Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Sustentabilidade é uma das prioridades do IBDA , e temos a parceria com o GRUPO SUSTENTAX.
A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br

Em Arquitetura sustentável (veja mais 133 artigos nesta área)

por Karolinne Sotomayor Azambuja

Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil



Este artigo apresenta elementos que podem viabilizar um novo comportamento social no modo de viver da população de baixa renda no Brasil com a criação de ecovilas, que são modelos de assentamento humano sustentável. As Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.

Para alcançar este objetivo, estas incluem em sua organização muitas práticas como: Produção local e orgânica de alimentos; Utilização de sistemas de energias renováveis; Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável); Criação de esquemas de apoio social e familiar; Diversidade cultural e espiritual; Governança circular e empoderamento mútuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso; Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas; Educação transdisciplinar e holística; Sistema de Saúde integral e preventivo; Preservação e manejo de ecossistemas locais; e Comunicação, ativismo global e local.

“Ao longo de milhares de anos a humanidade viveu em comunidades sustentáveis, em contato íntimo com a natureza, desenvolvendo uma gigantesca diversidade cultural, onde em geral imperava uma estrutura social de apoio mútuo e cooperação. O evento da sociedade patriarcal e guerreira é bastante recente (16.000 anos), mas tem causado um grande impacto no planeta. Enquanto isso as sociedades tradicionais lutam por sobrevivência.

Neste contexto as ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos com a moderna ciência e filosofia. De acordo com um número crescente de cientistas, teremos que aprender a viver de forma sustentável, se quisermos sobreviver como espécie.

Os modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à Terra numa forma que permita o bem estar de todas as formas de vida e futuras gerações”.

ECOVILAS: UMA NOVA MANEIRA DE VIVER

Atualmente há um crescente interesse do homem em assuntos referentes ao meio ambiente, devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. Toda essa preocupação gerou a necessidade em se criar uma metodologia de análise que estudasse o ambiente, com o intuito de preservação e utilização sustentável dos seus recursos, essa metodologia chama-se educação ambiental, tornando-se primordial ao planeta.

A Educação Ambiental liderou uma evolução no foco das atividades ambientalistas, aumentando cada vez mais o número de adeptos ao tema preservação. Aliados fortes que pesquisam, analisam, discutem temas, buscam soluções de conservação e proteção ao meio ambiente compostos por ambientalistas, cientistas, biólogos, educadores, cidadãos, enfim, uma gama diversificada de pessoas com um único interesse em comum: Preservar nossa biodiversidade, já que a espécie humana depende disto para sobreviver.

A relevância da Educação Ambiental a tornou lei em 27 de Abril de 1999, pelo Presidente da República, Lei N° 9.795, chamada Lei da Educação Ambiental, onde diz em seu Art. 1º - "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".

A Sustentabilidade, nada mais é que adquirir um comportamento social responsável, no qual preservamos o hoje para que nossas gerações futuras também possam usufruir dos recursos naturais que nosso planeta oferece. Pensar conscientemente em preservação e agir com prudência, significa respeitar o bem comum e cuidar de um futuro menos incerto.

Disseminando tais idéias sustentáveis, pode-se formar uma consciência nova no homem atual, a de reciclar, modificando suas atitudes em relação aos recursos naturais, definindo-se então um comportamento social renovável, onde exista a ética e o respeito ao ecossistema do qual fazemos parte.

A necessidade de uma moradia sustentável é indiscutível para abrigar este novo homem, pois é no lar que nossa maneira de pensar é expressada , através de pequenos gestos rotineiros. Se esses gestos coincidirem com pensamentos renováveis, teremos que buscar uma nova maneira de morar.

Daí, surgiu a curiosidade em pesquisar comunidades que já possuem essa consciência renovável e características de desenvolvimento sustentável. E tais comunidades existem e são conhecidas como ecovilas, definidas como assentamentos humanos, rurais ou urbanos, que buscam a criação de modelos de vida sustentável.

“Ecovila é um assentamento de escala humana, multi funcional, no qual as atividades humanas são integradas sem danificação ao mundo natural, de forma a apoiar o desenvolvimento humano saudável, podendo continuar no futuro indefinido.” Robert Gilman – Relatório Ecovilas e Comunidades Sustentáveis. Elas surgem de acordo com as características de suas próprias bio-regiões e englobam tipicamente quatro dimensões: a social, a ecológica, a cultural e a espiritual, combinadas numa abordagem que estimula o desenvolvimento comunitário e pessoal.

Para alcançar este objetivo, estas incluem em sua organização muitas práticas como: Produção local e orgânica de alimentos; Utilização de sistemas de energias renováveis; Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável); Criação de esquemas de apoio social e familiar; Diversidade cultural e espiritual; Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso; Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas; Educação transdisciplinar e holística; Sistema de Saúde integral e preventivo; Preservação e manejo de ecossistemas locais; e Comunicação, ativismo global e local.

