Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Amanda Akemi

Como identificar e resolver problemas de infiltração



São muitos os problemas causados pela umidade e, um deles, é a infiltração, que pode atingir qualquer parte da casa. Trazendo um aspecto feio às paredes, que podem ficar cheias de mofo e bolor. Mesmo depois de higienizadas, se o problema não tiver sido resolvido, as manchas com certeza voltarão a aparecer.

Vanderlei Roasio, diretor da Toda Construtora, explica que são muitos os fatores que causam infiltrações, mas a grande maioria tem relação com a má execução da obra, uso de material inadequado, erro de projeto e falta de manutenção de uma propriedade antiga.


“Algumas das infiltrações surgem quase que imediatamente, como em coberturas, esquadrias e calhas. Mas, outras levam algum tempo para se manifestarem, como a umidade do solo para as paredes e umidades vindas pelas fissuras e pequenas infiltrações de calhas e rufos”, explica.

No geral, as áreas mais afetadas são as constantemente molhadas com encanamentos e desprovidas de coberturas. Os banheiros, por exemplo, são locais que têm grande chance de ter problemas que não ficam tão visíveis ao olho nu, por causa dos acabamentos em cerâmica.

Cozinhas e áreas de serviço também estão sujeitas a defeitos de tubulações e umidades do solo ou piso molhado. Já quartos e salas são considerados os locais menos afetados, pois não há tanta interferência de umidade externa. As infiltrações vindas de cima costumam ser as mais fáceis de serem resolvidas, pois podem envolver telhas ou calha quebrada, que são facilmente substituídas.

Roasio aproveitou para selecionar algumas das áreas mais recorrentes e explicar os motivos que levam a acontecer esse problema:

Pisos: essa parte da casa acaba sendo prejudicada por causa da umidade do solo, tubulações de águas pluviais e/ou esgoto com vazamentos, trincas nos pisos e refluxo de ralos.

Paredes: considerada uma das áreas mais comuns a ser atingida, a umidade pode ocorrer devido a infiltrações pelas fissuras, juntas de alvenarias (massa que fica entre os tijolos), umidade por falta de impermeabilização da parte superior da casa durante a fase de construção, falha e/ou falta de peças que evitam o retorno da água, escorrimentos e manchas d’água (rufos e pingadeiras) e, pelas aberturas nas paredes (portas e janelas). Além disso, os encanamentos que passam pelas paredes também podem influenciar.

Lajes, tetos e forros: as causas de infiltrações nessas áreas podem ser falta ou falha de impermeabilização e vazamentos pela cobertura.

Esquadrias: esquadria é o nome dado em construções para as aberturas de portas, janelas, portões e similares. Elas podem ser afetadas pela umidade e causar danos, quando há defeito de fabricação e concepção, má colocação, falhas na vedação e falta de manutenção.

Coberturas: nas coberturas, pode ocorrer falhas no projeto (inclinação) e na execução de telhados. Além disso, os dômus, antenas, dutos e chaminés que furam o telhado também podem ser fontes de vazamentos.

Como identificar e resolver problemas de infiltração

A infiltração pode ser contida em seus estágios iniciais, para que danos maiores sejam evitados. Por isso, preste atenção em alguns sinais que mostram que sua casa precisa de reparos.

Além das conhecidas manchas e rachaduras, Roasio diz que também podem ser indícios: danos na pintura, odores diferentes, deterioração de revestimentos, descolamento de pisos, curto circuitos na parte elétrica e poças de água sob pias. Trincas nas paredes geralmente são acompanhadas de estragos na pintura e manchas estufadas. Já manchas próximas ao rodapé indicam que a umidade do solo está subindo para a casa.

Áreas com tijolo aparente também podem sofrer com infiltrações, que provocam manchas devido a não impermeabilização do material. No caso de locais internos como banheiros, as manchas que podem surgir, principalmente durante o inverno, em grande parte são causadas pelo vapor da água do banho, sendo necessária maior ventilação para resolver o problema.

