Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Aço para construção: tudo que você precisa conhecer



O aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e carbono. Com apenas 2% de carbono em sua composição, o aço oferece boa resistência mecânica a baixo custo.

Além do carbono, é possível adicionar ao aço outras ligas metálicas para conferir a ele novas características. Por exemplo, ao adicionar níquel e cromo criamos o aço inoxidável que usamos na cozinha.


O aço é produzido a partir do ferro gusa, que é o minério de ferro processado em alto forno com altos teores de carbono e impurezas.

O ferro gusa passa por um processo controlado da descarbonatação. Este processo tem o objetivo de reduzir o teor de carbono na estrutura e situa-lo entre 0,01% a 2%.

Após a descarbonatação, o aço é levado para laminação onde é deformado mecanicamente e transformado em chapas, bobinas, vergalhões, arames, barras, entre outros formatos.

Com teores bem baixos de carbono, por volta de 0,3%, o aço tem como principal característica a ductilidade (maleabilidade). Ou seja, ele suporta grandes deformações e impactos sem se romper.

Com aumento do teor de carbono a tenacidade (resistência) aumenta, mas a maleabilidade diminui. Ou seja, quanto mais carbono maior a tenacidade e menor a ductilidade.

Quais os tipos de aço?

Segundo a NBR 7480 - Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado, os produtos de aço são classificados como vergalhões ou barras de aço quando possuem diâmetro nominal igual ou superior a 6,3mm e foram obtidos por laminação a quente.

Ainda segundo esta norma, os fios são os produtos de aço que possuem diâmetro nominal igual ou inferior a 10mm e são obtidos por laminação a frio.

A NBR 7480 também classifica os tipos de aço conforme a sua tensão de ruptura em três grupos:

Aço CA-25

As barras de aço CA-25 suportam uma tensão de 25kgf/mm² e possuem superfície lisa. Os diâmetros nominais variam de 6,3 a 40mm.

Aço CA-50

Já as barras de aço CA-50 suportam tensões de ruptura de até 50kgf/mm². Elas obrigatoriamente possuem nervuras transversais nas barras.

A superfície rugosa ajuda a melhorar a aderência do aço ao concreto e os diâmetros nominais variam de 6,3 a 40mm.

O aço CA-50 é o mais utilizado fabricação das fundações e estruturas de concreto armado. Ele é o principal elemento das armações de aço, como colunas, gaiolas e radier de aço.

Aço CA-60

Apesar de serem chamados de barras de aço CA-60, os fios de aço CA-60 suportam uma tensão de ruptura de até 60 kgf/mm².

Os fios com diâmetro nominal abaixo de 10 mm podem ter superfície lisa ou rugosa. Entretanto, a superfície deve ser obrigatoriamente rugosa quando o diâmetro for igual a 10 mm.

Eles são utilizados junto com as barras de aço CA-50 na fabricação das armações de aço como estribos e treliças. Os diâmetros nominas variam de 4,2 a 10mm.

Como usa o aço na obra?

As barras de aço são cortadas, dobradas e amarradas para formar as armações de aço das peças estruturais.

O aço funciona como um esqueleto das peças de concreto, ele é amplamente utilizado nas armações de aço das fundações do tipo sapata isolada, sapara corrida, radier e vigas baldrame.

As peças de aço também são fundamentais na construção da colunas, vigas e lajes do sistema de concreto armado.

Outras estruturas como: calçadas, contrapisos de garagens, vergas e contravergas das esquadrias e cintas de amarração da alvenaria também utilizam o aço para aumentar sua resistência contra cargas.

Quais os tipos de armações de aço? As armações de aço mais comumente utilizadas na construção residencial são:

Colunas de aço POP

As colunas de aço POP têm formato retangular e são muito utilizadas na fabricação de pilares, vigas e fundações (viga baldrame).

O tipo de coluna de aço mais comum é composto por 4 barras de aço CA-50 unidas entre si por estribos de aço. Mas existem projetos que demandam colunas com até 8 barras.

Tela de aço

As telas de aço são placas feita de barras de aço entrelaçadas em formato de uma malha quadriculada.

Com 4 níveis resistência (leve, média, pesada e reforçada), elas são utilizadas na construção de calçadas, contrapisos, lajes e fundação do tipo radier.

Gaiola de aço

Já as gaiolas de aço são utilizadas no fundação do tipo sapata isolada, sapata associada e sapata corrida.

A armação se assemelha a uma caixa de aço, retangular ou quadrada, muito resistente.

Radier de aço

O radier de aço, ou armação aberta também é utilizado para fundação de sapata corrida, sapata isolada e sapata associada.

Ele se assemelha a malha de aço, porém tem dimensões menores e as pontas dobradas e voltadas para cima.

Treliças de aço

As treliças de aço são estruturas compridas e triangulares de aço, muito resistentes e utilizadas para fabricação das vigotas usadas em lajes pré-moldadas.

Como comprar aço para construção?

Existem basicamente 3 maneiras de comprar o aço da obra. Falaremos mais sobre cada uma delas a seguir.

Comprar conforme o projeto estrutural

O projeto estrutural é composto por vários desenhos e páginas. Geralmente cada página detalha uma parte da estrutura como fundação, colunas, vigas e lajes.