O que é sustentado numa ecovila não é o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver à ela. E assim fazendo, potencialmente, a comunidade pode continuar indefinidamente.

ECOVILAS PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA NO BRASIL

O modelo de ecovila tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural com um estilo de vida de baixo impacto. Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável.

Os defensores das ecovilas afirmam que o ser humano é capaz de criar uma vida cheia de amor e sentido. E essa seria a parte central numa ecovila, sua vida social, cultural e espiritual. Segundo eles, os seres humanos são seres sociais e amorosos por natureza, apesar de a cultura ocidental moderna valorizar em excesso o individualismo, a competição, a violência, o poder, o controle, a desconfiança e a apropriação.

O ímpeto desses defensores levou várias comunidades intencionais a se unirem formando GEN- Rede Global de Ecovilas. Hoje, GEN engloba mais de 15.000 ecovilas e leva a mensagem de vila sustentável aos principais fóruns governamentais e sociedades civis. É um importante participante do programa de treinamento das Nações Unidas para ajudar governos locais a implementar a Agenda 21 e a Agenda Habitat, tem status consultivo como uma ONG na ONU, tem representantes em eventos como o Encontro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Summit on Sustainable Development) e os Fóruns Sociais Mundial e Europeu, além de se apresentar em inúmeros congressos e seminários sobre temas relacionados em todo o mundo.

No Brasil, existe a ENA Brasil, uma rede de conexão e articulação entre ecovilas e iniciativas afins no Brasil e no mundo para difundir conhecimentos e experiências de assentamentos humanos sustentáveis, o IPEMA, Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com a missão de fomentar e difundir a permacultura para a criação de assentamentos humanos sustentáveis),o IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (uma organização voltada em estabelecer soluções apropriadas, demonstrando a viabilidade de uma cultura sustentável, oportunizando experiências educativas e disseminando modelos) dentre outras inúmeras organizações voltadas para a sustentabilidade.

Enfim, este artigo propõe a criação de ecovilas para a população de baixa renda no Brasil, voltada para o desenvolvimento de uma organização auto-sustentável que possa driblar os problemas sociais como: a fome, a pobreza e principalmente diminuir o impacto ambiental sobre gerações futuras.

A intenção é analisar os melhores locais para a implantação dessas ecovilas, as estratégias de reaproveitamento dos recursos naturais, eficiência energética, reutilização e reciclagem de materiais, sistemas construtivos das diversas regiões do Brasil e estudar os aspectos sócio-econômico-culturais que viabilizarão a implementação deste projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Lei N° 9.795 de 27 de Abril de 1999, Lei da Educação Ambiental.

MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Editora Palas Athena, 2004

Sociedade do Sol. Projetos de bombas de água manuais para vários fins. http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm#bm1 (visitado em 17/10/2009)
Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH). Carneiro hidráulico: O que é e como construí-lo. http://www.cerpch.unifei.edu.br/downloads/carneiro.zip (acessado em 17/10/2009)
Ferrocimento. (manual sobre preparo e aplicação do ferrocimento) http://www.banet.com.br/construcoes/materiais/ferrocimento/ferrocimento.htm (acessado em 17/10/2009)

Vieira, Itamar. Sanitário Compostável. Publicado em 20/04/2006. http://www.setelombas.com.br/2006/04/20/sanitario-compostavel (acessado em 17/10/2009)

Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa IPEP

Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC

Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica IPEMA

Instituto de Permacultura IPOEMA

Rede de Ecovilas das Americas e link para Rede Brasileira de Ecovilas ENA Brasil

Ecovilas em outros paises:

Findhorn, Escocia

Torri Superiore, Italia

Tamera, Portugal

Sieben Linden, Alemanha

The Farm, USA

Auroville, India

Huehuecoyotl, México

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila"




Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

O que é Ecoeficiência e Sustentabilidade ?

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Arquitetura ecológica x Arquitetura sustentável

Iluminação natural, uma questão de sustentabilidade

Cobertura Verde: Um Conceito Barato e Ecológico para a Engenharia Civil

O Impacto da Construção Civil no Meio Ambiente

Acessibilidade para os mais velhos

Como assim, arquitetura sustentável...

Como Transformar Empreendimentos Existentes em Sustentáveis

Princípios básicos para uma Arquitetura Sustentável e Materiais Sustentáveis

Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável

Sustentabilidade Social Também é Fundamental

Materiais de construção sustentáveis

Arquitetura Sustentável

Infraestrutura verde e qualidade de vida

Acessibilidade para os mais velhos

Prédios verdes em crescimento?

Casas sustentáveis, o futuro das cidades

Como identificar os falsos produtos sustentáveis

Dicas de sustentabilidade para sua cozinha

Materiais Sustentáveis

Como reaproveitar a água da chuva?

Casas Sustentáveis: Lucro Certo.