Se você encontrar a origem do problema e não se preocupar em neutralizá-lo, é muito provável que ele volte a acontecer mais tarde. O descuido pode levar a consequências que vão desde danos à saúde, devido o surgimento de fungos, até o aumento na conta de água e luz.

Mas, nem sempre o vazamento de água pode ser originário de sua casa, há situações em que a infiltração acontece por problemas estruturais do vizinho, principalmente quando se trata de apartamentos. Nestes casos, o melhor é procurar por um profissional da área para ter certeza e, em seguida, procurar o diálogo com o vizinho.

Como evitar a infiltração

As infiltrações podem, ainda, ser evitadas antes mesmo de algum sinal de seu aparecimento. “Na fase da construção, deve ser feita verificação do projeto, procurando pelos principais causadores e tomar providências. Caso a sua casa já tenha sido concluída, é necessário antecipadamente, verificar as causas do problema e analisar soluções.

Procurar utilizar profissionais competentes com uso de procedimentos e materiais adequados, também pode ser uma forma de prevenção”, explica Roasio. Além disso, procure utilizar silicones nas áreas externas das janelas e, também, fique atento na hora de instalar móveis nas paredes, pois qualquer descuido e algum cano pode ser danificado.

O uso de impermeabilizantes é essencial para a prevenção, inclusive existem inúmeros tipos que se destinam para cada ambiente, conforme afirma Rejane Berezovsky, diretora do IBAPE/SP: “O tipo de impermeabilização está diretamente relacionado ao local de aplicação desta, ou seja, para cortinas e reservatórios é comum aplicar cimento polimérico; para lajes, mantas asfálticas e para jardins, mantas anti-raiz. Porém, é importante antes de contratar um serviço de impermeabilização, analisar o local a ser tratado, para que seja especificado corretamente o tratamento”. Se a impermeabilização não se adaptar ao local de destino, pode acontecer de acabar permitindo a entrada de água, ao se soltar e criar pequenas aberturas.

A manta de jardim é uma opção muito conveniente, já que auxilia no processo de drenar a água em excesso, causadora de infiltrações em paredes, muros e pisos. Muitas vezes o jardim fica muito próximo a construções, e a umidade pode subir para as paredes. Dessa forma, a manta age ao escoar a água acumulada para locais apropriados. A certeza de que sua casa estará protegida é muito maior quando se une o uso de mantas de jardim e impermeabilizantes na casa.

As infiltrações são problemas desagradáveis que surgem quando menos se espera e exigem uma análise precisa para que possa se chegar numa solução ideal, normalmente exigindo que profissionais entrem em ação. Mas, muita dor de cabeça pode ser evitada ao tomar medidas antes do seu aparecimento. Por isso, faça manutenções constantes na sua casa e evite que problemas como esses possam aparecer repentinamente.


Fonte:tuacasa.com.br


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração

Como identificar e resolver problemas de infiltração

Infiltração e umidade nas paredes? Como solucionar?

Como proteger um muro contra infiltrações e umidade?

Impermeabilização em Light Steel Frame

Impermeabilização de paredes

Saiba como evitar infiltrações na sua casa

Impermeabilização: dicas básicas para excelentes resultados

Como impermeabilizar laje – Dicas e vantagens na aplicação

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Dicas de construção: umidade do solo e impermeabilização

O que é impermeabilização?

Importância da impermeabilização para a sustentabilidade das edificações

Sistemas de Impermeabilização na Construção Civil

Trocas de mantas: Frequente engano.

Impermeabilização: dicas básicas para ter excelentes resultados.

Impermeabilização de cimento na construção

Manifestações Patológicas na Impermeabilização de Estruturas de Concreto em Saneamento

A importância da profissionalização de mão de obra na impermeabilização

Impermeabilização : áreas diversas - 2

Impermeabilização: áreas diversas

Impermeabilização : Coberturas transitáveis por pedestres e veículos.

Impermeabilização : Coberturas não transitáveis

Impermeabilização na construção : um assunto sério.

Tratamento das áreas molháveis com paredes em gesso acartonado

Incrustrações em piscina impermeabilizada com manta asfáltica

Impermeabilização: saiba quando e como aplicar seus benefícios

A importância do projeto de impermeabilização