Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Nessa área o IBDA tem a parceria da Eternit. Atuando no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água na construção civil brasileira, dentro de seu objetivo estratégico de consolidar a marca como provedora de produtos e soluções para a construção civil, revoluciona o segmento de louças sanitárias e lança no setor produtos que combinam beleza e funcionalidade.
Das elegantes cubas aos arrojados vasos sanitários de peças únicas, sem esquecer os requintados modelos de pias, o consumidor alia tudo isso à marca Eternit.
Saiba mais: www.eternit.com.br

por Mirna Zambrana

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos



Apartamentos antigos costumam ter cômodos com dimensões generosas e poucos banheiros, refletindo uma mudança de padrão nas exigências do público nos dias de hoje. Nem sempre é simples reverter essa situação exatamente da maneira desejada, tendo o lavabo no local ideal ou criando uma suíte com o banheiro dos sonhos.

O banheiro novo no apartamento antigo pode ser difícil, mas também não é impossível


Prédios erguidos antes da década de 70 eram construídos com lajes rebaixadas para acomodar a tubulação de esgoto. O que exigia a quebra do piso a cada necessidade de reparo. Dessa década em diante, a tubulação passou a ficar abaixo da laje, escondida por forro de gesso e com acesso pelo andar inferior. A cada intervenção é necessário pedir licença para o vizinho de baixo.

Cada um desses sistemas tem suas vantagens e desvantagens, se você não vai quebrar o piso e precisa apenas corrigir um pequeno vazamento é melhor fazer o conserto por baixo, com a permissão do vizinho. Mesmo porque é ele quem deverá estar sofrendo com o pinga-pinga. Porém, é uma situação delicada – nem todos têm a sorte de ter um vizinho de baixo compreensivo e amigável. Mas se você vai apenas trocar o revestimento, nada como fazer isso no seu próprio imóvel.

Algumas construções contemporâneas munem pontos estratégicos com prumadas de água e esgoto para facilitar a realização de banheiros próximos dos quartos, por exemplo. Pena que poucos imóveis adotam esse conceito.

A dificuldade em construir um banheiro novo em local não previsto é o esgoto. O ponto de saída tem que estar mais alto do que a tubulação que o levará embora. É necessário caimento para escoá-lo. Como estamos instalando um banheiro sem esgoto abaixo do piso, será necessário levantar os pontos de saída da bacia e ralo do chuveiro e criar o caminho para os pontos de captação existentes.


Algumas dicas de como fazê-lo:


– Utilizar bacia sanitária com saída de esgoto pela lateral. O encanamento ficará embutido na parede, inclinado, até encontrar um ponto de captação em outro banheiro – com laje rebaixada ou com tubulação abaixo da laje

– O box do chuveiro geralmente fica com o piso acima do nível do restante do banheiro. Com isso o ralo que capta a água do banho estará em ponto mais alto do que outro ralo existente em outro banheiro

– O banheiro novo tem que estar próximo de algum outro banheiro. O caimento necessário para escoamento é que determinará essa distância

– O lavatório respeita os mesmos princípios, mas por ter saída de esgoto na parede, facilita a tarefa

– O ponto de água pode ser levado pela parede ou pelo forro, se houver. Pelo piso até é possível, mas é melhor evitar, se tiver vazamento, além de incomodar o vizinho de baixo o seu piso terá de ser quebrado

– E não esqueça de não jogar esgoto nas descidas de águas pluviais



Fonte:delas.ig.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.



Comentários

Mais artigos

Como reformar banheiros sem enlouquecer!

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito

Reforma ou projeto do banheiro: bidê ou ducha higiênica?

Como escolher as louças do banheiro?

5 dicas para acertar na escolha das louças do banheiro

Como escolher as louças do banheiro?

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Para o seu banheiro ficar na moda!

Banheiro, como torná-lo mais aconchegante

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos

Banheiro pode virar sala de banho com boa iluminação

Como planejar um banheiro com banheira

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Como decorar banheiros pequenos

Decore seu banheiro com estilo

Como decorar um banheiro com estilo

Como decorar um banheiro

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?

Banheiro: 10 erros comuns em projetos.

Criando banheiros bonitos

Eternit: além das telhas e mais do que caixas d`água

Bacias sanitárias e o consumo de água