Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
Sustentabilidade é uma das prioridades do IBDA , e temos a parceria com o GRUPO SUSTENTAX.
A “Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade “ é uma empresa do grupo, que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificação de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).
Saiba mais: www.sustentax.com.br
Este artigo apresenta elementos que podem viabilizar um novo comportamento social no modo de viver da população de baixa renda no Brasil com a criação de ecovilas, que são modelos de assentamento humano sustentável. As Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.
Para alcançar este objetivo, estas incluem em sua organização muitas práticas como: Produção local e orgânica de alimentos; Utilização de sistemas de energias renováveis; Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável); Criação de esquemas de apoio social e familiar; Diversidade cultural e espiritual; Governança circular e empoderamento mútuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso; Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas; Educação transdisciplinar e holística; Sistema de Saúde integral e preventivo; Preservação e manejo de ecossistemas locais; e Comunicação, ativismo global e local.
“Ao longo de milhares de anos a humanidade viveu em comunidades sustentáveis, em contato íntimo com a natureza, desenvolvendo uma gigantesca diversidade cultural, onde em geral imperava uma estrutura social de apoio mútuo e cooperação. O evento da sociedade patriarcal e guerreira é bastante recente (16.000 anos), mas tem causado um grande impacto no planeta. Enquanto isso as sociedades tradicionais lutam por sobrevivência.
Neste contexto as ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos com a moderna ciência e filosofia. De acordo com um número crescente de cientistas, teremos que aprender a viver de forma sustentável, se quisermos sobreviver como espécie.
Os modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à Terra numa forma que permita o bem estar de todas as formas de vida e futuras gerações”.
ECOVILAS: UMA NOVA MANEIRA DE VIVER
Atualmente há um crescente interesse do homem em assuntos referentes ao meio ambiente, devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. Toda essa preocupação gerou a necessidade em se criar uma metodologia de análise que estudasse o ambiente, com o intuito de preservação e utilização sustentável dos seus recursos, essa metodologia chama-se educação ambiental, tornando-se primordial ao planeta.
A Educação Ambiental liderou uma evolução no foco das atividades ambientalistas, aumentando cada vez mais o número de adeptos ao tema preservação. Aliados fortes que pesquisam, analisam, discutem temas, buscam soluções de conservação e proteção ao meio ambiente compostos por ambientalistas, cientistas, biólogos, educadores, cidadãos, enfim, uma gama diversificada de pessoas com um único interesse em comum: Preservar nossa biodiversidade, já que a espécie humana depende disto para sobreviver.
A relevância da Educação Ambiental a tornou lei em 27 de Abril de 1999, pelo Presidente da República, Lei N° 9.795, chamada Lei da Educação Ambiental, onde diz em seu Art. 1º - "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".
A Sustentabilidade, nada mais é que adquirir um comportamento social responsável, no qual preservamos o hoje para que nossas gerações futuras também possam usufruir dos recursos naturais que nosso planeta oferece. Pensar conscientemente em preservação e agir com prudência, significa respeitar o bem comum e cuidar de um futuro menos incerto.
Disseminando tais idéias sustentáveis, pode-se formar uma consciência nova no homem atual, a de reciclar, modificando suas atitudes em relação aos recursos naturais, definindo-se então um comportamento social renovável, onde exista a ética e o respeito ao ecossistema do qual fazemos parte.
A necessidade de uma moradia sustentável é indiscutível para abrigar este novo homem, pois é no lar que nossa maneira de pensar é expressada , através de pequenos gestos rotineiros. Se esses gestos coincidirem com pensamentos renováveis, teremos que buscar uma nova maneira de morar.
Daí, surgiu a curiosidade em pesquisar comunidades que já possuem essa consciência renovável e características de desenvolvimento sustentável. E tais comunidades existem e são conhecidas como ecovilas, definidas como assentamentos humanos, rurais ou urbanos, que buscam a criação de modelos de vida sustentável.
“Ecovila é um assentamento de escala humana, multi funcional, no qual as atividades humanas são integradas sem danificação ao mundo natural, de forma a apoiar o desenvolvimento humano saudável, podendo continuar no futuro indefinido.” Robert Gilman – Relatório Ecovilas e Comunidades Sustentáveis.
Elas surgem de acordo com as características de suas próprias bio-regiões e englobam tipicamente quatro dimensões: a social, a ecológica, a cultural e a espiritual, combinadas numa abordagem que estimula o desenvolvimento comunitário e pessoal.
Para alcançar este objetivo, estas incluem em sua organização muitas práticas como: Produção local e orgânica de alimentos; Utilização de sistemas de energias renováveis; Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável); Criação de esquemas de apoio social e familiar; Diversidade cultural e espiritual; Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso; Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas; Educação transdisciplinar e holística; Sistema de Saúde integral e preventivo; Preservação e manejo de ecossistemas locais; e Comunicação, ativismo global e local.