Meio Ambiente e Construção Civil

Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa?

Sustentabilidade é pura bobagem

Sustentabilidade: pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Novos hábitos para uma cozinha ecológica

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar

Sustentabilidade no segmento de shoppings centers

Arquitetura Sustentável, seus conceitos

Panorama da sustentabilidade de empreendimentos no Brasil

Sustentabilidade na prateleira

Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar o Meio Ambiente

Casas ecológicas, o que são?

RIO+20: As Delícias da Crítica Fácil ou O Manifesto da Contra-Indignação

Padrões de construção verde

Bambu é adotado como material de construção sustentável

Conheça o conceito de sustentabilidade e construção sustentável

Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável

Referências para o varejo sustentável

Hotéis verdes

Lojas mais sustentáveis

Meio Ambiente: Trabalhar sob a ótica da solução

Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável

Decoração ecológica

Como escolher produtos mais sustentáveis?

As várias faces da Sustentabilidade

Novas Referências na Sustentabilidade Empresarial

Seja sustentável no escritório também!

Pratique Sustentabilidade

Soluções incompletas para a substituição de sacolas plásticas

Arquitetura sustentável, o que é?

Sustentável no dia-a-dia

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental

As várias faces da Sustentabilidade

As Ecoineficiências dos Ecoeficientes

Prioridades na Sustentabilidade Corporativa

O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis

Acessibilidade urbana do portador de necessidades especiais e a sociedade

Como identificar produtos sustentáveis?

Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil

É chegada nossa hora?

Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Construção Civil (GBC Brasil)

Casa com grama no telhado aposentaria ar-condicionado

Imóveis ‘verdes’: o uso de soluções para sustentabilidade

Simulação de Iluminação Natural para Certificação LEED

Primeiro empreendimento comercial certificado AQUA do Brasil

Sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio!

Seminário da Construção e Certificação Sustentável (GBC Brasil)

A rotulagem ambiental e a competitividade no mercado interno

Produtos ecológicos? O detetive verde vai dizer.

Eficiência energética: CENPES - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás

Ventura Corporate Towers - Fortalecendo o movimento verde no Rio de Janeiro

Ambientes termicamente mais confortáveis

Tecnologias ambientais e sociais: uma condição essencial para um futuro sustentável

Cursos EcoBuilding

A importância dos selos verdes

Prédios verdes, o que considerar.

Lançamento do Projeto Residência Sustentável

O impacto dos materiais em projetos e na construção de empreendimentos sustentáveis.

Olimpíadas sustentáveis, mãos à obra!

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

Prédios Verdes: Rochaverá Corporate Towers: recebe certificação ambiental

CASA COR - Interiores sustentáveis

A sustentabilidade na construção civil

Inclusão social com sustentabilidade

Uma Floresta Pouco Ecológica

Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental

Telhado Vivo ou Telhado claro?

Desenvolvimento Urbano Sustentável: uma proposta para o cinturão verde de São Paulo

Copa do Mundo Verde

Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números

Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.

Desenvolvimento urbano sustentável : uma questão de espaço.

A casa de emissão zero

Arquitetura sustentável : Ubatuba - SP ganha o primeiro residencial clube.

Quanto Custa uma Casa?: uma nova abordagem sustentável

Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade

Arquitetura sustentável: ONU pede para construção civil reduzir emissões de carbono

Arquitetura Sustentável : O green building ficou pronto e agora?

Sustentabilidade orientou obra pública da Todescan e Siciliano em São Paulo

Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons.

Antes de pintar seu imóvel pense na saúde de sua família

Arquitetura Verde: O Edifício Harmonia 57 - Admirável verde vivo

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento

Edifícios Ecológicos

Antigo prédio de Museu de História Natural reabrirá sob um cobertor verde

Produtos recomendados para construções sustentáveis recebem atestado na Mostra do sistema FIESP

O que é Arquitetura sustentável?

Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água

A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade

Arquiteta insere conceito de sustentabilidade em projeto de bar na mostra B Gourmet

A educação do cliente final vai criar demanda por imóveis sustentáveis

Diretora da Anab incita empresários a buscar inovações nas universidades

Sustentabilidade para Educar

Sustentabilidade para o mercado de construção

Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades

Curso Intensivo de Geobiologia no Rio de Janeiro com Allan Lopes Pires

Telhados verdes - O valor das coberturas verdes leves

Seminário de Sustentabilidade

Por que durabilidade?

Casa - uma questão de pele

Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Os critérios LEED de avaliação para construção verde

Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente

O Brasil e a necessidade de aplicar os conceitos da arquitetura sustentável

Solo-cimento, solução para economia e sustentabilidade

Dicas básicas para um edifício sustentável

Arquitetura da preservação na nova sede da Ipel

Casateliê, um exemplo de arquitetura sustentável

O que é Arquitetura sustentável?

Soluções em tratamento de esgoto da Alpina