flashes" de aspectos variados do luxo em alguns lugares por onde passei. Fiquei pensando um pouco sobre o que é este substantivo cobiçado por muitos, alcançado por poucos e até mesmo visto com desdém por alguns. Atualmente muitos "conceitos de luxo" vêm sendo dados por diversas celebridades da moda, do design, das artes em geral. E, além disso, no meio em que atuo, luxo é um atributo a ser, pelo menos, avaliado. "/>

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Decoração e Arquitetura de Interiores (veja mais 153 artigos nesta área)

por Maria Alice Miller

Luxo atual



Durante uma viagem, tive vários "flashes" de aspectos variados do luxo em alguns lugares por onde passei. Fiquei pensando um pouco sobre o que é este substantivo cobiçado por muitos, alcançado por poucos e até mesmo visto com desdém por alguns. Atualmente muitos "conceitos de luxo" vêm sendo dados por diversas celebridades da moda, do design, das artes em geral. E, além disso, no meio em que atuo, luxo é um atributo a ser, pelo menos, avaliado.


Espaço, beleza, calma e conforto: aspectos do luxo atual


Devo deixar claro que foi difícil escrever este texto, tendo em vista que falar sabre o luxo leva a inúmeras implicações, incluindo aquelas de ordem social. Num mundo onde a maioria não tem o básico para viver, muitos condenam quem "vive no luxo" ou quem "se preocupa com isso" pura e simplesmente, sem ao menos refletir que, quem usufrui do luxo pode contribuir com a redução das diferenças sociais. Afinal, não se pode dizer que uma vida luxuosa seja atingida sem recursos financeiros: isso é uma verdade incontestável, mas que pode ser "manejada" de forma a ajudar a quem precisa.

Em primeiro lugar, creio que é preciso desfazer alguma confusão sobre a palavra em si. Muitos confundem luxo com ostentação, e muitas vezes com exibição e excessos, o que foi verdade no passado. Outros acreditam que luxo seja sinônimo de elegância, charme e sofisticação, mas, a meu ver, luxo não se confunde com estas qualidades, pelo menos no tocante ao design de interiores: são inúmeros os ambientes onde se pode encontrar elegância e charme de forma bem simples, e também sofisticação, sem luxo. Acredito que o inverso também seja possível, ou seja, um espaço luxuoso e pouco elegante, ou luxuoso sem sofisticação. Às vezes acontece, pois o luxo não é uma qualidade intrínseca de nada, nem está ligado a qualquer estilo, é bom deixar claro. Luxo é um degrau a mais, um cuidado a mais, um refinamento a mais. E é muito, muito fugaz.

Há uma definição para luxo com a qual concordo: a "qualidade de tudo aquilo que é raro, exclusivo, e às vezes, inusitado". Se olharmos para o passado vamos identificar que tudo de mais raro e exclusivo que existia, se encontravam nos palácios da realeza européia. Mas isto faz tempo, e as brutais mudanças pelas quais o mundo passou já não nos permitem mais identificar o luxo de hoje em dia com estes lugares. As tremendas transformações nos valores da vida humana que ocorreram no ocidente desde então, e as modificações culturais incrivelmente rápidas pela quais passamos no momento, também afetam o conceito de forma inevitável. E é bom registrar também que o que é luxo aqui e agora muda muito rápido, e o que é luxo em um lugar às vezes não é o mesmo num outro lugar.


O luxo de ter poucos móveis e bastante espaço para circular


De forma bem simplificada, o que podemos qualificar como sendo "raro" no estilo de vida da maior parte da população na atualidade? Uma das coisas é o tempo. Do jeito que levamos nossa vida, quem tem tempo para si mesmo, para nada, para tudo? Raras as pessoas... Outra coisa muito escassa nos dias de hoje - principalmente nas grandes cidades - é o espaço. Olhe a sua volta e verifique a quantidade de veículos, pessoas e até de barracas de praia tentando aproveitar um domingo de sol: certamente, quem tem um pouco de espaço dispõe de certo luxo.

Pois uma das características do luxo atual está justamente em usufruir de determinados privilégios que na verdade não podem ser comprados, mas sim conquistados. Muitos filósofos e estudiosos de tendências já apontam neste sentido e algumas pessoas já perceberam também o valor de coisas intangíveis, mas de importância fundamental em nossas vidas. Outra característica deste novo luxo é passar por algo que antes era considerado um "anti-luxo": o despojamento. Despojar-se de algumas coisas em benefício de uma maior qualidade de vida, é um grande luxo: trabalhar menos para ficar mais tempo com os filhos, para ter um hobby, para visitar uma exposição. Abrir mão de móveis e mais móveis para poder circular sem esbarrar em nada, observar bem as peças que se possui, deitar no chão simplesmente. Essas coisas simples estão sendo elevadas à categoria de luxo tendo em vista sua escassez e raridade.

