Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Decoração e Arquitetura de Interiores (veja mais 153 artigos nesta área)

por Maria Alice Miller

Harmonia



Segundo o dicionário Aurélio, harmonia significa: 1 - Disposição bem ordenada entre as partes de um todo. 2 - Proporção, ordem, simetria. 3 - Acordo, conformidade. 4 - V. paz (1 e 2). 5 - Suavidade e sonoridade do estilo. 6 - Consonância ou sucessão agradável de sons.

Dá para se notar que harmonia deve ser uma coisa boa de se ter, seja na arte, na música, no dia a dia, em qualquer lugar, a qualquer hora, na vida enfim. Eu costumo falar muito esta "palavrinha mágica", mas às vezes é bem difícil de compreendê-la, portanto, escrevi este texto.

Falando de interiores de residências, é fácil notar onde há harmonia. Leia novamente os significados que Mestre Aurélio Buarque de Holanda tornou sinônimo da palavra e você vai traduzir em palavras quando encontra um espaço assim: as peças são bem ordenadas entre si, têm proporção e simetria, concordam entre si, são suaves, mas marcam um estilo e muito peculiarmente, deixam a gente em paz.

Este último significado me deixou bem contente: acho que paz é tudo aquilo que a gente encontra num ambiente onde nada "grita", onde as cores são equilibradas, os móveis estão em seu lugar, os adornos enfeitam sem aparecer demais, está tudo enfim, no lugar certo. E é esta sensação que nós, profissionais de interiores, perseguimos em cada trabalho - primordialmente em residências.


Conforto, tranquilidade, paz: harmonia.

Diferentemente de espaços de trabalho, ou do bar ou restaurante da moda, onde variados estímulos podem ser interessantes e até muito desejados, as casas precisam ser o porto seguro de quem as habita.

Se você não é extravagante ou muito incomum, há de concordar comigo neste ponto. Ainda mais vivendo nas grandes cidades, paz é tudo o que se procura ao chegar em casa. E portanto, a harmonia dos interiores é um ponto muito importante numa residência.

Não importa o estilo que se escolha, ou se serão utilizados tons fortes na decoração: a harmonia é possível de se obter sob variados pontos de vista, tudo depende de quem vai habitar o espaço, de suas atividades e de seus gostos pessoais. É por isso que este é um objetivo difícil de ser alcançado. Feitas determinadas escolhas, como um móvel incomum, um pufe revestido em tecido de oncinha, uma parede pintada de amarelo-sol, ou um tapete muito cheio de desenhos, torna-se difícil fazê-los "concordar" com o restante das peças do ambiente.

Mesmo assim, harmonia não é sinônimo de tons pastéis ou de peças totalmente comuns.É bem interessante ter um espaço colorido, vivo, com peças diferentes. Normalmente, tendo um plano previamente traçado, fica tudo mais fácil. Ou seja: se você está montando sua casa aos poucos sem se importar muito com o que já adquiriu, é mais difícil atingir uma harmonia ao final.

Mas é possível prever tudo antecipadamente e ir trazendo aos poucos cada uma das peças para a casa, é claro.


Harmonia com vermelho: qualquer cor pode ser harmônica.

A primeira coisa que afeta (e muito), o conforto, e portanto a harmonia de um ambiente, são os espaços de circulação. Chaises-longues por exemplo, costumam ser peças muito atraentes e desejadas por quem curte conforto e casa bonita. Mas este é um móvel que pede espaço. Se não há como acomodá-la no quarto, ao lado da cama de casal, como aparece em muitas revistas e mostras, é melhor desistir dela.

Porque não usar uma poltrona com um pufe, que pelo menos podem ser afastados entre si quando não estiverem sendo utilizados? Outro lugar onde as chaises fazem bonito e são bastante desejadas são as salas com TVs, ou os home-theaters. É lógico que é super confortável assistir a um filme ou show acomodado numa delas, mas se depois do evento você não tiver como passar para lá e para cá, fica complicado.

Opte por um sofá que vira chaise, e pode ser recolhido quando a seção de cinema terminar, melhorando a circulação de sua sala. Os exemplos de falta de harmonia por causa da escolha de móveis maiores que o possível são inúmeros, e muitas vezes as pessoas se sacrificam durante muito tempo, até perceber que seu conforto é mais importante que um móvel que prejudica a circulação.

