Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Retrofit e Restauração (veja mais 28 artigos nesta área)

Decorando com Arte Sacra



A arquiteta Priscila Mutarelli, em parceria com uma galeria especializada em arte brasileira, dá dicas fáceis para decorar utilizando oratórios, imagens e peças sacras, com bom gosto e charme.
A fé do brasileiro está presente também em sua arte. E a fé católica é materializada em imagens sacras, transformadas em santos e anjos. A galeria Artenata, especializada arte brasileira, observou que homens e mulheres de bom gosto procuram por imagens de São Francisco, Santo Antonio, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, São Benedito e outros santos. As peças são utilizadas para decorar residências, e são escolhidas para montar oratórios ou outros ambientes.

Anjos e cupidos também são muito solicitados. A galeria trabalha com seis artistas plásticos, os quais produzem peças sacras: Paulino, Elias, Álvaro Jorge, Elisa Pena, Irmãs Cavalcante e Expedito. “Cada um deles possui um estilo diferente, o que agrada aos clientes de todas as faixas etárias”, diz a arquiteta Priscila Mutarelli, responsável pela Artenata.

A arquiteta enumerou algumas dicas para quem quer utilizar todo o bom gosto de ter uma peça de arte sacra em sua casa. Anote:

• Não é necessário ter um oratório para dispor as peças sacras. Como existem desde as menores até as maiores, é possível acomodá-las em um aparador, uma prateleira, uma estante personalizada, um nicho de estante ou mesmo uma mesa lateral.

• As peças sacras combinam com qualquer ambiente e o interessante é mesclá-las com outros objetos necessários à decoração: porta-retratos, revistas e livros convivem harmoniosamente com uma imagem sacra.

• A obra de arte sacra pode ser colocada em qualquer ambiente da casa, conforme o estilo da decoração. Ela pode tanto ser o centro da decoração como uma peça complementar.

Sugestões encontradas na galeria

Muitas são as opções para quem procura uma bonita peça de arte sacra. Na Artenata, elas variam de material, técnica usada pelo artista, estilo e até mesmo preço.

Realismo, olhos de vidro e ouro no trabalho de Paulino – O artista Paulino tem, em suas peças, um realismo impressionante. Seus santos apresentam expressões faciais tão reais, que os olhos de vidro parecem fitar quem os admira. Esse artista emprega uma técnica que transforma a peça, de madeira pintada, em aparência de cerâmica. O requinte de suas peças também se dá pela aplicação de folhas de ouro em muitos dos detalhes. Na foto, São Francisco de Assis.

Peças rústicas e maciças de Álvaro Jorge – Quem procura santos estilizados, em madeira maciça, deve conhecer a obra de Álvaro Jorge. Ele busca, por meio do trabalho rústico e detalhista, mostrar uma fisionomia bastante típica em suas peças, apreciadas por clientes de bom gosto. Na foto, São Francisco de Assis em uma outra versão.

Estilo gracioso e infantil de Elisa Pena – Apaixonantes são os santos de Elisa Pena. Graciosos, estilizados, com ar quase infantil, eles agradam principalmente as mulheres. As peças são de cerâmica, pintada em cores de tom pastel. Na seqüência de fotos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora do Rosário).

Purismo em anjos das Irmãs Cavalcante – Cerâmica branca ou terracota é o material preferido usado pelas Irmãs Cavalcante, em seus anjinhos pelados e seus cupidos. As peças seguem um estilo mais puro, inocente, e agradam a quem quer decorar de forma simples e com bom gosto. Na foto, um anjo de terracota.

Cerâmica realista para o conceituado Elias – Elias é um artista conceituado, que sabe trabalhar a cerâmica como poucos. Seus santos, muito realistas, agradam às pessoas que buscam materializar sua fé por meio da arte.

Telas e molduras especiais de Expedito – O único artista que oferece telas sacras na galeria é Expedito. Ele pinta suas imagens a óleo, e entalha as próprias molduras, criando todo o conjunto, num recurso que torna cada obra única. Na foto, tela de Nossa Senhora.

A Galeria

Inaugurada há um ano, a Artenata foi concebida com o intuito de promover a refinada arte, trabalhando com artistas brasileiros ou de origem estrangeira. Sobretudo os que vêem, nas riquezas naturais do País, a expressão de sua obra.

A galeria possui um acervo variado, com esculturas sacras tradicionais, seguindo até as mais estilizadas. São peças que caracterizam o povo brasileiro, como caboclos e sertanejos; mulheres das mais diversas etnias; arte indígena e muitas outras peças decorativas. Os quadros também seguem a linha indígena e de inspiração na flora e fauna brasileiras, além de retratarem paisagens e pontos turísticos brasileiros.

A galeria desenvolve um trabalho muito próximo aos arquitetos e decoradores, facilitando também o acesso às obras, por estar instalada em um shopping. Por pensar no trabalho dos profissionais, implantou o sistema de consignação, venda na qual o cliente leva a peça escolhida até sua casa e verifica se gosta dela no local. O cliente pode manter a peça em sua residência por até 48 horas, antes de se decidir se finaliza a compra. Além disso, atende clientes de outros estados, enviando imagens de peças por e-mail e finalizando a venda online.

Artenata – www.artenata.com.br

Comentários

Mais artigos

Retrofit: Entre o antigo e o novo

Apartamentos antigos ganham nova roupagem

Você sabe o que é retrofit?

Retrofit, muito mais que uma reforma!

Retrofit. O que é, como funciona e quando é recomendado

Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura

Retrofit verde ajuda no bolso (e revoluciona seu prédio)

Patologias da construção civil. Elas existem!

Retrofit, a nova tendência das reformas

Retrofit, uma reciclagem tecnológica

Reciclando entulho de material de construção

Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira

Casas antigas merecem respeito - 2ª parte

Casas antigas merecem respeito - 1ª parte

Retrofit e a escassez de terrenos

Equívocos em fachadas

Reformas em condomínios, como proceder nessa hora.

Retrofit Predial, uma reciclagem tecnológica

Retrofit é uma boa opção?

Marcenaria artística: ocupação mais produtiva dos espaços, aliando estética e sustentabilidade!

Retrofit dá nova cara à sede da União dos Escoteiros do Brasil em Curitiba

Retrofit verde

Tecnologia Associada a Patrimônio Histórico

Reuso de Materiais de Demolição

As dificuldades no reuso de materiais de construção

Reuso de Aberturas

O restauro da arquitetura histórica de terra com a super-taipa

O que é retrofit?

Decorando com Arte Sacra