Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Sem agredir a natureza, aço vira padrão popular



Em substituição à madeira, a partir de agora o aço passa a ser o material padrão em construções de telhados de casas populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, a CDHU. A decisão leva em conta questões ambientais e econômicas.

Segundo dados da Jarsil Indústias, para a construção de um telhado de 550m2 em madeira usa-se 2.900kg de perfis de aço. Para a construção de um telhado de mesmo tamanho, em madeira, é utilizado 16.500kg de madeira serrada, o que equivale a 30.000kg de toras de madeira, cerca de 10 árvores.

Os dados podem variar dependendo das árvores utilizadas, uma árvore de reflorestamento rende mais madeira do que uma nativa, mas a madeira é disputada entre muitas indústrias, como a de celulose, móveis, painéis e chapas, causando impacto ambiental e ou a busca por novas áreas de desmatamento ou o aumento dos preços, já o aço, com a compra em larga escala pela CDHU, conseguiu uma espécie de leilão entre as empresas do ramo para conseguir o preço mais baixo possível.

Ainda na questão ambiental, a madeira tem contra-indicações em relação ao aço. Ela precisa de produtos tóxicos para assegurar a durabilidade e mesmo assim tem uma vida útil menor e quando chega ao fim só pode ser substituída por outra madeira mais nova, já o aço é mais durável e pode ser reciclado apenas derretendo-o.

Manual do Aço
Para o mercado entender a aceitar a nova ordem do aço nas construções, o Centro Brasileiro de Construção em Aço, o CB-CA, publicou o manual “Viabilidade Econômica das Construções com Estruturas de Aço". Nele, discute-se a visão que se tem do aço, que compartilha a fama de moderno e rápido com o porém do preço alto.

Segundo a CB-CA o aço em si pode ser mais caro que outros materiais, mas ao mesmo tempo gera economias em áreas da obra.

Economiza-se tempo. As construções em aço podem ser todas realizadas nas fábricas e apenas montadas no canteiro de obras, enquanto a madeira geralmente é retirada dentro de áreas florestais e longe dos canteiros de obra, gastando-se tempo e dinheiro com o transporte por caminhões. As construções em madeira também não podem acontecer quando está chovendo, coisa que não ocorre quando se usa o aço.

A instalação da caixa d`água, a vantagem de não correr risco de incêndios e a fixação, já que os telhados usam apenas parafuso brocante, também são fatores de economia nas construções com o aço que são muitas vezes ignoradas quando olha-se apenas para o preço bruto do material.

Além do telhado
A construção popular pode ir além da construção dos telhados, ela pode envolver toda a casa e ajudar a resolver o déficit brasileiro de 6 milhões de moradias.

Um exemplo são as casas construídas pelo Projeto Kofar Casa Popular, que reúne 14 empresas e oferece três tipos de plantas de casas populares, todos de construções pré-fabricadas e de estruturas metálicas. O sistema utilizado é chamado de Steel Frame e se caracteriza pelos perfis metálicos leves de aço galvanizado, placas de revestimento e mantas térmicas impermeáveis. Os perfis são previamente perfurados para aumentar a produtividade nas instalações elétricas e hidráulicas e a casa pode ficar pronta em apenas 3 meses.

O método Steel Frame reduz a praticamente a zero o desperdício de materiais devido ao controle do processo produtivo na indústria e apenas deve ser montado no local da obra. O custo total da obra fica em torno de 20% mais barato do que a tradicional casa popular de alvenaria.

Comentários

Mais artigos

Utilização do aço estrutural, quais as vantagens e as desvantagens?

Construções Metálicas: O uso do Aço na Construção Civil

A utilização do aço na construção civil

Vantagens e Desvantagens do aço na construção civil

As vantagens de construir com aço

Porque construir em aço

Uso do aço oferece soluções arrojadas na hora de construir

Perguntas e Respostas sobre Estruturas Metálicas

Como evitar e eliminar a ferrugem

Construções híbridas, o melhor de dois mundos

Vantagens da Construção em Aço

Light steel framing: Estruturas em aço leve

Futuro Sustentável com o Aço.

Aço Inox na Arquitetura

Casas de aço: Tendência que avança no Brasil

Construção em aço pode acelerar o alcance da meta de 1 milhão de moradias no Brasil

Sem agredir a natureza, aço vira padrão popular

Nova técnica metalúrgica gera aço puro mais resistente que liga metálica

Uso Racional do Aço no Concreto Armado

PRÊMIO ABCEM 2008

Livro “Obra em Aço” de Zanettini, aborda os 40 anos de projetos no campo da arquitetura metálica

Tipos de aço e perfis para estrutura metálica de edifícios

Petrobrás e Zanettini planejam obra memorável

Novo Complexo de Exposição de Milão