Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Impermeabilização em Light Steel Frame



Os efeitos da ausência ou má execução de impermeabilização nas obras em Light Steel Framing são bastante danosos, uma vez que os materiais constituintes do sistema são mais afetados pela umidade.

O Light Steel Framing é composto basicamente por quadros estruturais de perfis de aço conformados a frio e fechamento em chapas delgadas. "A construção é mais leve e, consequentemente, mais deformável, exigindo materiais de impermeabilização flexíveis e de elevado desempenho quanto à impermeabilidade, capacidade de elongação, durabilidade e resistência ao envelhecimento", afirma Maria Amélia Silveira, consultora do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI).


O projeto de impermeabilização tem como finalidade evitar o contato dos perfis e das bases das chapas com a umidade, devendo ser especificado na mesma etapa em que os detalhes construtivos serão desenvolvidos.
O tipo de impermeabilização mais adequado depende de uma série de fatores, tais como a finalidade da estrutura, os acabamentos a serem executados e as deformações previstas no cálculo estrutural. "Para obras com previsão de grandes deformações, pode ser mais viável utilizar sistemas de impermeabilização não aderidos à estrutura", exemplifica Maria Amélia.

Fatores externos também influenciam no projeto, como as cargas estáticas ou dinâmicas que podem atuar sobre a estrutura, esforços ocasionados por variações térmicas de grande amplitude e se o ambiente é marinho ou uma região industrial, por exemplo. "É importante também saber da facilidade de acesso à impermeabilização para futuros reparos ou revitalizações, bem como a expectativa de vida útil da edificação", diz a consultora do IBI.

Segundo ela, o projeto de impermeabilização deve conter um cronograma executivo para as diversas áreas da impermeabilização a serem tratadas. Sua compatibilização com os demais serviços da obra deve ser coordenada pela construtora e vai envolver os projetistas de estrutura, hidráulica, elétrica e paisagismo.

De uma forma geral, são impermeabilizados os pisos em contato com o solo e os pisos das áreas molháveis - banheiros, lavabos, cozinhas e áreas de serviço.

Também é preciso impermeabilizar as coberturas e tratar as paredes com materiais que funcionem como barreira de vapor. A consultora do IBI ressalta que outro ponto de relevância é o uso correto de selantes nas junções das placas pré-moldadas e entre as placas e a estrutura metálica. "A não aplicação ou aplicação incorreta desses selantes compromete a estanqueidade da construção", alerta.

Outra recomendação para a garantia de durabilidade da parede e, consequentemente, da edificação, segundo a pesquisadora Luciana Alves de Oliveira, do laboratório de componentes e sistemas construtivos do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Cetac/IPT), são as diferenças de cota (desníveis) de no mínimo 5 cm entre o piso externo acabado (calçada) e a base dos quadros estruturais da fachada, além da diferença de cota mínima de 2 cm entre a base dos quadros estruturais e o piso acabado das áreas molhadas (banheiros e áreas de serviço).

Recomenda-se também o desnível mínimo de 4 cm entre a base dos quadros estruturais e o piso acabado do boxe, posicionando o perfil do quadro estrutural da parede no nível mais elevado, explica a pesquisadora (outras orientações podem ser obtidas na Diretriz Sinat nº 003 - Revisão 01 - Sistemas Construtivos Estruturados em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamentos em Chapas Delgadas - Sistemas leves tipo "Light Steel Framing").

Materiais

Os materiais utilizados nas impermeabilizações das obras de Light Steel Framing são basicamente os mesmos utilizados nas construções convencionais. Maria Amélia Silveira explica que, para funcionar como barreira de vapor, os materiais mais consagrados são os de base asfáltica, como as emulsões asfálticas. Para os pisos em contato com o solo ou nas áreas úmidas, podem ser usados os asfaltos em mantas pré-fabricadas ou em emulsão. Para as coberturas, ela afirma que o mercado dispõe de uma ampla gama de materiais moldados in loco ou mantas pré-fabricadas destinadas ao serviço.

O engenheiro Luiz Tadeu Mariutti, do departamento de engenharia da Construtora Sequência, acrescenta que, como a impermeabilização deve ser flexível, de modo a manter-se intacta com a movimentação das placas, a construtora desenvolveu junto com um fabricante um sistema que passou a integrar todas as obras. "Trata-se de um impermeabilizante acrílico, que é misturado ao cimento Portland. Antes, porém, deve-se vedar o rodapé abaixo da placa de gesso com um cordão expansivo. Depois disso, é aplicada a emulsão impermeabilizante", diz.

Quando os materiais chegam ao canteiro, é importante verificar sua conformidade com relação ao que foi detalhado em projeto. "Se necessário, ou em caso de dúvidas, deve ser separada uma amostra para ensaio", opina Maria Amélia.

O ideal é que os materiais destinados à impermeabilização sejam armazenados na obra, em suas embalagens originais, em local apropriado protegido do sol, chuva e umidade.

Execução

A impermeabilização é realizada conforme o andamento da obra, ou seja, no início impermeabilizam-se as fundações, pisos e reservatórios inferiores e, no fim, as coberturas e os reservatórios superiores. Já a impermeabilização das paredes e a aplicação de selantes deve acompanhar a fase de fechamento da estrutura.