No entanto, numa época onde o culto a imagem é quase uma "religião", quando "celebridades" são criadas e destruídas de um dia para outro, é difícil para quem não tem o hábito de refletir sobre a vida e sobre o mundo, perceber que o que é raro e exclusivo na verdade é a discrição, o comedimento, a paz de espírito. E que, portanto, voltando ao aspecto "casa", uma residência luxuosa na verdade tem "menos". Baseado numa frase que li certa vez - "o luxo se encontra no silêncio" - uma casa luxuosa tem mais "silêncios", mais espaço, mais "tempo" que outras, mais preocupadas em "mostrar" do que em se manter reservadas.

Esta idéia de luxo tem muito a ver com o famoso "less is more", que muitos já contestaram. O minimalismo nem sempre é sinal de luxo, pois pode ser também um sinal de pouca imaginação. Mas mesmo assim, penso que o luxo atual passa mais por valorizar algumas peças, preferencialmente as consagradas, do que acumular muitas delas. E quais peças têm este "valor", esta consagração? Entendo que não sejam simplesmente as de valor monetário mais alto, mas sim as que têm alguma história, um passado, um conceito.

Há coisas que têm um peso que já as fazem "um luxo" em si mesmas, e aí cito algumas peças de casa que, para mim, entram nesta categoria: uma cadeira de Joaquim Tenreiro; Uma escultura da serie "Bichos", de Lygia Clark; Uma mesa de centro Noguchi; Uma banheira com espaço ao redor; Uma bela piscina. Peças como estas são indicadoras de luxo, ainda que, sozinhas, não digam nada a respeito de uma casa, mas, se bem coordenadas, podem sim denotar que, para alem de cultura para se reconhecer estes "pequenos luxos", o bom gosto mora nesta residência.


O despojamento como atributo do luxo


Há também a questão das marcas. Existe uma série delas que podem indicar o luxo, mas vejo que, cada vez mais este aspecto torna-se pouco relevante. Há muitos que entendem que o luxo se resume a exibir um "objeto de luxo", o que não é verdade. No luxo atual, mais vale conhecer e reconhecer o porquê de uma grife ter alcançado uma distinção frente as suas concorrentes que apenas exibí-la. Em geral, estes nomes têm uma historia por trás, pois seus produtos são fabricados cercados por cuidados e com vários atributos que são difíceis de serem atingidos por qualquer empresa: qualidade, design, beleza, refinamento, conforto, requinte, pós-atendimento, tecnologia. É um verdadeiro conjunto de adjetivos que são conquistados com o tempo, e não simplesmente forjados pela publicidade. Seus consumidores as escolhem porque elas Ihes prestam um "serviço" sem igual, e eles sabem qual é.

Entendo que o luxo dos dias de hoje se esconde justamente em pequenos detalhes e conceitos, muitas vezes bastante abstratos, muitas vezes difíceis de serem compreendidos, e por vezes até desconhecidos da maioria das pessoas. Alguns deles vêm, aos poucos, se mostrando a quem está atento as mudanças pelas quais todos passamos. E certamente tem a ver mais com o "ser" do que com o "ter".



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Sua casa está preparada para o verão?

Como Usar Adesivos na Decoração da sua Casa

Como fazer a Decoração de Apartamentos Pequenos e Modernos

Decoração moderna, repleta de personalidade

O be a bá da moldura

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Ambientes externos de cara nova

Sua lavanderia anda bagunçada? Aprenda a organizar!

Como decorar um quarto de bebê com segurança e sofisticação

Rústico chic, você sabe o que é?

8 ações simples e econômicas para causar impacto na decoração

5 Dicas de decoração para casas de campo

Como decorar uma sala no inverno

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Sete ideias para ampliar espaços pequenos

Quarto infantil, aprenda a decorar!

Decoração de sofás com mantas – sinta-se confortável!

Casa charmosa: ladrilho hidráulico na decoração

Renovar a decoração da casa é fácil!

Como escolher sua cortina

5 dicas simples para ampliar espaços pequenos

Colorindo!

Revestir paredes com papel é chique!!!!

5 estilos de decoração para se inspirar

Decoração de garagens

Use a decoração a favor no corredor!

Conheça os dez erros mais comuns de decoração

O que é decoração “high-low”?

Cinco ideias para preparar a casa para o inverno

Como explorar o espelho e aproveitar seu efeito na decoração?

10 dicas para a sua área de churrasqueira!

Decoração com cores fortes

Que piso cerâmico usar em casa?

Receba os convidados na sua cozinha gourmet!

Decorando sua casa - Noções Básicas

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Quartos masculinos - como decorar? 2ª parte

Quartos masculinos - como decorar? 1ª parte

Utilizando as sacadas com criatividade!

