Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Decoração e Arquitetura de Interiores (veja mais 165 artigos nesta área)

por Eduardo Bonjoch

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes



Em visitas a projetos decorados em todo o Brasil, nossa equipe vem percebendo que a metragem dos imóveis está cada vez menor. No caso específico dos apartamentos, fica clara a tendência de privilegiar as opções de lazer da área comum ao invés de valorizar o tamanho de cada unidade.

A boa notícia é que, com cuidado especial na escolha dos móveis e dos equipamentos, dá para montar um home theater em cômodos de até 10m2. Mas, no geral, a maioria das salas costuma ter entre 15m2 e 20m2. Independente da medida exata que você pode destinar ao cinema doméstico, a necessidade de se adaptar aos pequenos ambientes acompanha grande parte dos brasileiros.



Para ajudar nessa tarefa, selecionamos dez boas dicas, extraídas de nossas viagens por todo o Brasil, que mostram como enfrentar a falta de espaço com criatividade, bom gosto e aproveitando ao máximo cada centímetro da casa sem prejudicar a performance do sistema.

TV 3D combina com salas pequenas
Por apresentarem menor distância entre os pixels (pontos que formam a imagem), os TVs com resolução Full-HD (hoje, a maioria dos modelos à venda) são mais indicados para salas pequenas. Destes, boa parte já é compatível com imagens em 3D, cujo efeito é valorizado quando o espectador se mantém mais perto da tela. A distância ideal para aumentar o impacto e a profundidade das imagens tridimensionais varia de pessoa para pessoa.

Um ponto de referência é optar por TVs 3D com definição Full-HD (1.920 x 1.080p, a mesma dos discos Blu-ray) de 40” a 43” para salas de 10m2 a 15m2. Mas a melhor escolha depende mesmo é da experimentação: teste telas de alguns tamanhos diferentes até encontrar aquela que proporcione uma agradável e envolvente visualização das imagens 3D quando você se posicione à mesma distância em relação ao sofá da sua casa.

Com isso, o cérebro pode fundir adequadamente as imagens destinadas a cada olho (para gerar o efeito 3D), sem provocar tonturas e enjôos nos espectadores mais. Dica: quando a tela fica presa em um painel na parede, é possível aumentar ainda mais a distância em relação ao sofá, o que é sempre bem-vindo em ambientes compactos. Já existem suportes que mantém o televisor a menos de 2cm da parede, mas precisam de mão de obra especializada para a correta e segura passagem dos cabos, evitando interferências.

Aproveite bem o espaço do móvel
Quanto menor a sala, maior a necessidade de planejar o móvel do home theater, aproveitando cada nicho e cada gaveta para acomodar equipamentos, caixas acústicas e coleções de discos. No caso dos móveis sob medida, o ideal é o arquiteto e o instalador conversem entre si, para que a peça seja produzida levando em conta as medidas de todos os aparelhos (com certa folga nos nichos para evitar problemas de superaquecimento) e os hábitos dos moradores.

Disponíveis para pronta entrega, os racks também podem acomodar bem o home theater em áreas com espaço reduzido. Rodízios, para facilitar a limpeza, e acabamento em metal, deixando o visual mais moderno, são alguns diferenciais que costumam acompanhar esse tipo de solução. Verifique ainda se existe um fundo falso, para ter rápido acesso às conexões sem comprometer o fator estético.

Caixas invisíveis: também nos canais frontais
O uso de caixas embutidas na parte frontal da sala sempre foi visto com certo receio por parte dos instaladores. O motivo é simples: para garantir o envolvimento sonoro no home theater, é importante que o áudio emitido pelos canais frontais e principalmente os diálogos reproduzidos pelo canal central sejam direcionados para os espectadores.

Isso é difícil de se conseguir com caixas embutidas, que são fabricadas para privilegiar acima de tudo o visual da sala. Mas nem todas são iguais: existem modelos com tweeter (e até woofer, em alguns casos) pivotante (móvel) e caixas motorizadas (que descem do teto apenas nas sessões de filmes, formando um ângulo de até 45o com o forro de gesso).

Na mesma linha, surgiram as caixas de embutir com painel angulado, solução com custo-benefício atraente que vem sendo muito adotada em salas pequenas. Com um desenho interno que aloja os falantes na lateral do gabinete, essas caixas permitem o correto direcionamento dos sons frontais para a área de audição.

Caixas flat: finas como o TV
Seguindo o conceito de economizar espaço, as caixas flat, que acompanham o mesmo visual e profundidade dos TVs de tela fina, surgem como excelente alternativa. Embutidos na parede, esses modelos deixam a sala moderna, leve e bonita.

Dica: verifique se as caixas frontais do tipo flat foram instaladas na mesma altura do televisor, que precisa ficar bem no meio dos canais frontais. Já a central deve ficar logo abaixo do TV, na direção do ouvido dos espectadores quando sentados no sofá, e centralizada em relação a esse aparelho e às outras duas caixas.