O que é sustentado numa ecovila não é o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver à ela. E assim fazendo, potencialmente, a comunidade pode continuar indefinidamente.
ECOVILAS PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA NO BRASIL
O modelo de ecovila tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural com um estilo de vida de baixo impacto. Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável.
Os defensores das ecovilas afirmam que o ser humano é capaz de criar uma vida cheia de amor e sentido. E essa seria a parte central numa ecovila, sua vida social, cultural e espiritual. Segundo eles, os seres humanos são seres sociais e amorosos por natureza, apesar de a cultura ocidental moderna valorizar em excesso o individualismo, a competição, a violência, o poder, o controle, a desconfiança e a apropriação.
O ímpeto desses defensores levou várias comunidades intencionais a se unirem formando GEN- Rede Global de Ecovilas. Hoje, GEN engloba mais de 15.000 ecovilas e leva a mensagem de vila sustentável aos principais fóruns governamentais e sociedades civis. É um importante participante do programa de treinamento das Nações Unidas para ajudar governos locais a implementar a Agenda 21 e a Agenda Habitat, tem status consultivo como uma ONG na ONU, tem representantes em eventos como o Encontro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Summit on Sustainable Development) e os Fóruns Sociais Mundial e Europeu, além de se apresentar em inúmeros congressos e seminários sobre temas relacionados em todo o mundo.
No Brasil, existe a ENA Brasil, uma rede de conexão e articulação entre ecovilas e iniciativas afins no Brasil e no mundo para difundir conhecimentos e experiências de assentamentos humanos sustentáveis, o IPEMA, Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com a missão de fomentar e difundir a permacultura para a criação de assentamentos humanos sustentáveis),o IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (uma organização voltada em estabelecer soluções apropriadas, demonstrando a viabilidade de uma cultura sustentável, oportunizando experiências educativas e disseminando modelos) dentre outras inúmeras organizações voltadas para a sustentabilidade.
Enfim, este artigo propõe a criação de ecovilas para a população de baixa renda no Brasil, voltada para o desenvolvimento de uma organização auto-sustentável que possa driblar os problemas sociais como: a fome, a pobreza e principalmente diminuir o impacto ambiental sobre gerações futuras.
A intenção é analisar os melhores locais para a implantação dessas ecovilas, as estratégias de reaproveitamento dos recursos naturais, eficiência energética, reutilização e reciclagem de materiais, sistemas construtivos das diversas regiões do Brasil e estudar os aspectos sócio-econômico-culturais que viabilizarão a implementação deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lei N° 9.795 de 27 de Abril de 1999, Lei da Educação Ambiental.
MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Editora Palas Athena, 2004
Sociedade do Sol. Projetos de bombas de água manuais para vários fins. http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm#bm1 (visitado em 17/10/2009)
Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH). Carneiro hidráulico: O que é e como construí-lo. http://www.cerpch.unifei.edu.br/downloads/carneiro.zip (acessado em 17/10/2009)
Ferrocimento. (manual sobre preparo e aplicação do ferrocimento) http://www.banet.com.br/construcoes/materiais/ferrocimento/ferrocimento.htm (acessado em 17/10/2009)
Vieira, Itamar. Sanitário Compostável. Publicado em 20/04/2006. http://www.setelombas.com.br/2006/04/20/sanitario-compostavel (acessado em 17/10/2009)
Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa IPEP
Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC
Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica IPEMA
Instituto de Permacultura IPOEMA
Rede de Ecovilas das Americas e link para Rede Brasileira de Ecovilas ENA Brasil
Ecovilas em outros paises:
Findhorn, Escocia
Torri Superiore, Italia
Tamera, Portugal
Sieben Linden, Alemanha
The Farm, USA
Auroville, India
Huehuecoyotl, México
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila"
Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.
Sustentabilidade ganha força nos canteiros de obra do Brasil
Saiba como alinhar um edifício aos conceitos de automação e sustentabilidade
5 Tipos de Materiais Inovadores para uma Construção Sustentável
Aprenda como fazer uma reforma ecológica em sua casa
Empresa sustentável: descubra por onde começar
Como promover arquitetura sustentável
7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável
Sustentabilidade na construção civil: eficiência energética como diferencial para construtoras
O papel do paralelepípedo na sustentabilidade
Como tornar uma obra mais sustentável?
Dicas para criar um projeto de arquitetura sustentável
5 soluções para construções mais sustentáveis
10 dicas de sustentabilidade na construção civil
Sustentabilidade na arquitetura: o que é arquitetura vernacular?
O que é Ecoeficiência e Sustentabilidade ?
Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável
Arquitetura ecológica x Arquitetura sustentável
Iluminação natural, uma questão de sustentabilidade
Cobertura Verde: Um Conceito Barato e Ecológico para a Engenharia Civil
O Impacto da Construção Civil no Meio Ambiente
Acessibilidade para os mais velhos
Como assim, arquitetura sustentável...
Como Transformar Empreendimentos Existentes em Sustentáveis
Princípios básicos para uma Arquitetura Sustentável e Materiais Sustentáveis
Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável
Sustentabilidade Social Também é Fundamental
Materiais de construção sustentáveis
Infraestrutura verde e qualidade de vida
Acessibilidade para os mais velhos
Prédios verdes em crescimento?
Casas sustentáveis, o futuro das cidades
Como identificar os falsos produtos sustentáveis
Dicas de sustentabilidade para sua cozinha
Como reaproveitar a água da chuva?
Casas Sustentáveis: Lucro Certo.
Meio Ambiente e Construção Civil
Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa?
Sustentabilidade é pura bobagem
Sustentabilidade: pequenas atitudes podem fazer a diferença.
Novos hábitos para uma cozinha ecológica
Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar
Sustentabilidade no segmento de shoppings centers
Arquitetura Sustentável, seus conceitos
Panorama da sustentabilidade de empreendimentos no Brasil
Sustentabilidade na prateleira
Ecologia Urbana – Ações Simples que Podem Preservar o Meio Ambiente
RIO+20: As Delícias da Crítica Fácil ou O Manifesto da Contra-Indignação
Bambu é adotado como material de construção sustentável
Conheça o conceito de sustentabilidade e construção sustentável
Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável
Referências para o varejo sustentável
Meio Ambiente: Trabalhar sob a ótica da solução
Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável
Como escolher produtos mais sustentáveis?
As várias faces da Sustentabilidade
Novas Referências na Sustentabilidade Empresarial
Seja sustentável no escritório também!
Soluções incompletas para a substituição de sacolas plásticas
Arquitetura sustentável, o que é?
Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental
As várias faces da Sustentabilidade
As Ecoineficiências dos Ecoeficientes
Prioridades na Sustentabilidade Corporativa
O varejo, os consumidores e os produtos sustentáveis
Acessibilidade urbana do portador de necessidades especiais e a sociedade
Como identificar produtos sustentáveis?
Politica e Gestão Ambiental – Proposta de Ecovilas para a população de baixa renda no Brasil
Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos da Construção Civil (GBC Brasil)
Casa com grama no telhado aposentaria ar-condicionado
Imóveis ‘verdes’: o uso de soluções para sustentabilidade
Simulação de Iluminação Natural para Certificação LEED
Sustentabilidade é, antes de tudo, um bom negócio!
A rotulagem ambiental e a competitividade no mercado interno
Produtos ecológicos? O detetive verde vai dizer.
Ambientes termicamente mais confortáveis
Tecnologias ambientais e sociais: uma condição essencial para um futuro sustentável
A importância dos selos verdes
Prédios verdes, o que considerar.
O impacto dos materiais em projetos e na construção de empreendimentos sustentáveis.
Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental
A sustentabilidade na construção civil
Inclusão social com sustentabilidade
Moradias mais eficientes, com melhor qualidade de vida e menor impacto socioambiental
Telhado Vivo ou Telhado claro?
Desenvolvimento Urbano Sustentável: uma proposta para o cinturão verde de São Paulo
Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números
Materiais com baixos impactos no meio ambiente, na sua saúde e no seu bolso.
Desenvolvimento urbano sustentável : uma questão de espaço.
Quanto Custa uma Casa?: uma nova abordagem sustentável
Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade
Arquitetura sustentável: ONU pede para construção civil reduzir emissões de carbono
Arquitetura Sustentável : O green building ficou pronto e agora?
Sustentabilidade orientou obra pública da Todescan e Siciliano em São Paulo
Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons.
Antes de pintar seu imóvel pense na saúde de sua família
Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento
Antigo prédio de Museu de História Natural reabrirá sob um cobertor verde
Produtos recomendados para construções sustentáveis recebem atestado na Mostra do sistema FIESP
O que é Arquitetura sustentável?
Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água
A Liderança Empresarial e a Sustentabilidade
Arquiteta insere conceito de sustentabilidade em projeto de bar na mostra B Gourmet
A educação do cliente final vai criar demanda por imóveis sustentáveis
Sustentabilidade para o mercado de construção
Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades
Telhados verdes - O valor das coberturas verdes leves
Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias
Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés
Os critérios LEED de avaliação para construção verde
Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente
O Brasil e a necessidade de aplicar os conceitos da arquitetura sustentável
Solo-cimento, solução para economia e sustentabilidade
Dicas básicas para um edifício sustentável