Os materiais, acabamentos e as formas dos móveis são outros sérios pontos de discordância em muitos interiores.

Muita gente adquire seus móveis em lojas diferentes e pouco presta atenção às linhas que eles possuem. Um belo aparador com pés de inox polido com tampo em vidro é bem difícil de ser coordenado com um conjunto de cadeiras e mesa de jantar em madeira. Não é que não seja possível, mas normalmente resulta em duas "notas dissonantes" no mesmo espaço.

O desenho de linhas retas do aparador contrasta muito com as cadeiras e a mesa de madeira, muitas vezes com detalhes, recortes e trabalhos sobre a madeira, e o resultado é estranho.

O mesmo acontece com um sofá com muitos detalhes de estofamento em seu encosto e braços, colocado lado a lado com poltronas de fibra: o sofá rebuscado lembra o estilo clássico, e as poltronas, o jeito natural de ser. Este é o fundamento pelo qual não costumam combinar, mas às vezes as pessoas insistem na mistura, ignorando detalhes importantes como o tamanho e a forma do sofá e sua diferença em relação às poltronas.

Da mesma forma, a grande maioria das cabeceiras de camas para colchões tipo americano têm desenhos rebuscados, cheios de detalhes e com mistura de materiais (madeira com metal é bastante comum). Combinar uma cabeceira destas com criados-mudos de linhas retas, costuma resultar estranho, ainda mais pelas proporções que não combinam. Num caso destes, pesquise com muito cuidado as opções, até sentir que as mesinhas de cabeceira "concordam" com a cabeceira escolhida.

Olhando para as paredes das casas, também percebo muita falta de harmonia. Na hora de escolher um quadro para completar o ambiente, é muito comum observarmos peças desproporcionais - isto é, de tamanho menor ou maior do que o espaço disponível - mal feitos, com texturas e cores confusas, enfim, peças realmente feias.

Antes de adquirir qualquer quadro para colocar nas suas salas, corredores ou quartos, observe com muito cuidado tudo que existe disponível nas lojas. É preferível utilizar uma reprodução de um quadro famoso que seja belo do que um quadro "abstrato" adquirido na esquina de casa. E, às vezes, um simples desenho cai melhor do que muito quadro que se encontra por aí.


Algumas fotografias bem emolduradas num living: harmonia fácil.



Finalmente as cores - oh, as cores… - todo mundo gosta delas, e todos têm medo de usá-las, de não usá-las, de usá-las mal, de ficar tudo claro demais, escuro demais, colorido demais. Sim, você corre todos estes riscos quando escolhe uma cor para suas paredes, os tecidos do sofá e das poltronas, e também quando compra colchas, toalhas de banho e de mesa para seu enxoval.

Mas nem por isso deve compulsoriamente pintar tudo de branco, ou escolher aqueles tecidos "begezinhos" que ficam apagadiços. É possível escolher um verde ou um azul suave para as paredes, ou quem sabe um cinza ou um bege mais forte, "sublinhando-os" com um rodapé em branco. Pode também escolher um quadro muito colorido para usar sobre uma parede branca e mudá-lo quando "cansar".

Pode usar um tom mais forte no sofá, desde que tenha cuidado com os estampados ou texturas. Estampados pequenos são mais fáceis de combinar do que os grandes, e texturas acabam ficando "over", mesmo que você escolha um sofá de linhas bem retas e um revestimento em tom bege clássico. Pufes e cadeiras podem receber tecidos de cores mais fortes para "pontuar o espaço", como a gente costuma dizer. Cores fortes em poltronas, só se elas forem de bom design. E não se esqueça de repetir esta cor em outros pontos do mesmo ambiente - nas almofadas e cortinas por exemplo.

Harmonia, harmonia, harmonia. Repita sempre esta palavrinha e confira a todo instante se seus ambientes têm este predicado.

Deve ser reconfortante chegar em casa, e não um tormento. Se algo te deixa desconfortável, troque, esconda, mude, mas sobretudo, não conviva com nada que te faz mal.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Sua casa está preparada para o verão?

Como Usar Adesivos na Decoração da sua Casa

Como fazer a Decoração de Apartamentos Pequenos e Modernos

Decoração moderna, repleta de personalidade

O be a bá da moldura

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Ambientes externos de cara nova

Sua lavanderia anda bagunçada? Aprenda a organizar!

Como decorar um quarto de bebê com segurança e sofisticação

Rústico chic, você sabe o que é?

