

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Ambientes externos de cara nova

Sua lavanderia anda bagunçada? Aprenda a organizar!

Como decorar um quarto de bebê com segurança e sofisticação

Rústico chic, você sabe o que é?

8 ações simples e econômicas para causar impacto na decoração

5 Dicas de decoração para casas de campo

Como decorar uma sala no inverno

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Sete ideias para ampliar espaços pequenos

Quarto infantil, aprenda a decorar!

Decoração de sofás com mantas – sinta-se confortável!

Casa charmosa: ladrilho hidráulico na decoração

Renovar a decoração da casa é fácil!

Como escolher sua cortina

5 dicas simples para ampliar espaços pequenos

Colorindo!

Revestir paredes com papel é chique!!!!

5 estilos de decoração para se inspirar

Decoração de garagens

Use a decoração a favor no corredor!

Conheça os dez erros mais comuns de decoração

O que é decoração “high-low”?

Cinco ideias para preparar a casa para o inverno

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?

10 dicas para a sua área de churrasqueira!

Decoração com cores fortes

Que piso cerâmico usar em casa?

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!

Decorando sua casa - Noções Básicas

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte

Utilizando as sacadas com criatividade!

Aprenda como valorizar seus corredores

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos

Decoração de casas de praia

Os diferentes estilos de decoração

Papel de parede, paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel

Como decorar um imóvel alugado

Vantagens de morar em uma casa pequena

Como decorar com peças em segunda mão

Como decorar a sua casa pré-fabricada.

Aproveite mais a varanda

Como integrar a sala com a cozinha?

Preparando sua casa para o inverno.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.

Como decorar uma casa de praia?

Decorando a casa para a páscoa.

Cozinha integrada com a sala

9 dicas para decorar a casa nova

O que não fazer quando se decora uma casa

Como decorar a casa nova?

Imóveis compactos, como decorá-los?

Onde colocar o sofá em sua sala?

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?

O sonhado Closet!

Sua casa é pequena? Como decorar?

Como planejar a área de serviço

Decoração Pop Art, dicas essenciais.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração

Decoração. O que não se deve fazer!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!

Cozinhas francesas, idéias de decoração

Como usar a cor na decoração

Lareira, 13 idéias para sua decoração.

Quarto do casal, um espaço muito especial.

Jardim Interno, Como Fazer

Dicas para montar e decorar sua academia em casa

O que é uma decoração de luxo?

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.

Utilização de toldos para coberturas

Decoração moderna de interiores

Como decorar um apartamento

Truques para aumentar ambientes na sua casa

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?

Como escolher o tapete apropriado?

Decoração de salas modernas

Sala de jantar, como decorar?

Hall de entrada, como decorar?

Decore sua casa com fotos de família

Como montar uma adega em casa

Decoração de quartos, dicas básicas

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Jardim de inverno embaixo da escada

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura

Quarto de casal, como decorar?

Como decorar uma sala

Segredos para uma sala bonita e organizada

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.

Decoração: qual é o seu estilo?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas

Decoração para casa de praia

Decoração inteligente

Em busca de espaço livre?

Que tal organizar sua garagem?

Decorando o quarto do seu bebê!

Como escolher um decorador

Quarto de criança não é brincadeira!

Morar Mais por Menos 2010 – Lançamento de mobiliário de Ignez Ferraz e Aida Boal

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?

Luxo atual

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados

Reduza, Recicle e Reutilize

Uma questão de bom senso

Eu só queria ter uma casa bonita...

Soluções e truques para pequenos espaços

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Harmonia

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável

Club Gourmet, projeto premiado na Casa Cor Paraná

Os mitos que envolvem o decorador

Elegância na Arquitetura

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor

Prêt-à-porter X banalização

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade

Decoração de interiores : Tons de bege

O designer de interiores, profissional ou amigo?

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !

Espaços multifuncionais garantem vários climas!

Decorando ambientes : o prazer da cor

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!

Terceira idade dentro de casa!

Lançamentos Milão 2008

Economizar é preciso. E viver também!

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

Decoração de interiores : O espaço Infantil

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.

Transforme cor em energia no seu ambiente!

Vintage & Retrô

47º Salão Internacional do Móvel de Milão:

Espelho, espelho meu...

Emoções da casa inteligente

A evolução da Arquitetura de Interiores

Os banheiros evoluíram e suas peças também

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

A evolução da Arquitetura de Interiores

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Esculturas em MDF harmonizam a decoração

Novos produtos decorativos para fixação

Hospital São Luiz surpreende médicos com espaço moderno