Aprenda como valorizar seus corredores

Dez dicas para home theater em pequenos ambientes

Qual a melhor decoração para a sala de jantar?

13 dicas para decorar salas em apartamentos pequenos

Decoração de casas de praia

Os diferentes estilos de decoração

Papel de parede, paredes de papel!

Bons motivos para reformar seu móvel

Como decorar um imóvel alugado

Vantagens de morar em uma casa pequena

Como decorar com peças em segunda mão

Como decorar a sua casa pré-fabricada.

Aproveite mais a varanda

Como integrar a sala com a cozinha?

Preparando sua casa para o inverno.

Decoração wabi-sabi. O que é e para que serve.

Como decorar uma casa de praia?

Decorando a casa para a páscoa.

Cozinha integrada com a sala

9 dicas para decorar a casa nova

O que não fazer quando se decora uma casa

Como decorar a casa nova?

Imóveis compactos, como decorá-los?

Onde colocar o sofá em sua sala?

Cascata no interior de sua casa, já pensou nisso?

O sonhado Closet!

Sua casa é pequena? Como decorar?

Como planejar a área de serviço

Decoração Pop Art, dicas essenciais.

Quarto pequeno? Dicas simples para sua decoração

Decoração. O que não se deve fazer!

Sua sala é pequena? Aprenda a decorar!

Cozinhas francesas, idéias de decoração

Como usar a cor na decoração

Lareira, 13 idéias para sua decoração.

Quarto do casal, um espaço muito especial.

Jardim Interno, Como Fazer

Dicas para montar e decorar sua academia em casa

O que é uma decoração de luxo?

Utilização de almofadas para a decoração de ambientes.

Utilização de toldos para coberturas

Decoração moderna de interiores

Como decorar um apartamento

Truques para aumentar ambientes na sua casa

Como refrescar a casa e o escritório neste calor?

Como escolher o tapete apropriado?

Decoração de salas modernas

Sala de jantar, como decorar?

Hall de entrada, como decorar?

Decore sua casa com fotos de família

Como montar uma adega em casa

Decoração de quartos, dicas básicas

Como renovar sua cozinha, com baixo custo!

Jardim de inverno embaixo da escada

Biblioteca. Criando o seu espaço de leitura

Quarto de casal, como decorar?

Como decorar uma sala

Segredos para uma sala bonita e organizada

Decoração de quartos, um ambiente que pode fazer a diferença em sua casa.

Decoração: qual é o seu estilo?

Tendências, Arquitetura De Interiores e Reformas

Decoração para casa de praia

Decoração inteligente

Em busca de espaço livre?

Que tal organizar sua garagem?

Decorando o quarto do seu bebê!

Como escolher um decorador

Quarto de criança não é brincadeira!

Morar Mais por Menos 2010 – Lançamento de mobiliário de Ignez Ferraz e Aida Boal

Decoração de casas: construir um ambiente em um lugar já construído.

Arquitetura: a construção de ambientes para sua casa.

Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?

Luxo atual

Pintura por computador: A arte de desenvolver produtos inusitados

Reduza, Recicle e Reutilize

Uma questão de bom senso

Eu só queria ter uma casa bonita...

Soluções e truques para pequenos espaços

Pense: Sua casa tem a sua cara?

Harmonia

Casa pequena pode ser deliciosamente agradável

Club Gourmet, projeto premiado na Casa Cor Paraná

Os mitos que envolvem o decorador

Elegância na Arquitetura

A6 Arquitetura + Design explora a ousadia no projeto da Loja Casa Cor

Prêt-à-porter X banalização

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio

Design de interiores : Mobiliários, a compulsão pela novidade

Decoração de interiores : Tons de bege

O designer de interiores, profissional ou amigo?

Decoração de natal, hora de arrumar a casa !

Espaços multifuncionais garantem vários climas!

Decorando ambientes : o prazer da cor

Vidros criativos chegam ao Brasil.

Colocar influência do Japão em Arquitetura & Interior é, antes de mais nada, respeito e pesquisa!

Terceira idade dentro de casa!

Lançamentos Milão 2008

Economizar é preciso. E viver também!

Hotelaria hospitalar traz conforto para pacientes e profissionais médicos

Decoração de interiores : O espaço Infantil

Decoração de interiores, unindo o clássico e o contemporâneo.

Transforme cor em energia no seu ambiente!

Vintage & Retrô

47º Salão Internacional do Móvel de Milão:

Espelho, espelho meu...

Emoções da casa inteligente

A evolução da Arquitetura de Interiores

Os banheiros evoluíram e suas peças também

Sistemas de home theater e suas implicações na arquitetura e decoração

Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

A evolução da Arquitetura de Interiores

Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Esculturas em MDF harmonizam a decoração

Novos produtos decorativos para fixação

Hospital São Luiz surpreende médicos com espaço moderno