Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Lucas Matheus

A utilização do aço na construção civil



A engenharia acompanha as tendências mundiais e busca sempre inovar almejando o desenvolvimento com redução de custos efetivos, diminuição no período das obras e aumento do quesito eficiência.

A procura por alternativas capazes de conciliar esses 3 importantes pilares conduziu o cenário da construção civil para a utilização de métodos baseados na introdução do aço em suas atividades.


Produto resultante de interações do elemento químico Ferro (Fe) com o Carbono (C) e outros componentes, o aço é uma liga metálica que se encontra em processo de expansão quanto a sua utilização em obras, sendo que as principais propriedades do aço estão relacionadas a sua composição.

Aços com baixo percentual de carbono (menos de 0,25%) não apresentam dureza considerável, além de não poderem ser tratados termicamente. Aços com percentual médio de carbono (0,25% até 0,6%) são mais resistentes, porém menos dúcteis. Por último, os aços com elevado percentual de carbono (a partir de 0,6%) demonstram maior resistência e consequentemente maior dificuldade de serem transformados em fios.

A capacidade de ser bastante flexível quanto a sua utilização faz do aço um produto em destaque no cenário mundial, e inicia a lista de vantagens relacionadas a introdução dessa liga metálica no desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Atualmente são conhecidos mais de 3 mil tipos de aço, dos quais existe uma parte destinada exclusivamente as especificidades exigidas pela construção civil. Nessa área de atuação, o aço pode ser empregado de duas formas: nas edificações (onde a estrutura base é montada com componentes de aço) ou na forma de armaduras, complementando a estrutura de concreto armado.

Em metrópoles onde grandes áreas livres se tornam cada vez mais difíceis, o uso de estruturas metálicas é uma saída inteligente. As seções de pilares e vigas de aço são mais reduzidas do que as equivalentes em concreto, fato que implica uma melhor utilização do espaço disponível, aumentando a área útil do projeto, situação tão idealizada, principalmente em obras habitacionais.

“Tempo, no mundo dos negócios é dinheiro”. Quem nunca ouviu essa frase pelo menos uma vez na vida? O aço conhece e compactua com esse ideal.

A possibilidade de se fabricar peças da estrutura ainda durante o processo de fundições, a independência climática em relação as chuvas e a vasta quantidade de aço comercializado no mercado nacional podem ocasionar uma redução de até 25% no tempo necessário para a execução de uma obra, em comparação ao período gasto caso fosse utilizado apenas concreto em suas estruturas.

Outras Vantagens da Utilização do Aço

- Reciclagem: o aço é um material que pode ser 100% reciclado;

- Alívio na carga das fundações: o aço é uma liga metálica aproximadamente 30% mais leve que o concreto, fato que ocasiona uma redução nos custos das fundações;

- Preservação do meio ambiente: estruturas metálicas são menos agressivas ao meio ambiente, já que reduzem a utilização de madeira nas obras e a emissão de materiais particulados;

- Precisão estrutural: enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, no caso das estruturas metálicas se utiliza o milímetro, ocasionando um ganho na estrutura, por conta da redução da margem de erro;

- Retorno de investimentos: com a redução no tempo de obra e, consequentemente, uma antecipação no prazo de entrega da mesma, o retorno dos investimentos realizados será mais rápido;

- Fidelidade perante o cliente: diminuindo o tempo de obra, aumentando a qualidade do resultado final por meio da redução dos impasses ocasionados por problemas estruturais, demonstrando preocupação com as consequências da obra diante do meio ambiente, o cliente mostra-se satisfeito com o produto recebido e passa a indicar o serviço que lhe foi fornecido.

Diante desses inúmeros aspectos positivos é vantajoso abandonar o concreto nas estruturas a serem construídas? Não. O aço é apenas mais uma opção existente no mercado capaz de suprir as mesmas necessidades atendidas pelo concreto.

Seria uma atitude radical abandonar completamente o uso de concreto em estruturas, já que essa é a forma de construção mais difundida nos cursos de Engenharia Civil e mais utilizada nas obras. A introdução do aço no mercado das estruturas é uma realidade, mas a sua classificação como unanimidade é um ideal um pouco distante, embora palpável.


Lucas Matheus, Acadêmico de Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Apaixonado por novidades relacionadas à tecnologia e interessado por ideias que promovam o desenvolvimento sustentável.


Fonte:blogdaengenharia.com



Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Conheça 6 aplicações do aço na construção civil

O uso da Cantoneira L e do Perfil T em projetos estruturais e acabamentos

Tipos de fundações: como definir a melhor para sua obra?

Por que o inox em regiões litorâneas é a melhor opção?

Tudo o que você precisa saber sobre o aço na construção civil

Como evitar a corrosão do aço: cuidados e boas práticas

Conheça as vantagens de usar estruturas metálicas nas construções

Principais tipos de aço e suas aplicações

Aço para construção: tudo que você precisa conhecer

Estrutura metálica para casas: 5 Cuidados essenciais

Conheça as vantagens do uso do aço na construção civil

Estrutura de concreto x estrutura metálica: vantagens e desvantagens

Por que utilizar estruturas de aço em obras de construção?

Utilização do aço estrutural, quais as vantagens e as desvantagens?

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil

A utilização do aço na construção civil

Vantagens e Desvantagens do aço na construção civil

As vantagens de construir com aço

Porque construir em aço

Uso do aço oferece soluções arrojadas na hora de construir

Perguntas e Respostas sobre Estruturas Metálicas

Como evitar e eliminar a ferrugem

Construções híbridas, o melhor de dois mundos

Vantagens da Construção em Aço

Light steel framing: Estruturas em aço leve

Futuro Sustentável com o Aço.

Aço Inox na Arquitetura

Casas de aço: Tendência que avança no Brasil

Construção em aço pode acelerar o alcance da meta de 1 milhão de moradias no Brasil

Sem agredir a natureza, aço vira padrão popular

Nova técnica metalúrgica gera aço puro mais resistente que liga metálica

Uso Racional do Aço no Concreto Armado

Tipos de aço e perfis para estrutura metálica de edifícios