Sábado, 02 de Dezembro de 2023
Cada vez é mais forte o contraste entre o passado e a nova tecnologia que progride a cada dia. Estou comentando isto, porque achei interessante quando visitei algumas cidades históricas que estão tendo que conviver com novas tecnologias em função do aumento do turismo o que implica na expansão da rede hoteleira, restaurantes, comércio e prestação de serviços, todos eles interligados hoje à rede de internet, telefonia, sistema bancário entre outros.
Trabalho muito interessante se desenvolve em algumas delas onde são tombadas pelo patrimônio e todo um trabalho deve ser feito antes de se instalar as novas estruturas para absorver o avanço tecnológico.
Cidades onde ainda prevalece um cenário de ruas com pedras e casas rústicas que hoje se transformaram e lojas de grife, hotéis de luxo e finos restaurantes estão se deparando com um problema que é a instalação de infraestrutura sem afetar a originalidade e preservação da cultura local.
Por exemplo, a passagem de um novo cabeamento elétrico para suprir as novas demandas de energia, a passagem de fibra ótica para atender a rede de telefonia local, com um detalhe, todas elas pelo chão sem fiação aparente para não descaracterizar o local.
Um trabalho muito interessante se desenvolve nestes locais, onde profissionais de várias áreas se reúnem para estudar a melhor forma de execução destes projetos sem a descaracterização local. Arquitetos, engenheiros, geólogos e até mesmo historiadores estão envolvidos neste trabalho.
Em uma das cidades citadas foram abertas valas nas ruas do centro histórico, para a passagem de cabos de energia e fibras ótica, com derivação para as residências e estabelecimentos comerciais.
Antes da retirada das pedras das ruas as mesmas foram demarcadas e no final dos trabalhos a recomposição exigiu muita atenção na recolocação a fim de serem mantidas as mesmas características da rua e ser preservado o sistema de drenagem das águas da chuva. Porém não só a parte de infraestrutura elétrica e lógica passou por readequações, também quanto à rede de esgoto sanitário está sendo toda reformulada para atender a demanda do turismo.
No caso da rede de internet as cidades se transformaram nas chamadas cidades digitais, onde o sistema sem fio (Wirelles) foi adotado para preservar as características locais sem cabos aparentes sem interferir na imagem dos conjuntos arquitetônicos da região, tombado pelo patrimônio histórico (UNESCO) que exigia destas cidades investimentos na qualidade de educação e no sistema de comunicação e serviços da região.
Foi um grande desafio para as empresas que implantaram o sistema, pois não basta só criar a rede, mas também o sistema de servidor para atender a demanda local e fazer o link com outros servidores de outros locais. Não foi preciso muito tempo para os especialistas avaliar que o processo de adequação foi um sucesso e já existem planos de expansão da rede para atender o aumento de usuários.
Para quem quiser verificar de perto os comentários feitos aqui, sugiro uma visita ás cidades
De Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Ouro Preto (MG), pois vale à pena conferir este misto de avanço tecnológico, paisagem natural e uma verdadeira aula sobre a historia da arquitetura
TUBULAÇÃO ENTERRADA NAS RUAS
Existe diferença entre reformar e restaurar?
Qual a diferença entre reformar e restaurar?
A modernização dos imóveis: como é a técnica do retrofit?
O Que é Retrofit e Como Aplicar Essa Tendência na Arquitetura
Recuperação de fachadas: qual a importância de manter a edificação bem cuidada
Restauração de fachadas de condomínio: Veja os principais cuidados!
Condomínios antigos: Retrofit, o que é e por que fazer?
Restauração ou reforma de imóveis? Conheça as diferenças
Retrofit: o que significa e qual sua importância
Retrofit e manutenção das fachadas: entenda os conceitos
Retrofit: Entre o antigo e o novo
Apartamentos antigos ganham nova roupagem
Retrofit, muito mais que uma reforma!
Retrofit. O que é, como funciona e quando é recomendado
Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura
Retrofit verde ajuda no bolso (e revoluciona seu prédio)
Patologias da construção civil. Elas existem!
Retrofit, a nova tendência das reformas
Retrofit, uma reciclagem tecnológica
Reciclando entulho de material de construção
Restauração valoriza e amplia o tempo de uso da madeira
Casas antigas merecem respeito - 2ª parte
Casas antigas merecem respeito - 1ª parte
Retrofit e a escassez de terrenos
Reformas em condomínios, como proceder nessa hora.
Retrofit Predial, uma reciclagem tecnológica
Marcenaria artística: ocupação mais produtiva dos espaços, aliando estética e sustentabilidade!
Retrofit dá nova cara à sede da União dos Escoteiros do Brasil em Curitiba
Tecnologia Associada a Patrimônio Histórico
Reuso de Materiais de Demolição
As dificuldades no reuso de materiais de construção
O restauro da arquitetura histórica de terra com a super-taipa