Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Nessa área o IBDA tem a parceria da Eternit. Atuando no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água na construção civil brasileira, dentro de seu objetivo estratégico de consolidar a marca como provedora de produtos e soluções para a construção civil, revoluciona o segmento de louças sanitárias e lança no setor produtos que combinam beleza e funcionalidade.
Das elegantes cubas aos arrojados vasos sanitários de peças únicas, sem esquecer os requintados modelos de pias, o consumidor alia tudo isso à marca Eternit.
Saiba mais: www.eternit.com.br

Em Lavabos, banheiros e salas de banho (veja mais 36 artigos nesta área)

por Marcel Steiner

Definindo as louças sanitárias no seu projeto.



Cubas e vasos sanitários são parte importante de um projeto de banheiro ou lavabo. Mas saber escolher a louça para a sua casa não é tão fácil quanto parece.

Existem várias opções no mercado que deixam os leigos perdidos na hora de comprar. Veja abaixo como encontrar a cuba e o vaso sanitário ideais para seu espaço, sem comprometer seu orçamento ou a estética do ambiente.



• Antes de sair à procura, é importante ter o projeto do seu banheiro ou lavabo bem definido. O mínimo que você precisa levar à loja são as dimensões do espaço, mesmo que em um papel de rascunho bem simples.

• Se você tem pouco dinheiro, melhor não inventar moda. Cubas muito elaboradas são caras demais. E quanto melhor o design, mais caras elas costumam ser. O ideal é ir pelo simples e correto. O risco do seu banheiro ficar cafona é grande, caso você opte por cubas extravagantes de baixo custo.

• Vidro não foi feito para ser usado em cubas, salvo raríssimas exceções. Louça é sempre mais adequado. Portanto, esqueça cubas de vidro! Nada mais brega...

• Existem, basicamente, três tipos de cuba: de embutir, sobrepor ou semi-encaixe. As cubas de embutir são as mais tradicionais. Como o nome diz, ficam embutidas na bancada. As de sobrepor estão na moda e são usadas principalmente em lavabos. Já de semi-encaixe são indicadas para quem tem pouco espaço no banheiro e precisa de uma bancada de pouca profundidade.

• Cuidado com as cubas de sobrepor. Feitas para ficar sobre a bancada, elas possuem diversos formatos: quadradas, retangulares, redondas ou ovais. Mas o que interessa, de verdade, é que o projeto da fábrica seja bem feito. Uma cuba boa é aquela que não espirra água e é confortável de usar. Infelizmente, as lojas não disponibilizam test drive para os clientes. Os estandes são apenas cenográficos e não têm água corrente. Eu especifico somente cubas que eu já tenha testado na casa de alguém ou em algum restaurante.

• Alguns fabricantes de louças têm linhas especiais inspiradas em desenhos antigos. Acho perfeito para casas de campo, praia ou algum projeto mais rústico, que tenha essa pegada tradicional.

• Para os apaixonados pelo look vintage, a dica é garimpar louças antigas em lojas especializadas. Acho incrível cubas e vasos coloridos. Quem nunca visitou um banheiro com louças rosas, pretas ou azuis? Se você tem disposição para correr atrás de peças desse tipo, lembre-se de trocar as válvulas e metais. Esse truque deixará a louça com cara de nova. Mas fique atento a trincas e eventuais danos que elas possam apresentar.

• Antes de escolher o vaso sanitário do seu banheiro, é preciso ter definido se ele será com válvula na parede ou caixa acoplada. Para quem está fazendo um banheiro do zero, minha recomendação é pela caixa acoplada. Essa opção economiza água. Além da preocupação com um recurso escasso, seu bolso também irá agradecer.


• Mais uma vez, vasos sanitários precisam estar estabelecidos no projeto. Não adianta sair às compras sem ter definido o tipo que seu banheiro precisa. E existem vários tamanhos, formatos e tecnologias. Existem bacias convencionais, as com caixa acoplada e as suspensas, que exigem estrutura de esgoto especial. Quase todas as marcas disponibilizam as linhas nas duas primeiras opções. Já as suspensas (as mais bacanas, na minha opinião), são mais raras e custam caro.

• Bidês caíram em desuso com o advento das duchas higiênicas. Mas várias linhas têm bidês no catálogo de produtos. Para quem faz questão desse acessório no banheiro, primeiro escolha o bidê; a bacia deverá ser da mesma linha.

• Cubas e vasos sanitários não precisam ser da mesma linha. Só a cor deve ser a mesma, de preferência. Mas como hoje em dia quase tudo é branco, fica difícil errar. Nem a marca precisa ser mesma, arrisco dizer! Sempre uso duas marcas diferentes no mesmo espaço. Vai contra a regra da maioria dos decoradores e arquitetos, mas...



Marcel Steiner, é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP


Fonte:casaeimoveis.uol


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Aprenda como modernizar banheiro antigo em 5 etapas

Como resolver vazamento em box de banheiro?

Encanamento de banheiro: 5 dicas para evitar problemas

O assunto é banheiro? 10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

Você sabe o que é lavabo? Entenda o que é e como decorar

Inovações para um banheiro mais sofisticado

Banheiros modernos

Como transformar seu banheiro simples em uma sala de banho de luxo

Benefícios da hidromassagem: entenda como pode ajudar no combate ao estresse

11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro

Lavabo ou Banheiro — Você Sabe as Diferenças entre Eles?

Como limpar o banheiro? Dicas para uma limpeza completa

Um banheiro inovador, como construí-lo.

8 Dicas de Decoração de Banheiros Modernos

Como escolher as louças do banheiro

Como reformar banheiros sem enlouquecer!

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito

Reforma ou projeto do banheiro: bidê ou ducha higiênica?

Definindo as louças sanitárias no seu projeto.

5 dicas para acertar na escolha das louças do banheiro

Como escolher as louças do banheiro?

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Para o seu banheiro ficar na moda!

Banheiro, como torná-lo mais aconchegante

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos

Banheiro pode virar sala de banho com boa iluminação

Como planejar um banheiro com banheira

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Como decorar banheiros pequenos

Decore seu banheiro com estilo

Como decorar um banheiro com estilo

Como decorar um banheiro

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?

Banheiro: 10 erros comuns em projetos.

Criando banheiros bonitos

Eternit: além das telhas e mais do que caixas d`água

Bacias sanitárias e o consumo de água