8 ações simples e econômicas para causar impacto na decoração

5 Dicas de decoração para casas de campo

Como decorar uma sala no inverno

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Sete ideias para ampliar espaços pequenos

Quarto infantil, aprenda a decorar!

Decoração de sofás com mantas – sinta-se confortável!

Casa charmosa: ladrilho hidráulico na decoração

Renovar a decoração da casa é fácil!

Como escolher sua cortina

5 dicas simples para ampliar espaços pequenos

Colorindo!

Revestir paredes com papel é chique!!!!

5 estilos de decoração para se inspirar

Decoração de garagens

Use a decoração a favor no corredor!

Conheça os dez erros mais comuns de decoração

O que é decoração “high-low”?

Cinco ideias para preparar a casa para o inverno

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?

10 dicas para a sua área de churrasqueira!

Decoração com cores fortes

Que piso cerâmico usar em casa?

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!

Decorando sua casa - Noções Básicas

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte

Utilizando as sacadas com criatividade!

Aprenda como valorizar seus corredores

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos

Decoração de casas de praia

Os diferentes estilos de decoração

Papel de parede, paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel

Como decorar um imóvel alugado

Vantagens de morar em uma casa pequena

Como decorar com peças em segunda mão

Como decorar a sua casa pré-fabricada.

Aproveite mais a varanda

Como integrar a sala com a cozinha?

Preparando sua casa para o inverno.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.

Como decorar uma casa de praia?

Decorando a casa para a páscoa.

Cozinha integrada com a sala

9 dicas para decorar a casa nova

O que não fazer quando se decora uma casa

Como decorar a casa nova?

Imóveis compactos, como decorá-los?

Onde colocar o sofá em sua sala?

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?

O sonhado Closet!

Sua casa é pequena? Como decorar?

Como planejar a área de serviço

Decoração Pop Art, dicas essenciais.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração

Decoração. O que não se deve fazer!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!

Cozinhas francesas, idéias de decoração

Como usar a cor na decoração

Lareira, 13 idéias para sua decoração.

Quarto do casal, um espaço muito especial.

Jardim Interno, Como Fazer

Dicas para montar e decorar sua academia em casa

O que é uma decoração de luxo?

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.

Utilização de toldos para coberturas

Decoração moderna de interiores

Como decorar um apartamento

Truques para aumentar ambientes na sua casa

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?

Como escolher o tapete apropriado?

Decoração de salas modernas

Sala de jantar, como decorar?

Hall de entrada, como decorar?

Decore sua casa com fotos de família

Como montar uma adega em casa

Decoração de quartos, dicas básicas

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Jardim de inverno embaixo da escada

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura

Quarto de casal, como decorar?

Como decorar uma sala

Segredos para uma sala bonita e organizada

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.

Decoração: qual é o seu estilo?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas

Decoração para casa de praia

Decoração inteligente

Em busca de espaço livre?

Que tal organizar sua garagem?

Decorando o quarto do seu bebê!

Como escolher um decorador

Quarto de criança não é brincadeira!

Morar Mais por Menos 2010 – Lançamento de mobiliário de Ignez Ferraz e Aida Boal

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?

Luxo atual

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados

Reduza, Recicle e Reutilize

Uma questão de bom senso

Eu só queria ter uma casa bonita...

Soluções e truques para pequenos espaços

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Harmonia

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável

Club Gourmet, projeto premiado na Casa Cor Paraná

Os mitos que envolvem o decorador

Elegância na Arquitetura

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor

Prêt-à-porter X banalização

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade

Decoração de interiores : Tons de bege

O designer de interiores, profissional ou amigo?

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !

Espaços multifuncionais garantem vários climas!

Decorando ambientes : o prazer da cor

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!

Terceira idade dentro de casa!

Lançamentos Milão 2008

Economizar é preciso. E viver também!

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

Decoração de interiores : O espaço Infantil

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.

Transforme cor em energia no seu ambiente!

Vintage & Retrô

47º Salão Internacional do Móvel de Milão:

Espelho, espelho meu...

Emoções da casa inteligente

A evolução da Arquitetura de Interiores

Os banheiros evoluíram e suas peças também

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

A evolução da Arquitetura de Interiores

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Esculturas em MDF harmonizam a decoração

Novos produtos decorativos para fixação

Hospital São Luiz surpreende médicos com espaço moderno