Integração com home office
Graças à convergência tecnológica, está cada vez mais fácil integrar áudio, vídeo e informática em um mesmo ambiente, por menor que seja. Em uma suíte de 20m2 em São Paulo (foto abaixo), o espaço onde fica a bancada do home office também foi planejado para receber o TV de 40”, o decoder de TV paga e até o condicionador de energia, destinado à proteção do sistema.

O som chega ao casal de moradores a partir das caixas acústicas de embutir, que fazem parte do projeto de sonorização ambiente. Apoiado na bancada, o notebook pode ser utilizado simultaneamente para adiantar as tarefas do dia seguinte e para garantir o compartilhamento de filmes e shows na tela grande através da rede doméstica Wi-Fi (via recurso DLNA, presente nos dois aparelhos), sem o uso de cabos.

Luzes diferentes para cada ocasião
Nem sempre é possível montar o home theater em uma sala exclusiva, sobretudo em imóveis pequenos. O mais comum é aproveitar parte do living para o sistema de áudio e vídeo. O fato de ser geralmente a área mais espaçosa e versátil da casa também pesa contra esse cômodo em alguns aspectos, como na hora de definir a iluminação adequada.

Enquanto as sessões de filmes pedem pouca (ou nenhuma) luz, as atividades na sala de estar ou de jantar, também integradas ao living, pedem iluminação mais forte e diferenciada. Ao adotar um prático sistema automatizado, você pode alterar completamente a iluminação do living de acordo com a ocasião. Basta programar (com a ajuda de um instalador) cenas de luz, que são acionadas a partir de um único toque no controle remoto ou painel de parede.

Subwoofer sim, mas sem chamar muita atenção
O uso do subwoofer (em geral a maior caixa do sistema), também é obrigatório nos pequenos ambientes, que costumam apresentar caixas compactas, mais limitadas na reprodução das baixas frequências.

Cabe ao subwoofer complementar o trabalho dos canais frontais nessa tarefa, distribuindo os sons graves de maneira correta e homogênea pela sala. Para desempenhar bem esse papel sem chamar muita atenção, a dica é posicionar o subwoofer no canto do móvel, perto dos canais frontais e em contato direto com o piso, evitando vibrações no móvel. Se não for possível atender à última recomendação, procure, pelo menos, acomodar o sub em um nicho com fundo falso ou sobre uma base sólida de granito ou mármore.

Sistema integrado: praticidade sob medida
Modernos, completos e fáceis de instalar, os sistemas integrados de home theater são (em sua maioria) fabricados para pequenos espaços. Na mesma embalagem, costumam apresentar um módulo DVD (ou Blu-ray)/receiver e um conjunto de caixas acústicas – para salas pequenas, dê preferência aos modelos 5.1, com duas caixas surround.

Embora não apresentem o mesmo rendimento e opções de ajustes/conexões dos sistemas com receiver e caixas acústicas independentes, esses kits podem surpreender na praticidade e no belo visual.

Soundbar: envolvimento com uma única caixa
Com os ambientes ficando cada vez menores (e o consumidor querendo se livrar ao máximo das reformas), os sistemas que trazem caixas do tipo soundbar vem conquistando seu espaço.

O princípio é simples: uma única caixa (ou duas, quando o subwoofer está presente) com falantes que simulam o envolvimento surround de um home theater completo. Bastante indicado para pequenos quartos, por exemplo, esse tipo de solução vem sendo explorado por vários fabricantes, como Philips, Samsung, LG e Panasonic. Alguns modelos mais sofisticados incluem até um leitor de Blu-ray 3D.

Sofá em L com projetor: mais gente, menos espaço
Encostar o sofá na parede é uma solução muito útil quando se quer aumentar ao máximo a distância entre o espectador e a tela. E se a ideia for aumentar o número de assentos, melhor optar por um sofá em L, aproveitando simultaneamente dois cantos da sala.

Tomando esse e outros cuidados quem sabe você também não pode adotar um telão no seu pequeno ambiente. Isso é possível, desde que você não exagere no tamanho da tela: já dá para instalar um modelo de 84”, por exemplo, em um cômodo de 20m2 (preservando pelo menos 4m de distância em relação ao espectador). E fique atento à resolução do projetor: além de superiores em qualidade, os modelos Full-HD não costumam revelar os pontos de formação da imagem nem mesmo quando os espectadores estão mais perto da tela.




Fonte: Revista Home Theater



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como decorar um apartamento para solteiro com charme?

10 Dicas simples gastando pouco para deixar sua casa mais bonita

5 dicas para deixar sua casa mais arejada no verão

Casa: 7 reformas pequenas que você mesmo pode fazer

Qual piscina devo escolher para minha casa?

Como escolher o cooktop ideal para sua cozinha

Truques De Decoração Para Ampliar Os Ambientes Da Casa

Papel de Parede: Por que usar e quais as diferenças?