Geralmente em cada página tem uma tabela resumo com a quantidade aço necessário em metros e quilos e por tipo e diâmetro.

Assim, para comprar as armações de aço conforme o projeto estrutural basta informar a quantidade de aço em quilos por tipo e medida.

Depois, a empresa irá pedir uma cópia do projeto estrutural para construir as armações de aço conforme o projeto e te entregar as armações de aço prontas para serem utilizadas na obra.

Uma vantagem deste modelo de compra é que as entregas são feitas conforme a etapa da obra. Assim, o aço fica o menor tempo possível armazenado no canteiro de obras.

Em muitos lugares ela ainda é uma opção cara, porém é a mais rápida nos casos de obras com pouca mão de obra e com armações de dimensões diferentes dos padrões de mercado.

Fazer as armações de aço na obra

Outra maneira de obter as armações de aço é comprando barras de aço de 6 ou 12 metros, e depois cortar, dobrar e amarrar as barras de aço na obra.

À primeira vista, parece ser a maneira mais barata, porém fazer as armações demanda mão-de-obra, equipamentos e tempo para montagens das estruturas. Estas despesas também devem entrar no orçamento.

E mais, você também deve considerar um índice de perdas na hora de fazer as contas, pois na hora de acertar os cortes e dobras se perde parte do aço.

Comprar armações prontas

Comprar armações de aço prontas é a maneira mais fácil e barata de comprar o aço para construção.

Com esta opção as armações chegam montadas e prontas para o uso na obra, economizando tempo e dinheiro.

Porém, no mercado existem medidas padronizadas para as armações prontas, logo, esta opção só é viável se as medidas das armações de aço do seu projeto seguirem este padrão. As medidas mais comuns são:


Qualidade

Independente da forma como você irá comprar o aço, antes de fechar com o fornecedor é importante solicitar os laudos que certificam a qualidade dos materiais.

Os laudos devem constar que o aço foi produzido e embalado de acordo com a norma NBR 7480 - Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado.

Observe também se as barras, pacotes ou rolos possuem identificações, gravuras ou etiquetas com nome ou marca, categoria do aço e diâmetro nominal.

Como receber a entrega de aço?

Na chegada do material no canteiro de obras, é o recomendado verificar se o material corresponde com as especificações solicitadas, se estão isentos de defeitos e se a documentação está correta.

Os defeitos mais comuns a serem observados na hora da entrega são: presença de óleo, corrosão excessiva e escamas nas barras de aço.

Uma corrosão é considerada normal quando for uniforme, leve e superficial, ou seja, deve ser possível remover a oxidação com um tecido grosseiro ou escova qualquer.

Se um ou mais defeitos forem observados no recebimento, a entrega deve ser rejeitada, pois esses produtos provavelmente terão problemas de resistência e de aderência ao concreto.

Verifique também se a empresa entregou o certificado de qualidade com a descrição das características do aço e a garantia que a fabricação seguiu rigorosamente a NBR 618 - Projeto de estruturas de concreto.

Como armazenar o aço?

Para evitar a corrosão, o aço não deve ficar em contato direto com o solo. Por isso ele deve ser armazenado sobre tablados ou bases suspensas.

Dado que as peças costumam ter comprimento de 12 metros, os espaçadores podem e devem ser utilizados para auxiliar no armazenamento.

As peças de aço também devem ser protegidas do sol, chuva e demais intempéries, por isso devem ser armazenados em locais cobertos ou protegidos por lonas plásticas.

As armações de aço podem ser armazenadas para uso posterior desde que muito bem conservadas.

No entanto, os fabricantes recomendam 2 meses como período máximo de armazenamento, pois o aço cortado e dobrado é um produto sob encomenda e para uso imediato.

Para agilizar as tarefas no canteiro de obra, aconselha-se a separar as peças de acordo com a utilização, diâmetro e tipo.



Fonte:praconstruir.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue








Comentários

Mais artigos

Aço para construção: tudo que você precisa conhecer

Estrutura metálica para casas: 5 Cuidados essenciais

Conheça as vantagens do uso do aço na construção civil

Estrutura de concreto x estrutura metálica: vantagens e desvantagens

Por que utilizar estruturas de aço em obras de construção?

Utilização do aço estrutural, quais as vantagens e as desvantagens?

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil

A utilização do aço na construção civil

Vantagens e Desvantagens do aço na construção civil

As vantagens de construir com aço

Porque construir em aço

Uso do aço oferece soluções arrojadas na hora de construir

Perguntas e Respostas sobre Estruturas Metálicas

Como evitar e eliminar a ferrugem

Construções híbridas, o melhor de dois mundos

Vantagens da Construção em Aço

Light steel framing: Estruturas em aço leve

Futuro Sustentável com o Aço.

Aço Inox na Arquitetura

Casas de aço: Tendência que avança no Brasil

Construção em aço pode acelerar o alcance da meta de 1 milhão de moradias no Brasil

Sem agredir a natureza, aço vira padrão popular

Nova técnica metalúrgica gera aço puro mais resistente que liga metálica

Uso Racional do Aço no Concreto Armado

Tipos de aço e perfis para estrutura metálica de edifícios