De acordo com a consultora do IBI, a fiscalização dos serviços e também da qualidade dos materiais deveria preferencialmente ser realizada por empresa independente da construtora e da aplicadora. "Pode ser exercida pela empresa responsável pelo projeto de impermeabilização, que terá todo o empenho para que a instalação dos produtos siga o planejado. Entretanto, essa fiscalização independente não impede que controles sejam feitos pelo próprio aplicador e também pela construtora", diz.

Os responsáveis pela fiscalização têm a função de assegurar todos os detalhes especificados em projeto durante a execução. O projeto deve especificar a forma de preparo do substrato para receber a impermeabilização, os quantitativos em kg/m² para a formação das membranas moldadas no local e a definição clara das espessuras e demais requisitos das mantas pré-fabricadas.

"É importante, também, a indicação dos tempos de cura e do intervalo mínimo e máximo entre as demãos. O tempo mínimo é para garantir a cura do material (evaporação do solvente, ou tempo necessário para a polimerização), o tempo máximo é para que não ocorra delaminação (separação ou perda de aderência) entre as camadas.

As falhas na impermeabilização, segundo Maria Amélia, ocorrem por fatores como não cumprimento do projeto, opção por materiais de qualidade aquém do especificado, falhas da mão de obra e na própria fiscalização.

Luiz Tadeu Mariutti, da construtora Sequência, ainda acrescenta que normalmente as falhas acontecem em ambientes onde não foi prevista a limpeza com água durante a ocupação. "Geralmente os Manuais de Proprietários advertem para este fato, porém, nem sempre isto é observado pelo morador", diz. "Com isso, em locais em que possa haver lavagem com água, mesmo em salas, a construtora optou por adicionar uma manta com altura de 0,30 m em cada lado dos painéis de steel frame", comenta.

Materiais mais Comuns Usados na Impermeabilização em Obras de STEEL FRAMING

- Mantas pré-fabricadas - Asfálticas, de PVC (policloreto de vinila), de butil ou EPDM (etileno propileno dieno) e de EVA (acetato de vinil etileno);
- Materias para aplicação em pinturas - Poliuretano, asfalto com poliuretano, acrílicos, silicones e asfaltos elastoméricos;
- Selantes - Selantes de poliuretano e acrílicos.


Checklist

- O projeto de impermeabilização deve ser realizado na etapa de desenvolvimento dos detalhes construtivos;
- A impermeabilização precisa ser compatibilizada com os outros processos de execução;
- Um cronograma executivo deve orientar quanto às diversas áreas da impermeabilização a serem tratadas;
- É preciso verificar se os materiais que chegaram ao canteiro são os mesmos estipulados em projeto;
- Os materiais devem ser armazenados conforme instruções dos fabricantes;
- É preciso garantir o cumprimento das especificações de projeto quanto à forma de preparo do substrato, os quantitativos em kg/m² para a formação das membranas moldadas no local e a definição das espessuras e demais requisitos das mantas pré-fabricadas.


Fonte:nexo3.com.br


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

6 coisas que você não sabia sobre aplicação de manta asfáltica

A importância da impermeabilização residencial

Quais são as vantagens de realizar a impermeabilização de coberturas?

Impermeabilização: quais as principais técnicas para a construção civil?

Impermeabilização do solo: entenda esse problema

Quais são os tipos de impermeabilização usados na construção civil

Infiltrações X Impermeabilização

Soluções para os problemas mais comuns de infiltração

Porque impermeabilizar o telhado?

Vou construir e quero uma casa livre de infiltrações; quais cuidados devo tomar?

Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração

Como identificar e resolver problemas de infiltração

Infiltração e umidade nas paredes? Como solucionar?

Como proteger um muro contra infiltrações e umidade?

Impermeabilização em Light Steel Frame

Impermeabilização de paredes

Saiba como evitar infiltrações na sua casa

Impermeabilização: dicas básicas para excelentes resultados

Como impermeabilizar laje – Dicas e vantagens na aplicação

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Dicas de construção: umidade do solo e impermeabilização

O que é impermeabilização?

Importância da impermeabilização para a sustentabilidade das edificações

Sistemas de Impermeabilização na Construção Civil

Trocas de mantas: Frequente engano.

Impermeabilização: dicas básicas para ter excelentes resultados.

Impermeabilização de cimento na construção

Manifestações Patológicas na Impermeabilização de Estruturas de Concreto em Saneamento

A importância da profissionalização de mão de obra na impermeabilização

Impermeabilização : áreas diversas - 2

Impermeabilização: áreas diversas

Impermeabilização : Coberturas transitáveis por pedestres e veículos.

Impermeabilização : Coberturas não transitáveis

Impermeabilização na construção : um assunto sério.

Tratamento das áreas molháveis com paredes em gesso acartonado

Incrustrações em piscina impermeabilizada com manta asfáltica

Impermeabilização: saiba quando e como aplicar seus benefícios

A importância do projeto de impermeabilização