Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Infiltração e umidade nas paredes? Como solucionar?



O melhor remédio para umidade e infiltração é a prevenção da umidade. Se sua casa está com infiltração, com certeza a prevenção contra a umidade não foi realizada do jeito certo.

Talvez você tenha economizado onde não deveria na construção da casa. Ou não fez a obra com o acompanhamento de um engenheiro. Seja qual for o caso, agora é hora de resolver o problema.



Problemas com infiltração

A água é o inimigo número um para qualquer tipo de construção. A infiltração de água através das paredes do primeiro andar, calhas ruins, má drenagem, águas subterrâneas. Tudo isso junto vai se acumulando, tornando sua casa uma grande esponja de umidade. Diagnosticar e solucionar as causas dessas infiltrações é uma necessidade e obrigação para evitar danos custosos para você e sua família.

Principalmente quem mora perto de zonas de enchente, uma verificação na umidade da residência é necessária para descobrir pontos de infiltração possíveis antes que eles se tornem piores. É recomendável até você construir um sistema na casa que impeça a água de entrar, em caso de enchente.

Causa de infiltração nas paredes e piso

A sorte de quem tem que lidar com infiltrações é que o diagnóstico da causa da infiltração é relativamente simples. Podem existir muitas outras causas, mas listamos as principais abaixo.

Calhas e água pluvial – Calhas com problemas de impermeabilização, entupidas, mal encaixadas, e canos de água pluvial mal instalados ou drenando água para lugares incorretos.

Sistema de drenagem – Drenagem é importante para qualquer casa e prédio de apartamentos. Se a umidade no solo estiver em excesso, a água tem que ir para algum lugar. Um sistema de drenagem ruim fará com que a água se acumule nas fundações da construção e suba pelas paredes, principalmente quando a impermeabilização não é bem feita.

Rachaduras nas paredes – Pequenas rachaduras não significam muita coisa. Mas se as rachaduras acompanham algum ponto de infiltração, ou estão próximas a pontos úmidos da casa/apartamento, pode ter certeza que eles estão relacionados.

Encanamento – Encaixes mal feitos, colas de canos usadas de forma incorreta, caimento dos canos mal feito, rachaduras e furos em canos.

Caimento do piso – Se o caimento do piso não foi bem feito, a água vai se acumular em pontos do piso onde pode infiltrar pela parede.

Impermeabilização – Piso, fundação, base das paredes, lajes. Sem uma boa impermeabilização, a infiltração vai aparecer em algum momento.

Circulação do ar na casa – Em alguns casos, a própria umidade do ar pode causar problemas que parecem com infiltração nas paredes. Causado, geralmente, por uma casa mal ventilada.

Sistema de ar condicionado – Quando não há uma drenagem apropriada para a água do ar condicionado, a água pode acabar infiltrando pelas paredes.

Soluções para infiltração

Com os sistemas de drenagem e impermeabilização não funcionando, você está arriscado a ter infiltrações e potenciais problemas estruturais. A água é a inimiga, e um sistema de gestão de água inteligente instalado por um profissional treinado é a sua primeira linha de defesa. As soluções para cada tipo de problema com umidade são bem simples, mas devem ser feitas o mais rápido possível, ou o dano da infiltração pode espalhar e tornar o reparo muito mais caro.

Má drenagem – Sarjetas, calhas, canos pluviais funcionando corretamente, levando a água para longe das fundações e paredes da casa. Deve ser feita limpeza, troca, ou instalação de um novo sistema, dependendo do estado atual da drenagem.

Sistema de drenagem exterior – Drenos externos conectados ou instalados incorretamente causam pressão excessiva sobre a fundação. São instalados ao redor da casa, com canos que levam a água para longe da base. Muitas casas mais antigas não tem esse sistema, e devem fazê-lo. Outras, precisam trocar os canos e impermeabilização do sistema.