Como usar o papel de parede para escritório

3 dicas de decoração para esquentar ambientes frios

Como deixar sua casa mais bonita gastando pouco

É possível refrescar a casa sem ar-condicionado ?

Decoração de Primavera para a Casa

Como deixar seu apartamento mais quente durante o inverno

Decorar os tetos e paredes com estuques

Cinco motivos para não usar couro na decoração da sua casa

Como decorar sua casa usando papel de parede

Sua casa com a cara do verão, em apenas 5 passos

Sua casa está preparada para o verão?

Como Decorar a Sala para o Inverno

Como Usar Adesivos na Decoração da sua Casa

Como fazer a Decoração de Apartamentos Pequenos e Modernos

Decoração moderna, repleta de personalidade

O be a bá da moldura

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Ambientes externos de cara nova

Sua lavanderia anda bagunçada? Aprenda a organizar!

Como decorar um quarto de bebê com segurança e sofisticação

Rústico chic, você sabe o que é?

8 ações simples e econômicas para causar impacto na decoração

5 Dicas de decoração para casas de campo

Como decorar uma sala no inverno

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Sete ideias para ampliar espaços pequenos

Quarto infantil, aprenda a decorar!

Decoração de sofás com mantas – sinta-se confortável!

Casa charmosa: ladrilho hidráulico na decoração

Renovar a decoração da casa é fácil!

Como escolher sua cortina

5 dicas simples para ampliar espaços pequenos

Colorindo!

Revestir paredes com papel é chique!!!!

5 estilos de decoração para se inspirar

Decoração de garagens

Use a decoração a favor no corredor!

Conheça os dez erros mais comuns de decoração

O que é decoração “high-low”?

Cinco ideias para preparar a casa para o inverno

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?

10 dicas para a sua área de churrasqueira!

Decoração com cores fortes

Que piso cerâmico usar em casa?

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!

Decorando sua casa - Noções Básicas

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte

Utilizando as sacadas com criatividade!

Aprenda como valorizar seus corredores

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos

Decoração de casas de praia

Os diferentes estilos de decoração

Papel de parede, paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel

Como decorar um imóvel alugado

Vantagens de morar em uma casa pequena

Como decorar com peças em segunda mão

Como decorar a sua casa pré-fabricada.

Aproveite mais a varanda

Como integrar a sala com a cozinha?

Preparando sua casa para o inverno.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.

Como decorar uma casa de praia?

Decorando a casa para a páscoa.

Cozinha integrada com a sala

9 dicas para decorar a casa nova

O que não fazer quando se decora uma casa

Como decorar a casa nova?

Imóveis compactos, como decorá-los?

Onde colocar o sofá em sua sala?

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?

O sonhado Closet!

Sua casa é pequena? Como decorar?

Como planejar a área de serviço

Decoração Pop Art, dicas essenciais.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração

Decoração. O que não se deve fazer!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!

Cozinhas francesas, idéias de decoração

Como usar a cor na decoração

Lareira, 13 idéias para sua decoração.

Quarto do casal, um espaço muito especial.

Jardim Interno, Como Fazer

Dicas para montar e decorar sua academia em casa

O que é uma decoração de luxo?

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.

Utilização de toldos para coberturas

Decoração moderna de interiores

Como decorar um apartamento

Truques para aumentar ambientes na sua casa

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?

Como escolher o tapete apropriado?

Decoração de salas modernas

Sala de jantar, como decorar?

Hall de entrada, como decorar?

Decore sua casa com fotos de família

Como montar uma adega em casa

Decoração de quartos, dicas básicas

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Jardim de inverno embaixo da escada

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura

Quarto de casal, como decorar?

Como decorar uma sala

Segredos para uma sala bonita e organizada

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.

Decoração: qual é o seu estilo?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas

Decoração para casa de praia

Decoração inteligente

Em busca de espaço livre?

Que tal organizar sua garagem?

Decorando o quarto do seu bebê!

Como escolher um decorador

Quarto de criança não é brincadeira!

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?

Luxo atual

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados

Reduza, Recicle e Reutilize

Uma questão de bom senso

Eu só queria ter uma casa bonita...

Soluções e truques para pequenos espaços

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Harmonia

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável

Os mitos que envolvem o decorador

Elegância na Arquitetura

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor

Prêt-à-porter X banalização

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade

Decoração de interiores : Tons de bege

O designer de interiores, profissional ou amigo?

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !

Espaços multifuncionais garantem vários climas!

Decorando ambientes : o prazer da cor

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!

Terceira idade dentro de casa!

Economizar é preciso. E viver também!

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

Decoração de interiores : O espaço Infantil

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.

Transforme cor em energia no seu ambiente!

Vintage & Retrô

Espelho, espelho meu...

A evolução da Arquitetura de Interiores

Os banheiros evoluíram e suas peças também

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

A evolução da Arquitetura de Interiores

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Esculturas em MDF harmonizam a decoração