Vazamentos de encanamento – A água do encanamento é um dos principais contribuintes para problemas de infiltração. Se seu encanamento tem mais de 20 anos, o encanamento pode ter sido apenas encaixado ao invés de soldado com cola de PVC. Troque os canos.

Bombas de água – Se você tem um porão em casa, é uma decisão inteligente fazer um sistema de drenagem com caimento para um poço e uso de uma bomba de água, para expulsar a água das fundações da casa.

Preparação do local de construção e material usado – O solo onde a casa foi construído deve ser compactado corretamente, ou ele se moverá demais e permitirá mais facilmente a passagem de água. O material usado nas fundações e paredes também tem de ser preparado corretamente. Por exemplo, cimento e argamassa tem prazo de validade para ser usado, mas muitos constroem com materiais “vencidos”. Devem ser trocadas gradualmente as partes com material de má qualidade. Fundações, em raros casos, podem até precisar ser refeitas. Material para impermeabilização da casa é um tipo de coisa em que você não pode economizar na construção da sua casa.

Drenagem da laje – A pressão da água sobre sua laje pode causar rachaduras e infiltrações de água. Um bom telhado, combinado com uma laje corretamente impermeabilizada, formam o melhor sistema para impermeabilização.

Rachaduras em paredes – Fendas nas paredes e rupturas criam um caminho para a água entrar em sua casa, possivelmente causando problemas de mofo, bolor, e umidade elevada. Ao reparar rachaduras, troque o chapisco, reboco, e emboço antes de pintar com tinta impermeabilizante.

Fundação e pisos – Níveis de umidade no solo devem ser reduzidos através de um sistema de drenagem apropriado, para evitar danos às fundações. Se a umidade estiver passando para o piso ou o rejunte do piso foi feito incorretamente, é necessário refazer para evitar que a infiltração se espalhe.

São soluções simples, mas um bom profissional, com registro no CREA, será capaz de te ajudar e orientar melhor às soluções para infiltração na sua casa.


Fonte:2quartos.com


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue



Comentários

Mais artigos

6 coisas que você não sabia sobre aplicação de manta asfáltica

A importância da impermeabilização residencial

Quais são as vantagens de realizar a impermeabilização de coberturas?

Impermeabilização: quais as principais técnicas para a construção civil?

Impermeabilização do solo: entenda esse problema

Quais são os tipos de impermeabilização usados na construção civil

Infiltrações X Impermeabilização

Soluções para os problemas mais comuns de infiltração

Porque impermeabilizar o telhado?

Vou construir e quero uma casa livre de infiltrações; quais cuidados devo tomar?

Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração

Como identificar e resolver problemas de infiltração

Infiltração e umidade nas paredes? Como solucionar?

Como proteger um muro contra infiltrações e umidade?

Impermeabilização em Light Steel Frame

Impermeabilização de paredes

Saiba como evitar infiltrações na sua casa

Impermeabilização: dicas básicas para excelentes resultados

Como impermeabilizar laje – Dicas e vantagens na aplicação

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Dicas de construção: umidade do solo e impermeabilização

O que é impermeabilização?

Importância da impermeabilização para a sustentabilidade das edificações

Sistemas de Impermeabilização na Construção Civil

Trocas de mantas: Frequente engano.

Impermeabilização: dicas básicas para ter excelentes resultados.

Impermeabilização de cimento na construção

Manifestações Patológicas na Impermeabilização de Estruturas de Concreto em Saneamento

A importância da profissionalização de mão de obra na impermeabilização

Impermeabilização : áreas diversas - 2

Impermeabilização: áreas diversas

Impermeabilização : Coberturas transitáveis por pedestres e veículos.

Impermeabilização : Coberturas não transitáveis

Impermeabilização na construção : um assunto sério.

Tratamento das áreas molháveis com paredes em gesso acartonado

Incrustrações em piscina impermeabilizada com manta asfáltica

Impermeabilização: saiba quando e como aplicar seus benefícios

A importância do projeto de impermeabilização